quinta-feira, 18 de agosto de 2022

–■ COMECE O DIA FELIZ! ■– Convidai para a festa todos os que encontrardes. – (Mt 22,1-14)



ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 A G O S T O – DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO

 A G O S T O – VERDE CLARO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE COMBATE AO LINFOMA

 A G O S T O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA

 AGOSTO LILÁS - MÊS DE COMEMORAÇÃO DA CRIAÇÃO DA LEI MARIA DA PENHA

 GARÇA/SP, 18 DE AGOSTO de 2022 (quinta-feira) 230º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

A MAIOR HERANÇA QUE OS PAIS PODEM DAR AOS SEUS FILHOS SÃO OS BONS EXEMPLOS.

(autor desconhecido)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA NACIONAL EM DEFESA DAS COTAS RACIAIS

DIA NACIONAL DO CAMPO LIMPO

DIA DO ESTAGIÁRIO

DIA NACIONAL DA CONSTRUÇÃO SOCIAL

DIA DA LIBERTAÇÃO HUMANA

DIA DA PENITÊNCIA

DIA DA REVOLUÇÃO CULTURAL

DIA DA PÍLULA ANTICONCEPCIONAL

DIA DA POESIA RUIM

DIA DA FUNDAÇÃO DA ADIDAS NA ALEMANHA

DIA DA FUNDAÇÃO DO YPIRANGA FUTEBOL CLUBE DE ERECHIM-RS

 SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA (tema: Amor familiar, vocação e caminho de santidade!” de 14 a 20 de agosto)  

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Cajuru - Guarani D'Oeste (São Paulo) Bom Jardim de Goiás (Goiás) Petrolândia (Santa Catarina) Cruz Alta - Tenente Portela (Rio Grande do Sul) Caririaçu (Ceará)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  BERNARDO MECENERO  (filho da Telma Macrocontábil Conessa-Garça/SP) APARECIDA RITA DA CRUZ ZEINE (Lions Clube Vera Cruz /SP)JOSÉ AUGUSTO FERRAZ DE CAMPOS (Prof. Fatec - Marilia /SP)MARCELA REIS (Paroquia São Pedro-Garça /SP) ADRIANA MARIA GAVAZZI MENIN (Fisioterapeuta-Garça /SP) JOSÉ CARLOS AUGUSTINHO (Pesqueiro Jacaré-Garça /SP) LUIS ANTONIO RAVAZZI F. JUNIOR (Zappin Móveis-Garça /SP)JAIRO PIRES FILHO (Garça /SP) NAUDERT BRAGA SEGUNDO (Campinas /SP)MOaCIR CESaR MEDEIRoS (Três Lagoas /MS) HEITOR SIMÃO (Cassilândia /MS)DEBORA ALVES DA SILVA ESTEVINHO (São Paulo /SP) LAURA G. SOUTO (Garça /SP)  PAULA MENABO (Garça /SP)  

 

 

 SANTO DO DIA 

 

NOSSA SENHORA DA CARPIÇÃO

■ SANTA HELENA

■ SANTO AGÁPITO

■ SANTO EÓNIO

■ SANTO EZEQUIEL MORENO Y DÍAZ

■ SANTO ALBERTO HURTADO CRUCHAGA

■ SANTOS MÁRTIRES DA "MASSA CÂNDIDA"

■ SÃO FIRMINO DE METZ

■ SÃO LEÃO DE MIRA

■ SÃO MACÁRIO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Jesus comparou o Reino com a festa de casamento do filho do rei. Os convidados não quiseram ir e mataram os servos que foram convidá-los.:- Vinde para a festa! – Mt 22,1-14

 

Ó Deus, nosso protetor, volvei para nós o vosso olhar e contemplai a face do vosso ungido, porque um dia em vosso templo vale mais que outros mil (Sl 83,10s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

O Senhor deseja um povo dócil, acessível e obediente a seus mandamentos. Dispostos a atender ao chamado para a festa do seu Reino, peçamos que Deus nos dê um “coração novo” e um “espírito novo”.

 

– Oração 

 

“PAI, TENDO RESPONDIDO AO TEU CONVITE PARA SER DISCÍPULO DO REINO, DESEJO CONFORMAR TODA A MINHA VIDA AO TEU QUERER SENDO FIEL A TI!

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus preparastes para quem vos ama bens que nossos olhos não podem ver; acendei em nossos corações a chama da caridade para que, amando-vos em tudo e acima de tudo, corramos ao encontro das vossas promessas que superam todo desejo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 18 de junho de 2022 quinta-feira da 20ª Semana Tempo Comum

 

– Liturgia da Palavra 

A Palavra de Deus nos transforma e purifica desde o mais íntimo. Ela nos revela que todos são convidados ao banquete do Messias-rei; a resposta, porém, cabe a cada um.

 

 

1ª Leitura (Ez 36,23-28) – Eu vos darei um coração novo e porei um espírito novo dentro de vós.  Leitura da Profecia de Ezequiel:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Assim fala o Senhor: 23“Vou mostrar a santidade do meu grande nome, que profanastes no meio das nações. As nações saberão que eu sou o Senhor – oráculo do Senhor Deus – quando eu manifestar minha santidade à vista delas por meio de vós. 24Eu vos tirarei do meio das nações, vos reunirei de todos os países e vos conduzirei para a vossa terra. 25Derramarei sobre vós uma água pura, e sereis purificados. Eu vos purificarei de todas as impurezas e de todos os ídolos. 26Eu vos darei um coração novo e porei um espírito novo dentro de vós. Arrancarei do vosso corpo o coração de pedra e vos darei um coração de carne; 27porei o meu espírito dentro de vós e farei com que sigais a minha lei e cuideis de observar os meus mandamentos. 28Habitareis no país que dei a vossos pais. Sereis o meu povo e eu serei o vosso Deus”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 51(50)

 

Eu hei de derramar sobre vós uma água pura, e de vossas imundícies sereis purificados.

 

 

– 18 de junho de 2022 quinta-feira da 20ª Semana Tempo Comum

 

 – Evangelho do dia 

 

Convidai para a festa todos os que encontrardes.  (Mt 22,1-14)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: / Não fecheis os corações como em Meriba! (Sl 94,8) 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, 1Jesus voltou a falar em parábolas aos sumos sacerdotes e aos anciãos do povo, 2dizendo: “O Reino dos céus é como a história do rei que preparou a festa de casamento do seu filho. 3E mandou os seus empregados para chamar os convidados para a festa, mas estes não quiseram vir. 4O rei mandou outros empregados, dizendo: ‘Dizei aos convidados: já preparei o banquete, os bois e os animais cevados já foram abatidos e tudo está pronto. Vinde para a festa!’ 5Mas os convidados não deram a menor atenção: um foi para o seu campo, outro para os seus negócios, 6outros agarraram os empregados, bateram neles e os mataram. 7O rei ficou indignado e mandou suas tropas para matar aqueles assassinos e incendiar a cidade deles. 8Em seguida, o rei disse aos empregados: ‘A festa de casamento está pronta, mas os convidados não foram dignos dela. 9Portanto, ide até as encruzilhadas dos caminhos e convidai para a festa todos os que encontrardes’. 10Então os empregados saíram pelos caminhos e reuniram todos os que encontraram, maus e bons. E a sala da festa ficou cheia de convidados. 11Quando o rei entrou para ver os convidados, observou ali um homem que não estava usando traje de festa 12e perguntou-lhe: ‘Amigo, como entraste aqui sem o traje de festa?’ Mas o homem nada respondeu. 13Então o rei disse aos que serviam: ‘Amarrai os pés e as mãos desse homem e jogai-o fora, na escuridão! Ali haverá choro e ranger de dentes’. 14Porque muitos são chamados, e poucos são escolhidos”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/  

 

 

18/08/22 20ª QUINTA-FEIRA TC – C

 

Mateus 22,1-3.8-9: “Jesus voltou a falar em parábolas aos sumos sacerdotes e aos anciãos do povo, dizendo: - O Reino dos Céus é como a história do rei que preparou a festa de casamento do seu filho. E mandou os seus empregados chamar os convidados para a festa, mas estes não quiseram vir... Em seguida, o rei disse aos empregados: - A festa de casamento está pronta, mas os convidados não foram dignos dela. Portanto, ide às encruzilhadas dos caminhos e convidai para a festa todos os que encontrardes”.

 

Jesus, o senhor sentia uma tristeza profunda diante da sua rejeição por parte dos anciãos e dos sacerdotes do templo.

Assim, essa parábola, por um lado, manifesta toda a novidade do Reino dos Céus, comparado a um grande banquete de casamento.

Por outro lado, escancara a triste liberdade de recusa por parte daqueles primeiros convidados, que não o aceitavam como o Messias prometido e muito menos como Filho de Deus, enviado pelo Pai.

O Pai o enviara ao mundo para convidar todos para o grande banquete de casamento entre o divino e o humano, começando pelo seu próprio povo.

Essa simbologia da nossa Redenção, como uma festa de casamento entre Deus e a humanidade, ficou bem clara nas bodas de Caná.

O mistério da sua Encarnação fez com que o senhor viesse até nós, sendo um convite vivo do Pai para participarmos desse banquete.

Quando muitos do seu povo, preparados há milênios para o acolherem, não quiseram entrar na sala do banquete do Reino, o senhor se dirigiu a nós, povos de todos os continentes, para encher a sua sala.

Mas, ontem como hoje, ainda são muitos os que recusam o seu convite, porque vivem muito mais interessados em seus negócios e em seus banquetes aqui na terra. Essa recusa dolorosa, que certamente entristece o seu coração tão cheio de amor por nós, tem tido consequências cruéis na história humana.

Quando o ser humano se alimenta apenas das suas ambições terrenas, ele se transforma em lobo que devora o próprio homem.

 

Senhor, nossa geração também recebe seu convite todos os dias, e desde o nosso batismo somos convidados a viver e crescer em comunidade, a caminhar juntos e a participar do banquete da Eucaristia, para ouvir a sua Palavra e nos alimentar do seu Corpo e Sangue.

Que jamais encontremos desculpas para recusar o seu convite, e que a veste do nosso batismo esteja sempre limpa, para podermos entrar na sala do banquete.

 

Mãe Aparecida, obrigado por nos oferecer em seu santuário uma bela sala de banquete, que nos acolhe a todos, nos faz sentir a alegria de sermos Povo de Deus e nos fortalece com o Pão vivo, para que caminhemos juntos como Igreja sinodal. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A imagem do casamento expressa a Aliança de Deus com seu povo. Se, por um lado, Deus sempre foi fiel e insistiu em manter os vínculos; o povo, por sua vez, foi distraído e duro de coração. Jesus é a expressão plena do amor de Deus. Ainda assim, o povo eleito o rejeita. O banquete está preparado para todos. Contudo, o verdadeiro traje para usufruir da festa é estar revestido dos mesmos sentimentos e atitudes de Cristo. No Reino de Deus não há espaço para camuflagem. Nele, tudo é verdadeiro e transparente, porque, onde reina o amor, a mentira e a dissimulação se dissipam.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 22,1-14 - Muitos são chamados

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Senhor, Rei da vida, bendito sejas por este novo dia!

Na escuta da Palavra, reconhecemos a generosidade do amor de Deus para conosco, seu desejo de que ninguém fique fora de seu Reino.

Rezamos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

Acalmo todo meu ser e foco-me no Evangelho que a liturgia oferece hoje. Assim estou em comunhão com toda a comunidade cristã acolhendo a semente da Palavra. Quero que em mim ela produza frutos, muitos frutos, por isso abro meu coração e meus ouvidos.

 

1. Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho com calma e atenção. Qual é o contexto da narrativa? A quem Jesus está instruindo? Ao meditar este Evangelho quais são as surpresas da Deus para você?

 

“Jesus comparou o Reino com a festa de casamento do filho do rei. Os convidados não quiseram ir e mataram os servos que foram convidá-los. Na história do povo de Deus, a escolha de caminhos em desacordo com a vontade de Deus sempre resultou em sofrimento e destruição. Tudo estava pronto para a festa e o rei mandou os servos reunirem as pessoas que encontrassem pelo caminho. A rejeição dos primeiros convidados foi uma oportunidade para a acolhida dos mais afastados, particularmente os marginalizados e os não judeus. Na sala da festa, alguém estava sem a roupa apropriada e foi expulso. Não basta comparecer, é preciso trajar-se com a veste nupcial, o que nos faz pensar na conversão e no batismo”.

 

2. Meditação (Caminho)

Esta parábola é um convite para todos nós. É um alerta de que mesmo depois de aceitar o convite à proposta do Reino, temos de continuar vigilantes. É fácil distrair-nos com nossas ocupações e desperdiçarmos as oportunidades de festejar com o Senhor em seu banquete.

Como avaliou minha participação na “ceia do Senhor”?

Minha resposta positiva aos convites para o bem supera minhas desculpas e justificativas?

 

3.Oração (Vida)

Este momento deixo meu coração falar com Deus. O quero lhe dizer?

 

Permaneça comigo, Senhor, abençoa meus projetos de trabalho, minha vontade de fazer o bem e, que tudo o que eu fizer até mesmo as pequenas gentilezas sejam um testemunho de minha sintonia com a tua proposta de fraternidade e de serviço gratuito em prol do teu reinado sobre toda a criação.

Rezo como missionário(a) pelas necessidades de meu povo. Falo com Deus das fragilidades humanas (lembro as classes menos favorecidas, as que exercem responsabilidade com o povo).

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe viver? Como pretende atingir esse propósito

 

Bênção

 

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,

Dentro de mim para me encorajar,

Diante de mim para me orientar,

Atrás de mim para me proteger,

Acima de mim para me abençoar.

Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.