domingo, 3 de julho de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Tu és Pedro e eu te darei as chaves do Reino dos Céus. – (Mt 16,13-19)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 J U L H O – VERDE – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO  –

 J U L H O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS HEPATITES VIRAIS E CÂNCER ÓSSEO

 GARÇA/SP, 03 DE JULHO de 2022 (domingo) 184º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

ADOTE O RITMO DA NATUREZA. O SEGREDO DELA É A PACIÊNCIA.

(Ralph Waldo Emerson)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DO TRATADO DE COOPERAÇÃO AMAZÔNICA

 DIA DO ALGODÃO

 DIA DA CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

 DIA DE COMBATE À DISCRIMINAÇÃO RACIAL

 DIA DA LEI AFONSO ARINOS

 DIA DO JUIZ DE PAZ

 DIA DA DESOBEDIÊNCIA

 DIA DE NÃO USAR SACOS DE PLÁSTICO

 DIA DOS INCRÉDULOS

 DIA DO ESPANTALHO

 DIA DO ESPELHO

 DIA DE FICAR NA SOMBRA

 DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB) EM CRUZ DAS ALMAS

 SEMANA NACIONAL DA EDUCAÇÃO

 SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIOS

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Aguas da Prata (São Paulo) Cocalzinho de Goiás (Acre) Montes Claros Três Pontas - Ubá (Minas Gerais)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  DANIELA FORNI (Macrocontábil Conessa Garça/SP) FLAVIA DE CASTRO ALVES SASSO (Garça/SP) TIAGO RODELA (Garça /SP)CECILIA ASSAKO ARIMOTO PERFEITO (Marilia/SP) IVAN CARLOS FREIRE NUNES (Marilia/SP) PATRÍCIA KIRILOS  TORRES (Bauru /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

■ SÃO TOMÉ Apóstolo

Tomé (Palestina, séc. 1), foi o apóstolo,que manifestou solidariedade a Jesus, a caminho de Jerusalém, com as palavras: “Vamos nós também para morrer com ele”. Em sua vida, a descrença cede lugar à bela profissão de fé:  “Meu Senhor e meu Deus” .  E muitas vezes tomado como exemplo de incredulidade, embora tenha sido motivo de uma bem-aventurança por ´parte de Jesus.

SÃO LEÃO II

BEATA MARIA ANA MOGAS FONDCUBERTA

SANTO ANATÓLIO DA SÍRIA

SANTO ANATÓLIO DA TURQUIA

SANTO EUTÍQUIO

SANTO HELIODORO

SANTO LIBERATO DE CARTAGO

SÃO FILIPE PHAN VAN MINH

SÃO GALO DE CLERMONT

■ SÃO JOÃO BAPTISTA ZHAO MINGXI

SÃO JOSÉ NGUYEN DINH UYEN

■ SÃO MARCOS DA MÉSIA

■ SÃO MEMMÃO

■ SÃO MOCIANO

■ SÃO PEDRO ZHAO MINGZHEN

■ SÃO RAIMUNDO GAYRARD

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Neste dia celebramos a memória dos Apóstolos Pedro e Paulo, testemunhas da fé no Filho de Deus vivo e colunas inabaláveis da Igreja de Cristo: Sobre esta pedra edificarei a minha Igreja – Mt 16,13-19

 

Eis os santos que, vivendo neste mundo, plantaram a Igreja, regando-a com seu sangue. Beberam do cálice do Senhor e se tornaram amigos de Deus.

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Celebramos com alegria a solenidade de São Pedro e São Paulo. Em campos diferentes, ambos semearam o mesmo Evangelho, combatendo o bom combate da fé. Unidos pelo martírio, hoje nos convidam a nos juntarmos a eles no testemunho de Cristo, o Filho do Deus vivo. Neste dia do papa, também rezemos por aquele que é o bispo de Roma, sucessor de Pedro.

 

– Oração 

 

PAI, CONSOLIDA MINHA FÉ, A EXEMPLO DO APÓSTOLO PEDRO QUE, EM MEIO ÀS PROVAÇÕES, SOUBE DAR, COM O SEU MARTÍRIO, TESTEMUNHO CONSUMADO DE ADESÃO A JESUS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que hoje nos concedeis a alegria de festejar são Pedro e são Paulo, concedei à vossa Igreja seguir em tudo os ensinamentos destes apóstolos que nos deram as primícias da fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 03 de junho de 2022 domingo da 13ª Semana Tempo Comum  São Pedro e São Paulo Apóstolos, Solenidade

 

 

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (At 12,1-11) – Agora sei que o Senhor enviou o seu anjo para me libertar do poder de Herodes.   Leitura dos Atos dos Apóstolos:

                                                                                                                                                                                                                                                                          

Naqueles dias, 1o rei Herodes prendeu alguns membros da Igreja para torturá-los. 2Mandou matar à espada Tiago, irmão de João. 3E, vendo que isso agradava aos judeus, mandou também prender a Pedro. Eram os dias dos Pães Ázimos. 4Depois de prender Pedro, Herodes colocou-o na prisão, guardado por quatro grupos de soldados, com quatro soldados cada um. Herodes tinha a intenção de apresentá-lo ao povo depois da festa da Páscoa. 5Enquanto Pedro era mantido na prisão, a Igreja rezava continuamente a Deus por ele. 6Herodes estava para apresentá-lo. Naquela mesma noite, Pedro dormia entre dois soldados, preso com duas correntes; e os guardas vigiavam a porta da prisão. 7Eis que apareceu o anjo do Senhor e uma luz iluminou a cela. O anjo tocou o ombro de Pedro, acordou-o e disse: “Levanta-te depressa!” As correntes caíram-lhe das mãos. 8O anjo continuou: “Coloca o cinto e calça tuas sandálias!” Pedro obedeceu, e o anjo lhe disse: “Põe tua capa e vem comigo!” 9Pedro acompanhou-o e não sabia que era realidade o que estava acontecendo por meio do anjo, pois pensava que aquilo era uma visão. 10Depois de passarem pela primeira e segunda guarda, chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade. O portão abriu-se sozinho. Eles saíram, caminharam por uma rua e logo depois o anjo o deixou. 11Então Pedro caiu em si e disse: “Agora sei, de fato, que o Senhor enviou o seu anjo para me libertar do poder de Herodes e de tudo o que o povo judeu esperava!”

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 34(33)

 

De todos os temores me livrou o Senhor Deus.

 

 

2ª Leitura (2Tm 4,6-8.17-18) – Agora está reservada para mim a coroa da justiça.   Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo:

                                                                                                                                                                                                                                                                          

Caríssimo, 6quanto a mim, eu já estou para ser derramado em sacrifício; aproxima-se o momento de minha partida. 7Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé. 8Agora está reservada para mim a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que esperam com amor a sua manifestação gloriosa. 17Mas o Senhor esteve a meu lado e me deu forças, ele fez com que a mensagem fosse anunciada por mim integralmente e ouvida por todas as nações; e eu fui libertado da boca do leão. 18O Senhor me libertará de todo mal e me salvará para o seu Reino celeste. A ele a glória, pelos séculos dos séculos! Amém.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 03 de junho de 2022 domingo da 13ª Semana Tempo Comum  São Pedro e São Paulo Apóstolos, Solenidade

 – Evangelho do dia 

 

Tu és Pedro e eu te darei as chaves do Reino dos Céus.  (Mt 16,13-19)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Tu és Pedro e sobre esta pedra / eu irei construir minha Igreja; / e as portas do inferno / não irão derrotá-la (Mt 16,18).

 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” 14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros, que é Elias; outros, ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. 15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” 16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. 17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

03/07/22      14º DOMINGO – C:

SÃO PEDRO E SÃO PAULO

 

Mateus 16,13-16.18: “Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: - Quem dizem os homens ser o Filho do Homem? Eles responderam: - Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas.  Então Jesus lhes perguntou: - E vós, quem dizeis que eu sou? Simão Pedro respondeu: - Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo... Respondendo, Jesus lhe disse: - Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la”.

 

Jesus, Pedro e Paulo souberam acolher sua graça redentora de modo tão profundo, que se tornaram exemplos e referências para a nossa fé cristã.

A tradição de fé e de amor ao senhor, de conversão e de vida missionária continua sendo a medida da nossa fidelidade à sua mensagem.

 Pedro já o acompanhava de perto, mas o senhor quis que ele confessasse diante de todos que acreditava no senhor como o Cristo, o Filho do Deus vivo.

Esse ato de fé de Pedro é o ponto essencial da nossa unidade como Igreja, enquanto vem sendo mantido e repetido por todos os papas, seus sucessores.

Mas, o senhor quis que Pedro declarasse também, por três vezes, que o amava, para que fosse confirmado como pastor do seu rebanho.

Hoje, essa união de fé com o Papa Francisco nos serve de critério, que autentifica a nossa fé no senhor, para que não corramos o risco de nos desviarmos do seu caminho de verdade e de vida.

 Paulo foi certamente o apóstolo mais dinâmico, cuja fé no senhor começou com uma experiência de humildade, que jogou por terra sua arrogância religiosa.

É a partir de um momento de cegueira, que seus olhos se abriram para o seu Evangelho, e ninguém melhor do que Paulo soube escrever de modo tão profundo sobre o mistério da nossa salvação.

Senhor, que o exemplo de Pedro não nos deixe ter uma fé cristã suposta ou escondida, mas nos faça declarar constantemente que acreditamos no senhor, como nosso Deus, Irmão e Salvador.

Como Pedro, que ajudemos a cuidar da unidade da nossa Igreja, sem jamais colaborar com aqueles que provocam discórdias e divisões.

E que o exemplo de Paulo nos faça ser uma Igreja em saída missionária, sempre dispostos a dar a razão da nossa esperança dentro da sociedade em que vivemos.      

 

Maria santíssima, primeiro sinal de unidade da comunidade cristã, preparando-a para acolher o Espírito Santo, a senhora continua sendo a discípula missionária, nos seus santuários, na piedade do nosso povo e na intercessão constante pela Igreja. Abençoe o nosso Papa, dê-lhe saúde e coragem para animar e unir todos os cristãos. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Pescador da Galileia, Simão Pedro responde ao chamado de Jesus, que logo lhe dá o apelido de Cefas (rocha, pedra) e faz dele o responsável pelo grupo de discípulos (Igreja). Depois da ascensão de Jesus, Pedro assume a direção da comunidade em Jerusalém. É o primeiro a reconhecer a necessidade de abrir a Igreja também para os não judeus. Em Roma, sofre o martírio, por volta do ano 64. De perseguidor dos cristãos a apóstolo de Cristo, Paulo foi o primeiro grande missionário da Igreja (quatro grandes viagens apostólicas). Evangelizou principalmente os povos não judeus. Fundou várias comunidades. Escreveu algumas cartas com temas teológicos profundos e orientações pastorais. Sofreu o martírio em Roma no ano 67. Pedro e Paulo são considerados pedras fundamentais da fé cristã. O papa é o sucessor de Pedro.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 16,13-19 - Nasce a Igreja! Unidade e Profecia

LEITURA ORANTE

 

Oração Inicial

 

Neste dia celebramos a memória dos Apóstolos Pedro e Paulo, testemunhas da fé no Filho de Deus vivo e colunas inabaláveis da Igreja de Cristo. Esses dois apóstolos nos deixaram o legado de uma fé fundamental, através do anuncio do Evangelho e do próprio martírio.

No encontro com o Senhor por meio da leitura orante, desejamos entregar a Ele tudo o que iremos viver e pedir-lhe as luzes e as graças necessárias para nossa caminhada.

 

1. Leitura (Verdade)

Observe o contexto do relato evangélico: lugares, pessoas e acontecimentos. Observe o diálogo entre Jesus e Pedro. A primeira pergunta diz respeito à comunidade, depois a pergunta é direta aos discípulos.

 

“Não dá para fugir desta pergunta. É Jesus mesmo que nos pergunta: “Para vocês, quem sou eu?”. Não vale apenas tê-lo como uma pessoa do passado, um profeta que passou por aqui. Ele é o Filho do Deus vivo. Ele é o enviado do Pai para nossa salvação, o Cristo, o Messias. Esta é uma revelação do Pai que nos chega pela fé e pelo testemunho de sua comunidade, a Igreja. Assim, quando eu sinceramente acolho Jesus, dou-lhe minha adesão, estou acolhendo também sua comunidade, sua Igreja, edificada sobre a fé dos apóstolos. É a Igreja que continua a obra de Jesus. A ela, ele entregou as chaves do Reino dos Céus, isto é, a responsabilidade e a autoridade para cuidar de sua casa.”

 

2. Meditação (Caminho)

Na leitura Deus se revela a nós em Jesus. Pergunto-me: o que Deus me fala na Palavra de hoje; que boa noticia traz para mim e para a vida da minha comunidade?

Que atitude a revelação de Jesus a Pedro pede de mim, que mudança de vida?

A palavra é espelho de nossa vida (autoconhecimento). Entrar no silêncio de Deus, Contemplar a sua presença manifestada em Jesus e na própria vida. Deixar que Ele nos faça perguntas…

 

3.Oração (Vida)

Este é o momento do diálogo com Deus, em resposta ao que Ele revelou por meio de sua Palavra. Silencie seu coração e faça sua prece. Apresente ao Senhor os propósitos que brotaram em seu coração para que se concretizem em sua vida. Peça também o dom da fé.

Oração para o Sinodo.

Espírito Santo! Eis-nos aqui, diante de Vós, reunidos em vosso Nome.

Nosso defensor, vinde, ficai conosco; tomai posse do nosso coração. Mostrai-nos o destino, caminhai conosco, conservando-nos em comunhão.

Ai de nós, pecadores, se cairmos na confusão! Não o permitais. Iluminai a nossa ignorância, libertai-nos da parcialidade.

Senhor que dais a vida, em Vós, a unidade, convosco, a verdade e a justiça; em marcha até à vida sem ocaso: nós vos suplicamos.

Vós que soprais onde e como desejais, a todos dando a possibilidade de passar, com Jesus, ao Pai: nós vos adoramos, agora e sempre. Amém.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Vivamos no hoje de nossa história como membros comprometidos de uma Igreja alicerçada na fé e na esperança. Seguindo o exemplo de Pedro e Paulo o que você se propõe a viver para ser sinal vivo da presença do Reino?

 

Bênção

 

Concedei-nos, Senhor, viver de tal modo na vossa Igreja que, perseverando fiéis aos ensinamentos e testemunho dos apóstolos Pedro e Paulo, e enraizados em vosso amor, sejamos um só coração e uma só alma. Amém.