sábado, 14 de janeiro de 2023

COMECE O ANO NOVO 😃 FELIZ! COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 ■–Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores.' – (Mc 2,13-17)

     


ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 J A N E I R O - B R A N C O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL - A VIDA PEDE EQUILÍBRIO!

 J A N E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

 GARÇA/SP, 14 DE JANEIRO de 2023 (sábado) 014º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA E UM FELIZ ANO NOVO!!

😃 COMECE O ANO NOVO 😃 FELIZ! 😃

😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

TENHO EM MIM TODOS OS SONHOS DO MUNDO.

(Fernando Pessoa)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA NACIONAL DO ENFERMO

DIA DO TREINADOR DE FUTEBOL

DIA DOS FANÁTICOS POR BEATLES

DIA DO LAVADOR DE CARROS

DIA DO MANOBRISTA DE CARROS

DIA DO SARGENTO

DIA DA FUNDAÇÃO DA ANP (AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS) EM BRASÍLIA-DF

DIA DA FUNDAÇÃO DA BOMBRIL EM SÃO BERNARDO DO CAMPO

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Miguelópolis (São Paulo) Bom Retiro (Santa Catarina) Porto Alegre do Tocantins (Tocantins) Marataízes (Espirito Santo) Simolândia (Goiás) Cruz (Ceará)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: GIOVANNI COUTINHO (presidente-Leo Clube de Garça /SP) DEYSE REGINA SERAPIÃO GREJO (Secretária Municipal da Saúde de Garça /SP)MARIA LAIS LOUREIRO PENTEADO SERRANO (Mirassol /SP)EUNAPIO FERREIRA (Garça /SP)CELSO LUIZ RAMOS (São Paulo /SP)SILVANA CODONHO (Garça /SP) samuel de almeida neto (Marilia /SP)MATHEUS BARROS  (Garça /SP)MARISA DOS REIS PIRES (Garça /SP)MARIA ”POLI” POLICINANI (Garça /SP)RENATA VAZ (Garça /SP) MARIO GIUSTI (Garça /SP) Frei REINALDO SILVA AUGUSTO, OFM. (Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus Paulo- Franca /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DOS CASAIS:  MARA ADRIANA Z. GARCIA e JOSÉ LUIZ GARCIA PERES 💘(Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)ISABEL FARIA VALÉRIO e OSMAR VALÉRIO💘2005 💘18 ANOS 💘(Galia /SP) ARLETE GOULART BOSQUILIA e RUBENS BOSQUILIA💘1968 💘55 ANOS 💘(MEUS AMIGOS Lions Clube de NHANDEARA /SP)ROSANA PACANARO DE CARVALHO e JOSÉ “ZEZO MURI” DELFINO DE CARVALHO💘1989 💘34 ANOS 💘(Lions Clube de Dracena /SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

BEATO PEDRO DONDERS

SANTA ELISABETE ANA BAYLEY SETON

SANTA MACRINA

SANTA NINO

SANTO EUFRÁSIO DE ARVENA

SÃO DÁCIO

SÃO FÉLIX DE NOLA

SÃO FIRMINO

SÃO FULGÊNCIO DE ÉCIJA

SÃO GLICÉRIO

SÃO LÁZARO PILLAI

SÃO POTITO

 

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“Liturgia Diária A palavra de Deus em nossa vida”

 

Jesus tem consciência de que são os doentes que precisam de médico, são os pecadores que necessitam de perdão.:  - Não vim chamar justos, mas pecadores– Mc 2,13-17

 

 

Ergamos os nossos olhos para aquele que tem o céu como trono; a multidão dos anjos o adora, cantando a uma só voz: Eis aquele cujo poder é eterno.

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

“Temos um sumo sacerdote eminente que entrou no céu, Jesus, o Filho de Deus.” Por isso – nós, pecadores chamados e redimidos por Cristo -, cheios de confiança,  nos aproximemos “do trono da graça, para conseguirmos misericórdia e alcançarmos a graça de um auxílio no momento oportuno”.

 

– Oração 

 

“PAI, COLOCA-ME, CADA DIA, NO SEGUIMENTO DE JESUS, POIS, ASSIM, ESTAREI NO BOM CAMINHO QUE ME CONDUZ A TI.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, atendei como o Pai às preces do vosso povo; dai-nos a compreensão dos nossos deveres e a força de cumpri-los. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 14 de janeiro de 2023 sábado da 1ª Semana do Tempo Comum, Ano Ímpar (I)

 

– Liturgia da Palavra 

Jesus convive livremente com os pecadores não para condená-los, mas para salvá-los, do mesmo modo que o médico visita os doentes para tratá-los. Acolhamos a Palavra viva que impulsiona nosso seguimento de Cristo.

 

 

1ª Leitura (Hb 4,12-16) – Aproximemo-nos com toda a confiança, do trono da graça. Leitura da Carta aos Hebreus:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Irmãos, 12a Palavra de Deus é viva, eficaz e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes. Penetra até dividir alma e espírito, articulações e medulas. Ela julga os pensamentos e as intenções do coração. 13E não há criatura que possa ocultar-se diante dela. Tudo está nu e descoberto aos seus olhos, e é a ela que devemos prestar contas. 14Temos um sumo sacerdote eminente, que entrou no céu, Jesus, o Filho de Deus. Por isso, permaneçamos firmes na fé que professamos. 15Com efeito, temos um sumo sacerdote capaz de se compadecer de nossas fraquezas, pois ele mesmo foi provado em tudo como nós, com exceção do pecado. 16Aproximemo-nos então, com toda a confiança, do trono da graça, para conseguirmos misericórdia e alcançarmos a graça de um auxílio no momento oportuno.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 19B(18)

 

Vossas palavras são espírito, são vida, tendes palavras, ó Senhor, de vida eterna

 

 

 

– 14 de janeiro de 2023 sábado da 1ª Semana do Tempo Comum, Ano Ímpar (I)

 

 – Evangelho do dia 

 

Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores.'  (Mc 2,13-17)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

O Espírito do Senhor repousa sobre mim / e enviou-me a anunciar aos pobres o Evangelho (Lc 4,18).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

Naquele tempo, 13Jesus saiu de novo para a beira do mar. Toda a multidão ia ao seu encontro e Jesus os ensinava. 14Enquanto passava, Jesus viu Levi, o filho de Alfeu, sentado na coletoria de impostos e disse-lhe: “Segue-me!” Levi se levantou e o seguiu. 15E aconteceu que, estando à mesa na casa de Levi, muitos cobradores de impostos e pecadores também estavam à mesa com Jesus e seus discípulos. Com efeito, eram muitos os que o seguiam. 16Alguns doutores da Lei, que eram fariseus, viram que Jesus estava comendo com pecadores e cobradores de impostos. Então eles perguntaram aos discípulos: “Por que ele come com os cobradores de impostos e pecadores?” 17Tendo ouvido, Jesus respondeu-lhes: “Não são as pessoas sadias que precisam de médico, mas as doentes. Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova..

Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/ 

 

14/01/23     1º SÁBADO  TC – A

 

Marcos 2,13-14.16-17: “Jesus saiu de novo para a beira do mar. Toda a multidão ia a seu encontro, e Jesus os ensinava. Enquanto passava, Jesus viu Levi, o filho de Alfeu, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: - Segue-me! Levi se levantou e o seguiu... Alguns doutores da Lei, que eram fariseus, viram que Jesus estava comendo com pecadores e cobradores de impostos. Então eles perguntaram aos discípulos: - Por que ele come com os cobradores de impostos e pecadores? Tendo ouvido, Jesus respondeu-lhes: - Não são as pessoas sadias que precisam de médico, mas as doentes. Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores”

 

Jesus, a implicância dos doutores da lei e fariseus com o seu modo de agir, sem fazer acepção de pessoas, dando oportunidade de conversão aos que eram considerados mais pecadores e usando de compaixão com todos, era motivada por uma concepção da religião como mero instrumento de regras morais e de condenação daqueles que não as seguiam.

Esse reducionismo do mistério da revelação contrariava a essência da sua revelação: o senhor viera até nós, porque o Pai tanto nos amou que nos deu o seu Filho único, não para condenar, mas para salvar a todos.

A vocação de Levi, que mais tarde seria conhecido como Mateus, era um exemplo do seu modo de evangelizar.

Não somente o chamou para segui-lo, mas foi à casa dele para participar de uma refeição, junto com todos os seus colegas de profissão.

Não lhe fez críticas nem o condenou, mas o acolheu com carinho, e isso foi o suficiente para tocar no coração de Levi e levá-lo a uma conversão profunda.

Tornou-se seu discípulo e foi escolhido como seu apóstolo.

Ele deixou o testemunho da sua pregação e da sua experiência de fé e de amor ao senhor no magnífico Evangelho segundo São Mateus.

 

Senhor, como em seu tempo, também hoje não faltam ‘cobradores de impostos’, nos mais diversos ramos de profissão, que, como Levi, roubam, corrompem, e colaboram com a exploração do povo mais simples e trabalhador.

É preciso que a Igreja de hoje continue o seu modo de evangelizar, e não o jeito mesquinho e moralista dos fariseus e doutores da lei.

Por isso, o Papa Francisco tem insistido numa Igreja que seja sinodal e em saída, que se arrisca a dialogar e a convidar quem quer que seja a trilhar o caminho da humanidade, da fraternidade, da justiça e da paz.

Evangelizar é acolher, e é lançar a semente, tanto para aqueles que são terra boa, como para aqueles que ainda estão cheios de espinhos e de pedras.

Afinal, a sua Encarnação, morte e Ressurreição oferecem a copiosa Redenção, principalmente para os doentes e os pecadores.

 

Maria santíssima, continue rogando por nós, pecadores, agora, para alimentar a nossa esperança de transformação da nossa sociedade, e na hora da nossa morte, para que cheguemos todos à vida eterna. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Pistas para a reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus normalmente dá preferência aos pobres; neste episódio, porém, apresenta-se em companhia de ricos, e, ainda por cima, ricos de má reputação. Levi, embora de origem judaica, pela sua profissão – cobrador de impostos – é considerado um descrente sem lei, praticamente um pagão. Também os que estavam marginalizados e excluídos da aliança podem fazer parte do Reino de Deus. A serena convivência de Jesus com os cobradores de impostos gera pesada censura dos doutores da Lei. Não aceitam que Jesus se misture com pessoas que eles consideram pecadoras. Estão longe de entender que Jesus veio justamente para salvar o que estava perdido (cf. Lc 19,10). Veio para salvar a todos, independentemente de sua situação. No final, Jesus esclarece por que procede desse modo (cf. v. 17).

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

AUTORIZA-SE A SUA PUBLICAÇÃO DESDE QUE SE CITE A FONTE.

Mc 2,13-17 - Levi foi com Jesus

 

Saudação

 

Felizes são os que escutam o chamado Senhor. Como Levi, escutam e se levantam imediatamente. Como você quer escutar o Senhor, neste momento?

 

Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, rompe todo tipo de preconceito diante das pessoas necessitadas. Amém.”

 

 1. Leitura (Verdade)

A Palavra nos convida a cada momento para o seguimento destemido e generoso. Medite este Evangelho com o coração disponível aos apelos do Senhor.

 

“Jesus percebe o aumento da quantidade de pessoas que necessitavam de um olhar, de um toque e de esperança. Ele poderia, por ser o Filho de Deus, fazer tudo sozinho. Mas desejou ter seguidores e multiplicadores do amor de Deus. Convidou, então, apóstolos. Não exigiu currículo nem capacitação prévia. Ao chamar os apóstolos, Jesus atenta ao coração e à possibilidade de transformação. Não quer os melhores aos olhos humanos, mas capacita os que carregam consigo o desejo de vida nova. Para além das críticas, Jesus tem consciência de que são os doentes que precisam de médico, são os pecadores que necessitam de perdão. Sejamos também capazes de deixar tudo, ouvir o chamado e seguir Jesus”.

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim?

Meditar não é ficar com a mente vazia, então volte ao Evangelho e, lendo-o novamente, com bastante atenção, deixe-se tocar por ele. Durante a leitura, permita que a Palavra entre em seu coração e se faça vida em sua vida. Procure acolher o que o Senhor lhe oferece neste momento.

 

3.Oração (Vida)

Este é o momento de dar a sua resposta de amor e adesão a Deus. Sintetize o que viveu com a Palavra e apresente ao Senhor. Sua resposta a Deus pode ser de louvor ou de ação de graças, de súplica ou de perdão. O importante é dirigir a Ele a sua oração pessoal, apresentando-lhe também as realidades que o(a) cercam.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Deixe-se provocar pela ação de jesus. Qual será sua ação concreta de hoje, a partir da escuta, meditação e contemplação do evangelho?

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver?

 

BÊNÇÃO

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.