segunda-feira, 12 de outubro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Fazei o que ele vos disser. - (Jo 2,1-11)

 

 


– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 O U T U B R O – R O S A    MÊS  DAS => MISSÕES  

 GARÇA/SP, 12 DE OUTUBRO de 2020 (segunda-feira) 286º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

SÓ É POSSÍVEL ENSINAR UMA CRIANÇA A AMAR, AMANDO-A."

(Johann Goethe)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org/

DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA “Padroeira Oficial do BRASIL

DIA DA CRIANÇA e DIA UNIVERSAL DA CRIANÇA

DIA DA FESTA DACRIANÇA

DIA INTERNACIONAL DAS MENINAS

DIA DO DESCOBRIMENTO DA AMÉRICA e DIA DE CRISTOVÃO COLOMBO

DIA DA OFICIALIZAÇÃO DA DECLARAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA

DIA DA FILATELIA TEMÁTICA

DIA DA CIRURGIA INFANTIL

DIA NACIONAL DA LEITURA

DIA NACIONAL DO DINHEIRO

DIA DO BASQUETE

DIA DO BANCO DO BRASIL

DIA NACIONAL DO FANZINE

DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE ARTRITE REUMATOIDE

DIA DO ENGENHEIRO AGRÔNOMO

DIA DO CORRETOR DE SEGUROS

DIA DE SOLIDARIEDADE COM OS PRISIONEIROS POLÍTICOS DA ÁFRICA DO SUL

DIA DO INÍCIO DA SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA NA PRIMEIRA INFÂNCIA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  GUARAÇAÍ - Júlio Mesquita - Lavínia - TUPÃ (São Paulo) Irituia (Pará) Bonópolis - Itumbiara - Monte Alegre de Goiás - Rubiataba - Santa Rita do Araguaia - São Luís de Montes Belos (Goiás) Cascavel - Iporã (Paraná) Bossoroca - Ijuí - Santo Antônio das Missões (Rio Grande do Sul) Caetité - São Sebastião do Passé - Urandi (Bahia) Juarina (Tocantins) Seropédica (Rio de Janeiro) Timbó (Santa Catarina)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: CARMEM LÚCIA SIMIONATO MANSUSO (Garça/SP) CARLA CLAPIS POSSARI (Lions Clube de Ouro Verde Cidade Verde /SP) ELIZABETE LIMA GIROTTO (Lions Clube de TUPÃ /SP) Paulo  DA SILVA  Neto (Lions Clube de Bauru Norte /SP) JULIANA CASTRO  (Bastos /SP ) ARQUILIO JOSÉ MARTINS GUIRADO  (Ind e Com de Vassouras Guirado- Garça/SP) LILIAN LUCHIARI BARALDI NININ (EQ 10 ENS das FAMÍLIAS do Setor de Garça/SP) DANIEL DUTRA BRANCO  (Panificadora União - Garça/SP) Reynaldo Marino  (Garça/SP) Fatima Regina Marino (Garça/SP) DOMINGOS AMADO BEZ (Garça/SP) AMAURI CODONHO  (Garça /SP ) Maria Darc Peres  (Cassilândia /MS ) Pe. MURiLO APARECiDO dos DIAs (Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Oriente /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

■ NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA

nOssa sENhoRa dO PILar

São SERAFIM DE MONTENEGRO

Beato Carlo Acutis

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho:  Jo 2,1-11

Nossa Senhora Aparecida, , cheia de amor e bondade, lançai sobre nós um olhar favorável, para que sejamos socorridos em todas as necessidades.

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- Com grande alegria, rejubilo-me no Senhor, e minha alma exultará no meu Deus, pois me revestiu de justiça e salvação, como a noiva ornada de suas joias (Is 61,10).

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Nesta solenidade de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do povo brasileiro, celebramos a Mãe sempre atenta às necessidades de seus filhos e filhas, mestra do serviço e nossa intercessora. Com alegria, louvemos aquela que nos motiva a cumprir a palavra do seu Filho e, surgida das águas, se tornou um grande sinal do amor de Deus por nós.

– Oração 

 

PAI, QUE O TESTEMUNHO DE MARIA CALE FUNDO NO MEU CORAÇÃO, TRANSFORMANDO-ME EM PERFEITO DISCÍPULO DE JESUS. E QUE EU POSSA CONDUZIR MUITAS OUTRAS PESSOAS A CREREM EM TEU FILHO.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, todo-poderoso, ao rendermos culto à Imaculada Conceição de Maria, mãe de Deus e senhora nossa, concedei que o povo brasileiro, fiel à sua vocação e vivendo na paz e na justiça, possa chegar um dia à pátria definitiva. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 12  de outubro de 2020 segunda-feira da 28ª Semana Do Tempo Comum Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil

– Liturgia da Palavra 

Revestidos do compromisso com o Reino, acolhamos a Palavra que nos fortalece e nos convida à união com o Filho de Deus num banquete regado com muita alegria. 

 

1ª Leitura (Est 5,1b-2; 7,2b-3) – Concede-me a vida do meu povo - eis o meu desejo!  Leitura do Livro de Ester:

 

1bEster revestiu-se com vestes de rainha e foi colocar-se no vestíbulo interno do palácio real, frente à residência do rei. O rei estava sentado no trono real, na sala do trono, frente à entrada. 2Ao ver a rainha Ester parada no vestíbulo, olhou para ela com agrado e estendeu-lhe o cetro de ouro que tinha na mão, e Ester aproximou-se para tocar a ponta do cetro.
7,2bEntão, o rei lhe disse: “O que me pedes, Ester; o que queres que eu faça? Ainda que me pedisses a metade do meu reino, ela te seria concedida”.
3Ester respondeu-lhe: “Se ganhei as tuas boas graças, ó rei, e se for de teu agrado, concede-me a vida — eis o meu pedido! — e a vida do meu povo — eis o meu desejo!” 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 44(45)

Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto:

que o Rei se encante com vossa beleza!

 

 

2ª Leitura (Ap 12,1.5.13a.15-16a) – Um grande sinal apareceu no céu.  Leitura do Livro do Apocalipse de São João:

 

1Apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas. 5E ela deu à luz um filho homem, que veio para governar todas as nações com cetro de ferro. Mas o filho foi levado para junto de Deus e do seu trono. 13aQuando viu que tinha sido expulso para a terra, o dragão começou a perseguir a mulher que tinha dado à luz o menino.
15A serpente, então, vomitou como um rio de água atrás da mulher, a fim de a submergir. 16aA terra, porém, veio em socorro da mulher. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 12  de outubro de 2020 segunda-feira da 28ª Semana Do Tempo Comum Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil

Fazei o que ele vos disser. - (Jo 2,1-11)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Disse a mãe de Jesus aos serventes: / “Fazei tudo o que ele disser!” (Jo 2,5) 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente. 2Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. 3Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”.
4Jesus respondeu-lhe: “Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou”.
5Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei o que ele vos disser”.
6Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros.
7Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água”. Encheram-nas até a boca. 8Jesus disse: “Agora tirai e levai ao mestre-sala”. E eles levaram. 9O mestre-sala experimentou a água que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água.
10O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: “Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora!”
11Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“A imagem da Virgem Maria é para nós a indicação do Céu”

Sua mãe disse aos que estavam servindo: ‘Fazei o que ele vos disser!”

(João 2,5)

Viva a Mãe de Deus e nossa! Viva a Senhora Aparecida! Todo o povo brasileiro tem a graça de, no dia de hoje, celebrar a nossa Padroeira. A Virgem Mãe Aparecida, uma pequena imagem que foi encontrada em um rio.

 

Veja, uma imagem pequena e desprezada, primeiro, encontrou-se o corpo e, depois, a cabeça. Aquela imagem estava tão suja, jogada no fundo do rio, mas naquela imagem estava a graça. A primeira coisa que precisamos meditar: somos a imagem e a semelhança de Deus e não podemos desprezar essa imagem que somos, porque somos o símbolo vivo de que Deus está no meio de nós e que Ele faz bem todas as coisas.

 

À medida em que vamos denegrindo e desprezando essa imagem viva de Deus, que somos nós, desprezamos a nós e também a pessoa do próximo.

 

A imagem de escultura é uma imagem sagrada, não tenha aquela concepção protestante errada de que as imagens de escultura são idolatrias, porque a idolatria é proibida, é um pecado gravíssimo. A idolatria é ter ídolos; e os ídolos no Antigo Testamento foram feitos para serem colocados no lugar de Deus. 

 

“Volte-se, hoje, para a imagem da Virgem negra de Aparecida, recorra a Ela”

 

As imagens não existem para estarem no lugar de Deus, elas existem para nos levarem até Deus, para nos mostrarem o caminho d’Ele. Como a imagem sagrada da serpente, lá no deserto, foi um sinal da cura de Deus, a imagem dos santos, a imagem da Virgem Maria são para nós a indicação do caminho do Céu.

 

É o próprio Deus quem manifesta isso no mundo inteiro, nas imagens milagrosas da Virgem Mãe: Lurdes, Fátima… Poderia citar centenas, mas, hoje, me volto para essa imagem negra, a cor do povo brasileiro na sua grande maioria, a imagem da Virgem Aparecida.

 

Começou para socorrer aqueles pescadores que sofreriam penalidades porque não conseguiam pescar, e Ela mesma apareceu para ser um sinal da pesca milagrosa que depois eles foram realizar.

 

O culto a essa imagem levou muitas almas para Deus e libertou muitas pessoas da escravidão do pecado. Começou naquela pequena vila de Guaratinguetá – SP e, depois, se espalhou pelo Brasil inteiro e por tantos lugares no mundo, porque na Virgem Mãe Aparecida está o maior santuário mariano do mundo, ali está o povo brasileiro com suas lágrimas, dores, com seus sofrimentos, mas com muitas ações de graça no coração por essa presença amorosa de Deus no meio de nós.

 

Volte-se, hoje, mais do que nunca, para a imagem da Virgem negra de Aparecida, recorra a Ela, ouça o que Ela está nos dizendo: “Fazei o que Ele vos disser!”. Porque as imagens sagradas não ocupam o lugar de Deus, pelo contrário, elas nos levam para o colo de Deus, para a proximidade d’Ele e resgatam em nós a imagem sagrada de que nós mesmos somos de Deus.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

As bodas de Caná representam o primeiro dos sete sinais no Evangelho de João. O autor não fala em milagres, mas em sinais, pois não quer exaltar o fato em si, mas o que está por trás dele: revelar a glória de Jesus para que os discípulos acreditem nele. Ele e seus discípulos foram convidados para um casamento, a mãe de Jesus também estava presente. Ao longo da festa, o vinho veio a faltar. A mãe de Jesus intercede ao Filho em favor dos noivos e dos convidados. Festa sem vinho (bebida) é festa incompleta, sem alegria. Jesus é apresentado como o noivo da comunidade. A mãe tem importante papel na família, na comunidade, em todos os lugares. Ela é perspicaz e sensível diante das necessidades. Aqui ela desempenha a função de convidar para fazer o que o Mestre pedir. Nós, católicos brasileiros, temos uma devoção e um carinho todo especial para com Maria, mãe de Jesus e nossa. Entre muitos outros títulos, no Brasil é conhecida como Nossa Senhora Aparecida. Ela olha com muito amor o povo brasileiro e intercede a Jesus para que nunca falte o vinho da alegria e da dignidade para seus filhos e filhas.

 

ORAÇÃO

Ó Jesus, zeloso pastor das multidões sedentas de pão material e pão espiritual, graças te damos pela Virgem Maria, venerada pelo povo brasileiro como Nossa Senhora Aparecida. Aos habitantes do nosso país, concede, Senhor, tua confortadora presença e a constante proteção de tua e nossa querida mãe. Amém.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Jo 2,1-11 - NO PRIMEIRO MILAGRE DE JESUS A MÃE ESTAVA LÁ

 

Mês Missionário 2020

Oração Inicial

Hoje a Igreja do Brasil está em festa e reza com a Mãe Aparecida. Roguemos a Nossa Senhora que continue caminhando conosco e pedindo ao seu Filho Jesus Cristo que toque o coração dos nossos lideres, dos formadores de opinião e de todos os católicos, para que trabalhem em favor dos mais necessitados do nosso país e nossa sociedade supere tamanha desigualdade.
Saudemos com fervor Maria, a escolhida de Deus, a quem invocamos como Senhora Aparecida.

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho pausadamente e destaque as palavras que mais lhe chamaram atenção. Qual é o contexto da narrativa? Quem é Jesus? O que Ele ensina? Como é o seu ensinamento? Como as pessoas acolhem as palavras de Jesus e o que ela realiza nos ouvintes?

“O evangelista João evita usar a palavra “milagre”; ele prefere “sinais”. Ele narra sete sinais, credenciando Jesus como o enviado do Pai. Em Caná, Jesus manifesta sua glória e os discípulos creram nele. O episódio deixa claro que o Primeiro Testamento, simbolizado pelas talhas de purificação e pela falta de vinho, se esgota. É um tempo novo, Jesus é o noivo. Maria representa a Igreja que acolhe a vontade de Jesus. A água é nossa pobreza, mas aceita por Deus. Maria, a mãe de Jesus, aparece duas vezes na narrativa. Hoje, a Igreja que está no Brasil festeja a padroeira Nossa Senhora Aparecida. Como em Caná, Maria aponta em duas direções: “Eles não têm vinho” e “Fazei tudo que ele vos disser!… Assim haverá o bom vinho até o fim”. 

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o Evangelho o(a) levou a experimentar? Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? Faça uma síntese do que o texto bíblico despertou em seu coração, para vivê-lo em seu dia.

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O Senhor é nossa força, consolo e abrigo. A Ele entregamos esta semana e toda a nossa vida. A Ele confiamos as pessoas que amamos e todas aquelas com as quais partilharemos o dia.

 4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Celebrando a solenidade de Maria Padroeira do Brasil como quero entregar à sua proteção nossa querida Pátria? Nosso povo brasileiro, nossos projetos sociais, nossos sonhos de justiça e paz, etc….

 

Bênção

 

Ave Maria…..
Maria meiga de Belém, em quem a graça repousou
Maior ternura ninguém tem
Deus nosso Pai te abençoou
Mãe do Senhor a gente diz e tem coragem de sonhar
Que o mundo vai ser mais feliz sabendo amar e perdoar.

 

E como em Nazaré, vivendo com Jesus e com José
Teu coração só teve amor
Aumenta a nossa fé, no filho que é teu Deus
E faz de nós o povo santo do Senhor. 

(Pe. Zezinho)