sábado, 1 de abril de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–“Porventura o Messias virá da Galiléia?” - (Jo 7,40-53)


ONU 2017
ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO
A    B R I L MÊS DA LITERATURA INFANTIL
GARÇA/SP, 01 DE ABRIL DE 2017 (SÁBADO) 91º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
OS PRAZERES PERTENCEM À MOCIDADE, AS ALEGRIAS À MEIA-IDADE E A BEM-AVENTURANÇA À VELHICE.
(HANS CHRISTIAN ANDERSEN)


Datas Comemorativas
DIA DA MENTIRA
–■ DIA DO TROTE ■–
DIA DO HUMANISMO ■–
–■ DIA DO TOMATE
DIA do fóssil
–■ DIA INTERNACIONAL DOS PÁSSAROS ■–
–■ DIA MUNDIAL DA GUERRA DE TRAVESSEIROS ■–
Dia do Festival Internacional dos Livros Comestíveis
fim da Semana de Mobilização Nacional para Busca e Defesa da Criança Desaparecida

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Arealva - São Miguel Arcanjo (São Paulo) Caatiba – Fátima - Itarantim (Bahia) Piumhi - São Lourenço (Minas Gerais) Sumé (Paraíba) Urucurituba (Amazonas) Bombinhas (Santa Catarina)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: ALESSANDRA CRISTINA PALADIN (Macrocontábil Conessa Garça /SP) MARCIA DIAS DA SILVA FELIX (EQ 13 ENS da PAZ do Setor de Garça /SP) ROSANA DINIZ MARTINS (Sabatini & Sabatini Garça /SP) luiz gonzaga corrêa de almeida moraes(PDG Lions Clube de Dracena /SP) ALINE ROSA ROBERTO (Garça /SP)FRANCISCO CUZATO (Garça /SP )ALESSANDRO APARECIDO PEREIRA SANTOS (Garça /SP)EDUARDO BERTI (São Paulo /SP)


Santo do Dia
SÃO HUGO DE GRENOBLE
SÃO VALÉRIO
LUDOVICO PAVONI


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
Embora tenham o reconhecimento de muitos, as testemunhas do Reino podem vir a sofrer oposições e julgamentos injustos, restando-lhes confiar na justiça divina.
 Oração
PAI, AJUDA-ME A ACOLHER, SEM PRECONCEITOS, A REVELAÇÃO DE JESUS, POIS SUA IDENTIDADE MESSIÂNICA DE FILHO DE DEUS TRANSPARECE NAS PALAVRAS E NOS SINAIS QUE ELE REALIZOU.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus,  na vossa misericórdia, dirigi os nossos corações, pois, sem o vosso auxílio, não vos podemos agradar. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 303

Leituras
Sábado da 4ª Semana da Quaresma - 01/04/2017
Ninguém jamais nos falou como Jesus. Ouvindo as leituras, reconheçamos o Cristo que nos ensina a procurar em Deus nosso refúgio e proteção.


1ª Leitura (Jr 11,18-20) – “Eu era como manso cordeiro levado ao sacrifício. Leitura do Livro do Profeta Jeremias:

18Senhor, avisaste-me e eu entendi; fizeste-me saber as intrigas deles. 19Eu era como manso cordeiro levado ao sacrifício, e não sabia que tramavam contra mim: “Vamos cortar a árvore em toda a sua força, eli­miná-lo do mundo dos vivos, para seu nome não ser mais lembrado”.
20E tu, Senhor dos exércitos, que julgas com justiça e perscrutas os afetos do coração, concede que eu veja a vingança que tomarás contra eles, pois eu te confiei a minha causa.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 7
Senhor meu Deus, em vós procuro o meu refúgio.

Evangelho do dia
Sábado da 4ª Semana da Quaresma - 01/04/2017
Porventura o Messias virá da Galiléia? - (Jo 7,40-53)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Gloria a Cristo, Palavra eterna do Pai, que é amor!
Felizes os que observam a palavra do Senhor de reto coração e que produzem muitos frutos, até o fim perseverantes! (Lc 8,15).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 40ao ouvirem as palavras de Jesus, algumas pessoas diziam: “Este é, verdadeiramente, o Profeta”. 41Outros diziam: “Ele é o Messias”. Mas alguns objetavam: “Porventura o Messias virá da Galileia? 42Não diz a Escritura que o Messias será da descendência de Davi e virá de Belém, povoado de onde era Davi?”
43Assim, houve divisão no meio do povo por causa de Jesus. 44Alguns queriam prendê-lo, mas ninguém pôs as mãos nele. 45Então, os guardas do Templo voltaram para os sumos sacerdotes e os fariseus, e estes lhes perguntaram: “Por que não o trouxestes?”
46Os guardas responderam: “Ninguém jamais falou como este homem”. 47Então os fari­seus disseram-lhes: “Também vós vos dei­xastes enganar? 48Por acaso algum dos chefes ou dos fariseus acreditou nele? 49Mas esta gente que não conhece a Lei, é maldita!”
50Nicodemos, porém, um dos fariseus, aquele que se tinha encontrado com Jesus anteriormente, disse: 51“Será que a nossa Lei julga alguém, antes de o ouvir e saber o que ele fez?” 52Eles responderam: “Também tu és galileu, porventura? Vai estudar e verás que da Galileia não surge profeta”. 53E cada um voltou para sua casa.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
A luz de Deus vence as trevas da humanidade
Onde a luz de Deus chega, as trevas a repelem, de modo que a luz de Deus vence as trevas da humanidade!
Assim, houve divisão no meio do povo por causa de Jesus. Alguns queriam prendê-lo, mas ninguém pôs as mãos nele  (João 7,43-44).
Jesus veio para o nosso meio para provocar “divisão”. Talvez possamos achar estranho quando dizemos que Ele veio provocar divisão, mas não é a divisão no sentido de desunião, mas sim de separar o que é bom do que não é bom, separar o Reino de Deus do reino das trevas. E não quer dizer que Ele chegue provocando desunião, divisão. Nada disso! Mas onde a luz de Deus chega as trevas a repelem, elas não se unem à luz, de modo que a luz de Deus vence as trevas da humanidade.
Uma vez que as trevas estão sendo vencidas, elas vão se rebelar, vão gritar, querer o seu espaço, e não vão admitir que aquele que traz a luz possa vencê-las. Por isso, meus irmãos, aqueles que não se colocam do lado da luz, mas contra Jesus, não aceitam a luz da verdade, a luz do Evangelho, a luz da Boa Nova, do Reino de Deus, opõem-se à mensagem de Jesus.
A grande divisão do mundo não são as pessoas umas contra as outras, mas são as pessoas contra a verdade de Deus, contra a luz do Senhor! São aqueles que querem, a todo custo, matar a luz de Jesus presente e viva no meio de nós.
Por esse motivo, queriam prender Jesus. E quem queria prendê-Lo? Aqueles que não aceitaram Sua luz.
Não prenda, não expulse, não tire da sua vida a luz de Jesus. Às vezes, não fazemos isso diretamente, nenhum de nós quer se opor a Jesus. Há, no mundo, quem se opõe, quem é do contra, foi assim no passado, e nos dias de hoje é também, mas nós, muitas vezes, comungamos com as obras das trevas, comungamos com aqueles que se opõem à obra de Jesus. Muitas vezes, permitimos que as obras entrem em nossa casa e aprisionamos a Palavra de Deus, Sua graça e Seu amor presente no meio de nós.
Não prendamos Jesus, coloquemo-nos ao Seu lado, não criemos oposição a Ele, mas fiquemos do Seu lado. Façamos companhia a Jesus, andemos com Ele onde quer que esteja, porque Ele quer caminhar conosco.
Muitos não aceitarão, muitos não querem a luz de Jesus, mas é a luz d’Ele que precisamos, a cada dia, para transformar nossa vida!
Deus abençoe você!
"Reflexão - Jo 7, 40-53
 Direitos reservados: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
(
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ )  
Muitas pessoas conhecem diversas coisas sobre Jesus, mas não conhecem verdadeiramente a Jesus, porque fundamentaram o seu conhecimento numa leitura racional e científica da Palavra e da História, mas nunca tiveram um encontro pessoal com Jesus, nunca entraram na sua intimidade através da oração, nunca procuraram contemplá-lo, nunca quiseram desenvolver uma espiritualidade. Essas pessoas sempre fizeram de Jesus um objeto de conhecimento e não uma pessoa de relacionamento. Nunca viram verdadeiramente Jesus, de modo que não podem compreendê-lo, segui-lo, amá-lo e viver de acordo com os valores que ele propôs.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Nas dúvidas nas coisas de fé, onde buscamos esclarecimentos?
- Os guardas do templo se comoveram com a grandeza de Jesus. Ele nos comove o coração. Agradeçamos a riqueza de sua Graça.
- Os fariseus ficaram desconcertados com a atitude dos guardas. Certas manifestações de fé que damos podem também surtir este tipo de efeito positivo. Por isso, alegremo-nos no Senhor.
- Renove seu ato de fé em Jesus, Salvador. Ele o fortalecerá mais ainda.

Leitura Orante
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
No início da nossa leitura orante, peçamos ao Espírito Santo a graça de compreender o mistério da vida de Cristo que a Palavra nos apresenta hoje.
Oremos: “Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.”
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) Leia o texto bíblico atentamente. O que diz o Evangelho? Qual tema perpassa a discussão dos personagens? O que as pessoas falam a respeito de Jesus?
Algumas pessoas da multidão, diante dos sinais e das palavras de Jesus, começam a acreditar que Ele é um Profeta. Já para outros, Jesus é o Cristo, o Messias. Surgem então alguns questionamentos: porventura o Messias virá da Galileia? Não diz a Escritura que o Messias virá da descendência de Davi e virá de Belém, povoado de onde era Davi?
Conforme as Escrituras, Deus, por meio do profeta Natã, havia prometido a Davi uma descendência que ocupasse o seu trono para sempre. Porém, os reis descendentes de Davi foram todos depostos e não restou nenhum herdeiro. E então, o que dizer da promessa de Deus? No povo ainda permanecia a esperança de que um dia ressurgiria um novo Filho de Davi para libertar e conduzir o seu povo e de que Deus, assim, continuaria o seu reinado. Quando o povo reconheceu em Jesus de Nazaré o enviado de Deus, logo o aclamaram como Messias e Filho de Davi.
Sobre o fato de que o Messias virá de Belém, cidade de Davi: Belém é a cidade de origem da dinastia davídica. Jesus nasce como descendente de Davi na cidade da família de Davi, e José, pai adotivo de Jesus, confere-lhe juridicamente a ascendência davídica.
Diante da afirmação dos guardas – “Ninguém jamais falou como este homem” –, entendemos a força das palavras de Jesus. Os guardas reconhecem que a Palavra de Jesus de Nazaré é única, diferente. Jesus fala como quem tem autoridade. E essa autoridade se deve ao fato de que suas palavras estão ligadas ao seu testemunho. Uma autoridade que foi capaz de vencer as autoridades que o queriam prender.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) Agora, vamos trazer a reflexão da Palavra para a nossa vida. O que o texto diz a você? Que aspectos do mistério de Deus esta passagem lhe possibilita conhecer? Qual traço de Jesus a Palavra lhe revela? Para você, Jesus é um profeta, o Messias, o libertador? Como você acolhe em seu coração a atitude de encantamento dos guardas e suas palavras: “Ninguém jamais falou como este homem”?
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) Mantendo em mente a sua caminhada quaresmal e os apelos que a Palavra de Deus revelou ao seu coração, apresente ao Senhor a sua oração.
Em comunhão com a Igreja, reze também a oração da Campanha da Fraternidade: “Deus, nosso Pai e Senhor, nós vos louvamos e bendizemos, por vossa infinita bondade. Criastes o universo com sabedoria e o entregastes em nossas frágeis mãos para que dele cuidemos com carinho e amor. Ajudai-nos a ser responsáveis e zelosos pela Casa Comum. Cresça, em nosso imenso Brasil, o desejo e o empenho de cuidar mais e mais da vida das pessoas e da beleza e riqueza da criação, alimentando o sonho do novo céu e da nova terra que prometestes. Amém!”
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) Com a Palavra de Deus na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver hoje?
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.