terça-feira, 26 de maio de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Pai, glorifica o teu Filho. - (Jo 17,1-11a)




– ONU # UNESCO 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 M A I O – MÊS DAS  M Ã E S  –
 P Á S C O A  
 GARÇA/SP, 26 DE MAIO de 2020 (terça-feira) 147º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 
COMECE O DIA FELIZ!



 PENSAMENTO DO DIA 
Fonte: https://kdfrases.com/ 
NÃO PRECISA SER PERFEITO. PRA MIM, BASTA QUE SEJA VERDADEIRO.
(Bob Marley)


 DATAS COMEMORATIVAS 
 DIA NACIONAL DE COMBATE AO GLAUCOMA
 DIA INTERNACIONAL DO JAZZ
 DIA NACIONAL DO REVENDEDOR LOTÉRICO
SEMANA DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL PARA BUSCA E DEFESA DA CRIANÇA DESAPARECIDA
 SEMANA DE SOLIDARIEDADE COM OS POVOS DOS TERRITÓRIOS NÃO AUTÔNOMOS OU AUSTRAIS

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Maricá (Rio de Janeiro) Barreiras (Bahia) Aguiarnópolis - Bandeirantes do Tocantins - Chapada de Areia - Luzinópolis - Oliveira de Fátima - Pugmil - Santa Rita do Tocantins - Talismã - Tupirama (Tocantins) Catolé do Rocha (Paraíba) Flores - Terezinha (Pernambuco) Santa Helena (Paraná) Urussanga (Santa Catarina)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:PE. TONY FUNABASHI TAKUNO (Roma-Itália- Diocese de Marília /SPFrei PEDRO NETO ALVES LIMA (Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus-Garça /SP) ADILSON VEIGA (Refrigerantes São José-Equipe 03 N. Sra das GRAÇAS Setor garça /SP) FABIANA AP. DA SILVA BATISTA PEREIRA (Fisiobronze Garça /SP) SAMUEL ROSÁRIO FACINA (Deusa Alimentos Garça/SP) LENINHA ROCHA (Moura Advogados Garça /SP) KARINA MARQUES (Marilia /SP) BEATRIZ GARCIA MARINHO (neta da Tânia/Jean-Rondonópolis /MS) ALBERTO TOMITA (Garça /SP) GABRIEL SILVA (Lions Clube de Barquisimeto /Venezuela)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: Ana Paula dos Santos Tonon e Domingos Tononó2007ó13 ANOS (Eq 10 ENS das FAMÍLIAS-Setor de Garça/SP)LILIANE BEATRIZ GAIA VIEIRA e ALEXANDRE RODRIGUES VIEIRAó1995ó25 ANOS (Eq 13 ENS SHOENSTATT do Setor de Garça/SPElenir Aparecida Barbosa Adorni e Adilson Adornió1990ó30 ANOS (Garça/SP)GLORIA UYENO KOMATSU e RICARDO SHOITI KOMATSUó1990ó30 ANOS (Lions Clube de Marilia Nova Geração/SP)

 SANTO DO DIA 
■ SÃO FELIPE NERI
Felipe (Itália, 1515-1595), espírito caridoso e abnegado, possuía o segredo da simpatia e da amizade, que ele exerceu junto a todos, mas especialmente aos rejeitados pela sociedade. Conhecido como o santo da alegria, fundou a Congregação do Oratório, dedicada à educação da juventude, da qual é o protetor. 
SANTA MARIA ANA DE JESUS PAREDES


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Repousa sobre mim o Espírito do Senhor; ele me ungiu para levar a Boa-Nova aos pobres e curar os corações contritos (Lc 4,18).
 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!
■ Filipe, o santo da alegria, nasceu em 1515 na Itália. Durante os estudos de filosofia e teologia, sentiu o desejo de dedicar-se à vida contemplativa, doando seus bens aos pobres. Ordenado padre, tornou-se “apóstolo de Roma” e fundou a Confederação do Oratório. De espírito abnegado, consagrava seus momentos de lazer ao serviço voluntário. Faleceu em 1595, deixando o exemplo de como é possível conciliar profunda espiritualidade com bom humor. 
– Oração 
PAI, REFORÇA MINHA DISPOSIÇÃO A SER DISCÍPULO DE TEU FILHO. ASSIM, PODEREI CAMINHAR PARA TI COM A SEGURANÇA DE QUEM SE DEIXA ILUMINAR PELA VERDADEIRA LUZ.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Ó Deus, que não cessais de elevar à glória da santidade aos vossos servos fiéis e prudentes, concedei que nos inflame o fogo do Espírito Santo que ardia no coração de são Felipe Néri. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323


– 26 de maio de 2020  3ª-feira da 7ª Semana da Páscoa
– Liturgia da Palavra 
Com consciência da missão cumprida bem como das futuras tribulações, Paulo se despede dos dirigentes da Igreja de Éfeso. Em sua oração, Jesus roga por todos os que, tendo fé nele, acolham sua Palavra. 

1ª Leitura (At 20,17-27) – Contanto que eu leve a bom termo a minha carreira e realize o serviço que recebi do Senhor Jesus.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Naqueles dias, 17de Mileto, Paulo mandou um recado a Éfeso, convocando os anciãos da Igreja. 18Quando os anciãos chegaram, Paulo disse-lhes: “Vós bem sabeis de que modo me comportei em relação a vós, durante todo o tempo, desde o primeiro dia em que cheguei à Ásia. 19Servi ao Senhor com toda a humildade, com lágrimas e no meio das provações que sofri por causa das ciladas dos judeus. 20Nunca deixei de anunciar aquilo que pudesse ser de proveito para vós, nem de vos ensinar publicamente e também de casa em casa. 21Insisti, com judeus e gregos, para que se convertessem a Deus e acreditassem em Jesus nosso Senhor. 22E agora, prisioneiro do Espírito, vou para Jerusalém sem saber o que aí me acontecerá. 23Sei apenas que, de cidade em cidade, o Espírito Santo me adverte, dizendo que me aguardam cadeias e tribulações. 24Mas, de modo nenhum, considero a minha vida preciosa para mim mesmo, con­tanto que eu leve a bom termo a minha carreira e realize o serviço que recebi do Senhor Jesus, ou seja, testemunhar o Evangelho da graça de Deus. 25Agora, porém, tenho a certeza de que vós não vereis mais o meu rosto, todos vós entre os quais passei anunciando o Reino. 26Portanto, hoje dou testemunho diante de todos vós: eu não sou responsável se algum de vós se perder, 27pois não deixei de vos anunciar todo o projeto de Deus a vosso respeito”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

– Salmos 
Salmo responsorial 67(68)
Reinos da terra, cantai ao Senhor.


– 26 de maio de 2020  3ª-feira da 7ª Semana da Páscoa –
Pai, glorifica o teu Filho. - (Jo 17,1-11a)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Rogarei ao meu Pai e ele há de enviar-vos um outro paráclito, / que há de permanecer eternamente convosco (Jo 14,16). 
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
  Naquele tempo, 1Jesus ergueu os olhos ao céu e disse: “Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho te glorifique a ti, 2e, porque lhe deste poder sobre todo homem, ele dê a vida eterna a todos aqueles que lhe confiaste. 3Ora, a vida eterna é esta: que eles te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e àquele que tu enviaste, Jesus Cristo. 4Eu te glorifiquei na terra e levei a termo a obra que me deste para fazer. 5E agora, Pai, glorifica-me junto de ti, com a glória que eu tinha junto de ti antes que o mundo existisse.
6Manifestei o teu nome aos homens que tu me deste do meio do mundo. Eram teus, e tu os confiaste a mim, e eles guardaram a tua palavra. 7Agora eles sabem que tudo quanto me deste vem de ti, 8pois dei-lhes as palavras que tu me deste, e eles as acolheram, e reconheceram verdadeiramente que eu saí de ti e acreditaram que tu me enviaste. 9Eu te rogo por eles. Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. 10Tudo o que é meu é teu e tudo o que é teu é meu. E eu sou glorificado neles. 11aJá não estou no mundo, mas eles permanecem no mundo, enquanto eu vou para junto de ti”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –
Texto de: Antônio Carlos Santini
da Comunidade Católica Nova Aliança..
contato: santini@novaalianca.com.br       
Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  
“Unamos a nossa oração ao coração de Jesus”
Eu te peço por eles. Não te peço pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. Tudo o que é meu é teu e tudo o que é teu é meu. E eu sou glorificado neles. Já não estou no mundo, mas eles permanecem no mundo, enquanto eu vou para junto de ti
(João 17,9-11a)
Que beleza é olharmos a prece profunda da alma de Jesus! Aliás, a oração verdadeira é aquela que vem do fundo da alma, onde o coração coloca para fora todos os anseios que tem.

Quando olhamos a oração sacerdotal de Jesus, entramos nesse coração maravilhoso do Senhor, um coração que se imola, se entrega, pede, suplica, intercede e entrega tudo para o Pai. “Tudo o que é meu é teu e tudo o que é teu é meu”.

Que plena união de amor, testemunho de entrega e graça há na relação amorosa do Pai para com o Filho, do Filho para com o Pai. O Filho veio para cumprir a Sua missão e, neste mundo, recebeu os que eram Seus discípulos e seguidores.

Assim como Ele rezou pelo mundo por todas as situações, agora, Ele reza pelos Seus. “Pai, não estou pedindo pelo mundo. Estou pedindo por aqueles que Tu me deste, porque eles permanecem no mundo. Eu já não estou no mundo, mas peço por eles para que estejam em Ti”.

“A força do combate e da oração precisa unir-se ao coração sacerdotal de Jesus para suplicar pelos nossos”

Jesus está se referindo a cada um de nós, porque Ele enfrentou o mundo, viveu no mundo, mas não se perdeu neste mundo, uma vez que, Ele não se perdeu, mas salvou aqueles que O seguiam, O ouviam, O amaram e depositaram n’Ele fé e esperança. Ele está pedindo para que não nos percamos.

Não podemos nos perder porque o mundo não é fácil; viver é uma graça e uma dádiva, mas perder-se neste mundo é a coisa mais comum e fácil de acontecer. Porque o mundo é complexo, difícil, cheio de artimanhas, manhas, maldades, crueldades, perversidades, enganos e ilusões, e é neste mundo que vivemos.

A oração de Jesus é como a oração de uma mãe, de um pai que tem um filho pequeno e, enquanto o mundo é apenas a família, é uma bênção, mas se esse filho cresce e vai para o mundo, já sabemos… Ore como Jesus orou porque sabemos que o mundo não é fácil. O mundo leva os nossos; quantos se perderam, se perdem e estão se perdendo porque o mundo os puxa, o mundo com a sua mentalidade, perversidade e enganos.

Peça por você e pelos seus. Rogue pelos seus filhos e irmãos. Unamo-nos à prece e ao coração de Jesus para orarmos uns pelos outros. Estou me unindo ao coração dos pais que oram e pedem pelos seus filhos, e essa tem de ser a nossa prece: que eles não se percam, que o mundo não os roube e os tire do amor de Deus que receberam. Pois o mundo é cruel, rouba e, por isso, precisamos pedir. Mais do que falar e apontar a maldade do mundo que não é desconhecida de ninguém. A força do combate e da oração precisa unir-se ao coração sacerdotal de Jesus para suplicar e pedir que nenhum dos nossos se percam. 

Deus abençoe você!


 Reflexão - Deus Filho, enviado pelo Pai
 Direitos reservados Rev. D. Antoni CAROL i Hostench
(Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)
Hoje— podemos nos assomar ao coração de Cristo e, assombrados, contemplamos a imensidade do panorama que descobrimos por causa deste colóquio com seu Pai. Um panorama infinito e eterno, pois sua intima unidade remonta-se até... Até "muito antes" da criação do mundo. E é que o mesmo Cristo é o Filho eterno do Pai.

Do Pai que o engendrou espiritualmente, procede na eternidade como Filho engendrado. E do Pai procede em o tempo, porque foi enviado ao mundo com a missão de "tomar-nos" do mundo. Essa missão é uma continuação no tempo da sua procedência filial do Pai.

—Pai Santo graças a teu amor, a Filiação de teu Filho "prolongou-se" em sua encarnação salvadora. Quero ser teu filho em Teu Filho. Ajuda-me a sê-lo, com a assistência do Espírito Santo, Vosso Divino Amor, que foi derramado em nossos corações.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Jesus se despede deste mundo, rezando ao Pai. Retoma e sintetiza seu itinerário de salvação, a saber:
1) Sua origem e vinda ao mundo: “Eu saí de junto de ti”.
2) O Pai glorifica o Filho, isto é, manifesta-lhe amor constante e o ressuscita dos mortos.
3) Jesus recebe o poder de dar a vida eterna a todos os que o Pai lhe deu.
4) A vida eterna consiste em conhecer o Pai e o Filho. Começa a partir de nossa adesão a Jesus e se prolonga para além desta vida.
5) Jesus retoma a glória divina, a mesma que tinha “antes que o mundo existisse”.
6) Jesus manifesta aos discípulos quem é seu Pai e ensina-lhes as palavras do Pai.
7) Jesus pede em favor dos seus discípulos, porque eles continuam no mundo.
8) Jesus volta para o Pai: “Eu vou para junto de ti”.

ORAÇÃO
Senhor Jesus, regressas para junto do Pai, feliz por ter cumprido fielmente a missão que te foi confiada. Deixas no mundo homens e mulheres que vão dar continuidade à tua obra. Somos parte dessa comunidade, pela qual rogas ao Pai: “Eu peço por aqueles que me deste porque são teus”. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autora Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em  irpatricias@gmail.com
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Jo 17,1-11- A oração de Jesus
Estamos na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 
Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos - 24 a 31 de maio.

TEMA

"Gentileza gera Gentileza", inspirado na passagem de Atos 28:2 - relato em que Paulo é gentilmente acolhido após um naufrágio.

Oração

Deus do caminho reto, dá-nos sabedoria
para distinguir o certo do errado.

Que nossos corações sejam guiados pela honestidade
e em nossos lábios haja a verdade.

Dá-nos coragem para sermos verdadeiros mesmo
quando outros se voltam contra nós.

Protege-nos contra o desejo de espalhar ideias enganosas;
ao contrário, ajuda-nos a ser agentes de unidade e paz,
levando boas novas para todas as pessoas.

Assim oramos em nome de teu Filho, Jesus Cristo. Amém.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente, na Bíblia,  o texto: Jo 17,1-11a, e observamos as palavras de Jesus na sua oração ao Pai.
Depois de dizer essas coisas, Jesus olhou para o céu e disse:
- Pai, chegou a hora. Revela a natureza divina do teu Filho a fim de que ele revele a tua natureza gloriosa. Pois tens dado ao Filho autoridade sobre todos os seres humanos para que ele dê a vida eterna a todos os que lhe deste. E a vida eterna é esta: que eles conheçam a ti, que és o único Deus verdadeiro; e conheçam também Jesus Cristo, que enviaste ao mundo. Eu revelei no mundo a tua natureza gloriosa, terminando assim o trabalho que me deste para fazer. E agora, Pai, dá-me na tua presença a mesma grandeza divina que eu tinha contigo antes de o mundo existir. - Eu mostrei quem tu és para aqueles que tiraste do mundo e me deste. Eles eram teus, e tu os deste para mim. Eles têm obedecido à tua mensagem e agora sabem que tudo o que me tens dado vem de ti. Pois eu lhes entreguei a mensagem que tu me deste, e eles a receberam, e ficaram sabendo que é verdade que eu vim de ti, e creram que tu me enviaste. - Eu peço em favor deles. Não peço em favor do mundo, mas por aqueles que me deste, pois são teus. Tudo o que é meu é teu, e tudo o que é teu é meu; e a minha natureza divina se revela por meio daqueles que me deste. Agora estou indo para perto de ti. Eles continuam no mundo, mas eu não estou mais no mundo.
 2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz para nós, hoje?
Aprendemos de Jesus Mestre a orar ao Pai e fazemos nossas as suas intenções: rezamos em favor dos que conhecem, creem e seguem Jesus.

Meditando
Os bispos, em Aparecida, disseram sobre a oração: “Jesus está presente em meio a uma comunidade viva na fé e no amor fraterno. Ali Ele cumpre sua promessa: “Onde estão dois ou três reunidos em meu nome, ali estou eu no meio deles” (Mt 18,20). Ele está em todos os discípulos que procuram fazer sua a existência de Jesus, e viver sua própria vida escondida na vida de Cristo (cf. Cl 3,3). Eles experimentam a força de sua ressurreição até se identificar profundamente com Ele: “Já não vivo eu, mas é Cristo que vive em mim” (Gl 2,20).” (DAp 256).
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto nos leva a dizer a Deus? Rezamos pela unidade e para que Deus nos livre de todo mal
 Pai Nosso ...
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Com os bispos reconhecemos
“Às vezes esquecemos que a unidade é, antes de tudo, um dom do Espírito Santo, e oramos pouco por esta intenção.  Podemos buscar a conversão do coração.( DAp 230).
Nosso novo olhar é em direção a esta conversão do coração.

BÊNÇÃO
Vós sois o sal da terra.
Vós sois a luz do mundo.
Que a vossa luz brilhe diante dos outros,
a fim de que vendo vossas boas obras, eles glorifiquem o vosso Pai
que está no céu.
Sejam o sal da terra.
Sejam a luz do mundo.
Que a paz do Senhor esteja sempre conosco.

 Amém.

FELIZ PÁSCOA! FELIZ PÁSCOA!