quinta-feira, 2 de setembro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Deixaram tudo e O seguiram. – (Lc 5,1-11)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 S E T E M B R O – AMARELO – MÊS DA PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

 S E T E M B R O – VERDE - MÊS DA VISIBILIDADE À INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

 S E T E M B R O – VERDE - MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 S E T E M B R O – VERDE - MÊS DE INCENTIVO À DOAÇÃO DE ORGÃOS -

 GARÇA/SP, 02 DE SETEMBRO de 2021 (quinta-feira) 245 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

PESSOAS PERSISTENTES COMEÇAM SEU SUCESSO ONDE OUTROS TERMINAM COM FRACASSO.

(Edward Eggleston)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO REPORTER FOTOGRÁFICO

DIA DO REPORTER CINEMATOGRÁFICO

DIA DO FLORISTA

DIA DA KOMBI

DIA DA FUNDAÇÃO DA IGREJA METODISTA DO BRASIL

SEMANA DA PÁTRIA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Guarujá - Presidente Venceslau (São Paulo) Mara Rosa - Leopoldo de Bulhões  (Goiás) Blumenau (Santa Catarina) Pacoti (Ceará) Ladário (Mato Grosso do Sul)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: GABRIELA TAVARES NUNES (LEO Clube de Garça /SP) JOSE HEDER CABRAL DA SILVA (EQ 02 ENS APARECIDA do Setor de Garça /SP) JOSÉ ROBERTO BECARIA (Lions Clube de Murutinga do Sul/SP)VALTER  DOMINGUES   DA SILVA   (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP) ÉRIKA GÉLAMOS ROSA (Garça /SP)ADRIANA DA SILVA ROSÁRIO FACINA (Deusa Alimentos - Garça /SP)JOSÉ ROBERTO SELLANI (Massas Paulista-Garça /SP)JOSE ROBERTO VALENTIN (Garça /SP) ODIRLEI SIMÕES (Londrina /PR) LUCAS BARROS (filho da Ana e Marruco-Matão /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: STELA MARIA e FRANCISCO SAMUEL DE ALMEIDAó1967ó54 ANOS (Marilia /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE PEDERNEIRASó1967ó54 ANOS (DLC8 /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

■ SANTA DOROTEIA

SÃO AGRICOLA DE AVIGNON

SANTA INGRID – BEM-AVENTURADA

SÃO ZENÃO DE NICOMÉDIA

SÃO DIOMEDES

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Pela tua palavra, lançarei as redes – Lc 5,1-11

 

 

- Tende compaixão de mim, Senhor, clamo por vós o dia inteiro; Senhor, sois bom e clemente, cheio de misericórdia para aqueles que vos invocam (Sl 85,3.5).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Por meio de Jesus Cristo, recebemos a redenção, o perdão dos pecados. Que esta celebração nos motive a avançar para águas mais profundas, crescendo no conhecimento de Deus e levando uma vida digna do Senhor.

 

– Oração 

 

PAI, CONFIRMA MINHA VOCAÇÃO DE PESCADOR DE PESSOAS HUMANAS, E CONDUZE-ME PARA ÁGUAS MAIS PROFUNDAS ONDE SE ENCONTRAM OS QUE MAIS CARECEM DE MEU AMOR.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Deus do universo, fonte de todo bem, derramai em nossos corações o vosso amor e estreitai os laços que nos unem convosco para alimentar em nós o que é bom e guardar com solicitude o que nos destes. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 02 de setembro de 20215ª-feira da 22ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Confiar na Palavra de Deus é nos deixarmos animar por sua força e nos abrirmos para a realização de obras maravilhosas, benéficas para toda sociedade. 

 

1ª Leitura (Cl 1,9-14) – Ele nos libertou do poder das trevas e nos recebeu no reino de seu Filho amado.  Início da Carta de São Paulo aos Colossenses:

 

Irmãos, 9desde que recebemos essas notícias, não deixamos de rezar insistentemente por vós, para que chegueis a conhecer plenamente a vontade de Deus, com toda a sabedoria e com o discernimento da luz do Espírito. 10Pois deveis levar uma vida digna do Senhor, para lhe serdes agradáveis em tudo. Deveis produzir frutos em toda boa obra e crescer no conhecimento de Deus, 11animados de muita força, pelo poder de sua glória, de muita paciência e constância. 12Com alegria dai graças ao Pai, que vos tornou capazes de participar da luz, que é a herança dos santos. 13Ele nos libertou do poder das trevas e nos recebeu no Reino de seu Filho amado, 14por quem temos a redenção, o perdão dos pecados.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 98(97)

 

O Senhor fez conhecer seu poder salvador,

perante as nações.

 

 

– 02 de setembro de 20215ª-feira da 22ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Deixaram tudo e O seguiram.  (Lc 5,1-11)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Vinde após mim, disse o Senhor, / e eu ensinarei a pescar gente (Mt 4,19).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, 1Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se ao seu redor para ouvir a Palavra de Deus. 2Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes. 3Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois, sentou-se e, da barca, ensinava as multidões. 4Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”. 5Simão respondeu: “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”. 6Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes, que as redes se rompiam. 7Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem. 8Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!” 9É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer. 10Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão: “Não tenhas medo! De hoje em diante, tu serás pescador de homens”. 11Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“A Palavra de Deus direciona o nosso coração”

 

Quando acabou de falar, disse a Simão: ‘Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca’”

(Lucas 5,4).

Imagino a frustração do coração de Simão Pedro e seus companheiros que passaram a noite inteira pescando, mas não pescaram nada, não conseguiram nada. Quantas vezes nós também nos encontramos em momentos de frustração na vida, quando investimos o melhor de nós, tentamos, mas não alcançamos o que queremos, não colhemos os frutos daquilo que nós semeamos; e, muitas vezes, a frustração e a decepção tomam conta do nosso coração.

 

Jesus está dizendo “não”. Mesmo em meio às decepções, às frustrações, mesmo em meio às coisas que não estão dando certo em nossa vida, não podemos perder o olhar da fé e da esperança. Primeiro, manter firme a nossa esperança no Senhor, olhos fixos em Jesus para que Ele nos dê a direção por onde nós devemos caminhar nesta vida. Eu sei que vamos dizer: “Já tentei”, “Já fiz de tudo”, “Já lutei por aqui”. Não caia nessa armadilha! Enquanto temos vida, temos todas as possibilidades de lutar, de correr atrás, de rever as nossas próprias escolhas, de ver o lado para o qual devemos lançar as nossas redes.

 

“Recolha-se para que, no fundo da sua alma, a Palavra de Deus possa ressoar direcionar e iluminar aquilo que parece frustrante”

 

O que é necessário? Primeiro, dar atenção à Palavra do Senhor. Quando damos atenção à Palavra de Deus, ela vai nos dando a possibilidade de ver coisas que não estamos vendo e ver as realidades que não estamos alcançando, de iluminar situações que estão escuras, obscuras dentro de nós, porque a Palavra de Deus é luz para a alma e para o coração.

 

Então, como está respondendo Simão Pedro: “Senhor, trabalhamos a noite inteira e não pescamos nada. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”. Às vezes, estamos colecionando frustrações, decepções e mágoas, vamos acumulando-as na vida, e paramos nas coisas negativas, não avançamos, não vamos para frente.

 

Não podemos dar atenção àquilo que foi negativo. Até podemos olhar para revisar, para nos rever, para ver onde erramos, mas não devemos parar nos erros, dar atenção à Palavra de Deus para seguirmos adiante, e a Palavra de Deus traz luz e direção para o nosso coração. É por isso que a pesca de Simão Pedro foi abundante, porque ele deu atenção à Palavra do Senhor.

 

Recolha-se no silêncio, na vida interior, recolha-se para que, no fundo da sua alma, a Palavra de Deus possa ressoar, direcionar e iluminar aquilo que parece frustrante e decepcionante. Deus tem a direção para dar a nossa vida!

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Uma página a respeito da missão de Jesus e dos discípulos. As multidões comprimiam-se ao redor de Jesus a fim de ouvirem a Palavra de Deus. O ensinamento se dá a partir da barca, símbolo da Igreja. Sem Jesus, a missão é estéril. É ele quem garante a eficácia da ação, por mais difícil que seja a situação. Diante do sucesso, Pedro sente o poder de Deus e se reconhece pecador. Sem comentar a atitude humilde de Pedro, Jesus o projeta para obras grandiosas: “A partir de agora, você vai ser pescador de gente”. Os outros sócios de Simão também são chamados a compor o grupo dos apóstolos. Em várias ocasiões, os três – Simão, Tiago e João – serão convidados a testemunhar situações significativas na vida do Mestre (transfiguração, paixão), certamente para consolidá-los na fé em Jesus, o Filho de Deus.

 

ORAÇÃO

Ó Jesus Mestre, em obediência à tua Palavra, Pedro e seus companheiros lançaram as redes em águas mais profundas. Surpresos, apanharam “tanto peixe que as redes se arrebentavam”. Queremos, Senhor, estar sempre atentos aos teus apelos, certos de que, desse modo, nossa labuta não será em vão. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 5,1-11 - "Joguem as redes"

 

Oração Inicial
Senhor Jesus, nós vos agradecemos porque sois o Mestre de nossa vida e de toda a humanidade e nos convidais a seguir-vos. Que vossas palavras penetrem profundamente em nosso coração para que tenhamos coragem de avançar para águas mais profundas, mudar o que deve ser mudado em nossa vida e confirmar o que deve ser confirmado, de modo que possamos evangelizar os que desejam vos conhecer e amar.

 

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Quais personagens aparecem no texto? Onde eles se encontram? Qual é o convite que o Senhor faz aos discípulos e a nós? O que significa ser “pescador de homens”, de acordo com o Evangelho?

 

“É compreensível o espanto e a atitude de Pedro. Ele pede que Jesus se afaste dele, pois é pecador. Todos nós somos pecadores, mas isso não deve afastar-nos dele. Pelo contrário, por causa do pecado, devemos pedir: “Fica comigo, Senhor, pois sou pecador”. Pedro usa a palavra “senhor” que significa “aquele que está acima do outro”. Ele ressalta a autoridade e a responsabilidade do Mestre. Isso implica aceitar a sua Palavra. A partir dela – e não da experiência humana – acontece o êxito apostólico, figurado pela abundante pesca. São as “águas mais profundas” para onde os discípulos estão convidados a lançar as redes. Mesmo conhecendo suas limitações, os apóstolos deixaram tudo e seguiram Jesus.”

 

2. Meditação (Caminho)

Ouvir o que o Senhor nos diz é desejar o crescimento, o progresso no amor e na verdadeira liberdade. Junto de jesus sempre temos o que aprender…
O que jesus ensinou àquele povo que lá estava? Que luz Jesus revela para mim, com sua pessoa e sua mensagem? De que maneira esta passagem me compromete? Quais sentimentos a Palavra despertou em mim?

3.Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Apresente ao Senhor a sua oração, seja de agradecimento ou louvor, seja de pedido ou prece. Entregue-lhe suas preocupações e as realidades que o(a) cercam, pois o Senhor está com você e, com todo amor e carinho, o(a) escuta.

4.Contemplação (Vida e Missão)

Avançar, lançar as redes e pescar em águas profundas significa romper com o comodismo. Qual meu propósito para este dia?

 

Bênção 

 

 

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.