sexta-feira, 2 de julho de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Não vim para chamar os justos mas os pecadores. – (Mt 9,9-13)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J U L H O – VERDE – MÊS DE COMBATE/CONSCIENTIZAÇÃO AO CÂNCER GINECOLÓGICO  –

 J U L H O – VERDE/AMARELO - COMBATE ÀS HEPATITES VIRAIS E CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO

 J U L H O – LARANJA: CAMPANHA ABORDA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE SAÚDE BUCAL

 J U L H O – AMARELO: MÊS DE COMBATE ÀS HEPATITES VIRAIS

 GARÇA/SP, 02 DE JULHO de 2021 (sexta-feira) 182 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

NÓS SOMOS RÁPIDOS PARA EXIGIR E LENTOS PARA COMPREENDER.

(Augusto Cury)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO BOMBEIRO BRASILEIRO

 DIA NACIONAL DO HOSPITAL

 DIA INTERNACIONAL DOS JORNALISTAS ESPORTIVOS

 DIA DO OVNI

 DIA DE DATA HISTÓRICA DO CALENDÁRIO DE EFEMÉRIDES NACIONAIS

 DIA DO INICIO DA SEMANA NACIONAL DA EDUCAÇÃO

 DIA DO INICIO DA SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIOS

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Alagoinhas - Amargosa- Macajuba (Bahia) Amaturá (Amazonas) Capela (Alagoas) Curral Velho (Paraíba) Reserva do Iguaçu - Santa Isabel do Ivaí (Paraná)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MARCELO ALVES SASSO (Neto da Zuleide/Abílio e filho Flávia/Marcelo do Lions Clube de Garça/SP) CRISTIANI CALHARIS DE AALMEIDA (Lions Clube de Garça/SP) FREI LUIZ FERNANDO NUNES LEITE (Pároco da Paroquia São Judas Tadeu Bebedouro/SP) MARIILDA MIGUEL DE MENDONCA (Lions Clube de Marilia Agostim Soliva /SP) MARISA ZABAGLIA (LIONS CLUBE DE BAURU NORTE /SP) ADALBERTO DE OLIVEIRA CANTU (Marília /SP)  ADRIANO W JARDIM ALVES (Garça/SP) JOSÉ DAVID DE OLIVEIRA (Constroleo- Garça/SP)  SILVANA REGINA NUNES CUBA (Garça/SP) LEA LOUREIRO (São Paulo/SP) FABIANA LOPES (Londrina/PR) ELOIZA FANTINI (Garça /SP) JOAQUIM QUERO (Garça /SP) BIANCA DANTAS DOS SANTOS (filha Alessandra de Garça/SP)  

 

 Santo do Dia 

■ SÃO BERNARDINO REALINO

SÃO PROCESSO

SÃO MARTINIANO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Misericórdia eu quero, não sacrifícios – Mt 9,9-13

A justiça do Reino é inseparável da misericórdia. São os mais perdoados os que mais amam. Deus escolhe quem quer e purifica os escolhidos.

 

- Povos todos, aplaudi e aclamai a Deus com brados de alegria. (Sl 46,2)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Para realizar seu plano salvador, Deus conta com a colaboração ativa do ser humano, ao qual não cabe ficar sentado, esperando que Deus faça tudo. Renovemos nossa disposição interior para seguir Jesus.

 

– Oração 

 

PAI, COLOCA-ME SEMPRE JUNTO ÀQUELES QUE MAIS CARECEM DE TUA SALVAÇÃO, E LIBERTA-ME DE TODA ESPÉCIE DE PRECONCEITOS QUE CONTAMINAM O MEU CORAÇÃO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, pela vossa graça, nos fizestes filhos da luz. Concedei que não sejamos envolvidos pelas trevas do erro, mas brilhe em nossas vidas a luz da vossa verdade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 354

 

– 02 de julho de 2021  6ª-feira da 13ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Somos convidados a ingressar no grupo dos que sentem necessidade da misericórdia de Deus. E de ser misericordiosos com os “pecadores”- que somos todos nós. 

 

1ª Leitura (Gn 23,1-4.19, 24,1-8.62-67)  – Isaac recebeu Rebeca por esposa e amou-a, consolando-se assim da morte da mãe.   Leitura do Livro do Gênesis:

 

23,1Sara viveu cento e vinte e sete anos, 2e morreu em Cariat Arbe, que é Hebron, em Canaã. Abraão veio fazer luto por Sara e chorá-la. 3Depois levantou-se de junto da morta e falou aos hititas: 4“Sou um estrangeiro e hóspede no vosso meio. Cedei-me como propriedade entre vós um lugar de sepultura, onde possa sepultar minha esposa que morreu”.

19Assim, Abraão sepultou Sara, sua mulher, na caverna do campo de Macpela, em frente de Mambré, que é Hebron, na terra de Canaã.24,1Abraão já era velho, de idade avançada, e o Senhor o havia abençoado em tudo. 2Abraão disse ao servo mais antigo da sua casa, administrador de todos os seus bens: “Põe a mão debaixo da minha coxa 3e jura-me pelo Senhor, Deus do céu e da terra, que não escolherás para meu filho uma mulher entre as filhas dos cananeus, no meio dos quais eu moro; 4mas tu irás à minha terra natal, buscar entre os meus parentes uma mulher para o meu filho Isaac”.

5E o servo respondeu: “E se a mulher não quiser vir comigo para esta terra, deverei levar teu filho para a terra de onde saíste?” 6Abraão respondeu: “Guarda-te de levar meu filho de volta para lá. 7O Senhor, Deus do céu, que me tirou da casa do meu pai e da minha terra natal, e que me falou e jurou, dizendo: ‘À tua descendência darei esta terra’, ele mesmo enviará seu anjo diante de ti e trarás de lá uma mulher para meu filho.8Porém, se a mulher não quiser vir contigo, ficarás livre deste juramento; mas de maneira alguma levarás meu filho de volta para lá”.

62Isaac tinha voltado da região do poço de Laai-Rói e morava na terra do Negueb. 63Ao cair da tarde, Isaac saiu para o campo a passear. Levantando os olhos, viu camelos que chegavam. 64Rebeca também, erguendo os olhos, viu Isaac. Desceu do camelo, 65e perguntou ao servo: “Quem é aquele homem que vem pelo campo, ao nosso encontro?”

O servo respondeu: “É o meu senhor”. Ela puxou o véu e cobriu o rosto. 66Então o servo contou a Isaac tudo o que tinha feito. 67Ele introduziu Rebeca na tenda de Sara, sua mãe, e recebeu-a por esposa. Isaac amou-a, consolando-se assim da morte da mãe.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 106(105)

 

Dai graças ao Senhor, porque ele é bom.

 

 

– 02 de julho de 2021  6ª-feira da 13ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Não vim para chamar os justos mas os pecadores.  (Mt 9,9-13)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Vinde a mim, todos vós que estais cansados, / e descanso eu vos darei, diz o Senhor (Mt 11,28) 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, 9Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu a Jesus. 10Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos.

 11Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?” 12Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. 13Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Deus quer que tenhamos misericórdia em nossas ações”

 

“Quero a misericórdia e não o sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”

(Mateus 9,13).

A grande indagação que estão fazendo a Jesus é por que Ele come com os cobradores de impostos e com os pecadores. E quem está questionando são justamente os mestres da Lei. Sabe aquelas pessoas que entendem de tudo da Lei de Deus, os mandamentos de Deus, entendem tudo de fé, da Igreja? Elas, na verdade, vivem para julgar, para dizer o que é certo e o que é errado, e questionam até Jesus, porque o Mestre da Verdade e da Vida é Ele.

 

Ele chama primeiro os pecadores para que estejam junto d’Ele, como olhou para Mateus, que era desprezado por tantos, que era mal olhado por tantos. Ele olhou para Mateus com o olhar da misericórdia e teve compaixão dele. Uma vez que Ele teve compaixão, e compaixão não quer dizer pena, mas quer dizer amor misericordioso e bondoso, amor que transforma e levanta, a pena é quando nós olhamos para o outro ou para os outros, como coitados. E nós não somos coitados, somos necessitados, somos pobres, pecadores, mas Deus, na Sua infinita bondade, olha para nós com esse olhar de amor para nos levantar.

 

“Mais do que os sacrifícios, de nós Deus quer a misericórdia”

 

Quem olha com pena ou olha com um olhar da condenação, do julgamento, não é capaz de levantar o outro que está caído, prostrado, por maior que seja o seu pecado. Muitas pessoas não levantam da situação que estão, porque são olhadas com o olhar da condenação, olhar do julgamento e o olhar de Deus é o olhar da misericórdia, é o olhar bondoso, é o olhar que se compadece e não condena.

 

Somos nós que nos condenamos pelas escolhas de vida que fazemos, nós é que erramos pelas escolhas de vida que nós, muitas vezes, colocamos à nossa frente, mas o olhar de Deus é sempre o olhar de misericórdia. E mesmo que estejamos no maior pecado, mesmo que estejamos na lama, na miséria, Ele senta-se conosco; senta-se para nos levantar, nos colocar de pé e nos resgatar. Assim como sentou-se com os cobradores de impostos e com os pecadores da Sua época, Ele também senta-se conosco na mesa.

 

Pena, aí sim é digno de pena, que sejamos tão soberbos e orgulhosos. O único pecado que merece pena é o da soberba, porque a soberba fecha todo o olhar da verdade, mantém a pessoa atrelada a si mesma e incapaz de enxergar a graça.

 

Que pena que, muitas vezes, somos movidos pelo orgulho e pela soberba. Permitamos que Deus nos cure desse coração diabólico e perverso que não é capaz de transpor a nossa visão egoísta, sectarista da vida, e não enxergamos o ser humano como filho de Deus, para sermos, na verdade, presença amorosa e misericordiosa de Deus na vida de cada ser humano.

 

Que o nosso olhar de uns para com os outros seja o mesmo olhar de Jesus. Mais do que os sacrifícios, de nós Ele quer a misericórdia.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Por prestar serviço aos ocupantes romanos, os cobradores de impostos eram malvistos ou mesmo desprezados pelos judeus. Jesus, que veio para oferecer a salvação a todos, não se deixa levar por esses preconceitos. Por isso chama justamente um cobrador de impostos para ser seu discípulo. Esse modo de pensar e agir de Jesus ganha evidência quando se dispõe a participar de uma refeição a que comparecem também cobradores de impostos e pecadores. Um prato cheio para os fariseus (o que faziam aí?), que censuram a atitude do Mestre por se misturar com essa gente. Jesus argumenta: os doentes é que precisam de médico! À força de observâncias, os fariseus se consideram sãos e justos: permanecem fechados à misericórdia do Senhor, da qual Mateus se torna verdadeira testemunha.

O R A Ç Ã O

Ó misericordioso Jesus, admiramos tua atitude de misturar-te com os pecadores, sem julgá-los nem condená-los. Ao contrário, estabeleces com eles boa convivência, já que “não são os sadios que precisam de médico, e sim os doentes”. Concede a cada um de nós, Senhor, um coração repleto de misericórdia. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

LEITURA ORANTE

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mt 9,9-13 - Mateus acolhe e é acolhido

 

Todos os dias aprendemos com as atitudes e palavras de Jesus. “Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”. Ele não teme as críticas por causa de suas atitudes de misericórdia, come e bebe com os pecadores.

 

“Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes.

Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas.

Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos.“

 

1. Leitura (Verdade)

O olhar de Jesus penetra os corações, vai além das aparências. Chama Mateus, um funcionário público, excluído do grupo dos que seguiam Jesus por causa da profissão que exercia. Os fariseus presentes questionam Jesus. Qual é a questão que eles colocam?

 

“A justiça do Reino é inseparável da misericórdia. São os mais perdoados os que mais amam. É o próprio Mateus que narra o instante em que Jesus para diante dele e o convida para o seguimento. Ele pertencia à detestada classe dos publicanos, pecadores públicos. Cobrar impostos era colocar-se a serviço dos dominadores romanos. E sobre todos os cobradores de impostos recaía a dúvida sobre sua honestidade. Mateus abandona a mesa coletora e convida Jesus para ir a sua casa. Ele quer que o Mestre entre definitivamente em sua vida e na vida dos outros pecadores. Deus escolhe quem quer e purifica os escolhidos. Discípulo-missionário, Mateus – também conhecido como Levi – nos deixou seu itinerário espiritual no seu Evangelho.”

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você hoje? Observando o chamado de Mateus, permaneça em silêncio por alguns instantes e procure identificar o que o Evangelho diz a você. Jesus falou a Mateus: ‘Segue-me’, e agora fala com você, mas é necessário que você busque escutá-lo. Repasse o Evangelho e deixe-se tocar pela Palavra de Deus.

 

3.Oração (Vida)

Agradeça tudo que a Palavra lhe permitiu compreender e vivenciar do mistério de Cristo. Apresente ainda ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a leitura orante.

Conclua com o salmo 31: Em ti, Senhor, me refugio;

nunca permitas que eu seja humilhado;

livra-me pela tua justiça.

 

Inclina os teus ouvidos para mim,

vem livrar-me depressa!

 

Sê minha rocha de refúgio,

uma fortaleza poderosa para me salvar.

 

Sim, tu és a minha rocha e a minha fortaleza;

por amor do teu nome, conduze-me e guia-me.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Depois de orar com essa Palavra que sentimentos habitam seu coração? O que você se propõe a viver? Como pretende ser grato(a) a Deus pelas muitas vezes que você foi beneficiado(a) pela ajuda de outros?

 

Bênção 

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.