sábado, 11 de janeiro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Sabemos que ele nos ouve em tudo o que lhe pedimos. - (Jo 3,22-30)



– ONU # UNESCO
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 J A N E I R O ROXO MÊS DE LUTA CONTRA A HANSENÍASE
 GARÇA/SP, 11 DE JANEIRO de 2020 (  sábado) 011º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM  F E L I Z  2 0 2 0
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
VOCÊ PODE ENCONTRAR AS COISAS QUE PERDEU, MAS NUNCA AS QUE ABANDONOU.
(J. R. R. Tolkien)


 Datas Comemorativas 
DIA DO CONTROLE DA POLUIÇÃO POR AGROTÓXICOS 
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Barrolândia (TocantinsMaraial (PernambucoVárzea (Paraíba

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: Dr. RAUL ROSSI (Clinica Alameda – São Paulo/SP) LUIS ALBERTOZEINE (Lions Clube de Vera Cruz /SP) CARMEM LIGIA DIAS VALIM(Lions Clube de Bauru Falcão /SP) SANDRA MAIA (Lions Clube de Cassilândia Vale do Aporé /MS) FERNANDO PEREIRA RAMOS (Garça /SPROSANA M G BERTOLIN (Birigui /SP) PAULA RENATA BONACIO MANFRIM (Garça/SP) SILVIA  CRISTINA  O.  VASCONCELLOS CARDOSO (Lins/SP) PAULO RENATO BONACIO (Pitangueiras /SP

 Santo do Dia 
SANTO VITAL 
■ SÃO TEODÓSIO 
■ SÃO HIGINO 
■ SÃO TOMÁS DE CORI 

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Deus enviou o seu Filho, nascido de mulher, para que nos tornássemos filhos adotivos (Gl 4,4s).
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Por saber que somos de Deus e que ele nos ouve, vivemos com confiança, apesar de nossas fraquezas. João Batista nos ensina a não sufocar a ação de Jesus, o protagonista da missão. 
– Oração 
PAI, FAZE-ME CONSCIENTE DO PAPEL QUE ME COMPETE NO SERVIÇO AO REINO, E LEVA-ME A ESTAR TODO VOLTADO PARA TI E PARA TEU FILHO JESUS, A QUEM O REINO PERTENCE.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Deus eterno e todo-poderoso, pelo vosso filho nos fizestes nova criatura pra vós. Dai-nos, pela vossa graça, participar da divindade daquele que uniu a vós a nossa humanidade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

Leituras
11 de Janeiro de 2020 Sábado depois da Epifania do Natal
■ O cristão não está imune ao pecado, mas busca superá-lo pela continua abertura a Deus. Rejeitando a idolatria, não exalta a si mesmo nem procura ocupar o lugar de Jesus.

1ª Leitura (1Jo 5,14-21) – Sabemos que ele nos ouve em tudo o que lhe pedimos.  Leitura da Primeira Carta de São João:

Caríssimos, 14esta é a confiança que temos no filho de Deus: se lhe pedimos alguma coisa de acordo com a sua vontade, ele nos ouve. 15E se sabemos que ele nos ouve em tudo o que lhe pedimos, sabemos que possuímos o que havíamos pedido.
16Se alguém vê seu irmão cometer um pecado que não conduz à morte, que ele reze, e Deus lhe dará a vida; isto, se, de fato, o pecado cometido não conduz à morte. Existe um pecado que conduz à morte, mas não é a respeito deste que eu digo que se deve rezar.
17Toda iniquidade é pecado, mas existe pecado que não conduz à morte. 18Sabemos que todo aquele que nasceu de Deus não peca. Aquele que é gerado por Deus o guarda, e o Maligno não o pode atingir.
19Nós sabemos que somos de Deus, ao passo que o mundo inteiro está sob o poder do Maligno. 20Nós sabemos que veio o Filho de Deus e nos deu inteligência para conhecermos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos com o verdadeiro, no seu Filho Jesus Cristo. Este é o Deus verdadeiro e a Vida eterna. 21Filhinhos, guardai-vos dos ídolos.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 149
O Senhor ama seu povo, de verdade.

Evangelho do dia
11 de Janeiro de 2020 Sábado depois da Epifania do Natal
Sabemos que ele nos ouve em tudo o que lhe pedimos. - (Jo 3,22-30)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- O povo sentado nas trevas grande luz enxergou; / aos que viviam na sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz (Mt 4,16).
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 22Jesus foi com seus discípulos para a região da Judeia. Permaneceu aí com eles e batizava. 23Também João estava batizando, em Enon, perto de Salim, onde havia muita água. Aí chegavam as pessoas e eram batizadas.
24João ainda não tinha sido posto no cárcere. 25Alguns discípulos de João estavam discutindo com um judeu a respeito da purificação. 26Foram a João e disseram: “Rabi, aquele que estava contigo além do Jordão e do qual tu deste testemunho, agora está batizando e todos vão a ele”.
27João respondeu: “Ninguém pode receber alguma coisa, se não lhe for dada do céu. 28Vós mesmos sois testemunhas daquilo que eu disse: ‘Eu não sou o Messias, mas fui enviado na frente dele’. 29É o noivo que recebe a noiva, mas o amigo, que está presente e o escuta, enche-se de alegria ao ouvir a voz do noivo. Esta é a minha alegria, e ela é completa. 30É necessário que ele cresça e eu diminua”  
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Texto de: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. 
Contato: padrerogercn@gmail.com    
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/    
O amor de Deus é maior do que a força do mal”
 Sabemos que todo aquele que nasceu de Deus não peca. Aquele que é gerado por Deus o guarda, e o Maligno não o pode atingir
(1Jo 5,18).
Esta é a verdade mais maravilhosa da nossa vida: aquele que nasceu de Deus não peca. E por que ainda continuamos pecando? É porque precisamos mergulhar mais ainda em Deus, precisamos renascer d’Ele de forma mais profunda.

Muitas coisas na vida fazemos de forma superficial, experimentamos apenas o lado superficial das coisas e, às vezes, a nossa experiência com Deus acaba sendo assim porque não temos forças, e mais do isso porque a força vem de Deus, não temos determinação para combater a tentação, o pecado e o mal na nossa vida.

Alguém diz: “O pecado é mais forte do que eu”, pode até ser, mas ele só não é mais forte do que Deus. É por isso que: se Deus está em nós e estamos n’Ele, somos gerados em Deus, então, vencemos o pecado.

Muitas vezes, pode vir um mau pensamento na cabeça até forte, vamos vencer esse mau pensamento, vamos vencer esse mau sentimento, vamos vencer essa vontade grande que temos de nos virarmos uns contra os outros. Como fazemos isso? Deixando que os pensamentos sejam mergulhados em Deus.

É bonito e importante sabermos que não nascemos de Deus somente quando fomos batizados ou passamos por uma experiência mística de encontro com Deus, quando fazemos um encontro na Igreja ou passamos por uma experiência bonita, tudo isso são oportunidades marcantes na nossa vida, porém, todas as vezes que o pecado vem com força para cima de nós e resistimos a ele, dizendo não a ele e invocando o nome do Senhor, nos colocamos sob a proteção d’Ele, renascemos e estamos repelindo o mal porque o que está em nós é maior: Deus, a força, a graça e o amor d’Ele.

Estamos repelindo o mal porque o que está em nós é maior: Deus, a força, a graça e o amor d’Ele.”

A verdade, como diz a Palavra, é que o mundo já é do maligno, o mundo está realmente sob o poder do mal, porém, aquele que nasceu de Deus recebe o discernimento para reconhecer o que é verdadeiro, autêntico daquilo que é falso, mundano e enganador.

Aquele que nasce de Deus busca a Sua sabedoria para distinguir o que é d’Ele daquilo que não é. Tomemos muito cuidado porque, muitas vezes, nos iludimos, nos enganamos e estamos entorpecidos pelos sentimentos do mundo, pelo pensamento do mundo, pela mentalidade mundana… Estamos nos enganando e nos iludindo, mas não nos deixemos enganar!

O Espírito que d’Ele recebemos nos dá o discernimento para combater o mal. Às vezes, o mal é explícito e, outras vezes, está escondido na malícia de alguém, na má vontade de alguém ou numa intenção que é má e está escondida e, muitas vezes, falta-nos o discernimento. É por isso que sempre devemos estar mergulhados em Deus para que possamos discernir o bem do mal.

Deus abençoe você!

 Reflexão - O batismo de João, início do Batismo cristão
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— podemos imaginar a extraordinária impressão que teve que causar a figura e a mensagem do Batista na efervescente atmosfera daquele momento. A aparição do Batista levava consigo algo totalmente novo. Por fim chegava um profeta cuja vida também lhe credenciava como tal, e se anunciava de novo a ação de Deus na historia: João batiza com água, mas o maior —Aquele que batizou com o Espírito Santo e como o fogo— está ao chegar.

O batismo que João convida se distingue das acostumadas abluções religiosas. Não é repetível e se deve levar a uma mudança a uma nova forma de pensar e atuar; está vinculado sobre todo al anuncio do juízo de Deus e de alguém maior que ha de vir. Poderíamos dizer que se trata de um renascer.

—Tudo isto se desenvolverá expressamente só na teologia batismal cristã, mas está já iniciado na imersão no Jordão e no sair despois das águas.

Recadinho Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
João Batista tem clareza quanto à sua função de mediador. Seus discípulos, talvez enciumados, constatam que os discípulos de Jesus também estão batizando e “todos vão ao encontro dele”. Quem está certo? Como resolver o impasse? João tem a solução. O centro das atenções é o Messias. Ele é o Noivo da comunidade. João é amigo do noivo, aquele que ajuda a preparar o casamento, isto é, a comunhão definitiva de Jesus com a humanidade. A ele João encaminha os próprios discípulos, pois sabe que sua função de apresentar o Messias está se concluindo. Então, com toda a convicção, liberdade e desapego, afirma a respeito de Jesus: “É preciso que ele cresça e eu diminua”. João sai de cena e dá lugar ao Ator principal, o Messias.

Oração
Ó Jesus Messias, com teus discípulos, batizavas. Então os discípulos do Batista ficaram em dúvida: a quem deveriam seguir? Teu precursor, porém, os esclarece, dizendo: “Eu não sou o Cristo… É preciso que ele cresça e eu diminua”. Senhor, queremos ser teus seguidores por toda parte e sempre. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autor: Paulinas
Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 3,22-30 - João dá testemunho de Jesus

Saudação
“É necessário que ele cresça, e eu diminua”. Procuro ter a atitude de João e me despojo para que Jesus cresça em mim. E cheia de alegria preparo-me para acolher a Palavra do Evangelho de hoje.
Espírito Santo Paráclito,
concedei-me o dom do entendimento,
para que eu compreenda corretamente
a vontade do Pai Celestial para minha vida.
Dai-me entender o próximo com amor,
misericórdia e paz.
Que eu compreenda, com todo meu ser,
o amor de Cristo Jesus por mim e pela humanidade.

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto do dia?) - Releio o Evangelho e presto atenção aos personagens. Qual a resposta de João a respeito de Jesus?
“A informação de que Jesus batizava é própria do evangelista João. Esse batismo ainda não é o cristão, possível apenas após a morte e ressurreição de Jesus. Trata-se de um batismo análogo ao de João, espécie de catecumenato. Mas a alegria da festa já se manifesta por causa da presença do noivo. João Batista sabe seu lugar. Mais ainda: sinaliza a atitude de todos os pregadores, que não podem colocar-se no centro da mensagem. É necessário que Jesus cresça e o pregador diminua ou desapareça. O padre Antônio Vieira já falava do perigo daqueles que pregam a si mesmos. A nova, a verdadeira evangelização é pregar a adorável pessoa de Jesus Cristo. Paulo insistia: “Eu prego a Jesus, e Jesus crucificado”. (“Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? - O que o texto diz a você hoje? Quais as palavras que mais chamaram sua atenção? De que modo o testemunho de joão fortalece sua caminhada na fé?
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) - Ó Cristo, nosso único medianeiro.
Tu és necessário: para entrarmos em comunhão com Deus Pai; para nos tornarmos conTigo, que és Filho único e Senhor nosso, seus filhos adoptivos; para sermos regenerados no Espírito Santo.
Tu és necessário, ó único verdadeiro mestre das verdades ocultas e indispensáveis da vida, para conhecermos o nosso ser e o nosso destino, o caminho para o conseguirmos.
Tu és necessário, ó Redentor nosso, para descobrirmos a nossa miséria e para a curarmos; para termos o conceito do bem e do mal e a esperança da santidade; para deplorarmos os nossos pecados e para obtermos o seu perdão.
Tu és necessário, ó irmão primogénito do género humano, para encontrarmos as razões verdadeiras da fraternidade entre os homens, os fundamentos da justiça, os tesouros da caridade, o sumo bem da paz.
Tu és necessário, ó grande paciente das nossas dores, para conhecermos o sentido do sofrimento e para lhe darmos um valor de expiação e de redenção.
Tu és necessário, ó vencedor da morte, para nos libertarmos do desespero e da negação e para termos certezas que nunca desiludem.
Tu és necessário, ó Cristo, ó Senhor, ó Deus connosco, para aprendermos o amor verdadeiro e para caminharmos na alegria e na força da tua caridade, ao longo do caminho da nossa vida fatigosa, até ao encontro definitivo conTigo amado, esperado, bendito nos séculos. (Oração a Cristo do Papa Paulo VI)
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Contemplo a atitude de João Batista e proponho-me a ser testemunha do Cristo, a exemplo de João. Determino alguma atitude que dê espaço para a presença de Jesus crescer ao meu redor.
BÊNÇÃO

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém