quarta-feira, 30 de junho de 2021

■COMECE O DIA FELIZ!■Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo? – (Mt 8,23-27)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J U N H O – MÊS DAS FESTAS JUNINAS – DIA DOS NAMORADOS  –

 J U N H O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A DOAÇÃO DE SANGUE

 J U N H O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ANEMIA E LEUCEMIA

 J U N H O – VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DO MEIO AMBIENTE

 GARÇA/SP, 29 DE JUNHO de 2021 (terça-feira) 180 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

NÃO HÁ NO MUNDO EXAGERO MAIS BELO QUE A GRATIDÃO.

(Jean de la Bruyere)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO CAMINHONEIRO

 DIA NACIONAL DO BUMBA MEU BOI

 DIA NACIONAL DO FISCAL FEDERAL AGROPECUÁRIO

 DIA DO ASTEROIDE

 DIA DO GESSEIRO

 DIA DAS MÍDIAS E REDES SOCIAIS

 DIA DO PARLAMENTARISMO

 DIA DO PROFISSIONAL EM BIOTECNOLOGIA

 SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIOS

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Comendador Levy Gasparian - Japeri (Rio de Janeiro) Januária (Minas Gerais) Porto Seguro (Bahia) Salitre (Ceará) Viana (Maranhão)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  CIDA TRAMONTINA ARAUJO (m/prima Telcar Brasília/DF) VICTOR HUGO e JOÃO GABRIEL FRASSON GONZALES (filhotes do CCLL Luciana e Roberto Gonzales-RCG- Lions Clube de Garça /SPFABIANA ANTONIO HORNI (Garça /SP) ALIPIA ALMEIDA (Lions Clube de Araruama /RJ)MARIO DOS SANTOS (EQ 05 ENS de FÁTIMA Setor de Garça /SP) ELIDA NASCIMENTO DA CUNHA (Marilia/SP) LUCIANA DE TOLEDO FERREIRA LEME (Curitiba/PR) ADEMIR F FABBRON (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO: NANI e SAULOó(EQ 01 ENS do Perpétuo Socorro Setor de Garça /SP)

 

 Santo do Dia 

■ SANTOS PROTOMÁRTIRES DA IGREJA DE ROMA

■ SANTO ADOLFO

■ SÃO RAIMUNDO LÚLIO

■ SÃO MARÇAL DE LIMOGES

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem? – Mt 8,23-27

É nos momentos de crise e dificuldades diante do mundo que a comunidade cristã mostra se acredita ou não na presença de Jesus em seu meio.

 

- Povos todos, aplaudi e aclamai a Deus com brados de alegria. (Sl 46,2)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Deus é o Deus da vida, não da morte. Ele prova a fé de Abraão e o recompensa, salvando Isaac, esperança do povo eleito. Recordemos que nossa fé, dom de Deus, depende de nossa boa vontade para se exprimir.

 

– Oração 

 

PAI, PÕE NO MEU CORAÇÃO A CERTEZA DE QUE O RESSUSCITADO ESTÁ COMIGO E ME DÁ FORÇA NOS MOMENTOS DE TRIBULAÇÃO. E, ASSIM, EU DÊ PROVAS DE QUE A MINHA FÉ É SÓLIDA.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, pela vossa graça, nos fizestes filhos da luz. Concedei que não sejamos envolvidos pelas trevas do erro, mas brilhe em nossas vidas a luz da vossa verdade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 354

 

– 30 de junho de 2021  4ª-feira da 13ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Jesus, o Filho de Deus, derrota as forças do mal. Entretanto, nem todos estão preparados para acolher a Boa-nova do Reino. 

 

1ª Leitura (Gn 19,15-29)  – O filho de uma escrava não pode ser herdeiro com o meu filho Isaac.   Leitura do Livro do Gênesis:

 

Naqueles dias, 1Deus pôs Abraão à prova. Chamando-o, disse: “Abraão!” E ele respondeu: “Aqui estou”. 2E Deus disse: “Toma teu filho único, Isaac, a quem tanto amas, dirige-te à terra de Moriá e oferece-o ali em holocausto sobre um monte que eu te indicar”. 3Abraão levantou-se bem cedo, selou o jumento, tomou consigo dois dos seus servos e seu filho Isaac. Depois de ter rachado lenha para o holocausto, pôs-se a caminho, para o lugar que Deus lhe havia ordenado. 4No terceiro dia, Abraão, levantando os olhos, viu de longe o lugar. 5Disse, então, aos seus servos: “Esperai aqui com o jumento, enquanto eu e o menino vamos até lá. Depois de adorarmos a Deus, voltaremos a vós”. 6Abraão tomou a lenha para o holocausto e a pôs às costas do seu filho Isaac, enquanto ele levava o fogo e a faca. E os dois continuaram caminhando juntos. 7Isaac disse a Abraão: “Meu pai”. ”Que queres, meu filho?”, respondeu ele. E o menino disse: “Temos o fogo e a lenha, mas onde está a vítima para o holocausto?” 8Abraão respondeu: “Deus providenciará a vítima para o holocausto, meu filho”. E os dois continuaram caminhando juntos. 9Chegados ao lugar indicado por Deus, Abraão ergueu um altar, colocou a lenha em cima, amarrou o filho e o pôs sobre a lenha em cima do altar. 10Depois, estendeu a mão, empunhando a faca para sacrificar o filho. 11E eis que o anjo do Senhor gritou do céu, dizendo: “Abraão! Abraão!” Ele respondeu: “Aqui estou!” 12E o anjo lhe disse: “Não estendas a mão contra teu filho e não lhe faças nenhum mal! Agora sei que temes a Deus, pois não me recusaste teu filho único”. 13Abraão, erguendo os olhos, viu um carneiro preso num espinheiro pelos chifres; foi buscá-lo e ofereceu-o em holocausto no lugar do seu filho. 14Abraão passou a chamar aquele lugar: “O Senhor providenciará”. Donde até hoje se diz: “O monte onde o Senhor providenciará”. 15O anjo do Senhor chamou Abraão, pela segunda vez, do céu 16e lhe disse: “Juro por mim mesmo – oráculo do Senhor – , uma vez que agiste deste modo e não me recusaste teu filho único, 17eu te abençoarei e tornarei tão numerosa tua descendência como as estrelas do céu e como as areias da praia do mar. Teus descendentes conquistarão as cidades dos inimigos. 18Por tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra, porque me obedeceste”. 19Abraão tornou para junto dos seus servos, e, juntos, puseram-se a caminho de Bersabeia, onde Abraão passou a morar.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 114(115)

 

Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido.

 

 

– 30 de junho de 2021  4ª-feira da 13ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?  (Mt 8,23-27)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Em Cristo, Deus reconciliou consigo mesmo a humanidade; / e a nós ele entregou essa reconciliação (2Cor 5,19). 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, 1entrando em um barco, Jesus atravessou para a outra margem do lago e foi para a sua cidade. 2Apresentaram-lhe, então, um paralítico deitado numa cama. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: “Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!” 3Então alguns mestres da Lei pensaram: “Esse homem está blasfemando!” 4Mas Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse: “Por que tendes esses maus pensamentos em vossos corações? 5O que é mais fácil, dizer: ‘Os teus pecados estão perdoados’ ou dizer: ‘Levanta-te e anda’? 6Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados” – disse, então, ao paralítico -, “levanta-te, pega a tua cama e vai para a tua casa”. 7O paralítico então se levantou e foi para a sua casa. 8Vendo isso, a multidão ficou com medo e glorificou a Deus, por ter dado tal poder aos homens. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Jesus liberta a nossa vida do poder do demônio”

 

“Então, a cidade toda saiu ao encontro de Jesus. Quando o viram, pediram-lhe que se retirasse da região deles”

(Mateus 8,34).

É Jesus que vai à região dos gadarenos. E, ao Seu encontro, dois homens desesperados possuídos pelo demônio, que estavam presos aos túmulos, foram ao encontro do Senhor clamando pela libertação, clamando para serem restaurados.

 

Aqueles homens eram tomados por demônios tão violentos que ninguém nem ousava passar perto deles. Eles eram tão brutos porque os demônios agitavam tanto aqueles homens, que eles, de fato, se tornavam violentos demais.

 

Jesus expulsa os demônios daqueles homens, mas aqueles demônios eram tantos, eram tantas realidades infernais e demoníacas que infernizam a vida daqueles dois homens, que aqueles demônios se agitaram tanto para sair deles, que pediram os próprios demônios para irem aos porcos.

 

“Os demônios tornam a nossa vida suja, pensamentos sujos e maldosos, pensamentos impuros e tortuosos”

 

Você sabe que, na cultura judaica, os porcos simbolizam a impureza, eles nem comem carne de porco porque o porco é um animal impuro e sujo, e o que os demônios estavam fazendo era tornar aqueles homens sujos, impuros e imundos. Estavam, de fato, lameando a alma deles como os demônios fazem com nossa vida.

 

Eles tornam a nossa vida suja, pensamentos sujos e maldosos, pensamentos impuros e tortuosos, e de uma forma profética estava ali os porcos que, ao mesmo tempo, faziam parte da economia daquela cidade, daquela região, que era os gadarenos.

 

Jesus não pensou duas vezes, tirou os demônios daqueles homens e jogou aos porcos, e os porcos tomados por aqueles demônios se atiraram monte abaixo e afogaram-se nas águas do mar.

 

Um espanto tomou conta de todos, mas qual foi o espanto? O espanto foi por causa dos porcos ou por causa dos dois homens libertos? Depende de quem está olhando; quem está preocupado com a sua economia ou com seu bolso, o espanto é com os porcos, com a manada de porcos que foi embora. Agora, quem está preocupado com o ser humano, quem está preocupado com a pessoa humana, está se rejubilando porque Jesus libertou duas vidas humanas do poder do mal.

 

O que vale uma manada de porcos diante de duas vidas que são libertas? Mas aqui é o “espírito de porco”, aqui é o espírito humano sujo, quando o ser humano só pensa em si, nos seus valores, nos seus bens e nas suas posses.

 

Expulsam a Jesus daquela cidade porque, para eles, os porcos são mais importantes do que os dois homens que são libertos do poder do mal. Se aqueles dois homens morressem, porque praticamente já tinham morrido, por eles já estavam até no cemitério. Jesus tirou aqueles homens do cemitério, da porta da morte e os libertou.

 

O que é mais importante para nós? O que é importante para a vida humana? E que lugar ocupa hoje o ser humano, o ser humano jogado, largado, que está hoje desprezado? Nós estamos mais voltados para a nossa economia, para os porcos ou estamos voltados para cuidar da criatura humana, tão singular no coração de Deus?

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus se vê diante de um paralítico trazido por mãos solidárias. Ao ver isso, valoriza-lhes a fé, mola propulsora que nos faz sair de nós mesmos e buscar a cura, a vida, a salvação. Jesus nada pergunta ao paralítico; com poucas palavras, liberta-o dos pecados. Desse modo, Jesus mostra claramente a natureza espiritual da sua obra no mundo onde o mal fundamental é o pecado. Agitam-se alguns doutores da Lei, que cochicham a respeito de Jesus: “Ele blasfema”. Jesus esclarece o equívoco: “O Filho do Homem tem na terra autoridade para perdoar pecados”. E dirigindo-se ao paralítico, ordena: “Levante-se…”. Se tem poder para perdoar pecados, também pode libertar dos males físicos. Os doutores da Lei ficam desconcertados e mudos. As multidões, ao invés, glorificam a Deus.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, Filho do Homem, visível é a imensa fé dos que depõem o paralítico a teus pés. Surpreendente é tua escolha: antes de curá-lo, tu lhe concedes o perdão dos pecados. Para ele, libertação e alegria. Para as multidões aí presentes, um misto de medo, reverência e admiração. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mt 8,28-34 - O valor supremo

Oração Inicial

 

Na leitura orante de hoje somos convidados a crer no poder de Jesus não só de acalmar a tempestade, mas de nos livrar de todo o mal.

 

“Ninguém pode nos tirar o valor, a dignidade que nos dá o imenso amor, o amor inabalável, que nos faz filhos de Deus. Ele sempre nos permite a cabeça levantar e de novo começar. “

 

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra

Qual é o contexto da narrativa? Quem são os dois homens que foram ao encontro de Jesus? O que pedem? Qual a ordem que Jesus dá? Como reage a cidade diante do acontecido?

 

“Os demônios eram figuras culturais da época e indicavam forças externas ao ser humano que o impediam de agir com autonomia. Refletindo a mentalidade da época, os demônios tinham o poder de atormentar a humanidade até o final. Eles reconheciam que a chegada de Jesus marcava o início da vitória de Deus sobre Satanás. A narrativa envolve as aparências do mal: túmulos, violência, os imundos porcos e, por fim, a derrocada final nas águas. Jesus, derrotando o mal, liberta seus filhos e filhas, que aceitam a libertação. Os habitantes de Gadara colocaram seus porcos acima do valor do Reino. Pediram que Jesus se afastasse de sua região. Em sua hierarquia de valores, colocaram o dinheiro acima da vida.”

 

2. Meditação (Caminho)

Essa passagem do Evangelho é exigente, pois precisamos entender que aqueles homens estavam excluídos e atormentados. Quais são as forças externas que nos aprisionam hoje, a mim e a sociedade? Eu dou a Deus a permissão de me libertar de toda e qualquer escravidão?

 

3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?

Ofereça a Deus os frutos da sua oração, da sua meditação da Palavra. Apresente a Ele os desejos que brotaram em seu coração…

Reze a oração que Jesus nos ensinou: “Pai-nosso “

 

4. Contemplação (Vida e Missão) O que levamos na menste e no coração para a vida?

Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? Quais compromissos você deseja assumir em sua vida?

 

Bênção

 

• O Senhor te abençoe e te guarde.

• O Senhor te mostre a sua face e se compadeça de ti.

• O Senhor volva seu rosto para ti e te dê a paz.

• O Senhor te abençoe.

• Amém!