terça-feira, 14 de dezembro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Arrependeu-se e foi. Os cobradores de impostos e as prostitutas vão entrar antes de vós no Reino do céu – (Mt 21,28-32)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 D E Z E M B R O – MÊS DA  F A M Í L I A

 DEZEMBRO VERMELHO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O HIV/AIDS

 DEZEMBRO LARANJA – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PELE 

 GARÇA/SP, 14 DE DEZEMBRO de 2021 (terça-feira) 348 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

FOI O ORGULHO QUE TRANSFORMOU ANJOS EM DEMÔNIOS, MAS É A HUMILDADE QUE FAZ DE HOMENS ANJOS."

(Santo Agostinho)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

Dia NACIONAL DE COMBATE À POBREZA

Dia NACIONAL Do MINISTÉRIO PÚBLICO

Dia NACIONAL Do ENGENHEIRO DE PESCA

Dia NACIONAL DA ÓPERA

Dia do Alergista e Imunologista

Dia Do Macaco

Dia NACIONAL DA ÓPERA

Dia da Fundação da Universidade Federal de Santa Maria-RS (UFSM)

Dia da Fundação da Universidade Federal de Goiás (UFG) em Goiânia

Dia da Fundação da Agrale em Caixas do Sul-RS

Dia do início da Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Jundiaí - Caieiras (São Paulo) Três Rios (Rio de Janeiro) Itá (Santa Catarina) Nova Veneza  (Goiás) Remanso - Santa Bárbara (Bahia) Alvorada do Sul  - Astorga - Barracão- Bituruna - Boa Esperança  - Borrazópolis - Centenário do Sul - Chopinzinho - Coronel Vivida - Cruz Machado - Cruzeiro do Sul - Doutor Camargo - Francisco Beltrão - Indianópolis - Itapejara D'Oeste - Jandaia do Sul - Leópolis - Mandaguaçu - Marilândia do Sul - Nova Esperança - Nova Fátima - Paranavaí - Pato Branco - Paulo Frontin - Peabiru - Quinta do Sol - Salgado Filho - Santo Inácio - Sertaneja - Terra Roxa - Toledo - Cascavel - Pinhalão (Paraná) Aguas de Chapecó- Balneário Piçarras - Caxambu do Sul (Santa Catarina) Juti (Mato Grosso do Sul) Acauã - Belém do Piauí - Cajazeiras do Piauí - Campo Alegre do Fidalgo - Cocal de Telha - Curralinhos - Floresta do Piauí - Francisco Macedo - Jatobá do Piauí - João Costa - Joca Marques - Juazeiro do Piauí - Lagoa do Piauí - Lagoinha do Piauí - Madeiro - Massapê do Piauí - Morro do Chapéu do Piauí - Murici dos Portelas - Olho D'Água do Piauí - Pedro Laurentino - Porto Alegre do Piauí - Ribeira do Piauí - Santo Antônio dos Milagres - São Francisco de Assis do Piauí - São Miguel da Baixa Grande - Sussuapara - Tamboril do Piauí - Tanque do Piauí - Vera Mendes - Vila Nova do Piauí - Wall Ferraz - Paulistana (Pará) Fagundes - Queimadas (Paraíba) Araputanga - São José dos Quatro Marcos - Pinhalão (Mato Grosso) Bom Jesus do Norte - Itarana (Espírito Santo)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  LUCINÉIA TRAVENSSOLO MANZANO (Eq. 05 ENS de FÁTIMA Setor de Garça /SP) MARIA LUIZATOBIAS PERES (Garça /SP) MARCELO DIAS DOS SANTOS (Imobiliária Risidência - Garça /SP) LUCILEIA RECH SHIVA (Frelux - Garça /SP) KEROLAYNE CHRISTIN SILVÉRIO (Prefeitura Advogada-Garça /SP) EDSON PEREZ GODINO (Garça /SP) LEONILDO AIRTO LENHNHARDT (Lions Clube de Marilia /SP) THIAGO PEREIRA LUCENA (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP)  PAULO MASSAAKI NAKADA (Lions Clube de Ilha Solteira /SP) ROSANGELA AP. O. GIMENEZ (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) LORENA MELO (LEO Clube Promissão "Terra Prometida"/SP) FABRICIO LUIZ RODRIGUES (Garça /SP) JULIANA CRISTINA ALVES RODELA (Garça /SP) RAFAEL MIRANDA DA SILVA (Garça/SP) João peletero  (Garça/SP) Enio Aguiar  (Garça/SP) Coaracy Domingues  (Bauru/SP) Vinicius Clementino Falcão  (Pederneiras /SP)

DIA DO ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: JANAINA BARBOSA MAURICIO e RENATO APARECIDO MAURICIOó1996ó25 ANOSó(AMIGOS-Garça /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

SANTo Espiridão

■ São João da Cruz

■ São Nimatullah Kassab Al-Hardini

■ São Venâncio Fortunato

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Filho, vai trabalhar hoje na vinha! – Mt 21,28-32

 

 

A cruz de nosso Senhor Jesus Cristo deve ser a nossa glória: nele está nossa vida e ressurreição; foi ele que nos salvou e libertou (Gl 6,14).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

João nasceu na Espanha em 1542 e lá faleceu em 1591. Pobre, porém de inteligência privilegiada, buscou a vida sacerdotal. Ao lado de Santa Teresa de Ávila, empenhou-se na reforma do Carmelo. Ficou preso por nove meses, tempo em que compôs o famoso “Cântico espiritual”, o qual, juntamente com outras obras suas, se consolidou como precioso tesouro místico. Celebrando sua memória, procuremos nos fortalecer na fé e na total confiança em Deus.

 

– Oração 

 

PAI, QUERO SER PARA TI UM FILHO QUE ESCUTA A TUA PALAVRA E SE ESFORÇA PARA CUMPRI-LA COM SINCERIDADE. QUE A MINHA RESPOSTA A TEU APELO NÃO SEJA PURA FORMALIDADE.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que inspirastes ao presbítero são João da Cruz extraordinário amor pelo Cristo e total desapego de si mesmo, fazei que, imitando sempre o seu exemplo, cheguemos à contemplação da vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

   14 de dezembro de 2021 3ª feira da 3ª Semana do Advento SÃO JOÃO DA CRUZ -  PRESBÍTERO E DOUTOR

– Liturgia da Palavra 

O Reino de Deus não é daqueles que se consideram justos, mas dos pecadores que creem e se dispõem a mudar de vida. Prestemos ouvidos aos apelos do Senhor, em cujo nome depositamos nossa esperança. 

 

1ª Leitura (Sf 3,1-2.9-13) – A salvação messiânica é prometida a todos os pobres.  Leitura da Profecia de Sofonias

 

Assim fala o Senhor: 1“Ai de ti, rebelde e desonrada, cidade desumana. 2Ela não prestou ouvidos ao apelo, não aceitou a correção; não teve confiança no Senhor nem se aproximou de seu Deus. 9Darei aos povos, nesse tempo, lábios purificados, para que todos invoquem o nome do Senhor e lhe prestem culto em união de esforços. 10Desde além-rios da Etiópia, os que me adoram, os dispersos do meu povo, me trarão suas oferendas. 11Naquele dia, não terás de envergonhar-te por causa de todas as tuas obras com que prevaricaste contra mim; pois eu afastarei do teu meio teus fanfarrões arrogantes, e não continuarás a fazer de meu santo monte motivo de tuas vanglórias. 12E deixarei entre vós um punhado de homens humildes e pobres”. E no nome do Senhor porá sua esperança o resto de Israel. 13Eles não cometerão iniquidades nem falarão mentiras; não se encontrará em sua boca uma língua enganadora; serão apascentados e repousarão, e ninguém os molestará.  

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 34(33)

 

Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido.

 

 

– 14 de dezembro de 2021 3ª feira da 3ª Semana do Advento SÃO JOÃO DA CRUZ -  PRESBÍTERO E DOUTOR

– Evangelho do dia 

 

Arrependeu-se e foi. Os cobradores de impostos e as prostitutas vão entrar antes de vós no Reino do céu  (Mt 21,28-32)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Vinde, ó Senhor, não tardeis mais; / fazei o povo acabar com os seus crimes. 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo: 28“Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, ele disse: ‘Filho, vai trabalhar hoje na vinha!’ 29O filho respondeu: ‘Não quero’. Mas depois mudou de opinião e foi. 30O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu: ‘Sim, senhor, eu vou’. Mas não foi. 31Qual dos dois fez a vontade do pai?” Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “O primeiro”. Então Jesus lhes disse: “Em verdade vos digo que os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. 32Porque João veio até vós, num caminho de justiça, e vós não acreditastes nele. Ao contrário, os publicanos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes para crer nele”. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“O Reino dos Céus é de quem se converte todos os dias”

 

“Em verdade vos digo, que os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus”

(Mateus 21,31).

A parábola que Jesus nos conta hoje, no Evangelho, na verdade, é uma parábola comparativa. Aqui, Ele se dirige aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo, as autoridades religiosas da Sua época. É muito simples a pergunta d’Ele, porque aquele pai que tinha dois filhos diz ao primeiro filho: “Meu filho, vai fazer isso!”, e o filho disse: “Meu pai, eu vou trabalhar na vinha”. Mas só diz que vai, e não vai. Ao segundo filho, o pai disse: “Meu filho, vai trabalhar para o seu pai na vinha!”, e o filho disse: “Não vou, pai”, mas depois ele refletiu e disse: “Eu vou”. Ou seja, quem, na verdade, fez a vontade do pai é simples dizer, foi o filho que, mesmo no primeiro momento dizendo não, ele repensou e foi.

 

Não há nada mais sábio na vida do que a capacidade de pensar e repensar as suas próprias atitudes. Podemos até errar, mas o mal é permanecer no erro. Podemos, no primeiro momento, até falhar, mas o mal é não reconhecermos as nossas falhas e permanecermos nelas. Aqui, ao que Jesus está se referindo é, justamente, à arrogância, ao orgulho e à soberba que toma conta do coração de seu primeiro filho. Ele quis parecer bom e disse: “Eu vou”, mas, na arrogância, não foi, e nem reparou o mal que fez, porque falou uma coisa e fez outra.

 

“Sempre nos achamos religiosos, autênticos, mas não nos convertemos, não mudamos, não nos arrependemos”

 

Perversa é a mentalidade que diz uma coisa na frente e faz outra nas costas; perversa é a mentalidade que vive de aparências, dos discursos e das falas, mas as práticas não correspondem àquilo que estão fazendo e falando.

 

É Jesus dirigindo-se às Suas autoridades religiosas para chamar a nossa atenção de que não basta falarmos: “Eu amo a Deus”, “Deus é tudo para mim”, mas, na prática, não realizarmos aquilo que nos comprometemos a realizar.

 

Quando Jesus diz das prostitutas e os publicanos — que eram os renegados da época —, é importante frisar o quanto esses publicanos eram tidos como pecadores; e as prostitutas nem se diga!, eram mulheres renegadas, mal vistas… Mas eles, quando ouviram a Palavra de Deus, deixaram-se comover, converter-se. E quantos mudaram de vida!

 

Você olha para Mateus: era um publicano e tornou-se mestre do Evangelho. Você olha para Maria Madalena ou outras mulheres que deixaram a vida que tiveram de erro no passado (nem sei que erros cometeram), e se converteram para o Senhor. Por isso elas vão preceder a nós, que sempre nos achamos religiosos, autênticos, já nascemos na Igreja. A pessoa até se vangloria: “Eu sempre fui da igreja”. Mas não se converte, não muda, não se arrepende para crer na obra que Deus realiza no meio de nós. Por isso o Reino dos Céus é para quem se converte a cada dia.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Com a parábola dos dois filhos, o Mestre provoca as autoridades sacerdotais e anciãos, os que se consideram fiéis cumpridores da Lei. Dois filhos são convidados a trabalhar na vinha: um diz que não vai, mas acaba indo; o outro diz sim, mas não vai. Interrogados a respeito de quem cumpriu a vontade do pai, as autoridades respondem que foi o primeiro. Com essa parábola, Jesus desmascara a hipocrisia daqueles que tanto exigem do povo, mas não conseguem cumprir a justiça. Os grupos dos marginalizados, que acolhem os apelos de conversão, precederão no Reino de Deus muitos daqueles que se consideram “pessoas de bem”. Nem sempre as palavras coincidem com a prática. Para o Mestre, o importante é a prática. São as ações concretas de justiça, solidariedade, fraternidade e amor que têm peso diante de Deus.

 

ORAÇÃO

Ó Jesus Messias, tomas a defesa do teu precursor, João Batista. Ele foi enviado por Deus para preparar o povo para a tua chegada. As autoridades de Jerusalém, porém, não o acolheram. Por outro lado, os que eram considerados pecadores se arrependeram e creram nele. Estes terão precedência no teu Reino. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 21,28-32 - Coerência entre o dizer e o agir

 

Oração Inicial
Silenciando o coração repita algumas vezes a oração: “Jesus Mestre, iluminai minha mente, movei meu coração, para que esta meditação produza em mim frutos de vida. Amém.”

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Leia o Evangelho com bastante atenção quantas vezes julgar necessário. Destaque os verbos e os personagens que aparecem na narrativa e repita as palavras que lhe chamaram atenção. Recorde outros textos que possam ajudá-lo(a) na compreensão deste e procure identificar o tema central do Evangelho.

 

“Jesus tem uma clareza meridiana em sua doutrina, e mesmo o povo mais simples entende seus ensinamentos. Ao mesmo grupo que havia questionado sua autoridade, Jesus conta a parábola dos dois filhos. O primeiro filho representa a figura dos pecadores que se convertem à justiça anunciada por João Batista e por Jesus. O outro filho representa a figura dos chefes do povo, que se consideram justos, e não se convertem. Sua cotação moral é inferior à dos publicanos e prostitutas. Esta parábola serve como exame de consciência para todos nós, e confronta as palavras e ações. Mais ainda: ela indica que é possível refazer nossas escolhas, mudar nosso não em sim. A própria comunidade cristã precisa questionar suas atitudes”

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim?

Como são minhas atitudes?

Digo sim, mas não vou, não faço?

Ser cristão é ser resposta de adesão a Cristo. A parábola é clara: não basta falar é preciso fazer, ser coerente.

3.Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Aproxime-se do Senhor, Deus de amor e bondade, e faça a sua oração. Apresente suas intenções e preocupações ao Senhor…

 

Vamos pedir a Deus que continue insistindo conosco mesmo quando resistimos, somos lentos em responder aos seus apelos e convites.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da palavra? Quais compromissos você deseja concretizar em sua vida?

 

Bênção

Sejas bendito, Príncipe da Paz, Senhor sempre fiel às tuas promessas e a aliança de amor, porque em Cristo, teu Filho, iluminastes a nossa vida com o esplendor da tua presença. Concede-nos acolher a tua luz e tornar essa celebração de Natal uma aproximação de tua paz e de teu amor em nossas vidas.