sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Tu és Pedro e eu te darei as chaves do Reino dos Céus. - (Mt 16,13-19)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 FEVEREIRO  CARNAVAL  
 GARÇA/SP, 22 DE FEVEREIRO DE 2019 (sexta-feira) 053º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
A VIDA É MUITO CURTA PARA GENTE NÃO DIZER O QUE SENTE DE VERDADE.
(Leticia Serralvo)

 Datas Comemorativas 
■ DIA INTERNACIONAL DO MAÇOM
DIA MUNDIAL DO PENSAMENTO
DIA DA CRIAÇÃO DO IBAMA
SEMANA INTERNACIONAL DA AMIZADE

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Abaíra - São Desiderio (Bahia) Andradas (Sergipe) Santa Teresa (Espírito Santo)São Félix do Tocantins (Tocantins)Westfália (Rio Grande do Sul)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:  LEONARDO DAGUANE INUCENCIO (Macrocontábil Conessa - Garça /SP) LUCILA CRISTINA PALADIN DE ANDRADE (Systh Informática -Garça /SP) MARIA CELIA RIBEIRO LEME DA SILVA (Eq. 02 ENS APARECIDA Setor de Garça /SP) JOSÉ ALVES PINHO FILHO (Lions Clube de Valparaíso /SP) CESAR VINICIUS LACERDA VITA (Lions Clube de Ilha Solteira /SP) MARIA CELESTE GÓES (Lions Clube de São Roque /SP) VANESSA DA SILVA ESTEVES (Gália /SP) MARCOS APARECIDO FIDÊNCIO (Jornalista-Garça /SP)MARIA JULIA CRUZ (Garça /SP)  GEISYELLE SILVA BOFETTI (Garça /SP) ELVIRA BRAGA (Mogi Mirim/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO: Padre JOSÉ ORANDI DA SILVAó1992ó27 ANOS ó (Vigário Episcopal da Região Pastoral I e Administrador Paroquial da Catedral São Bento Marilia/SP) Padre NELSON BERNARDINO LOPESó1992ó27 ANOS ó (Pároco da Paroquia da Imaculada Conceição de Parapuã /SP)

 Santo do Dia 
■ FESTA DA CÁTEDRA DE SÃO PEDRO, APÓSTOLO
Sob o símbolo da cátedra, esta festa salienta a missão de mestre e pastor conferida a Pedro e aos seus sucessores. “A Cátedra de Pedro é sinal da autoridade de Cristo, fundamentada na fé e no amor” (Bento 16).  
SANTA MARGARIDA DE CORTONA

- O Senhor disse a Simão Pedro: Roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça. E tu, por tua vez, confirma os teus irmãos (Lc 22,32).
■ Inspirado por Deus, Pedro reconhece Jesus como o Messias. Celebrando a Cátedra de Pedro, professemos também nós a nossa fé em Cristo, enviado do Pai, e peçamos-lhe a graça de testemunhá-lo com palavras e obras.
– Oração 
“SENHOR JESUS, CRIA NO MEU CORAÇÃO O MESMO AMOR POR TI E POR TUA IGREJA, QUE PUSESTE NO CORAÇÃO DE PEDRO E DE PAULO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Concedei, ó Deus todo-poderoso, que nada nos possa abalar, pois edificastes a vossa Igreja sobre aquela pedra que foi a profissão de fé do apóstolo Pedro. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– 6ª-feira da 6ª Semana      Do Tempo Comum – 22 de fevereiro de 2019 Cátedra de São Pedro, Apóstolo . Festa
Com sua promessa de fidelidade à humanidade, Deus lhe ensina a necessidade de agir conforme os pensamentos dele, seja no cuidado da criação, seja no seguimento de Jesus. 

1ª Leitura (1Pd 5,1-4) – Eu, presbítero como eles, testemunha dos sofrimentos de Cristo.  Leitura da Primeira Carta de São Pedro:

Caríssimos, 1exorto aos presbíteros que estão entre vós, eu, presbítero como eles, testemunha dos sofrimentos de Cristo e participante da glória que será revelada: 2Sede pastores do rebanho de Deus, confiado a vós; cuidai dele, não por coação, mas de coração generoso; não por torpe ganância, mas livremente; 3não como dominadores daqueles que vos foram confiados, mas antes, como modelos do rebanho. 4Assim, quando aparecer o pastor supremo, recebereis a coroa permanente da glória.  
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



– Salmos 
Salmo responsorial 22(23)
O Senhor é o pastor que me conduz,
não me falta coisa alguma.

Evangelho do dia
– 6ª-feira da 6ª Semana      Do Tempo Comum – 22 de fevereiro de 2019 Cátedra de São Pedro, Apóstolo . Festa
Tu és Pedro e eu te darei as chaves do Reino dos Céus. - (Mt 16,13-19)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Tu és Pedro, e sobre esta pedra / eu irei construir minha Igreja, / e as portas do inferno não irão derrotá-la (Mt 16,18).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Matheus.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” 14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. 15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” 16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”.
17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“O Senhor escolheu o apóstolo Pedro para estar à frente da Sua Igreja”
Pedro teve fraquezas, porém, não lhe faltou a assistência do Espírito Santo para superá-las e conduzir a Igreja de Cristo!
Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la” (Marcos 16,18).

No dia de hoje, temos a alegria de celebrar a Cátedra de São Pedro. Celebramos, na verdade, aquilo que Deus edificou e construiu sobre a figura de Pedro, a Sua Igreja. Aqui não é simplesmente o apóstolo Pedro, é Pedro como figura de unidade, como figura de quem deve unificar e, também, governar a Igreja de Cristo.
É importante entendermos a Igreja de Cristo em seu mistério mais profundo. Porque a Igreja é o Corpo de Cristo, onde Ele mesmo é a cabeça; Ele mesmo a governa e está à frente dela. Mas Cristo conta com pernas, cabeça e braços humanos para que a Sua Igreja se estenda e se faça presente em todo o mundo.
A Igreja instituição, aquela necessária para o governo, para a organização e para a unidade do Corpo de Cristo; e a Igreja carisma, a que se faz presente, a que evangeliza, aquela que está em nossa casa e no mundo inteiro, são uma só Igreja e uma só cabeça: Cristo Jesus.
O Senhor não escolheu os anjos e nem os arcanjos para estarem à frente da Sua Igreja, e sim pessoas humanas
Cristo quis confiar e contar conosco, inclusive, com a nossa fragilidade humana, como também contou com a fragilidade humana do apóstolo Pedro. O Senhor não escolheu nem anjos e nem arcanjos para estarem à frente da Sua Igreja, e sim pessoas humanas.
E quando olhamos para as pessoas humanas, a começar por Pedro, percebemos que ele teve fraquezas. Porém, não lhe faltou a assistência do Espírito Santo para superá-las e para conduzir a “barca” de Cristo. Ao longo de toda a história, já foram 266 homens que estiveram conduzindo a “barca” da Igreja, são os sucessores do apóstolo Pedro.
Cátedra é a cadeira. A cadeira de quem está ali para governar, dirigir; para garantir a unidade do mistério da fé, do mistério da Igreja. Com a celebração litúrgica de hoje, acima de tudo, o nosso convite é o de nos unirmos enquanto Igreja; ou seja, tomarmos consciência do nosso papel na edificação da Igreja de Cristo. E, depois, amar muito a Igreja, não a desprezar e não cair naquilo que é a visão mundana, onde trata a Igreja como se fosse uma instituição qualquer. Ela é uma instituição divina, ainda que seja constituída por homens pecadores, frágeis, mas nunca lhe faltou a assistência do Espírito Santo. A promessa de Jesus, a de que o inferno nunca poderá vencê-la, é porque o inferno nunca poderá vencer o poder de Cristo.
Ainda que tenhamos homens revestidos de fragilidades, a graça de Cristo é maior do que toda fragilidade humana. Por isso, hoje, declaramos o nosso amor à Igreja, à unidade da Igreja; declaramos o nosso amor àquele que está na cabeça da Igreja como representante de Cristo.
Francisco, tu és Pedro para a nossa Igreja, e precisamos que estejas conduzindo e direcionado a Igreja de Cristo, para que ela seja sempre fiel ao Senhor.  
Deus abençoe você!

– Reflexão - A Transfiguração: o mistério de Jesus como “Luz de Luz”
Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, depois da confissão de Pedro, o evangelista Marcos (e também Mateus e Lucas) relata a cena da Transfiguração. Isso não é casual! No conjunto do acontecimento, enquanto o Pai "acredita" ao Filho, sobressai a conexão ―anteriormente rejeitada por Pedro― entre cruz e gloria: a cruz é a exaltação de Jesus e sua exaltação não ocorre noutro lugar diferente da cruz.

Além disso, a Transfiguração aparece como um acontecimento de oração: na conversação de Jesus com o Pai, percebemos a íntima compenetração de seu "ser com Deus", que se converte em pura luz. Em seu "ser um com o Pai", Jesus mesmo é "Luz de Luz". Nesse momento percebe-se também pelos sentidos, o que Jesus é no mais íntimo de si, o que Pedro intuía em sua confissão: seu próprio "ser luz" como Filho.

―Maria concedei-nos o dom de abrir os olhos do coração ao mistério da luz de Deus e a experimentar a alegria dos filhos da luz.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
Conhecida já em meados do século IV, esta festa nasceu do costume de se deixar uma cadeira (cátedra) vazia destinada a determinados mortos. Ora, por desconhecer o verdadeiro dia da morte de Pedro, a comunidade cristã de Roma o comemorava no dia 22 de fevereiro. Só mais tarde é que esta “cátedra” mortuária foi interpretada no sentido de cátedra episcopal, passando a se ver aí a tomada de posse da Igreja de Roma por parte do apóstolo Pedro. Na celebração eucarística, a oração do dia reforça o atual significado da festa: “Concedei, ó Deus todo-poderoso, que nada nos possa abalar, pois edificastes a vossa Igreja sobre aquela pedra que foi a profissão de fé do apóstolo Pedro”. Ótima ocasião para unir-nos ao papa e rezar por suas intenções.
 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

– Leitura Orante 
Autor Ir. Patrícia Silva, fsp
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 16,13-19 - Nasce a Igreja!
Oração Inicial
Preparo-me para a Leitura Orante, hoje, Dia de São Pedro e São Paulo, rezando:
Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.
Divino Espírito Santo,
amor eterno do Pai e do Filho,
eu vos adoro, louvo e amo!
Peço-vos perdão por todas as vezes que vos ofendi
em mim e no meu próximo.
Vinde, com a plenitude de vossos dons,
nas ordenações, nas consagrações e nas crismas!
Iluminai, santificai, aumentai o zelo apostólico!
Espírito de verdade,
consagro-vos a minha inteligência,
imaginação e memória.
Iluminai-me!
Dai-me conhecer Jesus Cristo Mestre.
Revelai-me o sentido profundo do Evangelho
e de tudo o que ensina a santa Igreja.
(Bem-aventurado Tiago Alberione)
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia,  o texto Mt 16,13-19, observando o testemunho de fé de Pedro.
Jesus foi para a região que fica perto da cidade de Cesareia de Filipe. Ali perguntou aos discípulos:
- Quem o povo diz que o Filho do Homem é?
Eles responderam:
- Alguns dizem que o senhor é João Batista; outros, que é Elias; e outros, que é Jeremias ou algum outro profeta.
- E vocês? Quem vocês dizem que eu sou? - perguntou Jesus.
Simão Pedro respondeu:
- O senhor é o Messias, o Filho do Deus vivo.
Jesus afirmou:
- Simão, filho de João, você é feliz porque esta verdade não foi revelada a você por nenhum ser humano, mas veio diretamente do meu Pai, que está no céu. Portanto, eu lhe digo: você é Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e nem a morte poderá vencê-la. Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu; o que você proibir na terra será proibido no céu, e o que permitir na terra será permitido no céu..
Refletindo
O Evangelho descreve o momento em que Jesus conferiu a Pedro o primado na Igreja: “Você é Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e nem a morte poderá vencê-la. Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu; o que você proibir na terra será proibido no céu, e o que permitir na terra será permitido no céu”. Desde então, a sucessão a Pedro nunca se interrompeu. Bento XVI é o 266º (Ducentésimo, sexagésimo sexto) sucessor de Pedro. Por isso, hoje, é também o Dia do Papa.
Com São Pedro, celebramos a outra "coluna" da Igreja, São Paulo Apóstolo, que foi o grande comunicador do Evangelho. Disse São Paulo, na segunda carta a Timóteo: "O Senhor esteve ao meu lado e me deu forças. Ele fez com que a mensagem fosse anunciada por mim integralmente, e ouvida por todas as nações" (2Tm 4,17).
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) - O Evangelho descreve o momento em que Jesus conferiu a Pedro o primado na Igreja: “Você é Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e nem a morte poderá vencê-la. Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu; o que você proibir na terra será proibido no céu, e o que permitir na terra será permitido no céu”. Desde então, a sucessão a Pedro nunca se interrompeu. Bento XVI é o 266º (Ducentésimo, sexagésimo sexto) sucessor de Pedro. Por isso, hoje, é também o Dia do Papa.
Com São Pedro, celebramos a outra "coluna" da Igreja, São Paulo Apóstolo, que foi o grande comunicador do Evangelho. Disse São Paulo, na segunda carta a Timóteo: "O Senhor esteve ao meu lado e me deu forças. Ele fez com que a mensagem fosse anunciada por mim integralmente, e ouvida por todas as nações" (2Tm 4,17)..
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - O que o texto me leva a dizer a Deus?
Pensando em nossa Igreja e nas necessidades que tem, rezamos:
Pai nosso.... 4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Meu novo olhar a partir da Palavra é iluminado também pelo pensamento do papa Bento XVI, sobre todas as pessoas, em especial as mais carentes, que precisam sentir a proximidade da Igreja. Disse ele aos Bispos em Aparecida: “O povo pobre das periferias urbanas ou do campo necessitam sentir a proximidade da Igreja, seja no socorro de suas necessidades mais urgentes, como também na defesa de seus direitos e na promoção de uma sociedade fundamentada na justiça e na paz. Os pobres são os destinatários privilegiados do Evangelho ”. (DAp 550).
BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.