terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Vós deveis rezar assim. – (Mt 6,7-15)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 F E V E R E I R O ROXO/LARANJA 

MÊS DE COMBATE DA CONSCIENTIZAÇÃO DA LUPUS/DO MAL DE ALZHEIMER E DA FIBROMIALGIA

 F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS PARA CONSCIENTIZAR SOBRE A LEUCEMIA

 GARÇA/SP, 23 DE FEVEREIRO de 2021 (TERÇa-feira) 054º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

A excelência consiste em fazer algo comum de maneira incomum.

(Booker T. Washington)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DA COMPREENÇÃO E PAZ MUNDIAL EM ROTARY

DIA MUNDIAL DO ROTARIANO

DIA DA SEDUÇÃO

DIA SURDO-MUDO

DIA NACIONAL DO MOVIMENTO MUNICIPALISTA BRASILEIRO

DIA DA FUNDAÇÃO DO INSTITUTO BUTANTAN EM SÃO PAULO

SEMANA INTERNACIONAL DA AMIZADE

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Atalaia do Norte (Amazonas)Belo Campo (Bahia) Bela Cruz (Ceará) Campo Largo (Paraná) Guimarães (Maranhão)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: MARINEZ NASCIMENTO A. ZANOTI (EQ 08 ENS MÃE DA IGREJA Setor de Garça-Lions Clube de Garça/SP)JOSÉ RICARDO RAMOS GREJO (Lions Clube de Garça /SP)APARECIDA TERESINHA  VICHIATTI M MOZINI (Lions Clube de Pacaembu Paraíso /SP) AMARILES MARTINS OLIVEIRA (Lions Clube de Catolé do Rocha /PB)ANDREA GONÇALVES BRANDÃO (Garça /SP)GUILHERME JOSÉ GERLIN GONÇALVES (Empresário Garça /SP)JAYME SANTOS MIRANDA (Empresário rural- Garça /SP)SERGIO AGUIAR MATOS (Empresário Campinas/SP)MARIO FUNAKAWA (Garça/SP) ANÉSIO AMATHEUS CARVALHO DE OLIVEIRA (Garça /SP)EMIKO MORI  (Valparaiso /SP)CARLOS AUGUSTO FERNANDES (Advogado Garça /SP)MARINA BOFETTI (Garça /SP)  VERA BORGES DE SOUZA (Garça/SP) CÉLIA CAMPOS (Garça /SP)EDUARDO MORETI (Garça /SP) PROFESSOR GILBERTO GODOI (Marilia /SP) SERGIO DE STEFANI FILHO (Garça /SP) VERA LUCIA J CESTARI (Marilia /SP) CELINA DE MOURA (Adamantina /SP)

 

 Santo do Dia 

NOSSA SENHORA DO DIVINO PRANTO

SÃO POLICARPO DE ESMIRNA

Policarpo (Turquia, 70-155), discípulo de são João evangelista e amigo de santo Inácio de Antioquia, foi bispo de Esmirna. A narração que atesta seu martírio constitui o mais antigo documento sobre o culto aos mártires.   

SANTA JOSEFINA VANNINI

Rafaela Ybarra

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 6,7-15, e Jesus nos diz “Quando orardes, não useis de muitas palavras”.

É pela oração que vamos modelando a nossa vida conforme a vida de Jesus. Na oração, colocamo-nos livres, abertos, confiantes, despojados diante de Deus.

 

- Vós fostes, Senhor, o refúgio para nós de geração em geração: desde sempre e para sempre vós sois Deus (Sl 89,1s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

De muitos modos, Deus cerca de predileção seus filhos e filhas: socorre-os com sua palavra eficaz, está perto dos corações atribulados… Exaltemos, todos juntos, o nome daquele que podemos chamar de Pai.

– Oração 

 

ESPÍRITO DO PAI, LEVA-ME A TRANSFORMAR EM VIDA A MINHA ORAÇÃO, E A DESCOBRIR, NA ORAÇÃO, O SENTIDO DA MINHA VIDA.

 

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Olhai, ó Deus, vossa família e fazei c rescer no vosso amor aqueles que agora se mortificam pela penitência corporal. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 350

 

 

– 23 de fevereiro de 2021 3ª-feira da 1ª Semana da Quaresma

– Liturgia da Palavra 

Na missão de edificar a Igreja, aos pastores convêm o desapego dos bens materiais, a disponibilidade para atender as pessoas e a sintonia com o Bom Pastor. 

 

1ª Leitura (Is 55,10-11) – A chuva faz a terra germinar.  Leitura do Livro do Profeta Isaías:

 

 Isto diz o Senhor: 10Assim como a chuva e a neve descem do céu e para lá não voltam mais, mas vêm irrigar e fecundar a terra, e fazê-la germinar e dar semente, para o plantio e para a alimentação, 11assim a palavra que sair de minha boca, não voltará para mim vazia; antes, realizará tudo que for de minha vontade e produzirá os efeitos que pretendi, ao enviá-la.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 34(33)

O Senhor liberta os justos de todas as angústias.

 

– 23 de fevereiro de 2021 3ª-feira da 1ª Semana da Quaresma

– Evangelho do dia 

 

Vós deveis rezar assim.   (Mt 6,7-15)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 

Glória a Cristo, palavra eterna do Pai, que é amor!
O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra da boca de Deus (Mt 4,4).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras.

 

8Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais. 9Vós deveis rezar assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus. 11O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. 12Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. 13E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.

 

14De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. 15Mas, se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“A oração fortifica nossa relação com Deus”

“Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras” 

 (Mateus 6,7)

Neste tempo quaresmal, tempo de graça que estamos vivendo, não podemos perder o foco nem a meta, e a nossa meta é crescer na comunhão com o Senhor, a nossa meta é criarmos intimidade com o Senhor Nosso Deus, é caminharmos com Jesus na observância da Sua própria Quaresma, que foram Seus 40 dias no deserto. Por isso, a importância e o fundamento da oração.

 

Preciso enfatizar que temos de caprichar na nossa oração pessoal, dedicar mais tempo a ela e deixar de lado práticas e costumes. Precisamos deixar de lado, inclusive, aquilo a que temos nos dedicado há tanto tempo: às redes sociais, à internet, à televisão e a outros consumismos do tempo presente para nos dedicarmos à oração sóbria, direcionada, autêntica e verdadeira como nos ensina o Mestre Jesus.

 

Primeiro, não precisamos usar de muitas palavras, porque a oração é mais ouvir do que falar. Quando aprendemos a escutar, aprendemos a crescer na relação com Deus por via da oração.

 

Não se impressione achando que quanto mais falarmos, mais vamos orar. É o contrário, quanto mais escutarmos, quanto mais deixarmos Deus falar, mais mergulhados estaremos na oração.

 

“Precisamos caprichar na nossa oração pessoal, precisamos dedicar mais tempo a ela”

 

A oração é dirigida ao Pai, não a nós; a oração é dirigida Àquele que é o nosso Criador, por isso toda oração é para exaltar, glorificar e santificar o Pai, que é Pai de todos nós.

 

É por isso que, mesmo sozinho, na nossa oração pessoal, não dizemos: “Pai-Meu”, porque esse Pai é nosso, esse Pai é de todos nós. Por isso toda oração nos leva a santificar, exaltar, glorificar o nome do Senhor, leva-nos a cuidar do irmão, a nos preocuparmos para que o pão não seja “meu”, para que tudo que temos não seja “meu”, mas seja nosso.

 

A oração tem o poder de transformar, ela quebra o nosso orgulho, o nosso egoísmo, as nossas vaidades e transforma a nossa mentalidade. Muitas vezes, oramos para que as coisas aconteçam do nosso jeito, oramos para ter conquistas, para que as coisas se façam do jeito que queremos.

 

“Seja feita a Vossa vontade.” Não tem graça maior do que se submeter à vontade de Deus. Muitas vezes, não a compreendemos, por isso a tememos, mas para quem está em Deus não há temor, não há medo, porque temos um Deus que cuida de nós. Aprendamos a ser cuidados por Deus pela via da oração.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O texto do Evangelho nos apresenta o modelo de oração proposto por Jesus: o pai-nosso, que sintetiza todo seu ensinamento e conteúdo sobre a oração: rezamos ao Pai – como filhos e filhas – que está no céu e aqui junto a nós; santificamos seu nome, santificando-nos; pedimos que seu projeto de vida digna para todos se torne realidade; sempre atentos para cumprir sua vontade; pedimos o pão cotidiano para todos; devemos viver a reconciliação com todos; sempre atentos para não cair na tentação de fazer o mal aos outros. Por meio de palavras simples e sem muito palavrório, nos dirigimos a Deus não para curvá-lo à nossa vontade ou manipulá-lo, mas para descobrir sempre mais sua vontade amorosa e torná-la nossa. Como bom Pai, Deus conhece e compreende as necessidades de seus fi lhos e filhas.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, mestre de oração, faze-nos compreender que rezar não é cair na repetição de palavras vazias. Rezar é entrar em comunhão com o Pai celeste, expressando-lhe nossos anseios profundos e essenciais, com a certeza de que nossa oração só será eficaz se for acompanhada com a atitude de perdão. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mt 6,7-15 - Aprendemos a rezar com Jesus: "Pai nosso..."

 

Oração Inicial

Nesta caminhada quaresmal, guiados pela Palavra de Deus, somos convidados por Jesus a refletir sobre a oração. Coloquemo-nos diante das palavras com que Ele mesmo se dirigiu ao Pai e que ensinou aos seus discípulos.

 

É pela oração, pelo encontro com o Senhor, que vamos modelando a nossa vida conforme a vida de Jesus. Na oração, colocamo-nos livres, abertos, confiantes, despojados diante de Deus, que nos acolhe com infinito amor porque nos conhece profundamente e sabe do que temos necessidade. Ao mesmo tempo, nos dispomos para acolher a sua vontade em nossa vida.

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

Evangelho: Mt 6,7-15 “Quando orardes, não useis de muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras. […] O vosso Pai sabe do que precisais. […] Deveis orar assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, como no céu, assim também na terra. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. Perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos que nos devem. E não nos introduzas em tentação, mas livra-nos do Maligno. Se vós perdoardes aos outros as suas faltas, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará.”

 

Proclame a oração do Pai-Nosso pausadamente, procurando acolher cada palavra. Qual expressão mais chamou sua atenção?

 

“Não só os pagãos, mas os próprios judeus faziam longas orações. Os discípulos percebem que existe outra maneira de orar. O Pai-Nosso contempla as duas grandes dimensões de nossa oração. Porque somos pobres, temos o direito de pedir, e isto está contemplado na oração de Jesus. Mas, em primeiro lugar, vem o reconhecimento da Onipotência de Deus, somos convidados a assumir o Nome, o Reino e a Vontade do Pai. Depois, seguem as necessidades dos filhos, entre elas o pão, o perdão e a força de superar o mal. O Reino de Deus é gratuidade; é graça e perdão. Os discípulos devem assumir a capacidade de perdoar, pois, assim, serão perdoados pelo Pai. Além de oração comunitária, o Pai-Nosso é síntese do Reino de Deus.”

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz para mim hoje? O que a oração de Jesus ao Pai me leva a meditar?

Qual é a importância da oração em minha vida? Como é meu relacionamento com Deus na oração? Tenho necessidade da oração, da intimidade com Deus?

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Para o papa Francisco, “a oração é a respiração da alma: é importante encontrar momentos do dia para abrir o coração a Deus, mesmo com simples e breves orações do povo cristão”. Qual oração você deseja dirigir a Deus neste momento? Pedido, agradecimento, louvor… Reze a oração que Jesus nos ensinou, o Pai-Nosso.

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Não basta rezar, é preciso viver o Pai-Nosso.

Que apelo a palavra de Deus despertou em seu coração? Ao longo deste dia, dedique um tempo para seu encontro com Deus na oração.

 

Bênção

 

– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos nós, como concedeu ao filho prodigo a alegria de receber o abraço do Pai.

– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta caminhada quaresmal a uma verdadeira conversão.

– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo, celebrar a vitória da Páscoa.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.