sexta-feira, 19 de agosto de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Amarás o Senhor teu Deus, e ao teu próximo como a ti mesmo. – (Mt 22,34-40)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 A G O S T O – DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO

 A G O S T O – VERDE CLARO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE COMBATE AO LINFOMA

 A G O S T O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA

 AGOSTO LILÁS - MÊS DE COMEMORAÇÃO DA CRIAÇÃO DA LEI MARIA DA PENHA

 GARÇA/SP, 19 DE AGOSTO de 2022 (sexta-feira) 231º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

FAMÍLIA: O ÚNICO TIPO DE AMOR QUE NÃO TE CAUSA DOR.

(Érica Caroline)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DA RECORDAÇÃO À VIDA CONSAGRADA

DIA MUNDIAL DO FOTÓGRAFO

DIA DA FOTOGRAFIA

DIA MUNDIAL DA AJUDA HUMANITÁRIA

DIA NACIONAL DO CICLISTA

DIA NACIONAL DA AVIAÇÃO AGRICOLA

DIA NACIONAL DO HISTORIADOR

DIA NACIONAL DA POPULAÇÃO DE RUA

DIA DO ATOR

DIA DO ARTISTA DE TEATRO

DIA DA INTEGRAÇÃO JURÍDICA LATINO-AMERICANA

DIA DAS OPERAÇÕES DA MARINHA

DIA DA FUNDAÇÃO DO SISTEMA BRASILEIRO DE TELEVISÃO (SBT) EM OSASCO-SP

DIA DA INDEPENDÊNCIA DO AFEGANISTÃO

 SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA (tema: Amor familiar, vocação e caminho de santidade!” de 14 a 20 de agosto)  

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): João Dias - Pilões (Rio Grande do Norte) Nova Monte Verde (Mato Grosso) Planaltina (Distrito Federal) Vianópolis (Goiás)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  VICTOR GABRIEL SOUZA NAIDHIG (primo-Advogado Unimed Campinas-Araraquara /SP)SILENE REGINA MAZETTI (Garça/SP)AMANDA SEGURA ALVES FERREIRA (Garça /SP) ANA LINA ANSELMO DE ABREU (Paranaíba /MS)MARIA “BICA” TEREZA PITTA FERNANDES CASTILHO (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP) GILBERTO FERNANDES LOPES (Garça /SP)LAÉRCIO ZANNINI (Garça /SP)LUIZA JUSTINO ROSA (Garça /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTO ANDRÉ E COMPANHEIROS

■ SÃO JOÃO EUDES

SÃO LUÍS DE TOLOSA

SÃO MAGNO DE CECCANO

SÃO MAGINO

SÃO SISTO III

SÃO LUDOVICO

SÃO BARTOLOMEU DE SÍMERI

■ SÃO BERTOLFO

■ SÃO DONATO DE SISTERON

■ SÃO SEBALDO

■ SÃO TIMÓTEO DE GAZA

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: O amor é a lei. Amar a Deus e ao próximo é o princípio que unifica todos os nossos compromissos na vida - Amarás o Senhor, teu Deus – Mt 22,34-40

 

Ó Deus, nosso protetor, volvei para nós o vosso olhar e contemplai a face do vosso ungido, porque um dia em vosso templo vale mais que outros mil (Sl 83,10s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Ao povo desanimado e desesperançado, como “ossos ressequidos”, Deus vem com seu poder renovador. Ele é o doador da vida e do amor. Confiemos ao Senhor todas as nossas aflições.

 

– Oração 

 

“PAI, QUE O MEU AMOR A TI SE MANIFESTE NA SOLIDARIEDADE PARA COM O MEU PRÓXIMO. E QUE A COMUNHÃO COM O MEU PRÓXIMO EXPRESSE MEU PROFUNDO AMOR POR TI.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus preparastes para quem vos ama bens que nossos olhos não podem ver; acendei em nossos corações a chama da caridade para que, amando-vos em tudo e acima de tudo, corramos ao encontro das vossas promessas que superam todo desejo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 19 de junho de 2022 sexta-feira da 20ª Semana Tempo Comum

 

– Liturgia da Palavra 

O único caminho que o cristão tem para testemunhar ao mundo o amor a Deus é o amor aos irmãos e irmãs, transmitindo-lhes vida e esperança.

 

 

1ª Leitura (Ez 37,1-14) – Ossos ressequidos, escutai a palavra do Senhor! Vou abrir as vossas sepulturas e conduzir-vos para a terra de Israel.  Leitura da Profecia de Ezequiel:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 1a mão do Senhor estava sobre mim e, por seu espírito, ele me levou para fora e me deixou no meio de uma planície cheia de ossos, 2e me fez andar no meio deles em todas as direções. Havia muitíssimos ossos na planície e estavam ressequidos. 3Ele me perguntou: “Filho do homem, será que estes ossos podem voltar à vida?” E eu respondi: “Senhor Deus, só tu o sabes”. 4E ele me disse: “Profetiza sobre estes ossos e dize: Ossos ressequidos, escutai a palavra do Senhor! 5Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: Eu mesmo vou fazer entrar um espírito em vós e voltareis à vida. 6Porei nervos em vós, farei crescer carne e estenderei a pele por cima. Porei em vós um espírito, para que possais voltar à vida. Assim sabereis que eu sou o Senhor”. 7Profetizei como me foi ordenado. Enquanto eu profetizava, ouviu-se primeiro um rumor e, logo, um estrondo quando os ossos se aproximaram uns dos outros. 8Olhei e vi nervos e carne crescendo sobre os ossos e, por cima, a pele que se estendia. Mas não tinham nenhum sopro de vida. 9Ele me disse: “Profetiza para o espírito, profetiza, filho do homem! Dirás ao espírito: Assim diz o Senhor Deus: Vem dos quatro ventos, ó espírito, vem soprar sobre estes mortos, para que eles possam voltar à vida”. 10Profetizei como me foi ordenado, e o espírito entrou neles. Eles voltaram à vida e puseram-se de pé: era uma imensa multidão! 11Então ele me disse: “Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. É isto que eles dizem: ‘Nossos ossos estão secos, nossa esperança acabou, estamos perdidos!’ 12Por isso, profetiza e dize-lhes: Assim fala o Senhor Deus: Ó meu povo, vou abrir as vossas sepulturas e conduzir-vos para a terra de Israel; 13e quando eu abrir as vossas sepulturas e vos fizer sair delas, sabereis que eu sou o Senhor. 14Porei em vós o meu espírito, para que vivais, e vos colocarei em vossa terra. Então sabereis que eu, o Senhor, digo e faço – oráculo do Senhor”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 107(106)

 

Dai graças ao Senhor, porque ele é bom, porque eterna é a sua misericórdia!

 

 

– 19 de junho de 2022 sexta-feira da 20ª Semana Tempo Comum

 

 – Evangelho do dia 

 

Amarás o Senhor teu Deus, e ao teu próximo como a ti mesmo.  (Mt 22,34-40)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Fazei-me conhecer vossa estrada, / vossa verdade me oriente e me conduza! (24,4s) 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, 34os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo 35e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: 36“Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?” 37Jesus respondeu: “‘Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento!’ 38Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. 40Toda a Lei e os Profetas dependem desses dois mandamentos”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/  

 

 

19/08/22 20ª SEXTA-FEIRA TC – C

 

Mateus 22,34-40: “Os fariseus... se reuniram em grupo, e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: - Mestre, qual é o maior mandamento da Lei? Jesus respondeu: - Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento!’ Esse é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”.

 

Senhor, o seu povo vivia sufocado pelas inúmeras leis religiosas que lhes eram impostas.

Somente a Torá continha mais de 600 regras, cuja observância identificava quem era bom e quem era mau.

Por isso, os fariseus vieram provocá-lo, para ver até que ponto o senhor tinha conhecimento dessas leis.

Sua resposta evidenciou qual é a essência de todas as leis, regras e tradições humanas, da qual dependia a validade de todas as leis e a verdade de todas as profecias: o amor a Deus e o amor ao próximo.

Sua resposta foi ainda mais importante, porque o senhor interligou definitivamente o amor a Deus ao amor ao próximo, pois “aquele que não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê” (1Jo 4:20), e torna-se um mentiroso.

Senhor, nós também vivemos sufocados por tantas leis e tradições, que mais nos desviam do que nos conduzem ao amor a Deus e ao próximo.

Facilmente, apelamos para a lei, raramente, apelamos para o amor.

No entanto, para a nossa fé cristã, toda lei que não serve ao amor é inválida e inútil, por mais impositiva que seja.

É o amor que dá substância às nossas orações e celebrações, é o amor que deve motivar nosso comportamento moral e social, é o amor que nos salva do pecado e nos perdoa, é o amor que nos faz perdoar e reconciliar, é o amor que deveria condicionar as instituições da família e as estruturas da sociedade nacional e internacional.

 

Senhor, essa tem sido a falha fundamental da história humana, como também tem sido a salvação para todos aqueles que aceitam a sua palavra.

Que seu Espírito grave em nossos corações e em nossas consciências esses dois mandamentos essenciais, com força suficiente para conduzirem toda a nossa existência.

 

Maria santíssima, Mãe do nosso povo, ninguém como a senhora amou tanto a Deus, a seu Filho e nos ama a todos nós. Por isso, está mergulhada na comunhão de amor da Trindade santa. Ensine-nos a viver a essência do Evangelho do seu Filho, na ternura e no cuidado com nossos irmãos e irmãs. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus fez calar os saduceus por causa da hipocrisia deles. Os fariseus, igualmente, são fingidos. Eles estão preocupados com a forma da Lei e se esquecem de que a vivência do amor verdadeiro independe da letra fria. Dom Luciano Mendes de Almeida costumava dizer que “o segredo da felicidade está em sermos fiéis à verdade e às exigências do amor”. A frase traduz bem o que Jesus responde aos fariseus: o amor verdadeiro é exigente. Amar a Deus implica amar o próximo. E o próximo nem sempre é bom.  Não é fácil. A comunidade, porém, conta com a força do Espírito Santo, fonte do amor. Amar, portanto, não depende somente de nossas próprias forças. Faz-se necessária uma disposição dócil ao Espírito, que é amor. Jesus é o modelo do cumprimento pleno de toda Lei e os Profetas. A cruz é a maior prova.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 22,34-40 - O amor a Deus e o amor ao próximo são inseparáveis

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Neste dia que se inicia, desejamos, no encontro com o Senhor por meio da leitura orante, entregar a Ele tudo o que iremos viver e pedir-lhe as luzes e as graças necessárias para nossa caminhada.

 

Silenciando seu coração, repita algumas vezes a oração: “Espírito Santo, necessitamos de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir”.

 

1. Leitura (Verdade)

Leia o texto do Evangelho de hoje com bastante calma, quantas vezes julgar necessário, e destaque os verbos que mais lhe chamaram atenção. Procure compreender o contexto do relato: lugares, pessoas, perguntas que são feitas… Em seguida responda: quais são as palavras e os gestos de Jesus? Qual tema perpassa a discussão dos personagens? Que mensagem o texto transmite?

 

“O povo de Deus era regido por muitas leis e mandamentos, escritos e orais. Jesus sabiamente indicou o eixo de todos os mandamentos de Deus: amar a Deus e amar ao próximo. A Deus, com todas as forças. Ao próximo, como a si mesmo. Atentos às regras e normas que vão se juntando com o tempo, podemos perder o foco principal. Em tudo, a glória de Deus e o nosso bem (o meu e o do outro). Não deixar Deus de fora. Não deixar o próximo de fora. Os mandamentos e normas civis ou religiosas detalham esse “maior mandamento”, e são também avaliados por Deus. O amor é a lei. Amar a Deus e ao próximo é o princípio que unifica todos os nossos compromissos na vida.”

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Procuro compreender o que o Senhor me diz por meio desse relato bíblico. Por que será que Jesus incomodava tanto?

Como é minha fé? Como a dos fariseus que procuro Jesus para provocá-lo?

Permaneça por alguns instantes em silêncio e procure sintetizar em poucas palavras o apelo que a Palavra de Deus lhe faz.

 

3.Oração (Vida)

“Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a Ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir. Com simplicidade, queremos aprender de Vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por Vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus, renunciando a nós mesmos, para buscar, em tudo, a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando plenamente o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem, para que assim vos possamos possuir eternamente no céu. Amém.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

O maior mandamento é o do amor. Uma religião sem amor não tem razão para existir. Como você pretende viver os apelos que o senhor lhe revelou neste dia?

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.