quinta-feira, 23 de outubro de 2025

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! ■ Não vim trazer a paz, mas a divisão. – (Lc 12,49-53)

 

  


ONU # UNESCO

 2025: ANO INTERNACIONAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA QUÂNTICAS 

 ANO SANTO - 2025: ANO JUBILAR -  PEREGRINOS DE ESPERANÇA

 O U T U B R OM Ê S   M I S S I O N Á R I O -

 O U T U B R O  – R O S A – MÊS  DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE MAMA E DO COLO DO ÚTERO

 GARÇA/SP 23 de outubro de 2025 (quinta-feira) 296 º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

A MESMA ROCHA QUE BLOQUEIA O CAMINHO PODERÁ FUNCIONAR COMO UM DEGRAU.

(Osho)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DA AVIAÇÃO BRASILEIRA

DIA DO AVIADOR

DIA DO AVIÃO BRASILEIRO

DIA DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA (FAB)

DIA DA AEROFILATELIA

DIA DE SANTOS DUMONT

DIA DO PLANO COOPERATIVO

DIA DA SOGRA

DIA DO ALERTA SOBRE O USO NOCIVO DO ÁLCOOL

DIA DO RÁDIOAMADOR

DIA DO APOSENTADO DO BANCO CENTRAL

DIA DO APRESENTADOR DE PROGRAMA DE TV

DIA DA COMUNIDADE HÚNGARA

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ (UVA) EM SOBRAL-CE

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT) EM PALMAS

DIA DO INÍCIO DA SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Chapadão do Sul (Mato Grosso do Sul) Tobias Barreto - Frei Paulo - Nossa Senhora das Dores (Sergipe) Alvorada do Norte - Montes Claros de Goiás - Mozarlândia - Santa Bárbara de Goiás - Santa Terezinha de Goiás (Goiás) Monte do Carmos - Paraíso do Tocantins - Santa Fé do Araguaia - Colinas do Tocantins (Tocantins) Independência - Victor Graeff (Rio Grande do Sul) Xapuri (Acre) São Romão (Minas Gerais) Oeiras do Pará (Pará)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  Isabel Cristina Melani (LC2-Lions Clube de Valinhos /SP) ■PDG luiz antonio chiquetto (LC6-Lions Clube de Votuporanga /SP)Gustavo Henrique Marquizeppe (Lions Clube de Lençóis Paulista /SP) ENÉAS PINTO DE CARVALHO FILHO (Enéas Sport - Garça/SP) Valdir Citta (Big Mart Toyota-Garça/SP)ErlON orTegA (Serve Todos-Garça/SP)Karina Spigolon Peron (engenheira-Garça /SP)  LEANDRO DA SILVA MOTTA (Marilia /SP) Elizabete Soares (Garça /SP) MARIA HELENA DE PRINCE BIGESCHI (Tupã /SP) EDSON STÉFANI (São Bernardo do Campo /SP) Nilma muniz loureiro (Bauru /SP) LUcInei rOdrigues (primo-Bauru /SP) LUcy – LUcInéia SOUZA SilvA (Bauru /SP) Everaldo Abreu (Postão-Garça /SP)Joao Paulo JP Ferreira (Nova 102-Garça /SP) Jose Luiz Krusique (Brasília /DF) Daniella Sahade (São Paulo /SP)

 

 

 

 SANTO DO DIA 

■ SÃO JOÃO DE CAPISTRANO

João (Itália, 1386-1456) , após ter sido feito prisioneiro em razão de contendas políticas, abandonou a antiga vida e integrou-se ao ideal franciscano, dando importante testemunho missionário.

SÃO GUIDO MARIA CONFORTI

SÃO Bento de Herbauge

SÃO Germano de Béltica

SÃO João da Pérsia

SÃO João de Siracusa

SÃO Paulo Tong Viet Buong

SÃO Romão de Ruão

SÃO Severino Boécio

SÃO Servando

SÃO Severino Boécio

SÃO Severino de Colônia

SÃo Teodoreto de Antioquia

SÃo Tiago da Pérsia

SANTa Etelfleda

SANTO Alúcio

SANTO Inácio de Constantinopla  

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

  Coragem e Decisão na Evangelização    Lc 12,49-53 - Porta aberta para a missão

 

 Em meio aos desafios da missão, a verdadeira paz de Cristo exige coragem e decisão

 

– Antífona 

 

– Eu vos chamo, ó meu Deus, porque me ouvis, inclinai o vosso ouvido e escutai-me! Protegei-me qual dos olhos a pupila e abrigai-me à sombra de vossas asas (SI 16,6.8). 

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

 

Acolhida

 

A liturgia nos recorda que conflitos e divisões existem porque nem todos acolhem com sinceridade o Evangelho de Jesus. Aqueles, porém, que o seguem fielmente produzem frutos que conduzem ao Reino definitivo.  

 

– Oração 

 

“PAI, QUE O BATISMO DE JESUS, POR SUA MORTE DE CRUZ, PURIFIQUE-ME DE TODO PECADO E DE TODA MALDADE, COMO UM FOGO ARDENTE, ABRINDO O MEU CORAÇÃO TOTALMENTE PARA TI.”

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

Coleta

 

Deus eterno e todo-poderoso, tornai-nos dispostos a obedecer sempre à vossa vontade e vos servir de coração sincero. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. 

 Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 23 de outubro de 2025 quinta-feira da 29ª Semana do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

 

 

 

1ª Leitura (Rm 6,19-23) Agora libertados do pecado, sois como escravos de Deus.- Leitura da profecia de Jonas:          

Irmãos, 19 uso uma linguagem humana, por causa da vossa limitação. Outrora, oferecestes vossos membros como escravos para servirem à impureza e à sempre crescente desordem moral. Pois bem, agora, colocai vossos membros ao serviço da justiça, em vista da vossa santificação. 20 Quando éreis escravos do pecado, estáveis livres em relação à justiça. 21 Que fruto colhíeis, então, de ações das quais hoje vos envergonhais? Pois o fim daquelas ações era a morte. 22 Agora, porém, libertados do pecado, e como escravos de Deus, frutificais para a santidade até à vida eterna, que é a meta final. 23 Com efeito, a paga do pecado é a morte, mas o dom de Deus é a vida eterna em Jesus Cristo, nosso Senhor.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial SALMO 123(124)

 

 

 É feliz quem a Deus se confia!

1 Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar.    R.

 É feliz quem a Deus se confia!

2.  Eis que ele é semelhante a uma árvore  que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo,  e jamais as suas folhas vão murchar.  Eis que tudo o que ele faz vai prosperar,.  R.

 É feliz quem a Deus se confia!

3.  mas bem outra é a sorte dos perversos. Ao contrário, são iguais à palha seca espalhada e dispersada pelo vento. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte.  R.

 É feliz quem a Deus se confia!

 

 

 

 

– 23 de outubro de 2025 quinta-feira da 29ª Semana do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

Não vim trazer a paz, mas a divisão.  (Lc 12,49-53)

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

– Eu tudo considero como perda e como lixo / a fim de ganhar Cristo e ser achado nele! (Fl 3,8s)

 

R. Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

 

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 49 “Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! 50 Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isto se cumpra! 51 Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão. 52 Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; 53 ficarão divididos: o pai contra o filho e o filho contra o pai; a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra”.  

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado: Grupo do WhatsApp Rezando o Evangelho

 

 

23/10/25

29ª Quinta-feira TC – AI

 

Lucas 12,49-52: Disse Jesus a seus discípulos: “Eu vim lançar um fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! Devo receber um batismo, e qual não é minha angústia, até que seja consumado! Pensais, acaso, que vim trazer paz à terra? Não, eu vos digo, mas a divisão. Porque de agora em diante, numa casa de cinco pessoas haverá divisão: três contra duas e duas contra três.”

 

Jesus, quando o senhor fazia sua última viagem à Jerusalém, onde enfrentaria sua paixão e morte, suas palavras deixavam seus discípulos perplexos, quando afirmou que viera trazer fogo e divisão. Nem seus discípulos nem nós poderíamos entender que o senhor veio nos trazer o fogo interior do amor, porque sem o fogo do amor e do entusiasmo, não seria possível seguir o seu caminho e evangelizar o mundo. No entanto, o senhor deixou bem claro que o seu Reino não era deste mundo. Trata-se de um reinado de Deus dentro da nossa consciência e do nosso coração, que nos coloca necessariamente na contracorrente dos critérios mundanos da sociedade. Eis o que certamente provocou e continua provocando divisão dentro da sociedade em que vivemos e, por vezes, até dentro da própria família. Não é possível ser um cristão, fiel ao seu Evangelho, e ser, ao mesmo tempo, mundano, que se deixa guiar pelas competições de poder, de dinheiro e de posição social. Seu Evangelho nos compromete com o caminho do amor e da fraternidade, da justiça e da partilha. Exige de nós um coração sincero e compassivo, que vai além da justiça legal. Mas, o caminho do mundo continua nos convidando a conquistar o poder, a competir, a ser egocêntrico e tornar-se cada vez mais rico, ainda que seja à custa de mentiras, corrupção e violência. Sua mensagem era tão contrária aos princípios que regiam a política e a religião do seu tempo, que o senhor acabou recebendo o batismo de sangue, ao ser pregado na cruz. Era esse batismo que o senhor tanto desejava, para confirmar a veracidade das suas palavras. Por isso, acaba sendo inevitável acontecer divisões, não provocadas pela dominação ou pela exploração do outro, mas por uma escolha livre e pessoal de seguir o senhor como Caminho, Verdade e Vida. Trata-se do amor que se opõe ao ódio, da verdade que desmascara a mentira, da fraternidade que desfaz a competição, e da paz que nasce do respeito e da justiça. Seu Evangelho, quando levado a sério, não se limita a bons conselhos, mas traz a exigência de renovar as estruturas injustas e desumanas do mundo em que vivemos. Somente assim podemos nos transformar numa Igreja sinodal, como sonhava o Papa Francisco, para construir um mundo de comunhão, de participação e de missão libertadora da nossa geração.

 

Senhora e Mãe Aparecida, faça-nos repetir mais vezes o seu Magnificat, para compreendermos o grande projeto instaurado no mundo pelo seu Filho, e ajude-nos a sermos colaboradores ativos e fiéis desse Reinado de Deus, já presente em nosso mundo. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Dia a dia com o Evangelho 2024

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O Evangelho que hoje lemos é de difícil interpretação, pois apresenta contradições em relação à mensagem anterior de Jesus, que sempre promoveu a união, a paz e a misericórdia. Como, então, nos diz hoje que veio trazer a divisão e a destruição? O fogo que Jesus traz não é fogo destruidor, mas o fogo do Espírito Santo, que infundirá vida e dinamismo nos seguidores de Jesus. Mas seu projeto, selado com seu sangue na cruz, vem abalar os fundamentos da sociedade injusta, por isso não será aceito por todos, gerando divisão. Jesus mostra que o caminho do bem nem sempre é consensual. Nem todos são capazes de ver a verdade da fé, nem todos têm a coragem de aceitar o caminho da justiça, nem todos estão dispostos a mudar de vida radicalmente. Exatamente por isso o cristão enfrenta resistência e oposição. Mas não há outro caminho, a não ser esse, para alcançarmos a santidade, produzirmos frutos bons e recebermos a vida eterna.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2024 - fonte do texto dessa página:  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/#.XC3a5lxKjIU)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

       Lc 12,49-53 - Porta aberta para a missão

 

    M Ê S   M I S S I O N Á R I O

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Coloque-se na presença do Senhor, buscando um diálogo íntimo e filial. Neste momento, renovamos nossa fé, alimentamos nosso espírito com o amor de Deus e fortalecemos nossa virtude com os ensinamentos de Jesus. Que este seja o espírito que nos acompanha durante esta oração.
Jesus, creio que estás aqui comigo, que o Espírito Santo ilumina minha mente e que o Pai será glorificado por todos os corações unidos em oração. Ajuda-me a permanecer em fé e confiança. Amém.

Seguir a Jesus significa viver segundo o Seu Reino, sem espaço para atitudes que não correspondam ao Seu chamado. Quando Sua Palavra nos parecer difícil de entender, devemos orar, pedindo a Ele, como filhos, o entendimento necessário.

 

. Leitura (Verdade)

Leia com atenção o Evangelho, refletindo sobre o que o fogo representa nesta passagem. O fogo de Deus, não é destruidor, mas um símbolo de transformação e purificação. Seu sopro aquece e vivifica.

A divisão dentro das famílias, infelizmente, é algo que persiste até hoje, muitas vezes em forma de violência ou desentendimentos. Nos primeiros tempos da Igreja, a adesão ao cristianismo muitas vezes significava abandonar práticas e crenças da cultura local, gerando perseguições, até mesmo dentro de casa. Jesus, sabendo das dificuldades que os seus discípulos enfrentariam, alertou que, assim como Ele enfrentaria o sofrimento da cruz, Seus seguidores também passariam por provações.

 

2. Meditação (Caminho)

Guarde em seu coração e mente o que Jesus nos diz sobre o fogo que nos move. Esse fogo não nos deixa em estado de inatividade; ele nos impulsiona a viver com coragem. Ao refletir sobre a sua vida, pergunte-se:

Qual é a minha decisão? Estou caminhando ao lado de Jesus, mesmo que isso signifique me opor a pessoas queridas?

O que Deus me diz neste momento?

Minha fé em Jesus é um compromisso verdadeiro e corajoso ou é apenas uma crença teórica e distante?

O que desperta em mim a presença de Deus?

 

3.Oração (Vida)

Neste momento de oração, agradeço pela riqueza da Palavra de Deus e pelos ensinamentos que ela nos traz. Agradeço pelos convites, apelos e desafios que o Senhor me propõe para este dia. Peço a graça de viver com humildade e simplicidade de coração e a graça de manter uma vigilância contínua e confiante na misericórdia de Deus.

4.Contemplação (Vida e Missão)

À luz da Palavra: “Fogo eu vim lançar sobre a terra, e como desejaria que já estivesse aceso!”, pergunto-me o que a Palavra me convida a viver hoje. Qual atitude me comprometo a praticar para viver o Evangelho de Cristo de maneira verdadeira e comprometida?

 

Bênção

 

Que o Senhor, Deus de amor e paz, habite em nossos corações, oriente os nossos passos e fortaleça nossa confiança em Seu amor.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano 33 nº 388 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP