sábado, 10 de abril de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho. – (Mc 16,9-15)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 A B R I L – MÊS DA LITERATURA INFANTIL

 A B R I L – AZUL - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

 A B R I L VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRABALHO

 GARÇA/SP, 10 DE ABRIL de 2021 (sábado) 100 dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

O DISCERNIMENTO CONSISTE EM SABER ATÉ ONDE SE PODE IR.”

(Jean Cocteau)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO ENGENHEIRO METÁLURGICO 

DIA DA ENGENHARIA MILITAR 

 DIA DA ARMA DE ENGENHARIA 

 DIA DO GOLFISTA 

 DIA DA IGUALDADE SALARIAL 

 DIA DOS SOBRINHOS 

 DIA DA FUNDAÇÃO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO (FATEC) 

 DIA DA FUNDAÇÃO DO AEROPORTO DEPUTADO FREITAS NOBRE (CONGONHAS) EM SÃO PAULO-SP 

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Ariranha – Artur Nogueira - Juquiá – Pontes Gestal - Serrana (São PauloAperibé – Areal - Rio das Ostras (Rio de JaneiroAratiba - Itatiba do Sul - Passo Fundo (Rio Grande do SulIcatu – Parnarama - Colinas (MaranhãoJaupaci (Goiás)São Gonçalo do Amarante(Rio Grande do Norte

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:LEONARDO DE ALENCAR ALVES ( - Garça /SPBRUNA FURLANETO DOS SANTOS(Fisioterapeuta- Garça/SP) MARLUCE MARIA DE SOUZA BENTES (Garça /SPIPDG GILDO HOFFMANN (Lions Clube de Canoinhas /SC) PDG VLADIMIR COELHO (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) AIRTON MITSUO KAGUE (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP) JONAS GÉLIO FERNANDES (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP) MARIA BENEDITA JUNQUEIRA MARQUES (Garça /SP) CARLOS DELGADO (Garça/SP) EVALDO JOSÉ DE LIMA (Marilia /SP) MARCOS ANTONIO VALENCIANO   (Assis /SP) MARCOS EDUARDO SIMÃO (EQ 01 ENS do ROSÁRIO do Setor de Garça /SP) LUIZ CESAR SERRA (Contador – Ipaussu /SP) LIDIO SITTA (Porto Alegre /RS) ELI BRUNO DA SILVA (Garça /SPFÁBIO MOYSES DA SILVA (Garça/SP) VAGNER DE MORAES (Garça /SPLUIZ CARLOS SIMÕES RODRIGUES (Garça /SP) FERNANDA DIEGO (Garça /SPFLÁVIA CABRERA DE SOUZA (Garça /SP) JOÃO PEDRO CASTRO FABRI e  MARIA ELOISA CASTRO FABRI (filhos Silmara e José Carlos Fabri –Lions Clube de Pederneiras /SP) PE. IVàLUIS DE OLIVEIRA BAISSO  (Administrador Paroquial das Paróquias e São João Batista de São João do Pau D'Alho e de Nossa Senhor Aparecida de Nova Guataporanga/SP) ■ROBERTO CARLOS DA SILVA ROCHA(futebolista ex-lateral da Seleção nascido em Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: EDNA FERREIRA RIBEIRO e EVANDRO MARTINS RIBEIRO (Gráfica Garça-Lions Clube de Garça /SP)

 

 Santo do Dia 

SÃO MACÁRIO DA ANTIOQUIA 

■ SANTA MADALENA DE CANOSSA 

SÃO Fulberto 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Ide pelo mundo todo e anunciai a Boa-Nova – Mc 16,9-15

A presença de Jesus é vivificante e transforma a vida. Caminhemos na firmeza de da fé em Cristo Ressuscitado..

 

- O Senhor fez o seu povo sair com grande júbilo; com gritos de alegria, os seus eleitos, aleluia! (Sl 104,43)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

As autoridades sentem-se impotentes diante do homem curado e do testemunho audaz dos apóstolos. A uma só voz, glorifiquemos o Senhor, que opera maravilhas entre nós e nos convida ao anúncio do Evangelho.  

 

– Oração 

 

PAI, LIVRA-ME DA INCREDULIDADE QUE ME IMPEDE DE SER PROCLAMADOR DA RESSURREIÇÃO DE TEU FILHO JESUS, POR QUEM NOS É OFERECIDA A TUA SALVAÇÃO.

 

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que pela riqueza da vossa graça multiplicastes os povos que crêem em vós, contemplai solícito aqueles que escolhestes e daí aos que renasceram pelo batismo a veste da imortalidade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 351

 

– 10 de abril de 2021 Sábado na Oitava da Páscoa

– Liturgia da Palavra 

Com liberdade e destemor, os apóstolos proclamam a obra de Cristo na vida das pessoas e afirmam que não podem calar sobre o que viram e ouviram. Acolhamos a Palavra com fé e coração solícito. 

 

1ª Leitura (At 4,13-21) – Quanto a nós, não nos podemos calar sobre o que vimos e ouvimos.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

 

Naqueles dias, os chefes dos sacerdotes, os anciãos e os escribas 13ficaram admirados ao ver a segurança com que Pedro e João falavam, pois eram pessoas simples e sem instrução. Reconheciam que eles tinham estado com Jesus. 14No entanto viam, de pé, junto a eles, o homem que tinha sido curado. E não podiam dizer nada em contrário. 15Mandaram que saíssem do Sinédrio, e começaram a discutir entre si: 16“Que vamos fazer com esses homens? Eles realizaram um milagre claríssimo, e o fato tornou-se de tal modo conhecido por todos os habitantes de Jerusalém, que não podemos negá-lo. 17Contudo, a fim de que a coisa não se espalhe ainda mais entre o povo, vamos ameaçá-los, para que não falem mais a ninguém a respeito do nome de Jesus”. 18Chamaram de novo Pedro e João e ordenaram-lhes que, de modo algum, falassem ou ensinassem em nome de Jesus. 19Pedro e João responderam: “Julgai vós mesmos, se é justo diante de Deus que obedeçamos a vós e não a Deus! 20Quanto a nós, não nos podemos calar sobre o que vimos e ouvimos”. 21Então, insistindo em suas ameaças, deixaram Pedro e João em liberdade, já que não tinham meio de castigá-los, por causa do povo. Pois todos glorificavam a Deus pelo que havia acontecido.

 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 118(117)

Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes.

 

 

– 10 de abril de 2021 Sábado na Oitava da Páscoa

– Evangelho do dia 

 

Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho. (Mc 16,9-15)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Este é o dia que o Senhor fez para nós, / alegremo-nos e nele exultemos! (Sl 117,24)

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos

— Glória a vós, Senhor.

9Depois de ressuscitar, na madrugada do primeiro dia após o sábado, Jesus apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual havia expulsado sete demônios. 10Ela foi anunciar isso aos seguidores de Jesus, que estavam de luto e chorando. 11Quando ouviram que ele estava vivo e fora visto por ela, não acreditaram nela12Em seguida, Jesus apareceu a dois deles, com outra aparência, enquanto estavam indo para o campo. 13Eles também voltaram e anunciaram isso aos outros. Também a estes não deram crédito. 14Por fim, Jesus apareceu aos onze discípulos enquanto estavam comendo, repreendeu-os por causa da falta de fé e pela dureza de coração, porque não tinham acreditado naqueles que o tinham visto ressuscitado. 15E disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!”

 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“A incredulidade vence nossas experiências de fé”

“Por fim, Jesus apareceu aos onze discípulos enquanto estavam comendo, repreendeu-os por causa da falta de fé e pela dureza de coração, porque não tinham acreditado naqueles que o tinham visto ressuscitado” 

(Marcos 16,14)

Jesus apareceu muitas vezes, durante esses quarenta dias entre a Sua Ressurreição e volta para o Pai. Mas não foi o suficiente porque quando o coração se fecha, não se dilacera e não se abre, a incredulidade vence as nossas experiências de fé.

 

É isso que estava acontecendo com os Seus discípulos, alguns deixaram-se ser iluminados, convencidos pela luz da vida, pela presença do Ressuscitado.

 

Deus é misericordioso, bondoso e conhece as nossas fragilidades e temeridades, Ele conhece quão dura é a nossa cabeça, quão fechado, muitas vezes, se encontra o nosso coração, tão preso pela materialidade porque não é capaz de romper com as expectativas humanas para penetrar nos mistérios profundos da nossa fé.

 

Sem fé ninguém mergulha nos mistérios de Deus, sem fé não encontramos com a luz de Deus, sem fé não encontramos com o Ressuscitado. Viveremos de angústias, inquietações, preocupações, perturbações, viveremos dos medos e até medo de sair de Deus, mesmo não tendo certeza ou convicção onde Ele está.

 

“Permitamos que o Cristo Ressuscitado, vivo no meio de nós, possa repreender toda e qualquer incredulidade”

 

É preciso mais do que nunca deixar que Deus vença a dureza do nosso coração, e assim como Jesus repreendeu os Seus discípulos por causa da incredulidade e dureza do nosso coração, permita que seja também repreendido todos os temores, medos e, sobretudo, incredulidades da nossa alma.

 

Repreender significa tratar com dureza mesmo; precisamos dar uma “sacudida” no coração, aquela sacudida da fé, para não caminharmos somente naquela visão atônita porque não acordamos. O Senhor está no meio de nós e Ele já nos deu tantas provas do Seu amor que, se não nos levantamos, é porque o coração está fechado e tomado pela incredulidade.

 

Permitamos que o Cristo Ressuscitado, vivo no meio de nós, possa repreender toda e qualquer incredulidade, toda e qualquer falta de fé, mas, sobretudo, possa repreender as durezas do nosso coração, para que se abra para contemplar a Sua presença viva no meio de nós.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O texto pertence ao final acrescentado ao Evangelho de Marcos. Este Evangelho é como uma síntese dos Evangelhos apresentados ao longo desta semana da oitava da Páscoa. São relatadas três aparições do Ressuscitado: a Maria Madalena, aos dois discípulos (de Emaús) e, por fim, ao grupo reunido. O Mestre censura o grupo por não ter acreditado nas testemunhas. Mais uma vez, o evangelista faz notar a incredulidade dos onze discípulos. Mas é justamente a esses discípulos incrédulos que o Mestre confia a missão de levar o Evangelho aos quatro cantos do mundo. Jesus não está mais vivo fisicamente entre nós, razão pela qual somos convidados a acreditar na sua Palavra e no testemunho dos discípulos e missionários de ontem e de hoje. Todos podemos ser evangelizadores por meio do nosso testemunho e da nossa vivência.

O R A Ç Ã O

Ó Cristo Jesus, teus discípulos não acreditam no testemunho de Maria Madalena a teu respeito. Não acreditam tampouco quando te manifestas a eles, agrupados. Por isso, desaprovas a falta de fé e a dureza de coração deles. Senhor, aumenta nossa fé em tua constante presença entre nós. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

FELIZ PÁSCOA! - Mc 16,9-15 – Jesus ressuscitado aparece aos discípulos e os envia em missão

 

Oração Inicial

A presença de Jesus é vivificante e transforma a vida. Caminhemos na firmeza de da fé em Cristo Ressuscitado.

 

Abramo-nos à ação do Espírito Santo que reza em nós, dizendo: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

 

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

Este é o momento de compreendermos o texto. O que ele diz? Leia-o com calma e silenciosamente. Depois, leia-o novamente em voz alta e pausadamente, repetindo as palavras que mais chamaram sua atenção.

 

“O texto conclui o Evangelho de Marcos fazendo um relato das aparições do Ressuscitado. A figura de Maria Madalena tem grande destaque nos Evangelhos. A expulsão de sete demônios significa a mudança verificada em sua vida depois de conhecer Jesus. Ela esteve presente em oportunidades importantes, inclusive junto à cruz, e foi a primeira a encontrar-se com o Senhor Ressuscitado. Não há dúvida de que ela ocupa um lugar importante entre as amigas de Jesus. O final do Evangelho de Marcos é um envio para a missão, apesar da oscilação da fé dos apóstolos. É a oitava vez que Marcos emprega a palavra Evangelho. Aqui a perspectiva é a mais universal possível: batizar e anunciar a Boa-Nova ao mundo inteiro.”

 

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

Vamos trazer o texto para a nossa vida. De que forma a Palavra de Deus está em sintonia com a realidade em que eu vivo? Como é minha relação com o Mestre? Quais sentimentos a Palavra de Deus despertou em mim?

Fique em silêncio por alguns instantes para compreender melhor o sentido deste testemunho dos que fizeram a experiência da ressurreição.

 

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

“Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes.

Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas.

Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados.

Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos.

Fazei com que a palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra.”

 

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe a viver hoje? Como pretende atingir esse propósito

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.