terça-feira, 17 de outubro de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■– Dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós. - (Lc 11,37-41)


 ONU 2017 
 ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO 
 O U T U B R O  MÊS  DAS MISSÕES 
 GARÇA/SP, 17 DE OUTUBRO DE 2017 (terça-feira) 290º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
"DENTRO DE CADA PROBLEMA ESTÁ UMA OPORTUNIDADE."
                                                                                                                                                                                (Robert Kiposaki)

 Datas Comemorativas  
DIA DA AGRICULTURA
DIA DA INDÚSTRIA AERONÁUTICA BRASILEIRA
DIA DO MAQUINISTA
DIA INTERNACINAL PARA ERRADICAÇÃO DA POBREZA (ONU)
DIA NACIONAL DA MUSICA POPULAR BRASILEIRA
DIA NACIONAL DO PROFISSIONAL DE PROPAGANDA
DIA PROFISSIONAL DE INFORMÁTICA
DIA MUNDIAL DA CAMINHADA
DIA NACIONAL DE LUTA PELA DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO
SEMANA DA ASA
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Bacuri - Primeira Cruz (Maranhão) Bananeiras (Paraíba) Igarapé-Mirim (Pará) Bela Vista do Paraísos (Paraná) Carmópolis (Sergipe) Catuípe (Rio Grande do Sul) Assu - São José de Mipibu (Rio Grande do Norte)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: SONIA M. CAPPELIN AMARAL (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) INÊS APARECIDA DE LUCA MARTINÊS (Professora - Bauru /SPHERMES LUIZ SANTOS AOKI (Advogado - Garça /SP)Laurita Cristina Lima (Garça /SP) JORGE ISMAIL ABIDO ISMAIL (São Luiz/MA) . .

 Santo do Dia 
SANTO INÁCIO DE ANTIOQUIA
Inácio (Síria, 50-107),  terceiro bispo da Antioquia e discípulo do apóstolo João, foi preso por ordem do Imperador Trajano e condenado às feras no Coliseu de Roma. Na viagem rumo ao martírio, deu testemunho de sua fé em Jesus Cristo e fortaleceu as comunidades cristãs.
SÃO RODOLFO
SÃO SERAFINO

Estou pregado na cruz com Jesus Cristo: já não sou eu que vivo, mas é o Cristo que vive em mim. Vivo na fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim (Gl 2,19s).
Oração
PAI, PURIFICA DE TODO PECADO E EGOÍSMO O MAIS ÍNTIMO DE MEU SER, POIS ELES ME TORNAM INCAPAZES DE VIVER EM COMUNHÃO CONTIGO E COM O MEU SEMELHANTE.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Deus eterno e todo-poderoso, que ornais a vossa Igreja com o testemunho dos mártires, fazei que a gloriosa paixão que hoje celebramos, dando a santo Inácio de Antioquia a glória eterna, nos conceda contínua proteção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
Terça-feira da 28º Semana do Tempo Comum - 17/10/2017 Sto. Inácio de Antioquia BMt, memória
A justiça se revela no evangelho de Jesus, força universal de salvação que nos ajuda a superar uma religião de aparências para vivermos de acordo com a verdade de Deus.

1ª Leitura (Rm 1,16-25) – Tendo os homens conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus. Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

Irmãos, 16eu não me envergonho do Evangelho, pois ele é uma força salvadora de Deus para todo aquele que crê, primeiro para o judeu, mas também para o grego. 17Nele, com efeito, a justiça de Deus se revela da fé para a fé, como está escrito: O justo viverá pela fé.
18Por outro lado, a ira de Deus se revela, do alto do céu, contra toda a impiedade e iniquidade dos homens que em sua iniquidade oprimem a verdade. 19Pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto aos homens: Deus mesmo lhos manifestou.
20Suas perfeições invisíveis, como o seu poder eterno e sua natureza divina, são claramente conhecidas através de suas obras, desde a criação do mundo. Assim, eles não têm desculpa 21por não ter dado glória e ação de graças a Deus como se deve, embora o tenham conhecido. Pelo contrário, enfatuaram-se em suas especulações, e seu coração insensato se obscureceu: 22alardeando sabedoria, tornaram-se ignorantes 23e trocaram a glória do Deus incorruptível por uma figura ou imagem de seres corruptíveis: homens, pássaros, quadrúpedes, répteis. 24Por isso, Deus os entregou com as paixões de seus corações a tal impureza, que eles mesmos desonram seus próprios corpos. 25Trocaram a verdade de Deus pela mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 18(19A)
Os céus proclamam a glória do Senhor!

Evangelho do dia
Terça-feira da 28º Semana do Tempo Comum - 17/10/2017 Sto. Inácio de Antioquia BMt, memória
Dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós. - (Lc 11,37-41)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
A palavra do Senhor é viva e eficaz: ela julga os pensamentos e as intenções do coração (Hb 4,12).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 37enquanto Jesus falava, um fariseu convidou-o para jantar com ele. Jesus entrou e pôs-se à mesa. 38O fariseu ficou admirado ao ver que Jesus não tivesse lavado as mãos antes da refeição. 39O Senhor disse ao fariseu: “Vós fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades. 40Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? 41Antes, dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Cuidemos sempre do nosso interior
Não podemos deixar de cuidar do essencial, do mais importante, que é nosso interior, nosso coração
O Senhor disse ao fariseu: ‘Vós fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades. Insensatos!”  (Lucas 11,39-40).
Não há insensatez maior do que cuidarmos das coisas externas, limparmos nossa casa, nossas coisas, cumprirmos nossos compromissos e responsabilidades, mas deixarmos de cuidar do essencial, do mais importante, que é o nosso interior, nosso coração.
Algumas pessoas têm mania de excesso de limpeza. Elas limpam a casa não sei quantas vezes, tomam banho não sei quantas vezes ao dia. Cada um cuida de si como acha que tem de cuidar; e não sou quem tenho de determinar quantos banhos temos que tomar, quantas vezes temos que limpar a nossa casa. Apenas percebo que, às vezes, o zelo com o interior e o coração não são o mesmo.
Você olha para a pessoa limpinha, bonitinha, arrumadinha, fofinha, mas, quando ela abre a boca, o coração está cheio de maldades, porque a boca fala do que o coração está cheio. Quando a pessoa começa a falar mal dos outros, começa a colocar para fora ressentimentos, mágoas e tantas coisas tristes. Ela está cheia de bombas no coração!
Às vezes, eu paro para conversar com indigentes na rua, paro para falar com pessoas que ninguém dá valor. Essas pessoas transmitem tantas coisas boas, passam tanta pureza para o nosso coração! Elas não falam mal de ninguém, estão pedindo apenas uma chance para viver e assim por diante.
Não se deixe enganar, porque as aparências, muitas vezes, enganam. Não é quem está bem vestido, quem usa terno e gravata, quem usa o melhor vestido, que tem o melhor dentro do coração. Não nos enganemos, não gastemos nossas energias, nosso dinheiro, aquilo que podemos para aparentar aos outros.
Somos a sociedade das aparências, e as pessoas gostam de viver de aparências! Elas gastam o que não têm, para ter a melhor roupa, o melhor vestido. Gastam o que não podem, desgastam-se para aparentar bem. Nada contra isso, mas há muitas mulheres que passam horas no salão fazendo tratamento de pele, de rugas, tratamento disso e daquilo, fazem modelagem no corpo… Mas e o coração, como fica? A alma? As maldades que estão dentro de nós? E as fofocas e intrigas? As perversidades? As más inclinações?
Se nos aplicássemos com maior determinação para cuidar do coração, a nossa aparência seria consequência daquilo que cuidamos do nosso interior. Não sejamos insensatos, porque toda aplicação que fazemos no corpo vai depois para debaixo da terra. No entanto, toda aplicação que fazemos no coração vai para a eternidade.
Deus abençoe você!
Reflexão"Se Deus daretur" (salvar a razão abrindo-a à fé)
 AUTOR: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje — escutando a recriminação de Jesus aos fariseus— comprovamos como a ideia de Deus pode instrumentalizar-se e ser fulminante: este é o perigo que corre a religião. Mas, também uma razão que se separa completamente de Deus e quer confiná-lo ao âmbito do puramente subjetivo perde o norte e dá lugar a forças destrutivas.
Se a ilustração foi em busca dos fundamentos morais válidos "etsi Deus no daretur" (como se Deus não existisse), hoje devemos convidar aos agnósticos a que se abram a uma moral "se Deus daretur". Sem este ponto absoluto de referência (Deus), o obrar humano se perde na incerteza. Os cristãos estão chamados não certamente a pôr limites à razão, mas sim a negar-nos a que se reduza o âmbito do fazer.
—Senhor, me esforçarei para afirmar a capacidade de nossa razão para perceber o que é bom e Aquele que é Bom. Só assim livraremos a autêntica batalha a favor do homem e contra a inumanidade.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Posso dizer que tenho muita bondade no coração?
- Será que às vezes não estou preocupado demais com exterioridades apenas?
- Não sou muitas vezes fariseu disfarçado?
- Como trabalho com o ar de superioridade que se encontra por toda parte?
- Sou fácil em criticar os outros?

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
patricia.silva@paulinas.com.br
Conteúdo publicado em  http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/ r   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Lc 11,37-41 - Partilhar para se purificar
Saudação
- A nós, a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparo-me para a Leitura, rezando:
Jesus Mestre, que dissestes: "Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, eu aí estarei no meio deles",
ficai conosco, aqui reunidos (pela grande rede da internet), para melhor meditar e comungar com a vossa Palavra.
Sois o Mestre e a Verdade: iluminai-nos, para que melhor compreendamos as Sagradas Escrituras.
Sois o Guia e o Caminho: fazei-nos dóceis ao vosso seguimento.
Sois a Vida: transformai nosso coração em terra boa, onde a Palavra de Deus produza frutos abundantes de santidade e missão.
(Bv. Alberione)
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Lc 11,37-41, e observo pessoas, palavras, relações, lugares.
Jesus, os fariseus e os mestres da Lei.
Quando Jesus acabou de falar, um fariseu o convidou para jantar na casa dele. Jesus foi e sentou-se à mesa. O fariseu ficou admirado quando viu que Jesus não tinha se lavado antes de comer. Então o Senhor disse a ele:
- Vocês, fariseus, lavam o copo e o prato por fora, mas por dentro vocês estão cheios de violência e de maldade. Seus tolos! Quem fez o lado de fora não é o mesmo que fez o lado de dentro? Portanto, deem aos pobres o que está dentro dos seus copos e pratos, e assim tudo ficará limpo para vocês.
Refletindo
O fariseu movido pelo seu legalismo condena com sua admiração o fato de Jesus não ter se lavado antes de sentar-se à mesa para a refeição. E Jesus, o ajuda a refletir. Não basta estar limpo por fora. É preciso estar limpo por dentro. E fala como se deve fazer que para estar limpo por dentro: “deem aos pobres o que está dentro dos seus copos e pratos, e assim tudo ficará limpo para vocês”. É preciso partilhar o que se tem com quem tem menos.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) - O que o texto diz para mim, hoje?
Entro em diálogo com o texto. Reflito e atualizo. O que o texto me diz no momento?
Meditando
Os bispos na Conferência de Aparecida afirmaram que há quatro eixos fundamentais na Igreja: a experiência religiosa, a vivência comunitária, a formação bíblico-doutrinal e o compromisso missionário de toda a comunidade. "O compromisso missionário de toda a comunidade. Ela sai ao encontro dos afastados, interessa-se por sua situação, a fim de reencantá-los com a Igreja e convidá-los a retornarem para ela." (DAp 226).
Na encíclica Laudato sì, diz o papa Francisco: "Hoje, não podemos deixar de reconhecer que uma verdadeira abordagem ecológica sempre se torna uma abordagem social, que deve integrar a justiça nos debates sobre o meio ambiente, para ouvir tanto o clamor da terra como o clamor dos pobres".(LS 49).
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - O que o texto me leva a dizer a Deus?
Faço minha oração pessoal e depois, rezo com toda Igreja a
Oração do Mês Missionário 2017

Deus de misericórdia,
que enviaste o Teu Filho Jesus Cristo
e nos sustentas com a força do Espírito Santo,
ensina-nos a caminhar juntos
e, a exemplo de Maria, nossa Mãe Aparecida,
na celebração dos 300 anos do encontro da imagem,
sejamos, em toda a parte,
testemunhas proféticas da alegria do Evangelho
para uma Igreja em saída. Amém.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) - Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus.
Vou eliminar do meu modo de pensar todo mal juízo e vou agir conforme o Projeto de Jesus Mestre: sair ao encontro de alguém que esteja afastado de Deus.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Sites acessados e consultados: - http://datascomemorativas.org/ - http://homilia.cancaonova.com//liturgia - http://liturgia.catequisar.com.br/ http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ -  https://padreluizcarlos.wordpress.com/ - http://www.aparecidadasaguas.com - http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br - http://kdfrases.com/autor/- Liturgia Diária ano XXVI nº 310 – PAULUS Pia Sociedade de São Paulo