terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Menina, levanta-te! – (Mc 5,21-43)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 F E V E R E I R O ROXO  MÊS DE COMBATE DA CONSCIENTIZAÇÃO DA LUPUS/DO MAL DE ALZHEIMER E DA FIBROMIALGIA

 F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS PARA CONSCIENTIZAR SOBRE A LEUCEMIA

 GARÇA/SP, 01 DE FEVEREIRO de 2022 (TERÇa-feira) 032º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  D I A  F E L I Z !

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

APROVEITAR UM BOM CONSELHO REQUER MAIS SABEDORIA DO QUE DÁ-LO."

(John Churton Collins)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO PUBLICITÁRIO

DIA MUNDIAL DE MUDAR SUA SENHA

DIA DA DEFESA CIVIL

DIA DO TOMATE

DIA DO HERÓI POLICIAL CIVIL

DIA DO ELETRICITÁRIO GAÚCHO

DIA DE BRIGID - DEUSA CELTA DA SABEDORIA E DA LUZ

DIA DO ANO NOVO CHINÊS - O ANO DO TIGRE

DIA DO HIJAB (VÉU ISLÂMICO)

DIA DE SEGUIR UM MUSEU NO TWITTER

DIA DA FUNDAÇÃO DO SAMBÓDROMO DO ANHEMBI EM SÃO PAULO-SP

DIA DO INÍCIO DA SEMANA DA HARMONIA INTER-RELIGIOSA

DIA DO INÍCIO DO FEVEREIRO LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A LEUCEMIA

DIA DO INÍCIO DO FEVEREIRO ROXO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O LÚPUS, FIBROMIALGIA E MAL DE ALZHEIMER

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Indiara - Nova Crixás (Goiás) Atalaia (Alagoas) Wanderlândia (Tocantins) Tapauá (Amazonas) Quixelô (Ceará) Missal - Nova Prata do Iguaçu - Vera Cruz do Oeste – Douradina (Paraná)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: IVANILDE PEREIRA ISIDORO (EQUIPE 02 ENS APARECIDA Setor de Garça /SP) JOHNATAS C BELLINI CALDEIRA (EQUIPE 14 ENS RAINHA DA PAZ Setor de Garça /SPLEANDRO OLIVEIRA CORREA (Construtora Oliveira & Correia - Garça /SP) RODRIGO ZAGO DONATO (Curitiba /PR)CLAUDIO AMORIM (Marilia /SP)PEDRO LUIZ DE TOLEDO (Garça /SP)  ■VALDIR GARCIA (Lions Clube de Ilha Solteira/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: RENATA BRANDÃO GALHASE E ROMILDO JOSÉ MOREIRA GALHASEó1997ó25 ANOS (Equipe 11 ENS da CONCEIÇÃO Setor de Garça /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

SANTA VERIDIANA

SANTA BRÍGIDA ABADESSA

SANTA ANA MICHELOTTI

SÃO CECÍLIO DE ELVIRA

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Não tenhas medo, somente crê – Mc 5,21-43

 

 

Salvai-nos, Senhor nosso Deus, reuni vossos filhos dispersos pelo mundo, para que celebremos o vosso santo nome e nos gloriemos em vosso louvor (Sl 105,47).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Diante do mundo dilacerado por guerras e conflitos, o papa Francisco nos recomenda dar testemunho de comunhão fraterna. Recebamos de Jesus a força para buscar, com todos os meios, construir o caminho da verdadeira paz.

 

– Oração 

 

PAI, TORNA-ME SOLIDÁRIO COM TODAS AS VÍTIMAS DA EXCLUSÃO SOCIAL, ESPECIALMENTE, AS MULHERES, A EXEMPLO DE JESUS QUE AS LIBERTOU DA OPRESSÃO EM QUE SE ENCONTRAVAM.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Concedei-nos, Senhor nosso Deus, adorar-vos de todo coração e amar todas as pessoas com verdadeira caridade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

                                  31 de janeiro de 2022 - 2ª-feira da 4ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Davi faz a dolorosa experiência da vitória que é, na verdade, derrota. Em favor das pessoas que manifestam sua fé, Jesus revela seu poder salvador. 

 

1ª Leitura (2Sm 18,9-10.14b.24-25a.30-19,3) – Meu filho Absalão! Por que não morri eu em teu lugar?  Leitura do Segundo Livro de Samuel:

 

Naqueles dias, 9Absalão encontrou-se por acaso na presença dos homens de Davi. Ia montado numa mula, e esta meteu-se sob a folhagem espessa de um grande carvalho. A cabeça de Absalão ficou presa nos galhos da árvore, de modo que ele ficou suspenso entre o céu e a terra, enquanto a mula em que ia montado passou adiante. 10Alguém viu isso e informou Joab, dizendo: “Vi Absalão suspenso num carvalho”. 14Joab tomou então três dardos e cravou-os no peito de Absalão. 24Davi estava sentado entre duas portas da cidade. A sentinela que tinha subido ao terraço da porta, sobre a muralha, levantou os olhos e divisou um homem que vinha correndo, sozinho. 25Pôs-se a gritar e avisou o rei, que disse: “Se ele vem só, traz alguma boa-nova”. 30O rei disse-lhe: “Passa e espera aqui”. Tendo ele passado e estando no seu lugar, 31apareceu o etíope e disse: “Trago-te, senhor meu rei, a boa-nova: o Senhor te fez justiça contra todos os que se tinham revoltado contra ti”. 32O rei perguntou ao etíope: “Vai tudo bem para o jovem Absalão?” E o etíope disse: “Tenham a sorte desse jovem os inimigos do rei, meu senhor, e todos os que se levantam contra ti para te fazer mal!” 19,1Então o rei estremeceu, subiu para a sala que está acima da porta e caiu em pranto. Dizia entre soluços: “Meu filho Absalão! Meu filho, meu filho Absalão! Por que não morri eu em teu lugar? Absalão, meu filho, meu filho!” 2Anunciaram a Joab que o rei estava chorando e lamentando-se por causa do filho. 3Assim, a vitória converteu-se em luto, naquele dia, para todo o povo, porque o povo soubera que o rei estava acabrunhado de dor por causa de seu filho.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 86(85)

 

Inclinai vosso ouvido, ó Senhor, e respondei-me!

 

 

– 31 de janeiro de 2022 - 2ª-feira da 4ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Menina, levanta-te!   (Mc 5,21-43)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

O Cristo tomou sobre si nossas dores, / carregou em seu corpo as nossas fraquezas (Mt 8,17). 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

Naquele tempo, 21Jesus atravessou de novo, numa barca, para a outra margem. Uma numerosa multidão se reuniu junto dele, e Jesus ficou na praia. 22Aproximou-se, então, um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo. Quando viu Jesus, caiu a seus pés 23e pediu com insistência: “Minha filhinha está nas últimas. Vem e põe as mãos sobre ela, para que ela sare e viva!” 24Jesus então o acompanhou. Uma numerosa multidão o seguia e o comprimia. 25Ora, achava-se ali uma mulher que, há doze anos, estava com uma hemorragia; 26tinha sofrido nas mãos de muitos médicos, gastou tudo o que possuía e, em vez de melhorar, piorava cada vez mais. 27Tendo ouvido falar de Jesus, aproximou-se dele por detrás, no meio da multidão, e tocou na sua roupa. 28Ela pensava: “Se eu ao menos tocar na roupa dele, ficarei curada”. 29A hemorragia parou imediatamente, e a mulher sentiu dentro de si que estava curada da doença. 30Jesus logo percebeu que uma força tinha saído dele. E, voltando-se no meio da multidão, perguntou: “Quem tocou na minha roupa?” 31Os discípulos disseram: “Estás vendo a multidão que te comprime e ainda perguntas: ‘Quem me tocou?'” 32Ele, porém, olhava ao redor para ver quem havia feito aquilo. 33A mulher, cheia de medo e tremendo, percebendo o que lhe havia acontecido, veio e caiu aos pés de Jesus e contou-lhe toda a verdade. 34Ele lhe disse: “Filha, a tua fé te curou. Vai em paz e fica curada dessa doença”. 35Ele estava ainda falando quando chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga e disseram a Jairo: “Tua filha morreu. Por que ainda incomodar o mestre?” 36Jesus ouviu a notícia e disse ao chefe da sinagoga: “Não tenhas medo. Basta ter fé!” 37E não deixou que ninguém o acompanhasse, a não ser Pedro, Tiago e seu irmão João. 38Quando chegaram à casa do chefe da sinagoga, Jesus viu a confusão e como estavam chorando e gritando. 39Então, ele entrou e disse: “Por que essa confusão e esse choro? A criança não morreu, mas está dormindo”. 40Começaram então a caçoar dele. Mas ele mandou que todos saíssem, menos o pai e a mãe da menina e os três discípulos que o acompanhavam. Depois entraram no quarto onde estava a criança. 41Jesus pegou na mão da menina e disse: “Talitá cum” – que quer dizer: “Menina, levanta-te!” 42Ela levantou-se imediatamente e começou a andar, pois tinha doze anos. E todos ficaram admirados. 43Ele recomendou com insistência que ninguém ficasse sabendo daquilo. E mandou dar de comer à menina. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Donizete Ferreira

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/pb/   

“Experimente ser tocado pela graça de Jesus”

 

Aproximou-se, então, um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo. Quando viu Jesus, caiu a seus pés, e pediu com insistência: ‘Minha filhinha está nas últimas. Vem e põe as mãos sobre ela, para que ela sare e viva!’. Jesus então o acompanhou. Ora, achava-se ali uma mulher que, há doze anos, estava com hemorragia. Tendo ouvido falar de Jesus, aproximou-se dele por detrás, no meio da multidão, e tocou na sua roupa. Ela pensava: ‘Se eu ao menos tocar na roupa dele, ficarei curada”

(Marcos 5,22-24.25-28).

 

Duas aproximações: um pai que pede pela filha, e uma mulher que pede pela sua enfermidade; duas formas de se aproximar de Jesus. Diversas estradas podem nos levar para Ele, podemos experimentar a graça de Jesus através do testemunho de alguém, alguém que nos indicou um retiro, um encontro… Existem muitas formas de nos aproximarmos de Jesus, as duas de hoje foram: a dor e o sofrimento físico.

 

“Ele quer que todos nós vivamos uma vida em plenitude, quer que todos nós experimentemos a Sua graça”

 

Nos dois casos, Jesus quer encontrar pessoalmente as pessoas e não apenas fazer um milagre. Percebam, Jesus acompanhou Jairo até a sua casa, e Ele procurou pela pessoa que O havia tocado, porque para Jesus o mais importante é a pessoa. Ele queria olhar nos olhos daquelas pessoas para quem Ele estava dispensando aquela graça. Jesus não quer simplesmente realizar um milagre na minha vida e na sua vida, Ele quer nos olhar nos olhos, quer saber o nosso nome, conhecer a nossa história. O mais importante para Ele é nos encontrar, é nos ver, sentir-nos, tocar-nos com a Sua graça, saber do nosso coração.

 

Para Jesus é importante a nossa vida, e isso já é um milagre, saber que não estamos sozinhos, saber que no nosso sofrimento temos a companhia de Jesus, temos a presença d’Ele. A menina de 12 anos de idade não poderia se tornar mulher, porque, na época de Jesus, com 12 anos a menina era já considerada uma mulher. Ali, estava bloqueada essa passagem, a menina não poderia se tornar mulher. A mulher com 12 anos de hemorragia não poderia nunca se tornar mãe, não poderia engravidar, mas Jesus devolve a esperança para as duas, Ele coloca, de novo, a vida no seu ritmo natural, permite que aquela menina cresça, torne-se uma mulher; e permite que aquela mulher, um dia, possa se tornar mãe.

 

Veja a força da graça de Deus! Veja a força da ação de Jesus que não quer que a nossa vida perca a sua dinamicidade, mas quer que todos nós vivamos uma vida em plenitude, quer que todos nós experimentemos a Sua graça.

 

Apresente, hoje, o seu coração a Jesus. Seja qual for a sua situação, permita, hoje, que Ele o toque.

 

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém! 

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Nesse relato temos duas narrativas entrelaçadas, trazendo duas mulheres: uma em plena adolescência (doze anos), com toda a vida pela frente, à beira da morte; a outra, há doze anos carregando o peso da exploração econômica e da discriminação religiosa. Jesus vence dois poderosos inimigos: a morte da menina e a doença incurável da mulher. A mulher aproxima-se de Jesus, toca a roupa dele e fica curada; a menina é tocada por Jesus e se levanta. O encontro e o contato com Jesus transformam e promovem a vida das pessoas. O tocar em Jesus ou deixar-se tocar por ele é o gesto concreto de um encontro salvífico. A fé da mulher e a fé do pai da menina conseguem recuperar a dignidade dessas duas pessoas. A misericórdia de Jesus aliada à fé das pessoas restaura a plenitude da vida. Como seria bom ouvir de Jesus: sua fé salvou você, vai em paz.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Frei Bruno Godofredo Glaab

Conteúdo publicado em  Vai para casa, para junto dos teus, e anuncia-lhes tudo - Mc 5,1-20 - Liturgia diária (catequizar.com.br)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 5,21-43 - Jesus cura uma mulher e uma menina

 

Oração Inicial


Jesus fala para todos: “Por que essa agitação e por que chorais?” Jesus mostra-se sempre compassivo, mas ao mesmo tempo chama nossa atenção ao nosso agito constante, que não nos ajuda a pararmos para pensar na misericórdia e bondade do Pai. Peço a Jesus, Mestre bondoso, que me faça entender melhor essa sua enorme bondade por todos os que sofrem de qualquer enfermidade, agitação ou angústia.

Senhor que meu coração aprenda do teu a ser confiante, compassivo, manso e humilde como é o teu.

 

Espírito Santo que sempre estiveste com o Filho de Deus, esteja também comigo, sobretudo, nos momentos em que me agito e me angustio diante dos problemas da vida. Dentro de mim ou em voz baixinha canto o Amém, amém, amém.

1. Leitura (Verdade)

Leia atenta e pausadamente o Evangelho observando os lugares, os verbos de movimento e as atitudes de cada personagem; a força das palavras em cada um dos envolvidos nestas cenas.

 

“Aquela mulher, que havia doze anos tinha uma hemorragia, tocou na roupa de Jesus e ficou boa. A missão de Jesus é comunicar o amor de Deus ao povo, amor que reconcilia e liberta. Em Jesus, fazemos uma experiência maravilhosa: Deus está perto de nós, incomoda-se com nosso sofrimento, comunica-nos vida plena. Aquela mulher sofrida acreditou nisso. Aproximou-se e tocou em suas vestes. Jesus quis saber quem o tinha tocado daquele jeito e elogiou sua fé. Não foi uma atitude mágica. Foi um encontro amoroso com seu Senhor. Magia é quando alguém pensa que resolve uma coisa com um toque ou uma palavra enigmática. Fé é quando a gente se encontra com Deus e põe nossa vida em suas mãos”

2. Meditação (Caminho)

Fé é quando a gente se encontra com Deus e põe nossa vida em suas mãos.

O que o texto diz para você? Deixe que a Palavra se misture com a sua vida e lhe dê uma nova luz para caminhar com o Mestre. Como e com que objetivos faço meus pedidos a Deus?

 

3.Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva dizer a Deus? Coloque-se na presença do Senhor e faça sua oração. Reze pelas realidades das pessoas que o(a) cercam e pelas necessidades do povo de Deus, lembrando o que você meditou no Evangelho.

“Jesus, Mestre amado, agradeço todas as vezes em que acalmaste meu coração e minha mente diante de tantas angustias e agitações a que a vida me leva. Obrigada Senhor, por tua paciência comigo. Quero ser mais atento(a) à tua presença amiga e serena, sempre. Toma-me pela mão quando caio ou resvalo e diga também para mim: Talitá Kum!!! (meu filho, minha filha levanta-te!

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Contemplando a misericórdia de Jesus que sentimentos nascem em seu coração? O que o senhor o(a) convida a viver em seu seguimento?

Sinto grande alegria em poder contemplar essa cena animadora. O Evangelho tem sempre uma palavra que acalma e dá segurança. Com o olhar da fé eu contemplo Jesus dizendo a mim e a muitas pessoas o que disse àquela jovem: Levanta-te! Não fique aí cabisbaixo(a), magoado(a) por tão pouco ou mesmo que seja por muito. Quero crescer nessa confiança de abandono à sua misericórdia.

Bênção

 

Concedei, ó Deus, a vossos filhos a benção desejada, para que nutridos por vosso amor produzam frutos de paz e de justiça. Amém.