segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM FELIZ ANO NOVO! "No meio de vós está o que vem após mim.” - (Jo 1,19-2)


ONU 2017
ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO
Logo Novembro AzulJ A N E I R O
GARÇA/SP, 02 DE JANEIRO DE 2017 (segunda-feira) dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM FELIZ ANO NOVO! BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
A VIDA SÓ PODE SER COMPREENDIDA, OLHANDO-SE PARA TRÁS; MAS DEVE SER VIVIDA, OLHANDO-SE PARA FRENTE.
(Sóren Kierkegaard)


Datas Comemorativas
DIA DO SANITARISTA
DIA DA ABEUGRAFIA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Gurjão (Paraíba) Padre Marcos (Piauí) Lagoa Nova (Rio Grande do Norte)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  SHOJI KIMURA (Igreja Tenrikio Atlântico Kyokai Garça /SP)WALDIR PERES ARRUDA (ex Goleiro - de Garça-São Paulo /SP)MARIA SOLANGE BRANDÃO (Educadora - Garça /SP)JONAS BONASSA (Empresário da Comunicação Adamantina /SP)


Santo do Dia
SÃO BASÍLIO MAGNO e SÃO GREGÓRIO NAZIANZENO
Basílio Magno e Gregório Nazianzeno (Turquia, séc. IV) ambos, monges e bispos foram grandes amigos e companheiros na missão. Inteligente, bondoso e dedicado, Basílio organizou a Igreja, reformou o culto religioso e deu atenção aos pobres. Gregório devotou-se ao estudo com intensidade, tornando-se grande humanista, orador e teólogo.
SANTA VERIDIANA
MARIA ANA BLONDIN


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
Com as bênçãos e as graças de Deus, chegamos ao fim de mais um ano. É momento de louvar e agradecer ao Senhor por tudo o que vivemos e pedir sua companhia ao longo do ano vindouro.
Oração
PAI, TEU SERVO JOÃO BATISTA SOUBE RECONHECER O QUE ESPERAVAS DELE, E CONSERVOU SUA POSTURA COM EXTREMA HUMILDADE. TORNA-ME TEU SERVIDOR, NOS MESMOS MOLDES DE JOÃO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Deus eterno e todo-poderoso, que estabelecestes o princípio e a plenitude de toda a religião na encarnação do vosso Filho, concedei que sejamos contados entre os discípulos daquele que é toda salvação da humanidade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 299

Leituras
Sábado 31/12/2016 – 7º dia na oitava do Natal         do Natal
Céus e terra se rejubilam e exultam, pois a palavra de Deus vem de nós para nos fazer conhecer a luz da verdade e contemplar a glória do Filho unigênito do Pai.


1ª Leitura (1Jo 2,22-28) "Permaneça dentro de vós aquilo que ouvistes desde o princípio. Leitura da Primeira Carta de São João:

Caríssimos: 22Quem é mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? O Anticristo é aquele que nega o Pai e o Filho. 23Todo aquele que nega o Filho também não possui o Pai. Quem confessa o Filho possui também o Pai. 24Permaneça dentro de vós aquilo que ouvistes desde o princípio. Se o que ouvistes desde o princípio permanecer em vós, permanecereis com o Filho e com o Pai. 25E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. 26Escrevo isto a respeito dos que procuram desencaminhar-vos.
27Quanto a vós mesmos, a unção que recebestes da parte de Jesus permanece convosco, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine. A sua unção vos ensina tudo, e ela é verdadeira e não mentirosa. Por isso, conforme a unção de Jesus vos ensinou, permanecei nele.
28Então, agora, filhinhos, permanecei nele. Assim poderemos ter plena confiança, quando ele se manifestar, e não seremos vergonhosamente afastados dele, quando da sua vinda.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 97 (98)
Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.

Evangelho do dia
Segunda-feira 02/01/2017Primeiros dias do ano - 02 de janeiro      do Natal Ss. Basílio Magno e Gregório Nazianzeno BBDDRs., memória
"No meio de vós está o que vem após mim. - (Jo 1,19-2)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Depois de ter falado, no passado, aos nossos pais pelos profetas muitas vezes, em nossos dias Deus falou-nos por seu Filho (Hb 1,1s).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
19Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem és tu?” 20João confessou e não negou. Confessou: “Eu não sou o Messias”. 21Eles perguntaram: “Quem és, então? És Elias?” João respondeu: “Não sou”. Eles perguntaram: “És o Profeta?” Ele respondeu: “Não”. 22Perguntaram então: “Quem és, afinal? Temos de levar uma resposta àqueles que nos enviaram. Que dizes de ti mesmo?” 23João declarou: “Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’” — conforme disse o profeta Isaías. 24Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus 25e perguntaram: “Por que então andas batizando, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?” 26João respondeu: “Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não co­nheceis, 27e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”. 28Isso aconteceu em Betânia além do Jordão, onde João estava batizando.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
O batismo purifica nossa alma
Permitamos que aquele batismo, um dia recebido, seja realmente a grande purificação da nossa alma!
“João respondeu: ‘Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias” (João 1,26-27).
João é a voz que não se cala, é a voz que anuncia e aponta o caminho, a direção de onde está o Cordeiro de Deus, aquele que nos salva, resgata-nos e liberta, sobretudo aquele que nos batiza.
Primeiro, o batismo de João: “Eu batizo com água”. João saiu do deserto, foi para as margens do rio Jordão e muitos recorreram a ele, porque escutaram suas palavras, a sua pregação contundente, ungida e cheia da graça de Deus, que está libertando almas e corações do poder do maligno.
Quando chegamos a uma conclusão de que o pecado só causa mal a nossa vida, precisamos querer nos libertar dele, sobretudo, porque ele causa uma mancha terrível em nosso interior, em nosso coração.
O batismo de João é um batismo simbólico, mas que realiza uma graça. Porque a graça vem primeiro na vontade, na pessoa querer, na disposição que ela tem. Essas pessoas vão até João, porque querem dizer: “Queremos sair dessa vida velha! Queremos abandonar os pecados que praticamos! Queremos nos lavar daquilo que nos manchou, que nos deixou mal, que deixou máculas em nossa alma! Queremos ser purificados e libertos!”.
É isso que João propõe a eles e Deus também propõe a nós. Que permitamos que aquele batismo, um dia recebido, seja realmente a grande purificação da nossa alma e do nosso coração a cada dia de nossas vidas.
João está muito consciente de que não é só a água por si mesma, ela não realiza a graça tão eficaz na vida. Quem realiza a graça é Jesus, o Cordeiro de Deus! Ele não só tira o pecado, mas nos dá a graça de sermos o homem e a mulher nova, a imagem e semelhança de Deus.
Se João foi grande pelo que fez, ele mesmo está dizendo: “Eu não sou digno nem de desamarrar a sandália dos Seus pés”, e aponta para Jesus.
Precisamos nos apontar para Jesus, direcionarmo-nos para Ele, apontarmos para as pessoas o caminho de Jesus, pois n’Ele está a salvação, a luz e a graça.
Acordamos, a cada dia, precisando de uma luz interior, para as próprias questões da nossa alma, do nosso coração, da nossa própria vida. Às vezes, buscamos luz e soluções onde não está a luz nem a solução, e não nos dirigimos nem nos submetemos a Ele, não nos entregamos ao Seu senhorio, ao Seu domínio e cuidado, para que Ele seja a luz e a direção da nossa vida.
Jesus, rendemo-nos a Ti e proclamamos que és o nosso Senhor e Salvador!
Deus abençoe você!
REFLEXÃO  "Jo 1, 19-28
Sempre que vemos uma pessoa fazendo o bem, corremos o risco de buscar saber se é legitimo a pessoa fazer aquele bem quando, na verdade, deveríamos usufruir daquele bem e procurar descobrir o amor de Deus que se torna manifesto em tudo o que de bom acontece nas nossas vidas.
É esse o caso do evangelho de hoje.
Os fariseus não querem usufruir do bem que Deus lhes concede por meio de João Batista, mas enviam sacerdotes e levitas para averiguar se o que João está fazendo é certo ou errado e se ele tinha autoridade para fazer o bem.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Cumprimos nossos deveres com amor ou apenas por cumprir?
- Nosso testemunho de vida colabora para a fé de nossos irmãos?
- Fazemos nossa parte para que haja menos injustiça no mundo?
- Surgem às vezes casos de injustiças em sua comunidade?
- Qual deveria ser nossa primeira atitude diante do testemunho negativo de alguém da comunidade?

Leitura Orante
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
O ano novo chegou, e desejamos vivê-lo com mais intensidade em nosso caminho espiritual.
Hoje a Igreja nos convida a celebrar a vida e a missão dos santos Basílio Magno e Gregório Nazianzeno.
Peçamos a Deus a graça de viver sua Palavra, neste ano, com mais fidelidade.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Rezemos: “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto bíblico? João dá testemunho de quem é Jesus Cristo, e por causa disso os judeus querem saber se ele é o Messias. Faça a leitura do Evangelho quantas vezes julgar necessário, destaque os verbos e os personagens que mais lhe chamam atenção e identifique o tema central do texto.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz a você? “Eu sou a voz de quem grita no deserto: endireitai o caminho para o Senhor.” É o que João responde quando lhe perguntam se ele é o Messias. O que você ouviu do Senhor, por meio de sua Palavra? Leia o texto novamente e deixe-se tocar por ele.
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Este é o momento de oração, no qual você expressa ao Senhor tudo que há em sua mente e em seu coração. Não tenha medo de aproximar-se do Pai, pois Ele é amor e bondade e só quer a sua felicidade.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver?) Que sentimento você experimenta neste momento de contemplação? Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra?
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.