sábado, 26 de agosto de 2023

COMECE O DIA FELIZ! ■ Eles falam e não praticam. – (Mt 23,1-12)

 

 


ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 A G O S T O – DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO

 AGOSTO BRANCO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PULMÃO

 A G O S T O – VERDE CLARO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE COMBATE AO LINFOMA

 A G O S T O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA

 AGOSTO LILÁS - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER  

  GARÇA/SP, 26 DE AGOSTO DE 2023 (sábado) 238º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

–■ COMECE O DIA FELIZ! ■–

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

QUER FAZER ALGO PARA PROMOVER A PAZ MUNDIAL? VÁ PARA CASA E AME SUA FAMÍLIA.

(Santa Madre Tereza de Calcutá)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DA DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO

DIA INTERNACIONAL DA IGUALDADE DA MULHER

DIA DA TOMATINA

DIA DO CACHORRO

DIA ESTADUAL (SP) DA SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS

DIA DA INDEPENDÊNCIA DA NAMÍBIA

DIA DA FUNDAÇÃO DO ESTÁDIO GOVERNADOR ALBERTO TAVARES SILVA (ALBERTÃO) EM TERESINA-PI

SEMANA NACIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL (21 a 27 de agosto)

SEMANA NACIONAL DA CRIANÇA EXCEPCIONAL (22 a 28 de agosto)–  

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Brejo Santo (Ceará) Campo Grande (Mato Grosso do Sul) Cruzeiro do Oeste (Paraná) Dianópolis (Tocantins) Navegantes (Santa Catarina) Rosário Oeste  - Nova Maringá (Mato Grosso)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ROSENEIDE GONÇALVES DOS SANTOS MILHORANÇA (EQ 01 ENS de LOURDES do Setor de Garça /SPDÉCIO TAVARES NUNES (Lions Clube de Garça /SP) RENATA ARAUJO CALDAS (m/prima – Brasília /DF) MARIA CLÁUDIA MENDONÇA (Advogada em Alvinlândia / SP) SILVIA HELENA BUKVICH (Garça /SP)MARIA SOLANGE GIMENEZ BEZERRA (Lions Clube de Bauru Norte /SP) JANIE OLIVEIRA ALMEIDA (Lions Clube de Penápolis /SP) JOVELINO VENTURIM FILHO (PDG-Lions Clube Nova Venécia /ES) SUELY RODRIGUES FRASCARELLI (Lions Clube de Pederneiras /SP) KARINA CASANOVA RODRIGUES (Lions Clube Paraguaçu Paulista /SP) CASSIANO DALBEM (Lions Clube de Frederico Westphalen /RS) DANIEL GROSSI (Garça /SP)PATRICIA CRUDI (Garça /SP)GI BEGHINI (Garça /SP)  ■JESUS FERREIRA (IAPEN Garça /SP) FREI LUCAS DE OLIVEIRA DOS SANTOS, OFM!  (Custódia Franciscana Franca /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

■ NOSSA SENHORA DE CZESTOCHOWA

BEATO ZEFERINO NAMUNCURÁ

SANTA TERESA DE JESUS JORNET-E-IBARS

SANTA JOANA ISABEL BICHIER DES ÂGES

SANTA MARIA DE JESUS CRUCIFICADO DA FRANÇA

SANTO ADRIANO

SANTO ANASTÁSIO

SANTO ALEXANDRE DE BÉRGAMO

SANTO ELEUTÉRIO DE AUXERRE

SÃO MAXIMILIANO MÁRTIR

SÃO MELQUÍSEDEC

SÃO VITOR DE CESAREIA

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando lemos, ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

 

VÓS TODOS SOIS IRMÃOS - Mt 23,1-12 - Um só Pai, um só Mestre!

 

Ó Deus, nosso protetor, volvei para nós o vosso olhar e contemplai a face do vosso ungido, porque um dia em vosso templo vale mais que outros mil (Sl 83,10s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Deus tece a história da salvação servindo-se dos acontecimentos corriqueiros de famílias ou pessoas específicas. Aprendamos a prestar atenção nos meios pelos quais o Senhor nos comunica sua mensagem e, em todas as situações, tenhamos em Cristo o guia seguro da nossa vida.

 

– Oração 

 

“PAI, REVESTE-ME DE HUMILDADE E SIMPLICIDADE, PARA QUE EU SEJA DISPONÍVEL PARA SERVIR O MEU PRÓXIMO, NA MAIS PURA GRATUIDADE.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus preparastes para quem vos ama bens que nossos olhos não podem ver; acendei em nossos corações a chama da caridade para que, amando-vos em tudo e acima de tudo, corramos ao encontro das vossas promessas que superam todo desejo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 379

 

 

– 26 de agosto de 2023 sábado da 20ª Semana do Tempo Comum

 

– Liturgia da Palavra 

A coerência de vida de Rute a conduz aos braços de Boaz, e dessa união nascerá um fruto abençoado por Deus. Jesus nos previne contra os que conhecem a fundo a Bíblia, aplicam-na para corrigir os outros, mas eles mesmos “não praticam” seus ensinamentos.

 

 

1ª Leitura (Rt 2,1-3.8-11, 4,13-17) – Bendito seja o Senhor, que não permitiu que faltasse um sucessor à tua família. Ele foi o pai de Jessé, pai de Davi.   Início do Livro de Rute:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

1Noemi tinha um parente por parte do marido, homem poderoso e muito rico, da família de Elimelec, chamado Booz. 2Rute, a moabita, disse à sua sogra: “Permite que eu vá ao campo apanhar espigas, onde possa encontrar quem se mostre clemente para comigo”. Noemi respondeu: “Vai, minha filha”. 3Rute foi, pois, colher espigas num campo atrás dos ceifeiros. Aconteceu que aquele era justamente o campo de Booz, parente de Elimelec. 8E Booz disse a Rute: “Ouve, minha filha, não vás apanhar espigas a outro campo e não te afastes daqui, mas junta-te às minhas servas. 9Observa onde estão ceifando e vai atrás delas; pois ordenei aos meus servos que ninguém te moleste. Quando tiveres sede, vai aos cântaros e bebe da água de que bebem os meus servos”. 10Então Rute, caindo-lhe aos pés, inclinou-se profundamente e disse: “Como pude encontrar graça a teus olhos e te dignaste fazer caso de mim, uma mulher estrangeira?” 11Respondeu-lhe Booz: “Contaram-me tudo o que fizeste por tua sogra, depois da morte de teu marido: como deixaste teus pais e a terra onde nasceste e vieste para um povo que antes não conhecias”. 4,13Então Booz tomou Rute e recebeu-a como esposa. Uniu-se a ela e o Senhor concedeu-lhe a graça de conceber e dar à luz um filho. 14As mulheres diziam a Noemi: “Bendito seja o Senhor, que não permitiu que faltasse um sucessor à tua família e quis que o seu nome se conservasse em Israel, 15para que tenhas quem console a tua alma e te sustente na velhice, porque nasceu um menino de tua nora, que te ama e é para ti melhor que sete filhos”. 16E Noemi tomou o menino, colocou-o no colo e serviu-lhe de ama. 17As vizinhas congratulavam-se com ela, dizendo: “Nasceu um filho a Noemi!”, e deram-lhe o nome de Obed. Ele foi o pai de Jessé, pai de Davi.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 128(127)

 

Será assim abençoado todo aquele que respeita o Senhor.

 

 

– 26 de agosto de 2023 sábado da 20ª Semana do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Eles falam e não praticam.   (Mt 23,1-12)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Vós tendes um só Pai, que está no céu, / vosso guia é um somente, é o Messias (Mt 23,9s). 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

[A forma breve está entre colchetes.]

Naquele tempo, 1Jesus falou às multidões e aos seus discípulos: 2“Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. 3Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. 4Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los nem sequer com um dedo. 5Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços e põem na roupa longas franjas. 6Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas. 7Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre. 8Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. 9Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. 10Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é o vosso Guia, Cristo. 11Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. 12Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

26/08/23 20º Sábado TC - A

 

Mateus 23,8-11: Disse Jesus: - “Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é o vosso Guia, Cristo. Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”.

 

Jesus, o senhor jamais se identificou com os líderes religiosos do seu povo, porque eram quase todos arrogantes, sentiam-se donos da religião, pregavam aos outros, mas não praticavam o que ensinavam, e se colocavam acima de todos na sociedade. O caminho que o senhor anunciou e praticou era bem diferente, e irritava demais os sacerdotes do templo, os mestres da lei, os fariseus, etc. Seu anúncio não exaltava Deus pelo seu poder e a sua grandeza, mas nos convidava a chamá-lo confiadamente de Pai e que nos tratássemos uns aos outros de igual para igual, como irmãos e irmãs. Que não devíamos ser seguidores de nenhum mestre e de nenhum guia desta terra, porque somente o senhor era o Caminho, a Verdade e a Vida, capaz de nos guiar na direção do Reino dos Céus.

Senhor, também em nossos dias se multiplicam mestres e guias, que falam e agem em seu nome, com propostas diversas e até contraditórias. Mas conseguem arrebanhar discípulos, criar movimentos, formar grupos e condicionar pessoas, que se tornam fanáticas de suas ideias. Senhor, não permita que nos iludamos com novidades supostamente religiosas, ainda que apelem ao seu nome. Que mantenhamos a fidelidade do nosso batismo, como membros da nossa Igreja, cujo sinal visível de unidade é o nosso Papa, legítimo sucessor de São Pedro. Que seu Espírito nos faça discernir que qualquer outro sinal, que contradiga o nosso Papa, corre o risco de ser um engano, uma ilusão e um erro perigoso, venha de onde vier.

 

Maria santíssima, desde o momento da Anunciação, seu Filho tornou-se seu mestre e seu guia, que a fez superar as tradições culturais antigas e abraçar a novidade do Evangelho do Reino dos Céus. Seja a educadora da nossa fé e o sinal vivo da nossa fidelidade ao verdadeiro Jesus de Nazaré. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

esus recomenda publicamente muita cautela contra os mestres da Lei e os fariseus, e aponta neles quatro atitudes reprováveis: eles impõem pesada carga de observâncias nas costas dos outros; fazem as coisas para serem vistos e admirados; ocupam os primeiros lugares nos banquetes e nas sinagogas; enfim, deleitam-se com os títulos humanos e apreciam que lhes façam reverência. Então, o que fazer? Assumir atitudes de humildade e não buscar títulos nem postos de honra. Aliás, na comunidade de Jesus, todos devem apresentar-se e viver com espírito de serviço, pois “o maior de vocês será aquele que presta serviço aos outros”. Quanto aos títulos e deferências, sejam atribuídos a quem se deve: Somente Deus é o verdadeiro Pai; somente Cristo é o verdadeiro Mestre de todos. Destaca-se o valor da irmandade.

 

 (autor: (Dia a Dia com o Evangelho 2023) – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 23,1-12 - Um só Pai, um só Mestre!

 

LEITURA ORANTE

 

Os pensamentos de Deus são mais elevados que os nossos, ainda que se expressem por gestos de simplicidade aos nossos olhos. A mente de Deus é infinitamente maior que a nossa, e a Sua sabedoria é tão gigantesca, que não há como dimensioná-la. Contudo, Ele se fez servo, coerente em suas palavras e ações, sem exaltação, com toda a humildade.

 

Iniciemos a oração em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Peçamos que as luzes do Espírito Santo venham e renovem em nós os dons, para compreendermos melhor a Palavra. “Vinde, ó Espírito Santo, e iluminai-nos com a chama do vosso amor. Amém

 

1. Leitura (Verdade)

Observe para quem Jesus está falando e o que ele acentua na prática de seus ouvintes.

 

A estrutura da religião dos fariseus e doutores da Lei dificulta, aos olhos de Jesus, a espontaneidade e a experiência de amor entre a criatura e o Criador. Jesus ensina, a partir da prática judaica, como não deve ser o relacionamento com o poder e com os mais vulneráveis.

É interessante observar que as falhas dos outros podem indicar como não agir e, ao mesmo tempo, inspirar um jeito novo de ser e de viver. Porém, o fio da meada, isto é, o segredo de tudo, está na vivência da humildade. Quem é humilde sempre será exaltado aos olhos de Deus. O espaço para o orgulho e a autossuficiência já deixou de existir. Seguir Jesus supõe ser capaz de aderir ao jeito manso e humilde de ser e de conviver

 

2. Meditação (Caminho)

Neste momento de meditação, você é convidado/a a escutar o que o Senhor tem a lhe dizer, por isso, não se distraia com outra coisa que não seja a Palavra de Deus. Procure ouvir a voz do Senhor.

Tenho sido coerente com minha vida e minha fé?

Tenho levado a sério meu processo de conversão e crescimento cotidiano?

Falo com as pessoas segundo o espirito do evangelho?

E com Deus, falo em sintonia com seu Espírito ou segundo o espirito do mundo?

3.Oração (Vida)

Neste momento de meditação, você é convidado/a a escutar o que o Senhor tem a lhe dizer, por isso, não se distraia com outra coisa que não seja a Palavra de Deus. Procure ouvir a voz do Senhor.

Tenho sido coerente com minha vida e minha fé?

Tenho levado a sério meu processo de conversão e crescimento cotidiano?

Falo com as pessoas segundo o espirito do evangelho?

E com Deus, falo em sintonia com seu Espírito ou segundo o espirito do mundo?

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Que sentimento você experimenta neste momento? O que você deseja fazer hoje para reforçar a energia de sua fé? Manter a coerência em seu falar e agir?

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP