domingo, 3 de julho de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? – (Mt 9,14-17)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 J U L H O – VERDE – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO  –

 J U L H O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS HEPATITES VIRAIS E CÂNCER ÓSSEO

 GARÇA/SP, 02 DE JULHO de 2022 (sábado) 183º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

ADOTE O RITMO DA NATUREZA. O SEGREDO DELA É A PACIÊNCIA.

(Ralph Waldo Emerson)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DO BOMBEIRO BRASILEIRO

 DIA NACIONAL DO HOSPITAL

 DIA INTERNACIONAL DOS JORNALISTAS ESPORTIVOS

 DIA DO OVNI

 DIA DAS COOPERATIVAS

 DIA DO ESQUECIMENTO

 DIA DE DATA HISTÓRICA DO CALENDÁRIO DE EFEMÉRIDES NACIONAIS

 DIA DA FUNDAÇÃO DO WALMART NOS ESTADOS UNIDOS

 DIA DA INDEPENDÊNCIA DO ESTADO DA BAHIA

 DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) EM BELÉM

 DIA DA FUNDAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE ESTRADAS DE RODAGEM DO ESTADO DE SÃO PAULO (DER-SP)

 DIA DO INICIO DA SEMANA NACIONAL DA EDUCAÇÃO

 DIA DO INICIO DA SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIOS

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Alagoinhas - Amargosa- Macajuba (Bahia) Amaturá (Amazonas) Capela (Alagoas) Curral Velho (Paraíba) Reserva do Iguaçu - Santa Isabel do Ivaí (Paraná)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MARCELO ALVES SASSO (Neto da Zuleide/Abílio e filho Flávia/Marcelo do Lions Clube de Garça/SP) CRISTIANI CALHARIS DE AALMEIDA (Lions Clube de Garça/SP) FREI LUIZ FERNANDO NUNES LEITE (Pároco da Paroquia São Judas Tadeu Bebedouro/SP) MARIILDA MIGUEL DE MENDONCA (Lions Clube de Marilia Agostim Soliva /SP) MARISA ZABAGLIA (LIONS CLUBE DE BAURU NORTE /SP)CAROLINA GONÇALVES (LIONS CLUBE DE Herculândia /SP) ADALBERTO DE OLIVEIRA CANTU (Marília /SP)  ADRIANO W JARDIM ALVES (Garça/SP) JOSÉ DAVID DE OLIVEIRA (Constroleo- Garça/SP)  SILVANA REGINA NUNES CUBA (Garça/SP) LEA LOUREIRO (São Paulo/SP) FABIANA LOPES (Londrina/PR) ELOIZA FANTINI (Garça /SP) JOAQUIM QUERO (Garça /SP) BIANCA DANTAS DOS SANTOS (filha Alessandra de Garça/SP)

 

                                              

 SANTO DO DIA 

SÃO BERNARDINO REALINO

SÃO PROCESSO

SÃO MARTINIANO MÁRTIR

SÃO Bonifácio Diácono

SANTO LIBERATO DE CARTAGO

SÃO LÍDANO

SÃO MARTINIANO

■ SÃO MÁXIMO CRIANÇA

SANTA MONEGUNDES

■ SÃO ROGATO

■ SÃO RÚSTICO

■ SÃO SERVO

■ SÃO SÉTIMO

■ SÃO SUITINO

BEATA EUGÊNIA JOUBERT

BEATO JOÃO BECCHÉTTI

BEATO PEDRO BECCHÉTTI

BEATO PEDRO DE LUXEMBURGO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Pano velho pode ser nossa mentalidade e nosso comodismo. Nenhuma novidade vai nos transformar se nos conservamos na ‘velhice’ de espírito: Não se põe vinho novo em odres velhos – Mt 9,14-17

 

O apóstolo Pedro, e Paulo, o doutor das nações, nos ensinaram, Senhor, a vossa lei.

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Nesta vigília da solenidade de Pedro e Paulo, em comunhão com o bispo de Roma, agradeçamos ao Senhor a vocação e a missão desses dois apóstolos, que pregaram o Evangelho, sem temer as dificuldades, e seguiram com amor o caminho de Jesus..

 

– Oração 

 

PAI, DÁ-ME SUFICIENTE BOM SENSO PARA RECONHECER O QUE CORRESPONDE AO PROJETO DE JESUS, SEM QUERER MISTURÁ-LO COM ESQUEMAS INCOMPATÍVEIS COM A NOVIDADE DO REINO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, pela vossa graça, nos fizestes filhos da luz. Concedei que não sejamos envolvidos pelas trevas do erro, mas brilhe em nossas vidas a luz da vossa verdade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 02 de julho de 2022 sábado da 13ª Semana Tempo Comum

 

– Liturgia da Palavra 

  Os falsos profetas não tem compromisso com a verdade, mas fazem o povo confiar em mentiras, ao passo que os autênticos profetas buscam sempre a vontade de Deus, que é vida digna e plena para todos.

 

 

1ª Leitura (Am 9,11-15) – Mudarei a sorte de Israel, meu povo, cativo e os plantarei sobre o seu solo.   Leitura da Profecia de Amós:

                                                                                                                                                                                                                                                                          

Assim diz o Senhor: 11“Naquele dia, reerguerei a tenda de Davi, em ruínas, e consertarei seus estragos, levantando-a dos escombros e reconstruindo tudo, como nos dias de outrora; 12desse modo possuirão todo o resto de Edom e das outras nações, que são chamadas com o meu nome, diz o Senhor, que tudo isso realiza. 13Eis que dias virão, diz o Senhor, em que se seguirão de perto quem ara e quem ceifa, o que pisa as uvas e o que lança a semente; os montes destilarão vinho e as colinas parecerão liquefazer-se. 14Mudarei a sorte de Israel, meu povo cativo; eles reconstruirão as cidades devastadas e as habitarão, plantarão vinhas e tomarão o vinho, cultivarão pomares e comerão seus frutos. 15Eu os plantarei sobre o seu solo e eles nunca mais serão arrancados de sua terra, que eu lhes dei”, diz o Senhor teu Deus.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 85(84)

 

O Senhor anunciará a paz para o seu povo.

 

 

– 02 de junho de 2022 sábado da 13ª Semana Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles?  (Mt 9,14-17)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Minhas ovelhas escutam minha voz, / eu as conheço e elas me seguem (Jo 10,27).

 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, 14os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?” 15Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão. 16Ninguém coloca remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo repuxa a roupa e o rasgão fica maior ainda. 17Também não se coloca vinho novo em odres velhos, senão os odres se arrebentam, o vinho se derrama e os odres se perdem. Mas vinho novo se coloca em odres novos, e assim os dois se conservam”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

02/07/22      13º SÁBADO TC - C

 

Mateus 9,14-16: “Os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: - Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não? Disse-lhes Jesus: - Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão. Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo repuxa a roupa e o rasgão fica maior ainda”.

 

Jesus, a prática do jejum era muito comum entre pessoas religiosas, confiantes de que era a melhor forma de combaterem o demônio e evitarem o pecado, e de se prepararem para a vinda do Messias.

Aqueles que viam o senhor como um mestre religioso, vieram lhe cobrar o cumprimento dessas práticas tradicionais, tão importantes aos olhos do povo.

O senhor não invalidou tais práticas, mas o seu Evangelho fazia uma nova proposta de vida espiritual: acolher o amor que Deus tem por nós e corresponder a esse amor através do amor ao próximo, com gestos de doação e de serviço, de misericórdia e de perdão, de justiça e de partilha fraterna.

Por isso, afirma que não viera para renovar velhas práticas, mas para trazer algo totalmente novo e inesperado.

Não iria colocar remendo de pano novo em roupa velha, nem vinho novo em toneis velhos.

Com o desejo de que o acolhessem como o Messias prometido, o senhor afirmou que, na alegria de uma festa de casamento, ninguém faz jejum.

E o senhor viera a nós como um ‘noivo’ divino, para realizar a união entre Deus e a humanidade, como lemos nas bodas de Caná.

O jejum só teria sentido na sua ausência.

Senhor, nós não queremos que fique ausente de nós. Faça-nos valorizar sua presença na Palavra de Deus, na Eucaristia de cada semana, no sacramento do perdão e na caridade com o próximo.

Não permita que sejamos ‘roupa velha’, como muitos que se apegam a objetos bentos, mas não respeitam as pessoas, fazem romarias, mas não participam de suas comunidades, gostam de ouvir e seguir pregadores moralistas, mas desqualificam as palavras do Papa.

Que a veste do nosso batismo se mantenha sempre nova, e que nos revistamos todos os dias da sua Palavra.      

 

Maria santíssima, ensine-nos o seu jeito simples de conviver com José e com seu Filho na casa de Nazaré, na união, na alegria e na paz, sem apelar para práticas especiais, a não ser o amor a Deus e ao próximo. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A exemplo dos fariseus, os discípulos de João estão preocupados porque os discípulos de Jesus não jejuam. O jejum é importante no momento certo e com objetivos claros. Jesus considera o jejum não como prática religiosa, mas como expressão de luto e tristeza. O esposo, Jesus, ainda está presente na comunidade, por isso ainda não é momento para ficar de luto e jejuar. Os fariseus e os discípulos de João não reconhecem em Jesus o Messias-Esposo, por isso eles continuam jejuando. Seu jejum é sinal de rejeição do Mestre de Nazaré. As duas comparações – pano novo em vestido velho e vinho novo em vasilhas velhas – mostram claramente a diferença entre o velho e o novo, que chegou com o Mestre. Jesus liberta uma religião fundamentada no legalismo para propor a novidade do seu Reino: vivência do amor, da solidariedade e da justiça.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 9,14-17 - A alegria de estar com Jesus

LEITURA ORANTE

 

Oração Inicial

 

“Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes.

Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas.

Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados.

Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos.

Fazei com que a palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra.

Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém.

 

1. Leitura (Verdade)

Jesus é sempre prático e simples em seus ensinamentos. Preste atenção as comparações que usa para fazer-se entender: pano velho pode ser nossa mentalidade e nosso comodismo. Nenhuma novidade vai aderir e nos transformar se nos conservamos na ‘velhice’ de espírito.

 

“A presença e a atuação de Jesus inauguram um novo tempo. Em sua pregação, ele o chama de Reino de Deus. É o tempo da salvação dos que estão perdidos, da restauração da aliança que foi rompida pela infidelidade. Como pastor, ele está reunindo as ovelhas dispersas. Como médico, está curando os enfermos. Como noivo, está renovando a aliança. É um tempo novo. Não é um remendo de pano novo numa roupa velha. É uma página nova e definitiva na história da salvação. Assim, as práticas religiosas mais tradicionais precisam ser renovadas sob essa luz. A refeição em comum, o banquete de festa, expressam e celebram melhor esse novo tempo, mais do que o jejum. Não cabe jejum numa festa de casamento.”

 

2. Meditação (Caminho)

“Ele está no meio de nós” proclamamos em comunidade. Então nossa fé deve manifestar alegria, confiança e transformação das práticas que não revigoram mais nossa fé.

Se eu for convidado(a) para uma confraternização com Jesus, qual seria meu jejum na presença dele? O que compreendo que seria do agrado do Pai?

 

3.Oração (Vida)

Agradeça tudo que a Palavra lhe permitiu compreender e vivenciar do mistério de Cristo. Apresente ainda ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a leitura orante.

Conclua com o salmo 31: Em ti, Senhor, me refugio;

nunca permitas que eu seja humilhado;

livra-me pela tua justiça.

 

Inclina os teus ouvidos para mim,

vem livrar-me depressa!

 

Sê minha rocha de refúgio,

uma fortaleza poderosa para me salvar.

 

Sim, tu és a minha rocha e a minha fortaleza;

por amor do teu nome, conduze-me e guia-me.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Depois de orar com essa Palavra que sentimentos habitam seu coração? O que você se propõe a viver? Como pretende ser grato(a) a Deus pelas muitas vezes que Ele esteve presente em sua história pessoal.

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário