segunda-feira, 17 de agosto de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Se tu queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, e terás um tesouro no céu. - (Mt 19,16-22)

 

 – ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 A   G   O   S  T  O – 

– M Ê S   V O C A C I O N A L 

 GARÇA/SP, 17 DE AGOSTO de 2020 (segunda-feira) 230º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

PREPARE SEU FILHO PARA 'SER', POIS O MUNDO O PREPARARÁ PARA 'TER'.

(Augusto Cury)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org/

 DIA DA CONSCIÊNCIA VASCULAR 

 DIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL 

 DIA DO AMOR ■

 DIA DO PÃO DE QUEIJO 

 DIA DO CAMELÔ ■

 DIA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO NACIONAL ■

 DIA NACIONAL DO LIVRO DE XADREZ ■

 DIA NACIONAL EM DEFESA DO SISTEMA PÚBLICO DEEMPREGO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): SãoBento do Sapucaí São Roque Taquarituba - Taquaritinga (São Paulo) Cairu (BahiaTERESINA (PiauíPetrolândia (Santa CatarinaJaguari(Rio Grande do SulAracoiaba (Ceará

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  LUIS  FERNANDO ANTONIO LOPES (primo-Garça /SP) MARLY LAMEIRÃO MACHADO (Lions Clube de Rio de Janeiro Jacarepaguá /RJ) SERGIO FIORAVANTE (Lions Clube de Bauru Estoril/SP) ■JOAQUIM PEREIRA DA SILVA (ex Lions Clube de Iacri / SP) RENATA BRANDÃO GALHASE (EQ 11 ENS IMACULADA CONCEIÇÃO do Setor de Garça/SP) ■MARIA APARECIDA BARROSCARVALHO DAVILA (CIDINHA) (Valparaíso /SP) ■ANTONIOFERNANDES PRESTES GARNERO (Garça /SP) ■ANDRÉ LUIS ALENCAR DE MELLO (Garça /SP) OZÓRIO LUIS FACHINI (Santa Cruz do Rio Pardo /SP) ■VANESSA IDALGO ROSALINO (Garça /SP)RENATO MENESES MENDES (Garça /SP) KIMBERLY BARBOSA (Garça /SPSAIDI CHEHADE (Garça /SP) ADRIANO  SILVA  (Garça/SP)  THIAGO SILVA  (Garça/SP)  VANESSA IDALGO ROSALINO (Garça /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

■ SÃO JACINTO

SANTA BEATRIZ DA SILVA

 

 

Deus é um Pai de infinito amor, que nos perdoa e nos recria em sua misericórdia. Ele deseja que nunca nos afastemos de sua comunhão.

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- Inclinai, Senhor, o vosso ouvido e escutai-me; salvai, meu Deus, o servo que confia em vós. Tende compaixão de mim, clamo por vós o dia inteiro (Sl 85,1ss).

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Por causa de sua própria culpa, o povo por vezes enfrenta situações dramáticas, perdendo as referências de sua existência. Deus, bom por excelência, aponta-nos o caminho para entrarmos na verdadeira vida. 

– Oração 

SENHOR JESUS, QUE EU NÃO ME APEGUE AOS BENS DESTE MUNDO, PARA SER LIVRE DE ACOLHER TUA SUGESTÃO: DAR UM PASSO MAIS E SEGUIR-TE COMO DISCÍPULO.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 Ó Deus, que unis os corações dos vossos fiéis num só desejo, dai ao vosso povo amar o que ordenais e esperar o que prometeis, para que, na instabilidade deste mundo, fixemos os nossos corações onde se encontram as verdadeiras alegrias. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 17 de agosto de 2020  Segunda feira da 20ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

O profeta de Deus usa tom de advertência, a fim de corrigir os desvios do povo. Ao jovem rico, Jesus pede um passo a mais se quiser segui-lo: o despojamento de todos os seus bens. 

 

1ª Leitura (Ez 24,15-24) – Ezequiel servirá para vós como sinal: fareis exatamente o que ele fez.  Leitura da Profecia de Ezequiel:

 

1A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 2“Filho do homem, dize ao príncipe da cidade de Tiro: Assim fala o Senhor Deus: Porque o teu coração se tornou orgulhoso, tu disseste: ‘Eu sou um deus e ocupo o trono divino no coração dos mares’. Tu, porém, és homem e não um deus, mas pensaste ter a mente igual à de um deus.  3Sim, tu és mais sábio do que Daniel! Segredo algum te é obscuro. 4Com talento e habilidade adquiriste uma fortuna, acumulaste ouro e prata em teus tesouros. 5Com grande tino comercial aumentaste tua fortuna, e com ela teu coração se tornou soberbo. 6Por isso, assim diz o Senhor Deus: Por teres igualado tua mente à de um deus, 7vou trazer contra ti os povos mais violentos dos estrangeiros. Eles puxarão suas espadas contra a tua bela sabedoria e profanarão o teu esplendor. 8Eles te farão baixar à cova, e morrerás de morte violenta no coração dos mares. 9Porventura, ousarás dizer: ‘Sou um deus!’ na presença de teus algozes, tu que és um homem e não deus, nas mãos dos que te apunhalam? 10Morrerás da morte dos incir­cuncisos, pela mão de estrangeiros, pois fui eu que falei.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 44(45)

Esqueceram o Deus que os gerou.

 

 

– 17 de agosto de 2020  Segunda feira da 20ª Semana Do Tempo Comum

Se tu queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, e terás um tesouro no céu. - (Mt 19,16-22)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 Felizes os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus (Mt 5,3).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 23Jesus disse aos discípulos: “Em verdade vos digo, dificilmente um rico entrará no reino dos Céus. 24E digo ainda: é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus”. 25Ouvindo isso, os discípulos ficaram muito espantados, e perguntaram: “Então, quem pode ser salvo?” 26Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível”. 27Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Vê! Nós deixamos tudo e te seguimos. Que haveremos de receber?” 28Jesus respondeu: “Em verdade vos digo, quando o mundo for renovado e o Filho do Homem se sentar no trono de sua glória, também vós, que me seguistes, havereis de sentar-vos em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. 29E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos, campos, por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna. 30Muitos que agora são os primeiros, serão os últimos. E muitos que agora são os últimos, serão os primeiros.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Antônio Carlos Santini

da Comunidade Católica Nova Aliança..

contato: santini@novaalianca.com.br       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Os Mandamentos são critérios objetivos para a nossa vida”

Mestre, que devo fazer de bom para possuir a vida eterna? Se queres entrar na vida, observa os mandamentos’

(Mateus 19,16-17)

O caminho é esse e não há outro: se quisermos entrar na vida e na vida em Deus, que é vida eterna e sem fim, devemos observar os Mandamentos.

 

Sei que muitas pessoas temem morrer. “Para onde vou?” Para onde vou é o caminho que estou seguindo, e o caminho da vida é esse. É o Mestre Jesus quem está nos ensinando.

 

Essa pessoa inquieta que se aproxima do Senhor para d’Ele questionar: qual é o caminho da vida eterna? Não há outro caminho e não há outros caminhos. O que há é desvio de rota, de caminho, e não podemos nos desviar. O caminho da graça e da salvação são os Mandamentos da Lei do Senhor Nosso Deus.

 

Não podemos pensar num patamar mais profundo de vida se não fizermos o básico nem o essencial, porque para essa pessoa Jesus vai ensinar o caminho de perfeição, que é o desapego, que é viver inteiramente o coração voltado para Deus.

 

Como vamos viver o desapego e a renúncia, como vamos viver uma vida mais íntima com Deus se não fizermos o essencial?

 

“A base e o alicerce são os Mandamentos da Lei do Senhor nosso Deus”

 

Vivemos numa sociedade onde os Mandamentos da Lei de Deus são desprezados, são colocados de lado, onde muita coisa não tem importância, onde um relativismo toma conta dos sentimentos e pensamentos, de modo que fazemos aquilo que nos é conveniente, aquilo que achamos certo e está de acordo com o que pensamos.

 

Os Mandamentos da Lei de Deus são critérios objetivos para a nossa vida, nunca devem ser esquecidos, desprezados nem relativizados. Inclusive, em nossas casas e em nossa família, precisamos reforçar a catequese, a formação e o ensinamento dos Mandamentos.

 

Pais devem, a cada dia, revisar com seus filhos; marido e mulher devem juntos se olhar no espelho para verem a prática dos Mandamento na vida. Inclusive, o referencial de uma boa confissão, de uma boa revisão de vida a cada dia, daquele exame de consciência que temos que fazer antes de dormir é olhar o espelho dos Mandamentos e não desprezar nenhum deles. Desde o primeiro “Amar a Deus sobre todas as coisas”, que é muito difícil, porque temos muitas coisas a quem nos amamos, nos apegamos, de modo que nem sempre Deus é o primeiro na escala de valores da nossa vida, até o último de “Não cobiçar o que não nos pertence e o que não é nosso”.

 

Olhemos, a cada dia, para os Mandamentos. Se quisermos subir uma escada maior no grau da perfeição, não podemos nos esquecer da base nem do alicerce. A base e o alicerce são os Mandamentos da Lei do Senhor nosso Deus.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Uma cena sem final feliz. Não deveria aquele homem estar satisfeito com a posse de muitos bens? Por vezes, a riqueza diminui nossa condição de enfrentar novos desafios e conquistar outros horizontes. Deixamos de crescer e nos contentamos com a vidinha monótona, asfixiante. Deixamos de voar e só enxergamos o pequeno círculo de amigos com os quais conversamos sobre os mesmos assuntos nos finais de semana. Nossos ouvidos permanecem surdos aos famintos que batem à nossa porta. Nossa dimensão espiritual permanece adormecida. O homem rico poderia beneficiar uma multidão de pessoas. A ele Jesus pedia, além do cumprimento dos dez mandamentos, que o seguisse. Seguimento que implicava despojamento dos bens materiais. A proposta de Jesus não o convenceu. A riqueza governava seu coração.

 

ORAÇÃO

Senhor Jesus, desafias o homem rico a dar um salto de qualidade, isto é, passar da mera observância dos mandamentos ao “caminho de perfeição” em vista do Reino de Deus. Livra-nos, Senhor, do apego aos bens terrenos, a fim de buscarmos a Deus e solidarizar-nos com os pobres. Amém.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora Ir Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em  https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/

Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 15,21-28 - Jesus vê o coração, vê a fé

 

Oração inicial
Preparamo-nos para a Leitura Orante, rezando com todos os que estão na rede da internet,

e na rede das comunidades, em oração:

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

Creio, meu Deus, que estou diante de ti.

Que me vês e escutas as minhas orações.

Tu és tão grande e tão santo: eu te adoro.

Tu me deste tudo: eu te agradeço.

Foste tão ofendido por mim: eu te peço perdão de todo o coração.

Tu és tão misericordioso: eu te peço todas as graças que sabes serem necessárias para mim.

 

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) 

O que diz o texto do dia?

Lemos atentamente: Mt 15,21-28 e observamos pessoas, palavras, relações, lugares.

 

Jesus saiu dali e foi para a região que fica perto das cidades de Tiro e de Sidom. Certa mulher cananeia, que morava naquela terra, chegou perto dele e gritou:

- Senhor, Filho de Davi, tenha pena de mim! A minha filha está horrivelmente dominada por um demônio!

Mas Jesus não respondeu nada. Então os discípulos chegaram perto dele e disseram:

- Mande essa mulher embora, pois ela está vindo atrás de nós, fazendo muito barulho!

Jesus respondeu:

- Eu fui mandado somente para as ovelhas perdidas do povo de Israel.

Então ela veio, ajoelhou-se aos pés dele e disse:

- Senhor, me ajude!

Jesus disse:

- Não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo para os cachorros.

- Sim, senhor, - respondeu a mulher - mas até mesmo os cachorrinhos comem as migalhas que caem debaixo da mesa dos seus donos.

- Mulher, você tem muita fé! - disse Jesus. - Que seja feito o que você quer!

E naquele momento a filha dela ficou curada.

Refletindo

Jesus foi para as cidades dos pagãos. Isto queria dizer que sua missão não era restrita a um grupo, mas aberta a todos. A salvação é para todos. Entre diversos aspectos que podemos considerar neste trecho do Evangelho, tomemos , de um lado a fala da mulher anônima, e de outro, a fala de Jesus.“- Senhor, Filho de Davi, tenha pena de mim! A minha filha está horrivelmente dominada por um demônio! Senhor, ajuda-me! Este grito da mulher manifesta a sua necessidade e a sua fé. A afirmação de Jesus: “ Mulher, você tem muita fé!”Jesus vê o coração, vê a fé, vê a intenção. O evangelista Mateus diz que a mulher chegou perto de Jesus e gritou. Diz ainda que ela se ajoelhou aos pés dele. Implorou com humildade. Por isso Jesus acolheu seu pedido: “Que seja feito o que você quer!”

 

 2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) 

O que o texto diz para nós, hoje?

Nossas disposições são como as da mulher cananeia? Quando conversamos com Jesus temos a mesma humildade e confiança? Como acolhemos a salvação? Como vivemos na comunidade cristã?

Atualizando

Os bispos em Aparecida disseram: “A Igreja, como “comunidade de amor” é chamada a refletir a glória do amor de Deus que, é comunhão, e assim atrair as pessoas e os povos para Cristo. No exercício da unidade desejada por Jesus, os homens e mulheres de nosso tempo se sentem convocados e recorrem à formosa aventura da fé. “Que também eles vivam unidos a nós para que o mundo creia” (Jo 17,21). A Igreja cresce, não por proselitismo mas “por ‘atração’: como Cristo ‘atrai tudo a si’ com a força de seu amor” (Bento XVI, em Aparecida). A Igreja “atrai” quando vive em comunhão, pois os discípulos de Jesus serão reconhecidos se amarem uns aos outros como Ele nos amou (cf. Rm 12,4-13; Jo 13,34). (DAp 159).

 

3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que o texto nos leva a dizer a Deus?) 

O que o texto nos leva a dizer a Deus?

Rezamos Jr 31

 

O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho.

 

1. Ouvi, nações, a palavra do Senhor / e anunciai-a nas ilhas mais distantes: / “Quem dispersou Israel, vai congregá-lo / e o guardará qual pastor a seu rebanho!” – R.

 

2. Pois, na verdade, o Senhor remiu Jacó / e o libertou do poder do prepotente. / Voltarão para o monte de Sião, † entre brados e cantos de alegria / afluirão para as bênçãos do Senhor. – R.

 

3. Então a virgem dançará alegremente, / também o jovem e o velho exultarão; / mudarei em alegria o seu luto, / serei consolo e conforto após a guerra. – R.

 

4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?

Nosso novo olhar é iluminado pela fé que nos faz nos aproximar de Jesus com humildade e confiança.

 

BÊNÇÃO

● - Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

● Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

● Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

● Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.