quinta-feira, 29 de outubro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Não convém que um profeta morra fora de Jerusalém. - (Lc 13,31-35)

 


– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 O U T U B R O – R O S A    MÊS  DAS => MISSÕES  

 GARÇA/SP, 29 DE OUTUBRO de 2020 (quinta-feira) 303º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

“VOCÊ PRECISA FAZER AQUILO QUE PENSA QUE NÃO É CAPAZ DE FAZER."

(Eleanor Roosevelt)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org/

DIA NACIONAL DO LIVRO

DIA NACIONAL DOS TRABALHADORES EM RADIOLOGIA

DIA NACIONAL DA PREVENÇÃO DA LAVAGEM DE DINHEIRO

DIA NACIONAL DA LIVRE INICIATIVA

DIA MUNDIAL DO AVC

DIA NACIONAL DE COMBATE À PSORÍASE

DIA NACIONAL DO CERIMONIALISTA

 DIA DAS FLORES

SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Aurora do Tocantins (Tocantins) Campestre de Goiás (Goiás) Campo do Brito (Sergipe) Cristino Castro - Curimatá - Itaueira - Matias Olímpio - Pau d’Arco do Piauí (Piauí) João Câmara - São Tomé (Rio Grande do Norte) Campo do Tenente (Paraná)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  Valéria bueri nassif (Lions Clube de Vespasiano /MG) AFFONSO “50” DOS SANTOS MARCOS (Lions Clube de MIRANDÓPOLIS /SP) JOSÉ GUEIA MÁS (PDG-LC6-Lions Clube de Nhandeara /SP) DARCY BELUSSI FIGUEIREDO (Lions Clube de Penápolis /SP)DEYSE MARIA FAGNELO DE FREITAS DOS SANTOS  (Lions Clube de Vera Cruz /SP) JOSÉ WILSON CURY FRESCARELLI  (Lions Clube de Pederneiras /SP)  TANIA SILVIA ZACCARELLI (Garça/SP) OLIVIA MARIA OTAVIANO GUIMARÃES (BIRIGUI /SP) EUNICE DE BARROS DOS REIS (Garça /SP) João SAnches (DJ - Garça /SP) Giuseppe Granchelli Filho (Garça /SP) Padre EVANDRO CESAR BATISTA (Pároco da Paroquia N. Sra. do Perpetuo Socorro Marília /SP) Côn. Valdemiro Cândido do Símbolo (Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Rinópolis /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO:   LIONS CLUBE DE TUPÃ CURUMIM ó1988ó32 ANOS

 

 

 SANTO DO DIA  

 

SÃO NARCISO DE JERUSÁLEM

O BEM AVENTURADO CAETANO ERRICO

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 13,31-35

 Jesus é o Libertador, que compartilha a vida, as angústias, os sofrimentos, a dor de seu povo. É nele que também hoje encontraremos a libertação.

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- Exulte o coração que buscam a Deus. Sim, buscai o Senhor e sua força, procurai sem cessar a sua face (Sl 104,3s).

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

A vida é um autêntico combate espiritual. Armar-se para a luta é revestir-se da “armadura de Deus”; é munir-se das virtudes cristãs. Bendigamos o Senhor, que nos anima a anunciar o Evangelho com ousadia.

– Oração 

 

PAI, PREDISPÕE-ME, PELA FORÇA DO TEU ESPÍRITO, A ACOLHER A SALVAÇÃO QUE TEU FILHO JESUS ME OFERECE, FAZENDO-ME DIGNO DESTE DOM SUPREMO DE TUA BONDADE.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Deus, eterno e todo-poderoso, aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade e dai-nos amar o que ordenais para conseguirmos o que prometeis. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 29  de outubro de 2020 5ª-feira da 30ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

A Jesus não faltaram tribulações, as quais ele superou com a “espada do Espírito”- que é a Palavra de Deus – e com sua íntima comunhão com o Pai. 

 

1ª Leitura (Ef 6,10-20) – Revesti, portanto, a armadura de Deus, a fim de que, no dia mau, possais resistir e permanecer firmes em tudo.  Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:

 

10Para terminar, irmãos, confortai-vos no Senhor, e no domínio de sua força, 11revesti-vos da armadura de Deus, para estardes em condições de enfrentar as manobras do diabo. 12Pois não é a homens que enfrentamos, mas as autoridades, os poderes, as dominações deste mundo de trevas, os espíritos do mal que estão nos céus.
13Revesti, portanto, a armadura de Deus, a fim de que no dia mau possais resistir e permanecer firmes em tudo. 14De pé, portanto! Cingi os vossos rins com a verdade, revesti-vos com a couraça da justiça 15e calçai os vossos pés com a prontidão em anunciar o Evangelho da paz.

16Tomai o escudo da fé, o qual vos permitirá apagar todas as flechas ardentes do Maligno. 17Tomai, enfim, o capacete da salvação e o gládio do espírito, isto é, a Palavra de Deus. 18Com preces e súplicas de vária ordem, orai em todas as circunstâncias, no Espírito, e vigiai com toda a perseverança, intercedendo por todos os santos.

19Orai também por mim, para que a palavra seja posta em minha boca para anunciar corajosamente o mistério do Evangelho, 20do qual sou embaixador acorrentado. Possa eu, como é minha obrigação, proclamá-lo com toda a ousadia.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 144(143)

Bendito seja o Senhor, meu rochedo!

 

 

– 29  de outubro de 2020 5ª-feira da 30ª Semana Do Tempo Comum

Não convém que um profeta morra fora de Jerusalém. - (Lc 13,31-35)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Bendito é o rei que vem em nome do Senhor! Glória a Deus nos altos céus e na terra paz aos homens! (Lc 19,38;2,14)

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

31Naquela hora, alguns fariseus aproximaram-se e disseram a Jesus: “Tu deves ir embora daqui, porque Herodes quer te matar”. 32Jesus disse: “Ide dizer a essa raposa: eu expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e no terceiro dia terminarei o meu trabalho. 33Entretanto, preciso caminhar hoje, amanhã e depois de amanhã, porque não convém que um profeta morra fora de Jerusalém.

34Jerusalém, Jerusalém! Tu que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintinhos debaixo das asas, mas tu não quiseste! 35Eis que vossa casa ficará abandonada. Eu vos digo: não me vereis mais, até que chegue o tempo em que vós mesmos direis: Bendito aquele que vem em nome do Senhor”. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“A graça de Deus nunca deixa de nos amar”

Jerusalém, Jerusalém! Tu que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintinhos debaixo das asas, mas tu não quiseste!”

(Lucas 13,34)

Olho para Jesus que olha para a Sua cidade Jerusalém, chora e lamenta sobre ela. Ele sente a dor no seu coração por essa cidade que Ele quis unir, unificar, cuidar e abençoar. Jesus deu o exemplo, inclusive, da galinha que reúne os seus pintinhos debaixo das suas assas, mas Jerusalém não quis, ela rejeitou, maltratou e condenou. E aqui não estou me referindo a uma cidade, mas aos líderes da cidade, muitos povos daquela cidade santa e abençoada.

 

Jesus também teve dramas em Sua vida, e dramas duríssimos. O drama de Jesus é o drama de um pai, de uma mãe que, muitas vezes, está chorando sobre seus filhos. A mãe que criou, o pai que cria, muitas vezes, os filhos e não conseguem mantê-los unidos no amor e na fé. Por isso, mãe, pai, homem e mulher que, muitas vezes, precisam lamentar os dramas da vida, não passamos pelos dramas porque Deus quis, porque foi Deus quem nos mandou esse drama. Passamos porque, muitas vezes, os outros não correspondem à graça que foi dada, assim como Jerusalém não correspondeu à graça de ser a cidade de Deus, a cidade do grande Rei.   

 

“Não permitamos que nossa vida se destrua, e sim que seja reconstruída na graça e na misericórdia de Deus”

 

Quando olhamos o amor com que Davi edificou essa cidade e, depois, olhamos para a história, a cidade é sitiada, é cercada, reconstruída e levantada, também se torna a cidade que maltrata e não acolhe o Salvador. Que drama! Mas a graça de Deus nunca deixou de amá-la.

 

Assim também a graça de Deus nunca deixou de amar você, nunca deixou de amar os Seus, mas nem sempre os nossos correspondem à graça que é dada, ao amor que foi confiado, ao amor que é dado. Por isso, hoje, temos que primeiro chorar por nós, lamentar por nós, quando não quisemos ouvir e corresponder ao Senhor, quando não respondemos prontamente à graça de Deus, mas choro e lamento pelo filhos de nossos pais, choro e lamento por aqueles que, tantas vezes, receberam o apelo e a graça de Deus e não correspondem a ela. 

 

Não há mal nenhum em lamentar e chorar, porque Jesus assim o fez. O único mal é não se converter, não se levantar, não seguir ouvindo a voz d’Ele, para que não nos percamos da mesma forma que Jerusalém se perdeu e foi toda destruída.

 

Não permitamos que a nossa vida se destrua, e sim que seja reconstruída na graça e na misericórdia de Deus.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Densas e escuras nuvens ameaçam intimidar Jesus em sua missão. A notícia é péssima: “Herodes quer te matar”. Onde cavar força e entusiasmo para seguir fazendo o bem? Um autêntico profeta, porém, não esmorece. Fica abalado, mas não abandona o bom combate. Está decidido a ir até o fim: “Hoje, amanhã e depois de amanhã devo continuar caminhando”. Jesus expressa sentido lamento por Jerusalém, “que mata os profetas”, em cujo número ele se inclui. Faz alusão à destruição do Templo: “Eis que sua casa ficará abandonada”. Entretanto, avisa que virá o tempo em que também os inimigos o reconhecerão como o Enviado de Deus, glorificado por seu povo: “Bendito aquele que vem em nome do Senhor!”. Por sua morte e sua ressurreição, Jesus realiza a salvação.

 

ORAÇÃO

Senhor Jesus, talvez para te intimidar, os fariseus te informam que Herodes quer te matar. Mandas de volta os emissários para avisar aquela “raposa” que tua missão continua enquanto o Pai celeste o quiser. Concede-nos, Senhor, fortaleza e coragem para praticar a vontade de Deus, também nos contratempos. Amém.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Lc 13,31-35 - Jerusalém, Jerusalém!

 

Mês Missionário 2020

Oração Inicial

Abra o coração para a ternura de Deus e confie sem temor em sua promessa. Deixe que o amor generoso de Deus o(a) acolha como uma mãe acolhe o filho. Permaneça na intimidade do Pai e sinta a força de sua asa protetora.

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

Como jesus se preparou para a escolha dos apóstolos?
“Segundo dados anteriores sobre Herodes, há motivos para supor que ele representava um perigo real. Jesus, no entanto, o chama de raposa, isto é, algo insignificante comparado a um leão.

Mesmo assim não o considera alguém capaz de impedi-lo de realizar sua missão. Jesus recebera esta missão do Pai, com poder infinitamente maior que o de Herodes.

As autoridades religiosas são as maiores responsáveis pela rejeição a Jesus, mas o povo tem sua parcela de culpa. Jesus chorou sobre Jerusalém e tudo fez para mudar sua trajetória. Contudo, ele usa uma comparação cheia de ternura: a galinha que cuida e defende seus pintinhos. Israel não soube reconhecer o tempo da graça. E Jesus – como profeta – iria morrer em Jerusalém.” 

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

É preciso vigiar, estar sempre atento(a) e confiar na misericórdia de Deus, para permanecer fiel ao amor. Qual imagem você tem de Deus? Você crê em seu amor misericordioso ou o teme como um patrão justiceiro? Você testemunha um Deus de ternura que atrai os que o(a) cercam para um convívio fraterno, para a alegria, a bondade, o perdão?

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

“Deus, meu amado Pai, sonda o meu coração. Ele está aberto para ti. Tu conheces minha natureza e todas as minhas fraquezas. Diante de ti, sou tão pequeno, mas me engrandeço na tua presença. Na fé que me conduz ao verdadeiro caminho, eu lhe peço, fica comigo, cobre-me com a tua misericórdia, afaga-me com o teu abraço e sustenta-me com a tua mão. O fardo é mais leve quando estou contigo.
A fé alimenta minha alma e me nutre de vida. Querido Pai, guia-me para o caminho reto. Envolve-me de bênçãos e vitórias. Confio em ti e esperarei, porque o melhor tempo é o tempo do Senhor. Que o Espírito Santo esteja comigo em todos os momentos da minha vida, envolvendo-me de proteção e luz. Obrigado(a) por me escutar, meu Pai. Amém.”

 4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

De que forma você deseja conservar a Palavra de Deus presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática segundo os ensinamentos de Jesus?

 

Bênção

 

O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.

Ele está no meio nós.

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

 

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.

 

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.