quarta-feira, 31 de março de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–O Filho do Homem vai morrer, conforme diz a Escritura a respeito dele. Contudo, ai daquele que o trair.. – (Mt 26,14-25)



– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 M A R Ç O M Ê S  D A  F R A T E R N I D A D E

 M A R Ç O AZUL MARINHO  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 M A R Ç O VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE RIM

 M A R Ç O MÊS COMEMORATIVO À SÃO JOSÉ e À MULHER

 GARÇA/SP, 31 DE MARÇO de 2021 (quarta-feira) 090 dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

A FALHA HUMANA QUE EU MAIS GOSTARIA DE CORRIGIR É A AGRESSIVIDADE.”

(Stephen Hawking)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

Dia Mundial do Backup

Dia do Espiritualismo Moderno

DIA DA INTEGRAÇÃO NACIONAL(SP)

Dia da Saúde e Nutrição

Dia do Terapeuta Holístico

Dia da Fundação do Metrô de Brasília-DF

Dia do Aniversário do Golpe de Estado no Brasil em 1964

Dia do fim da Semana de Mobilização Nacional para Busca e Defesa da Criança Desaparecida

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Altair – Borá - Fartura (São Paulo) Benjamin - Boca do Acre - Fonte Boa (Amazonas) Catas Altas da Noruega (Minas Gerais) Pedra Branca – Remígio (Paraíba) Sidrolândia (Mato Grosso do Sul) Arabutã – Ipuaçu (Santa Catarina) Encantado (Rio Grande do Sul)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:DAVI RODRIGUES PEREIRA (neto Nadir/Luiz - São Paulo /SP) KICO BONASSA (Adamantina /SPLENI APARECIDA FAVARO BETONI (Duartina/SP)AFRANIO NUNES DOS SANTOS (Garça /SP)SILVIA RAMOS (São Paulo /SP)LUIZ CARLOS DE SOUZA (Santa Maria Park Hotel-Garça /SP)THAIS PEREIRA CHOHFI MUKUDAI (Bauru/SP) MARCO ANTONIO MARTINS BASTOS (Garça /SP)MAURICIO DE SOUZA (PDG CLMJ-Lions Clube de Batatais /SP) MARIA VITÓRIA ROCHA DA SILVA FERNANDES (Lions Clube de Tupã /SP) NEIVA POLLONI (Lions Clube de Andradina Sul/SP) JANIR RODRIGUES TIAGO (Lions Clube de Paranaíba /MS) REGINALDO ALVES (Lions Clube de Junqueirópolis/SP)FREDERICO NESPINI (Garça /SP)ISABEL GARCIA (Cuiabá /MT)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: SILVIA CRISTINA O. V. CARDOSO e WILSON CARLOS L CARDOSOó2001ó20 ANOS (Lins/SP)

 

 Santo do Dia 

são BENJAMIM

santo Amós

santo Acácio

santa Balbina

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho:  O meu tempo está próximo – Mt 26,14-25

Esta Semana Santa nos desafia a retomar nossa caminhada comunitária no seguimento de Jesus.

 

- Ao nome de Jesus todo joelho se dobre no céu, na terra e na mansão dos mortos, pois o Senhor se fez obediente até a morte e morte de cruz. E por isso Jesus Cristo é Senhor na glória de Deus Pai (Fl 2,10.8.11).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Às vésperas do Tríduo Pascal, somos confrontados com a traição de Judas. Esta Eucaristia nos dê forças para cultivar sempre um relacionamento sincero e transparente com o Senhor.

 

– Oração 

 

PAI, REFORÇA MINHA COMUNHÃO COM TEU FILHO JESUS, DE FORMA QUE NENHUMA ATITUDE MINHA POSSA COLOCAR EM RISCO ESTE RELACIONAMENTO PROFUNDO PROPICIADO POR TI.

 

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que fizestes vosso Filho padecer o suplício da cruz para arrancar-nos à escravidão do pecado, concedei aos vossos servos e servas a graça da ressurreição. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 351

 

– 31 de março de 2021 4ª-feira da Semana Santa da Páscoa

– Liturgia da Palavra 

O servo fiel não foge ao sofrimento nem desanima diante da perseguição e das decepções. 

 

1ª Leitura (Is 50,4-9a) – Não desviei o rosto de bofetões e cusparadas. (3º canto do Servo do Senhor)  Leitura do Livro do Profeta Isaías:

 

4O Senhor Deus deu-me língua adestrada, para que eu saiba dizer palavras de conforto à pessoa abatida; ele me desperta cada manhã e me excita o ouvido, para prestar atenção como um discípulo.

 

5O Senhor abriu-me os ouvidos; não lhe resisti nem voltei atrás. 6Ofereci as costas para me baterem e as faces para me arrancarem a barba: não desviei o rosto de bofetões e cusparadas. 7Mas o Senhor Deus é meu Auxiliador, por isso não me deixei abater o ânimo, conservei o rosto impassível como pedra, porque sei que não sairei humilhado. 8A meu lado está quem me justifica; alguém me fará objeções? Vejamos. Quem é meu adversário? Aproxime-se. 9aSim, o Senhor Deus é meu Auxiliador; quem é que me vai condenar?

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 69(68)

Respondei-me pelo vosso imenso amor,

neste tempo favorável, Senhor Deus.

 

– 31 de março de 2021 4ª-feira da Semana Santa da Páscoa

– Evangelho do dia 

 

O Filho do Homem vai morrer, conforme diz a Escritura a respeito dele. Contudo, ai daquele que o trair.. (Mt 26,14-25)

 

- Salve, Cristo, luz da vida, companheiro na partilha!.

 

Salve, nosso rei, somente vós tendes compaixão dos nossos erros.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Matheus

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 14um dos doze discípulos, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os sumos sacerdotes 15e disse: “Que me dareis se vos entregar Jesus?” Combinaram, então, trinta moedas de prata. 16E daí em diante, Judas procurava uma oportunidade para entregar Jesus.

17No primeiro dia da festa dos Ázimos, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Onde queres que façamos os preparativos para comer a Páscoa?” 18Jesus respondeu: “Ide à cidade, procurai certo homem e dizei-lhe: ‘O Mestre manda dizer: o meu tempo está próximo, vou celebrar a Páscoa em tua casa, junto com meus discípulos’”.

 

19Os discípulos fizeram como Jesus mandou e prepararam a Páscoa. 20Ao cair da tarde, Jesus pôs-se à mesa com os doze discípulos. 21Enquanto comiam, Jesus disse: “Em verdade eu vos digo, um de vós vai me trair”. 22Eles ficaram muito tristes e, um por um, começaram a lhe perguntar: “Senhor, será que sou eu?”

 

23Jesus respondeu: “Quem vai me trair é aquele que comigo põe a mão no prato. 24O Filho do Homem vai morrer, conforme diz a Escritura a respeito  

dele. Contudo, ai daquele que trair o Filho do Homem! Seria melhor que nunca tivesse nascido!” 25Então Judas, o traidor, perguntou: “Mestre, serei eu?” Jesus lhe respondeu: “Tu o dizes”.

 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“O deus dinheiro seduz a nossa vida”

“Que me dareis se vos entregar Jesus?’ Combinaram, então, trinta moedas de prata” 

(Mateus 26,15)

A reflexão da Palavra de Deus, nesta quarta-feira da Semana Santa, leva-nos a perceber o que o deus deste mundo, que se chama “dinheiro”, é capaz de provocar no coração de um ser humano.

 

Judas, discípulo do Senhor, não estou aqui para condená-lo, nem para atirar-lhe pedras, para enforcá-lo nem o condenar de alguma forma. Estou aqui para refletir a minha própria vida, estou aqui para olhar para dentro de mim e ver qual é o domínio, qual é o poder que o dinheiro exerce sobre mim, que fascínio ele realiza em minha vida.

 

Se pararmos para olhar bem, o dinheiro é fascinante, é sedutor, pois ele entra na nossa vida e torna-se, muitas vezes, o condutor daquilo que nós realizamos. Alguns dizem: “Eu vivo para ganhar dinheiro”, “O sentido da minha vida é ganhar dinheiro”, e vive mesmo para ganhar dinheiro, não tem nem tempo para Deus, porque o deus dinheiro é que está sempre na cabeça. Até sentado no banco da igreja está pensando: “Quanto vou ganhar?”, “Como vou resolver minhas contas?”, “O que eu faço para ganhar mais?”.

 

“Percebamos o que o deus deste mundo, que se chama “dinheiro”, é capaz de provocar no nosso coração”

 

O dinheiro é sedutor. O grande deus deste mundo, ou nós o dominamos ou ele domina a vida dos humanos.

 

As pessoas se compram, vendem-se; as pessoas mudam a maneira de falar, de comportar-se e de agir diante do fascínio que o dinheiro pode exercer na vida de cada um. E é isso que acontece com o discípulo chamado Judas. Cuidou tanto do dinheiro, que se encantou por ele, e é a ele que os sumos sacerdotes vão se dirigir; e a pergunta é: “O que vão me dar?”, “Quanto vou ganhar?”, “Quanto dinheiro me darão se eu vos entregar Jesus?”.

 

Se é duro saber que há pessoas que entregam até a própria mãe, há aqueles que entregam a alma e a vida ao deus dinheiro. Entregam a sua fé, renegam a sua fé e colocam o dinheiro acima dela. Então, quando olho para Judas, hoje, que por trinta moedas de prata – pode até significar muito monetariamente falando -, trocou o Senhor da Vida por trinta moedas de prata… E ainda que fosse um milhão de moedas de prata!

 

Aqui não é olhar de forma quantitativa, mas qual é o verdadeiro significado que dou à vida? Qual é o verdadeiro valor que tem a vida em Deus? Qual é o dinheiro deste mundo que vale a minha fé, a minha salvação e o meu amor a Jesus? O que esta vida tem para me dar que possa ser mais precioso do que o Mestre Jesus?

 

Precisamos parar para refletir, para saber qual é o verdadeiro tesouro, qual é o bem mais precioso da minha vida. Quero ser discípulo de Jesus!.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Temos o relato da traição de Jesus, segundo o Evangelho de Mateus. Podemos destacar três momentos: combinação do preço para Judas trair Jesus; preparação da ceia pascal; anúncio durante a ceia de que Judas trairia Jesus. A traição é algo detestável para um cristão, pior ainda quando se trata de amigos. Judas tornou-se homem útil aos planos homicidas das autoridades políticas e religiosas. Tudo acontece num momento íntimo de amizade e festa. Muitas traições são tramadas em grandes e luxuosos banquetes. Judas age livremente. A liberdade é dom precioso que Deus concede ao ser humano, mas seu uso correto é uma conquista de cada um. Trinta moedas, valor de um escravo, são sufi cientes para o traidor entregar o Mestre. Quando colocamos o dinheiro acima de tudo, somos capazes das piores traições.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, zeloso Pastor, um dos teus discípulos estraga a beleza da festa. Por não compreender nem acatar teus planos de amor e vida para todos, ele se afasta do grupo, a fim de executar seus planos perversos. Ajuda-nos, Senhor, a defender as pessoas sufocadas por toda espécie de injustiça. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

SEMANA SANTA - Mt 26,14-25 - "Um de vocês vai me trair"

 

Oração Inicial

Hoje é o último dia do mês de março, e temos muito a agradecer a Deus. Amanhã iniciamos o Tríduo Pascal.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

 

Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

 

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

Onde Jesus quer celebrar a Páscoa neste momento? Como você compreende essas palavras de Jesus: ‘O Mestre manda dizer: o meu tempo está próximo, vou celebrar a ceia pascal em tua casa, junto com meus discípulos’?

 

“A celebração pascal era a memória, a lembrança da pressa com que os israelitas abandonaram a escravidão do Egito. Era a passagem da escravidão para a liberdade. Com a Páscoa de Jesus, o Povo de Deus entra definitivamente na Terra Prometida. Era a passagem da morte para a vida. Em cada Páscoa, vivemos, comunitariamente, esta passagem. Mas tudo começa em nossa vida: quero celebrar a Páscoa em sua casa, diz Jesus. As trinta moedas, recebidas por Judas, demonstram nossas incoerências. Cada dia, devemos escolher caminhar com o Mestre, sabendo que, sem sua graça, podemos trair seu projeto. Tudo que não se renova, morre. Esta Semana Santa nos desafia a retomar nossa caminhada comunitária no seguimento de Jesus.”

 

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz a você? Leia novamente o Evangelho e permita que a Palavra o(a) toque. Faça a sua meditação, repassando o texto e permitindo que ele chegue ao seu coração. Detenha-se nas palavras que mais lhe chamaram atenção e escute o que o Senhor quer dizer a você por meio do Evangelho.

 

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Neste momento de oração, volte o seu olhar para o Senhor sem medo e reze. Procure silenciar sua mente e seu coração, para que realmente possa ter um encontro com Jesus. Agradeça tudo o que Ele faz em sua vida e peça-lhe o que desejar, para si mesmo(a) ou para as pessoas que o(a) cercam. Reze com a comunidade, assim como Jesus desejou celebrar com seus discípulos.

 

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Aproxime-se do Senhor e faça a sua oração, entregando-se a Ele. Apresente sua gratidão, suas preocupações, seus pedidos e a realidade do mundo

 

Bênção

 

BENÇÃO ESPECIAL DA QUARESMA

 

– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.

– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.

– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.