sábado, 22 de janeiro de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Os parentes de Jesus diziam que estava fora de si. – (Mc 3,20-21)

 


 F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 2!!!  

ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 J A N E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

 J A N E I R O - B R A N C O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL

 GARÇA/SP, 22 DE JANEIRO de 2022 (sábado) 022º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 2!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

FELIZ AQUELE QUE TRANSFERE O QUE SABE E APRENDE O QUE ENSINA."

(Cora Coralina)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO SENADO

DIA DE APOLO - DEUS GREGO DO SOL

DIA  DA FUNDAÇÃO DO SENAI (SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL) NO RIO DE JANEIRO-RJ

DIA  DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE (UFAC) EM RIO BRANCO

DIA  DA FUNDAÇÃO DO ESTÁDIO ARENA MARINHO CHAGAS (ARENA DAS DUNAS) EM NATAL-RN

DIA  DA FUNDAÇÃO DO ESTÁDIO MARIA LAMAS FARACHE (FRASQUEIRÃO) EM NATAL-RN

DIA DO INÍCIO DA SEMANA NACIONAL DE COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): São Vicente (São Paulo) Veranópolis (Rio Grande do Sul) Pilão Arcado (Bahia) Ouro Velho (Paraíba) Lima Campos (Maranhão) Itaboraí - Nova Iguaçu - Paraíba do Sul (Rio de Janeiro) Icapuí (Ceará)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MARIA INÊS PORTELLINHA CASTRO (Equipe 02 ENS APARECIDA Setor de Garça /SP)HELIO ROBERTO PONSILAQUA DYONÍSIO (Dyonisio Relojoaria e Óptica - Equipe 12 ENS da SABEDORIA Setor de Garça /SP)TOSIHIRO IDA (PCC-LD1-Lions Clube Curitiba Batel /PR)CLAUDIO MATTANNA(PDG-LD3-Lions Clube de Rio Pardo /RS)DAISY AP BERTOLINI CONDE (Lions Clube de Penápolis /SP)Dirce FERREIRA Gelamo (Garça /SP) Suzana Martinez Tavares (Garça /SP)LEAnDRO SOUZA (Garça /SPANDRÉA MARTINS HIZUKURI (Garça /SP)Amanda Almeida Moretti Alves  (Garça /SP) VINICIUS MUNIZ LOUREIRO (Bauru /SP) ROGÉRIO CENI (São Paulo /SP

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: FRANCIELE DUARTE M. DA SILVA e SANDRO JOSÉ DA SILVAó2011ó11ANOSó (Equipe 14 ENS da PAZ Setor de Garça /SP)ELANER ALMEIDA e MAURO MARQUESó1977ó45ANOSó (Equipe 2A de N Sra Fátima-Setor de Marilia /SP)CAMILA CAROLINE BARBOSA IBRAHIM e GEORGES  IBRAHIM  FILHO ó2005ó17ANOSó (Lions Clube de Agudos /SP)

. Dia do ANIVERSÁRIO DE Ordenação Sacerdotal DO: Pe. VALDO BARTOLOMEU DE SANTANAó2000ó22anosó (Pároco da Paróquia Santo Antônio de Junqueirópolis/SP) Pe. ANDRÉ LUIZ MARTINS DOS SANTOSó2016ó06anosó(Administrador Paroquial Pró-Paróquia Santa Edwiges de Marília /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

SÃO VICENTE Espanhol

Vicente, que viveu na Espanha, no terceiro século foi um Diácono que ofereceu a Cristo o sacrifício da vida em companhia de seu bispo Valério, com quem tinha oferecido o sacrifício do altar. Imitando o exemplo desse mártir, oferecemos também nossa vida ao Senhor.

SÃO VICENTE PALLOTTI

Vicente Pallotti (Itália, 1795-1850), mente aberta às questões religiosas e sociais do seu tempo, preocupou-se com a propagação da fé e a vivência da caridade, percebendo, de forma visionária, a importância dos leigos na Igreja. No século 19, fundou a Família Palotina.

SÃO VICENTE de Saragoça

SANTO ANASTÁCIO DA PÉRSIA

SANTO ORÔNCIO

SANTO VÍTOR

 Beata Laura Vicuña

José Nascimbeni

Bem-Aventurado Guilherme José Chaminade

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Jesus voltou para casa – Mc 3,20-21

 

 

Que toda a terra se prostre diante de vós, ó Deus, e cante louvores ao vosso nome, Deus altíssimo! (Sl 65,4).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Esquecer o mal recebido e dispor do próprio tempo em favor do bem alheio são fortes ensinamentos para os cristãos. Que a face bondosa do Senhor resplandeça em nosso coração nesta liturgia e na vida do dia a dia.

 

– Oração 

 

SENHOR JESUS, RETIRA DO MEU CORAÇÃO O PRECONCEITO QUE ME IMPEDE DE VER, NA AÇÃO DOS POBRES E HUMILDES, A EXPRESSÃO DA AÇÃO MISERICORDIOSA DE DEUS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Deus eterno e todo-poderoso, que governais o céu e a terra, escutai com bondade as preces do vosso povo e dai ao nosso tempo a nossa paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

                                  22 de janeiro de 2022 - sábado da 2ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Davi chora a morte de Saul e de Jônatas. Demasiado ocupados com o povo Jesus e seu discípulos não fazem conta das próprias necessidades nem da oposição vinda mesmo de gente próxima 

 

1ª Leitura (1Sm 1,1-4.11-12.19.23-27) – Como tombaram os fortes na batalha!  Leitura do Primeiro Livro de Samuel:

 

Naqueles dias, 1Davi regressou da derrota que infligiu aos amalecitas e esteve dois dias em Siceleg. 2No terceiro dia, apareceu um homem, que vinha do acampamento de Saul, com as vestes rasgadas e a cabeça coberta de pó. Ao chegar perto de Davi, prostrou-se por terra e fez-lhe uma profunda reverência. 3Davi perguntou-lhe: “Donde vens?” Ele respondeu: “Salvei-me do acampamento de Israel”. 4“Que aconteceu?”, perguntou-lhe Davi. “Conta-me tudo!” Ele respondeu: “As tropas fugiram da batalha, e muitos do povo caíram mortos. Até Saul e o seu filho Jônatas pereceram!” 11Então Davi tomou suas próprias vestes e rasgou-as, e todos os que estavam com ele fizeram o mesmo. 12Lamentaram-se, choraram e jejuaram até a tarde por Saul e por seu filho Jônatas e por causa do povo do Senhor e da casa de Israel, porque haviam tombado pela espada. 19E Davi disse: “Tua glória, ó Israel, jaz ferida de morte sobre os teus montes. Como tombaram os fortes! 23Saul e Jônatas, amados e belos, nem vida nem morte os puderam separar, mais velozes que as águias, mais fortes que os leões. 24Filhas de Israel, chorai sobre Saul. Ele vos vestia de púrpura suntuosa e ornava de ouro os vossos vestidos. 25Como tombaram os fortes em plena batalha! Jônatas foi morto sobre as tuas alturas. 26Choro por ti, meu irmão Jônatas. Tu me eras tão querido; tua amizade me era mais cara que o amor das mulheres. 27Como tombaram os fortes, como pereceram as armas de guerra!”

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 80(79)

 

Resplandecei a vossa face, e nós seremos salvos!

 

 

– 22 de janeiro de 2022 - sábado da 2ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Os parentes de Jesus diziam que estava fora de si.   (Mc 3,20-21)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Jesus Cristo salvador destruiu o mal e a morte; / fez brilhar pelo Evangelho a luz e a vida imperecíveis (2Tm 1,10).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

Naquele tempo, 20Jesus voltou para casa com os discípulos. E de novo se reuniu tanta gente, que eles nem sequer podiam comer. 21Quando souberam disso, os parentes de Jesus saíram para agarrá-lo, porque diziam que estava fora de si.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Donizete Ferreira

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/pb/   

“Escolha estar ao lado de Jesus verdadeiramente”

 

Jesus voltou para casa com os discípulos. E de novo se reuniu tanta gente que eles nem sequer podiam comer. Quando souberam disso, os parentes de Jesus saíram para agarrá-lo, porque diziam que estava fora de si”

(Marcos 3,20-21).

 

Fomos chamados para estar perto de Jesus, para pertencer ao grupo dos Seus discípulos amados. Muito bem, é lindo isso! Mas, e agora? Como permanecer ao lado d’Ele? Quais são as consequências de escolher a Jesus como um Mestre a ser seguido?

 

Existem dois modos de não estar com Jesus: quando digo que amo, mas não O conheço; ou quando digo que conheço, mas não O amo. Posso dizer: “Eu amo Jesus”, você pode afirmar isso: “Eu amo Jesus”, mas quando Jesus abre a boca e começa a anunciar a verdade do Reino, a Palavra que transforma, eu desconheço totalmente de que coisa Jesus esteja falando.

 

A Sua doutrina parece estranha, parece pesada, radical, sem lugar, exigente. Enquanto Jesus faz milagres, curas e prodígios é maravilhoso estar ao lado d’Ele, como eu amo Jesus! Mas quando a Sua Palavra me exige uma mudança, uma conversão, um comportamento novo —“Deus me livre! Que Jesus louco é esse!?”— Foi assim com os parentes de Jesus.

 

“Como permanecer ao lado d’Ele? Quais são as consequências de escolher Jesus como um Mestre a ser seguido?”

 

Eu também posso dizer: “Eu conheço Jesus”, “Eu sei a doutrina de cor”, “Conheço os mandamentos, as normas…”, sou capaz de fazer uma guerra para defender a sã doutrina, a fé, os costumes, a lei, mas quando preciso dar o perdão para alguém — “Que Jesus louco é esse? Ele é muito exigente! Amar quem não me ama? Fazer o bem a quem não merece? Rezar por um pecador?”. Então, estão esses dois lados: posso dizer que amo Jesus, mas não O conheço; posso dizer que conheço Jesus na Sua doutrina, mas não amá-Lo.

 

“Jesus está em casa”, não sabemos a que casa se refere o Evangelho, mas se é casa supõe relacionamento íntimo, profundo, de liberdade, de confiança, exatamente entre os Seus, os Seus parentes, como diz a Palavra. Ali Jesus encontra tanta objeção. Jesus entra na casa e a Palavra diz que os parentes saem; Jesus entra por uma porta e eles saem por outra. Que gesto forte de indiferença e repulsa! Jesus é uma presença desagradável para os Seus parentes.

 

Os parentes saem para apoderar-se de Jesus, eles querem tirar a liberdade de Jesus, querem sufocar a sua pessoa, a sua identidade. É triste quando dentro de casa existem essas relações abusivas, maridos que querem tirar a liberdade das esposas; mulheres, esposas que querem controlar 24 horas a vida do marido; pais controladores dos filhos etc.; relações que não promovem uma liberdade que seja responsável, baseada na confiança. A relação é assim: tem que ser baseada na confiança e não numa relação que oprime e manipula.

 

“Os parentes saíram para agarrá-Lo e diziam: ‘Ele está fora de si’”, veja o trocadilho: os parentes que estão fora, dizem que Jesus está fora de si. Quem vive fora do ambiente da liberdade e do acolhimento vai ter sempre uma ideia errada sobre as pessoas; quem não vive nesse ambiente de amor e de confiança não sabe ter uma visão perfeita das pessoas, nunca vai entender os corações livres. “Fora de si”, os parentes de Jesus não entendiam nada sobre o esvaziamento de Jesus. Hoje, temos o belíssimo hino de São Paulo que fala do esvaziamento de Jesus: “Existindo em forma humana, não se apegou a ser igual a Deus, mas esvaziou-se de si mesmo e, assumiu a condição de um escravo, Ele saiu totalmente de si para dar-se a nós” (cf. Fp 2,6-7).

 

Literalmente, Jesus vive fora de si, porque Ele não guardou nada para Ele. Peçamos ao Senhor a graça de mergulharmos profundamente nesta Palavra e neste mistério!

 

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém! 

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus se dirige para casa juntamente com o grupo dos apóstolos. A casa é o lugar da intimidade, da convivência familiar, ambiente de relações pessoais, onde se pode ter certa segurança e sossego. Parece que a intimidade e o sossego duram pouco, pois a multidão se aglomera em volta deles, a ponto de não terem mais condição nem de comer. A casa pode ser vista como a nova comunidade dos seguidores de Jesus. É lá na comunidade que se estabelecem os laços pessoais, de fraternidade e de solidariedade. Só que esse modo de viver não é compreendido pelos seus adversários, e o pior de tudo é quando os próprios familiares ou membros da comunidade não conseguem aceitá-lo. Jesus já foi visto como fantasma, aqui é tido como louco ou fora de si. Ainda em nossos dias, são muitos os que não compreendem suas atitudes e seu projeto de vida.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 3,20-21 - Era tanta gente que não tinham tempo para comer

 

Oração Inicial


Fazer a vontade do Pai ocupava todo o tempo de Jesus, e Ele não tinha tempo nem mesmo para se alimentar.

O Evangelho nos convida a contemplar a totalidade de Jesus na entrega à sua missão e sua disposição para servir os irmãos.

Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, concede-me a graça de colocar-me à disposição do anúncio do Reino, assim como Jesus. Amém.”

1. Leitura (Verdade)

Mais uma vez, a multidão vai ao encontro de Jesus, mas, desta vez, vai encontrá-lo em sua casa. Em quais outros lugares a multidão buscou encontrar Jesus, conforme foi relatado em outras passagens bíblicas? O que os familiares de Jesus dizem a seu respeito?

 

“Jesus, o Filho de Deus, foi enviado pelo Pai para uma missão muito especial: restauração da aliança do povo com Deus, reconciliação da humanidade, remissão dos pecados. Acontece que a identidade de Jesus não estava clara para quem convivia com ele, pois, na dinâmica da encarnação, viera ao mundo na normalidade de uma criança, no seio de uma família simples e crescendo como todos os garotos e jovens do seu tempo. Assim, quando, depois do batismo no Jordão, começa seu ministério público, seus parentes ficam sem entender o que está acontecendo. Também para eles valia o convite à conversão: reconhecer naquele jovem de Nazaré o Filho de Deus, o enviado de Deus.”

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim hoje? O que a doação total de Jesus ao projeto do Pai me leva a meditar? Sou capaz de fazer uma entrega despojada e generosa em favor dos irmãos? Medite em seu coração a atitude de Jesus, seu amor pleno e sua livre adesão à vontade do Pai.

 

3.Oração (Vida)

Reze pedindo a graça de aprender com Jesus Mestre a doação total ao projeto do Pai

“Deus Pai, Filho e Espírito Santo, fonte transbordante da missão, ajuda-nos a compreender que a vida é missão, dom e compromisso.

Que Maria, nossa intercessora na cidade, no campo e em toda parte. Ajude, cada um de nós, a ser testemunhas proféticas do Evangelho, numa Igreja em estado permanente de missão. Eis-me aqui, Senhor, envia-me! Amém.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Que apelo a palavra de Deus despertou em meu coração? Viver e testemunhar a fé, sem medo. Como vou atingir este propósito?

 

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,

Dentro de mim para me encorajar,

Diante de mim para me orientar,

Atrás de mim para me proteger,

Acima de mim para me abençoar.

Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.