segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃Hoje vimos coisas maravilhosas! – (Lc 5,17-26)

  


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

  DEZEMBRO VERMELHO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O HIV/AIDS

 DEZEMBRO LARANJA – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PELE 

 GARÇA/SP, 05 DE DEZEMBRO de 2022 (segunda-feira) 339º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

SE VOCÊ QUISER SE LEVANTAR, LEVANTE OUTRA PESSOA.”

(Booker T. Washington)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA da Fundação do LEO Clube nos Estados Unidos

DIA DO LEOÍSMO

DIA MUnDIal DA TERRA

DIA NACIONAL DA PASTORAL DA CRIANÇA

DIA NACIONAL DO MÉDICO DE FAMÍLIA E COMUNIDADE

DIA LATINO-AMERICANO DE LUTA CONTRA O CÂNCER BUCAL

DIA MUnDIal DA SOBERANIA ALIMENTAR PARA ESFRIAR A TERRA

DIA INTERNACIONAL DOS VOLUNTÁRIOS PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL

DIA INTERNACIONAL DO Ninja

DIA DOS BARRIGUDOS

DIA DA CRUZ VERMELHA BRASILEIRA

DIA DA BANHEIRA

DIA DA INVASÃO CORINTIANA

DIA DA REVOGAÇÃO

DIA DO SOLO

DIA DA FUNDAÇÃO DA COMPANHIA ENERGÉTICA DE SÃO PAULO (CESP)

DIA DA FUNDAÇÃO DA FUNDAÇÃO NACIONAL DO ÍNDIO (FUNAI) EM BRASÍLIA-DF

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Chavantes - Sertãozinho - Taubaté (São Paulo) Amaral Ferrador - Barão - Bom Princípio - Camargo - Cerro Grande do Sul - Coronel Bicaco - Faxinalzinho - Nova Alvorada - Paraíso do Sul - Poço das Antas - Salto do Jacuí - Tavares - Três Coroas (Rio Grande do Sul) Bom Jesus - Monte Horebe - Salgado de São Félix (Paraíba) Querência do Norte (Paraná) Agricolândia - Anísio de Abreu - Barreiras do Piauí - Barro Duro - Cristalândia do Piauí - Domingos Mourão - Marcos Parente - Redenção do Gurguéia - Santa Luz - Socorro do Piauí (Piauí) Alto Paraíso de Goiás - Bom Jesus de Goiás -  Santo Antônio de Goiás (Goiás) Guarará (Minas Gerais) Porto de Pedras  (Alagoas) Umirim (Ceará)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MARINA BRANDÃO MARQUES (Rede Esxpress-Marilia /SP) ROSA MARIA B G CHIYODA (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP) LUCiMArA Aparecida  Gonçalves (AA-DG DLC8-Lions Clube de Tupã /SP) Valdir Canal (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)Carlos Alberto Junqueira (Lions Clube SP São Miguel Paulista /SP) OSMAR VALÉRIO (Gália /SP) LAERCIO MARQUES (Garça /SP) CARMEM CÉLIA COLETE TECH (Bauru /SP) NATHALiA PRaDO (filha Ana/Toninho-Médica-Curitiba /PR) marcelo tozato (Criciúma /SC)SONIA Goçalves BARROS (Campinas /SP) LAERCIO Valentim Moreira (Garça /SPOzorio Piola (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAIL: 💘 MARCIA MARIA TOMAZ BONATO e ORAC I  “Queijinho” APARECIDO  BONATOR 💘 1998 💘 24 ANOS 💘 (Lions Clube de Lençois Paulista /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE BASTOS SOLIDARIEDADEó1998ó24 ANOS (Distrito LC 8)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LEO CLUBE DE PARANAÍBA-MSó1999ó23 ANOS (Distrito LC 8) 

 

 SANTO DO DIA 

 

Santa Crispina de Tagore

SÃO Martinho de Dume

SÃO Frutuoso de Braga

SÃO Geraldo de Braga

SÃO João Almond

SÃO Lúcido

SÃO Sabas

 

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Orientações e sugestão para o Advento: 1) Não se reza o glória (exceto quando previsto). 2) Durante este tempo, realiza-se a Campanha para a Evangelização (coleta no 3º domingo). 3) Escolher músicas e cantos apropriados para este tempo litúrgico. 4) Providenciar a coroa do Advento (em cada domingo, acender uma vela – verde, vermelha, rosa, branca – antes ou depois da acolhida do presidente, e se pode também cantar um refrão apropriado). 5) Começam as leituras do Ano A.

 

No evangelho de hoje, Jesus cura um paralítico; como não encontrassem um modo de introduzi-lo, por causa da multidão, subiram ao telhado e, pelas telhas, desceram:- Hoje vimos coisas maravilhosas! – (Lc 5,17-26)

 

Ó nações, escutai a palavra do Senhor; levai a boa-nova até os confins da terra! Não tenhais medo: eis que chega o nosso salvador (Jr 31,10; Is 35,4).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Deus está disposto a transformar nossa realidade, mas não sem nossa participação; por isso, ele nos interpela, incentivando: “Criai ânimo, não tenhais medo”.

 

– Oração 

 

“PAI, ENSINA-ME A CUMPRIR TODA A JUSTIÇA, A EXEMPLO DE JESUS, FAZENDO-ME SOLIDÁRIO COM QUEM SE AFASTOU DE TI E PRECISA NOVAMENTE ENCONTRAR-TE.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Cheguem à vossa presença, ó Deus, as nossas orações suplicantes, e possamos celebrar de coração puro o grande mistério da encarnação do vosso Filho. Que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 05 de dezembro de 2022 segunda-feira da 2ª Semana do Advento

Lembretes: 1) Ontem se iniciou o 3º Ano Vocacional da Igreja no Brasil (até a solenidade de Cristo Rei de 2023), com o tema “Vocação: graça e missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,32-33). 2) Também teve início, neste domingo, a Campanha para a Evangelização.

 

– Liturgia da Palavra 

Jesus faz nascer alegria e salvação onde encontra fé. Ele perdoa toda pessoa que se dispõe a converter-se, ou seja, a levantar-se dos eeus pecados e caminhar para Deus.

 

 

1ª Leitura (Is 35,1-10) – É Deus mesmo que vem para vos salvar. Leitura do Livro do Profeta Isaías:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

1Alegre-se a terra que era deserta e intransitável, exulte a solidão e floresça como um lírio. 2Germine e exulte de alegria e louvores. Foi-lhe dada a glória do Líbano, o esplendor do Carmelo e de Saron; seus habitantes verão a glória do Senhor, a majestade do nosso Deus. 3Fortalecei as mãos enfraquecidas e firmai os joelhos debilitados. 4Dizei às pessoas deprimidas: “Criai ânimo, não tenhais medo! Vede, é vosso Deus, é a vingança que vem, é a recompensa de Deus; é ele que vem para vos salvar”. 5Então se abrirão os olhos dos cegos e se descerrarão os ouvidos dos surdos. 6O coxo saltará como um cervo e se desatará a língua dos mudos, assim como brotarão águas no deserto e jorrarão torrentes no ermo. 7A terra árida se transformará em lago, e a região sedenta, em fontes de água; nas cavernas onde viviam dragões crescerá o caniço e o junco. 8Ali haverá uma vereda e um caminho; o caminho se chamará estrada santa: por ela não passará o impuro, mas será uma estrada reta em que até os débeis não se perderão. 9Ali não existem leões, não andam por ela animais depredadores, nem mesmo aparecem lá; os que forem libertados poderão percorrê-la, 10os que o Senhor salvou voltarão para casa. Eles virão a Sião cantando louvores, com infinita alegria brilhando em seus rostos: cheios de gozo e contentamento, não mais conhecerão a dor e o pranto”.   

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 84(85)

 

Eis que vem o nosso Deus! Ele vem para salvar.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          

 

 

– 05 de dezembro de 2022 segunda-feira da 2ª Semana do Advento

 

 – Evangelho do dia 

 

Hoje vimos coisas maravilhosas!  (Lc 5,17-26)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Eis que o Rei há de vir, Senhor da terra, / ele mesmo de nós afastará o jugo do nosso cativeiro.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

17Um dia Jesus estava ensinando. À sua volta estavam sentados fariseus e doutores da Lei, vindos de todas as aldeias da Galileia, da Judeia e de Jerusalém. E a virtude do Senhor o levava a curar. 18Uns homens traziam um paralítico num leito e procuravam fazê-lo entrar para apresentá-lo. 19Mas, não achando por onde introduzi-lo devido à multidão, subiram ao telhado e, por entre as telhas, o desceram com o leito no meio da assembleia, diante de Jesus. 20Vendo-lhes a fé, ele disse: “Homem, teus pecados estão perdoados”. 21Os escribas e fariseus começaram a murmurar, dizendo: “Quem é este que assim blasfema? Quem pode perdoar os pecados senão Deus?” 22Conhecendo-lhes os pensamentos, Jesus respondeu, dizendo: “Por que murmurais em vossos corações? 23O que é mais fácil, dizer: ‘Teus pecados estão perdoados’ ou dizer: ‘Levanta-te e anda’? 24Pois, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder de perdoar os pecados – disse ao paralítico -, eu te digo: levanta-te, pega o leito e vai para casa”. 25Imediatamente, diante deles, ele se levantou, tomou o leito e foi para casa, louvando a Deus. 26Todos ficaram fora de si, glorificavam a Deus e, cheios de temor, diziam: “Hoje vimos coisas maravilhosas!”

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova..

Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/ 

 

05/12/22          2ª SEGUNDA-FEIRA ADVENTO - A

 

Lucas 5,18-20.24-25: “Uns homens traziam um paralítico num leito e procuravam fazê-lo entrar para apresentá-lo. Mas, não achando por onde introduzi-lo, devido à multidão, subiram ao telhado e por entre as telhas o desceram com o leito no meio da assembleia diante de Jesus. Vendo-lhes a fé, ele disse: - Homem, teus pecados estão perdoados... Pois, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder de perdoar os pecados — disse ao paralítico — eu te digo: levanta-te, pega o leito e vai para casa. Imediatamente, diante deles, ele se levantou, tomou o leito e foi para casa, louvando a Deus”..

 

Jesus, essa cura nos impressiona, porque o senhor a realizou, não porque o paralítico lhe suplicava, mas em vista da fé dos seus carregadores.

De fato, eles demonstraram uma solidariedade admirável, superando todas as dificuldades para levar o paralítico à sua presença.

Expressaram a sua fé e a sua confiança no senhor através de um ato de caridade com um enfermo.

E o senhor nos ensinou, através dessa cura, que a paralisia é um símbolo claro do estado de pecado em que vivem tantas pessoas.

Por isso, o senhor o libertou primeiramente da paralisia da alma, dando-lhe o perdão dos pecados.

E provou diante dos escribas e fariseus que tinha o poder divino de perdoar, ao curar a paralisia física daquele homem. 

Senhor, o pecado nos atrai porque pensamos que ele nos traz mais prazer e liberdade, sem ficarmos limitados por leis ou princípios morais.

Essa ilusão tem sido a causa de muitos males, que desfazem famílias, promovem injustiças sociais e, principalmente, prendem tantas pessoas em seus vícios, que paralisam a sua capacidade de crescer como seres humanos, porque vão se tornando incapazes de amar e de serem amadas.

Enfiam, um pecador é, interiormente, um paralítico psíquica e espiritualmente.

 

Senhor, dentro de nós sempre existe alguma parte paralisada.

Cure-nos com o seu perdão.

Que tenhamos a humildade de nos deixar ajudar, e que sintamos confiança no seu perdão, que nos liberta, nos coloca de pé e nos faz caminhar novamente.

 

Maria santíssima, a Igreja celebra essa cena do Evangelho no sacramento do perdão. Faça com que valorizemos esse sacramento e que vejamos nos sacerdotes os carregadores que nos levam à presença do seu Filho, para recebermos a cura das nossas paralisias. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Pistas para a reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Conforme a mentalidade da época, as doenças eram consequência do pecado. De fato, o pecado é um mal que fica encoberto, mas prejudica o pecador e pode causar grandes estragos na sociedade. Por isso, Jesus ataca o mal pela raiz: “Seus pecados estão perdoados”. Fariseus e mestres da Lei se escandalizam, pois só Deus pode perdoar pecados. Jesus esclarece: “O Filho do Homem tem autoridade na terra para perdoar pecados”. E realiza a cura integral, libertando o homem de sua paralisia. O gesto solidário e confiante dos que carregam o paralítico e a intervenção libertadora de Jesus fazem o povo exultar: “Hoje vimos coisas extraordinárias”. Entretanto, fariseus e mestres da Lei sentem que estão perdendo influência sobre o povo.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 5,17-26 - Livre por dentro e por fora

 

Oração Inicial

 

Em união com todos que se encontram nas redes sociais

iniciamos nossa Leitura Orante do Advento, com a

 

Canção do Advento

 

Ó vem, Senhor, não tardes mais!

Vem saciar nossa sede de Paz!  

 

  1.   Ó vem, como chega a brisa do vento,

Trazendo aos pobres justiça e bom tempo! 

2.   Ó vem, como a chuva no chão 

Trazendo fartura de vida e de pão! 

3.   Ó vem, como chega a luz que faltou 

Só tua palavra nos salva Senhor! 

4.   Ó vem, como chega a carta querida 

Bendito carteiro do Reino da Vida! 

5.   Ó vem, como chega o filho esperado 

Caminha conosco Jesus Bem amado! 

6.   Ó vem, como chega o Libertador 

Das mãos do inimigo nos salva Senhor

( Zé Vicente)

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?

Lemos atentamente o texto: Lc 5,17-26, e observamos pessoas, palavras, relações, lugares.

Um dia Jesus estava ensinando, e alguns fariseus e alguns mestres da Lei estavam sentados perto dele. Eles tinham vindo de todas as cidades da Galileia e da Judeia e também de Jerusalém. O poder do Senhor estava com Jesus para que ele curasse os doentes. Alguns homens trouxeram um paralítico deitado numa cama e estavam querendo entrar na casa e colocá-lo diante de Jesus. Porém, por causa da multidão, não conseguiram entrar com o paralítico. Então o carregaram para cima do telhado. Fizeram uma abertura nas telhas e o desceram na sua cama em frente de Jesus, no meio das pessoas que estavam ali. Jesus viu que eles tinham fé e disse ao paralítico:

- Meu amigo, os seus pecados estão perdoados!

Os mestres da Lei e os fariseus começaram a pensar:

- Quem é este homem que blasfema contra Deus desta maneira? Ninguém pode perdoar pecados; só Deus tem esse poder.

Porém Jesus sabia o que eles estavam pensando e disse:

- Por que vocês estão pensando assim? O que é mais fácil dizer ao paralítico: "Os seus pecados estão perdoados" ou "Levante-se e ande"? Pois vou mostrar a vocês que eu, o Filho do Homem, tenho poder na terra para perdoar pecados.

Então disse ao paralítico:

- Eu digo a você: levante-se, pegue a sua cama e vá para casa.

No mesmo instante o homem se levantou diante de todos, pegou a cama e foi para casa, louvando a Deus. Todos ficaram muito admirados; e, cheios de medo, louvaram a Deus, dizendo:

- Que coisa maravilhosa nós vimos hoje!

 

Refletindo

Naquela época, a doença era entendida como causada pelo pecado. Assim pensavam: o pecado invisível era causador dos males visíveis. Para curar aquele paralítico Jesus vai direto à raiz: “os seus pecados são perdoados”, diz ao paralítico. Em seguida, reagem os mestres da Lei. Para eles, Jesus estava blasfemando contra Deus, pois só Deus pode perdoar pecados. Jesus, sabendo o que eles estavam pensando, os questionou e lhes deu mais uma prova de sua divindade, mandando ao paralítico se levantar e andar. O homem, curado, obedeceu e foi para sua casa, louvando a Deus. Foi curado por dentro e por fora. Conquistou, pela graça, a capacidade de caminhar por si.

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para nós, hoje?

Meditando

Nossos bispos na Conferência de Aparecida, confirmaram esta certeza de que Jesus Cristo liberta toda pessoa de todo pecado:

 

“Nossa alegria baseia-se no amor do Pai, na participação no mistério pascal de Jesus Cristo que, pelo Espírito Santo, faz-nos passar da morte para a vida, da tristeza para a alegria, do absurdo para o sentido profundo da existência, do desalento para a esperança que não engana. Esta alegria não é um sentimento artificialmente provocado nem um estado de ânimo passageiro. O amor do Pai nos foi revelado em Cristo que nos convida a entrar em seu reino.”( DAp 17).

Creio que Jesus Cristo me liberta de todos os males? Onde o encontro?

3.Oração (Vida)

O que o texto nos leva a dizer a Deus?

Fazemos nossa oração pessoal e depois, rezamos a

 

Oração a Nossa Senhora da Anunciação

Todas as gerações vos proclamem bem-aventurada,

ó Maria!

 

Crestes na mensagem celeste,

e em vós se cumpriram grandes coisas,

como vos fora anunciado.

Maria, eu vos louvo!

Crestes na encarnação do Filho de Deus

no vosso seio virginal 

e vos tornastes Mãe de Deus.

Raiou então o dia mais feliz da história da humanidade!

Os homens tiveram o Mestre divino,

o Sacerdote único e eterno,

a Hóstia de reparação,

o Rei universal!

A fé é dom de Deus e fonte de todo bem.

Maria, alcançai-me a graça de uma fé viva,

forte, atuante; uma fé que salva e santifica!

Fé no Evangelho, na Igreja, na vida eterna.

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?

Vamos olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus.

A cada instante, buscaremos em Jesus, a nossa libertação de todo mal.

 

Bênção

 

Bênção natalina do papa Francisco

 

Iluminado pela esperança evangélica,

 que provém da gruta humilde de Belém,

invoco os dons natalícios da alegria e da paz para todos:

para as crianças e os idosos,

para os jovens e as famílias,

para os pobres e os marginalizados.

Nascido para nós,

Jesus conforte quantos suportam a prova da doença e da tribulação;

sustente aqueles que se dedicam ao serviço dos irmãos mais necessitados.

Em nome do Pai...