segunda-feira, 29 de agosto de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ "Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista". – (Mc 6,17-29)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 A G O S T O – DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO

 A G O S T O – VERDE CLARO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE COMBATE AO LINFOMA

 A G O S T O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA

 AGOSTO LILÁS - MÊS DE COMEMORAÇÃO DA CRIAÇÃO DA LEI MARIA DA PENHA

 GARÇA/SP, 29 DE AGOSTO de 2022 (segunda-feira) 241º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

ESCOLHA UM TRABALHO QUE VOCÊ AME E NÃO TERÁ QUE TRABALHAR UM ÚNICO DIA EM SUA VIDA.

(Confúcio)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO 

 DIA DE COMBATE À DESNUTRIÇÃO INFANTIL 

 DIA INTERNACIONAL CONTRA OS TESTES NUCLEARES 

 DIA NACIONAL DO VAQUEIRO 

 DIA DO GAMER 

 DIA DA VISIBILIDADE LÉSBICA 

■ DIA MUNDIAL DO POP

■ DIA DO SOMMELIER BRASILEIRO

■ DIA DA FUNDAÇÃO DA NETFLIX NOS ESTADOS UNIDOS

■ DIA DA FUNDAÇÃO DO SKYPE NOS ESTADOS UNIDOS

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Leme - Mineiros do Tietê  (São PauloMorrinhos (GoiásBarão de Cocais (Minas GeraisItabaiana - Pirambu (SergipeTeixeira (Paraíba)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: CÉLIA PEREIRA DE SOUZA (m/PRIMA de Araraquara /SP) ■ROBERTO COSTA GONZALES (RCG Tecnologia Garça /SP) NIVALDO CABRINE (Garça /SP) ■LENY GANDARA ESTEVES (Lions Clube de Pederneiras /SP) ■DARCY FIGUEIREDO (Lions Clube de Penápolis /SP) MIRIAM MARINELLO (Lions Clube de Bauru Estoril /SP) MARCO DIAS RODRIGUES (Garça /SP) PATRICIA GAMEIRO MARTINS (Macrocontábil Brandão-Garça /SP) VALERIA BIZULLI (Garça / SP)  WILLIAN VICENTE WESENDONCK (Leo Clube de São Miguel do Oeste /SC) 

 Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DE: Pe. JOSÉ AFONSO MANISCALCOó1987ó35 ANOS (Pároco das Paróquias São Pedro de Paulicéia e de Nossa Senhora das Mercês de Santa Mercedes/SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

NOSSA SENHORA DA CONSOLAÇÃO 

■ MARTÍRIO DE SÃO JOÃO BATISTA 

 João, o precursor do Messias, morre por ser fiel à sua missão e denunciar a injustiça dos poderosos. “Ele é o amigo que exulta ao ouvir a voz do esposo e presta reverência a Jesus: Agora minha alegria se completou; ele deve crescer e eu diminuir”.  

 SANTA JOANA MARIA DA CRUZ JOANA JUGAN

SANTA SABINA

SANTA BASILA DE SIRMION

SANTA EUFRÁSIA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

SANTO ADELFO

SÃO MEDERICO

SÃO SÉBIO

SÃO VÍTOR DE NANTES

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Hoje recordamos o martírio de São João Batista, o santo que por primeiro anunciou Jesus Cristo como nosso Salvador: João era um homem justo e santo – Mc 6,17-29

 

Diante dos reis falo da vossa aliança, sem temer a vergonha. Encontro alegria em vossos preceitos, porque muito os amo (Sl 118,46s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

João, mais conhecido como João Batista, foi o precursor de Jesus. A narração do seu martírio encontra-se nos Evangelhos sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas). Já a celebração desta memória tem origens diversas: século 5º, na França; século 6º, em Roma. Possamos, também nós, dar testemunho de incontestável fidelidade a Jesus Cristo.

 

– Oração 

 

“PAI, QUE AS CONTRARIEDADES DA VIDA JAMAIS ME INTIMIDEM E IMPEÇAM DE SEGUIR ADIANTE, CUMPRINDO MINHA MISSÃO DE EVANGELIZADOR.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, quisestes que são João Batista fosse o precursor do nascimento e da morte do vosso Filho; como ele tombou na luta pela justiça e pela verdade, fazei-nos também lutar corajosamente para testemunhar a vossa Palavra. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 29 de junho de 2022 segunda-feira da 22ª Semana Tempo Comum Martírio de São João Batista, Memória

 

– Liturgia da Palavra 

Como João Batista “tombou na luta pela justiça e pela verdade”, somos convidados a escutar a Palavra de Deus e impelidos a lutar corajosamente para testemunhá-la.

 

 

1ª Leitura (Jr 1,17-19) – Comunica-lhes tudo que eu te mandar dizer: não tenhas medo em sua presença. Leitura do livro do profeta Jeremias:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, a palavra do Senhor foi-me dirigida: 17“Vamos, põe a roupa e o cinto, levanta-te e comunica-lhes tudo que eu te mandar dizer: não tenhas medo, senão eu te farei tremer na presença deles. 18Com efeito, eu te transformarei hoje numa cidade fortificada, numa coluna de ferro, num muro de bronze, contra todo o mundo, frente aos reis de Judá e seus príncipes, aos sacerdotes e ao povo da terra; 19eles farão guerra contra ti, mas não prevalecerão, porque eu estou contigo para defender-te”, diz o Senhor.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 70(71)

 

Minha boca anunciará vossa justiça.

 

 

– 29 de junho de 2022 segunda-feira da 22ª Semana Tempo Comum Martírio de São João Batista, Memória

 – Evangelho do dia 

 

"Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista".  (Mc 6,17-29)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Felizes os que são perseguidos / por causa da justiça do Senhor, / porque o Reino dos céus há de ser deles! (Mt 5,10) 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

Naquele tempo, 17Herodes tinha mandado prender João e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher do seu irmão Filipe, com quem se tinha casado. 18João dizia a Herodes: “Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão”. 19Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia. 20Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava. 21Finalmente, chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes, e ele fez um grande banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galileia. 22A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça: “Pede-me o que quiseres e eu to darei”. 23E lhe jurou, dizendo: “Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino”. 24Ela saiu e perguntou à mãe: “O que vou pedir?” A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. 25E, voltando depressa para junto do rei, pediu: “Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”. 26O rei ficou muito triste, mas não pôde recusar. Ele tinha feito o juramento diante dos convidados. 27Imediatamente, o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João. O soldado saiu, degolou-o na prisão, 28trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. 29Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o sepultaram.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/  

 

 

29/08/22 22ª Segunda-feira C:

MARTÍRIO DE SÃO JOÃO BATISTA

 

Marcos 6,17-19.27-29: “Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher de seu irmão Filipe, com quem se tinha casado. João dizia a Herodes: - Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão. Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia... O soldado saiu, degolou-o na prisão, trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o sepultaram”.

 

Jesus, ser mártir significa sempre ser testemunha.

Muitos testemunhos são dados através de palavras, outros através de gestos concretos de doação e de serviço, e alguns através do sacrifício da própria vida.

Em todos há uma coerência entre o que acredita e o que pratica.

João viera para dar testemunho da luz, afastando as trevas do pecado, para que o senhor, como Luz do mundo, pudesse brilhar sobre toda a terra.

Preparou o povo, purificou-o nas águas do rio Jordão, pregou a todos, inclusive a Herodes, para que deixasse sua vida dissoluta e imoral, e ficasse preparado para acolher o senhor.

Mas, a ambição do poder, a ostentação de riqueza e a exibição da sensualidade falaram mais alto no palácio de Herodes, ele se viu incomodado, e mandou decapitar João Batista.

Herodes representava bem o contrário da coerência entre fé e vida, porque apresentava-se como líder de uma religião, invocava o nome de Deus, mas agia em contradição gritante à leis religiosas.

No entanto, tem sido a partir dessa coerência que tantos homens e mulheres, assim como João Batista, deram o seu testemunho de fé, mesmo à custa da própria vida. Senhor, o nome de Deus e o seu nome continuam sendo repetidos por nossas autoridades e pela maior parte do povo, muitas vezes em completa incoerência entre o que dizem, o que vivem e o que fazem.

Senhor, a sua Luz já brilha no mundo, mas ainda há muitas sombras e trevas nos corações daqueles que à semelhança de Herodes, fomentam somente injustiças, violências, desonestidades e todo tipo de vícios, que infestam a nossa convivência social.

Que o martírio de João Batista nos leve a examinar a nossa própria coerência cristã, para que o nosso testemunho de fé corresponda aos esforços que fazemos para praticar a nossa fé no senhor e no seu Evangelho.

 

Maria santíssima, assim como levou seu Filho ao encontro de João Batista, ainda no ventre de sua mãe Isabel, faça com que a Palavra do seu Filho penetre como Luz em nossa vida e em todos os nossos atos. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

João Batista, “o maior entre os nascidos de mulher”, segundo o elogio de Jesus, morre degolado por ordem de Herodes. O episódio se dá na fortaleza de Maqueronte, a leste do mar Morto. A celebração do martírio de São João Batista tem origens antigas (século V, na França; século VI, em Roma). Está vinculada à dedicação da igreja construída em Sebaste, na Samaria, sobre o suposto túmulo do Precursor de Cristo. Seu martírio se dá durante um banquete que Herodes oferecera “a seus magnatas, aos oficiais e às grandes personalidades da Galileia”. Nessa ocasião, o rei faz os caprichos da filha de Herodíades, que pede a cabeça de João. Tão sem juízo a filha quanto maligna e impiedosa a mãe. O profeta se vai, mas o seu testemunho de fidelidade a Deus permanece para sempre.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 6,17-29 - Uma pessoa verdadeiramente livre: João Batista

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Hoje recordamos o martírio de São João Batista, o santo que por primeiro anunciou Jesus Cristo como nosso Salvador. Peçamos a sua intercessão para que também sejamos fiéis ao Senhor e anunciemos com coragem a proposta de seu Reino.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

 

1. Leitura (Verdade)

No Evangelho de hoje, vemos que João Batista vai ser morto. Faça a leitura do texto, quantas vezes julgar necessário, e destaque as palavras que mais chamaram sua atenção. Recorde outros textos que possam ajudá-lo(a) na compreensão deste e identifique os personagens que surgem durante a narrativa. O que fazem esses personagens? Que mensagem o Evangelho transmite? O que Jesus ensina? Qual é o tema central do texto?

 

“João Batista nos é apresentado, hoje, como profeta que denuncia o mal presente em sua sociedade, experimentando também ele a injustiça e a violência do poder opressor. O evangelista Lucas explicou que João fora preso pela denúncia que fizera da vida matrimonial repreensível do rei Herodes (casado com a mulher do seu irmão) e de todas suas más ações. O profeta estava preparando o povo para acolher o novo tempo que chegava com o Messias. Por isso, chamava todos à conversão, à mudança de suas vidas erradas. Muitos o ouviram e batizaram-se no Jordão. Outros, como o rei e sua corte, responderam com a violência. O chamado de João Batista ainda ressoa em nossos ouvidos. É tempo de conversão.”

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Neste momento de meditação da Palavra, faça um instante de silêncio e mantenha em sua mente e em seu coração o texto bíblico com o qual você está rezando. Se sentir necessidade, leia-o novamente e escute o que Jesus lhe diz. Que caminho o Senhor lhe indica?

 

3.Oração (Vida)

Neste momento de oração, aproxime-se do Senhor, silenciando seu coração. Repasse a Palavra e apresente ao Senhor os frutos da sua oração, da sua meditação e da contemplação da Palavra. Apresente também o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Reze: “Senhor Jesus, que meus pensamentos se inspirem no Evangelho e se tornem fonte de vossa luz a iluminar meus irmãos. Amém.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Sugestão de proposta: Testemunhar Jesus pela vida e pelas obras.

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.