quarta-feira, 29 de março de 2023

😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 Se o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres. – (Jo 8,31-42)

 

  


ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 M A R Ç O M Ê S  D A  F R A T E R N I D A D E

 M A R Ç O AZUL MARINHO  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 M A R Ç O VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE RIM

 M A R Ç O MÊS COMEMORATIVO À SÃO JOSÉ e A MULHER

 GARÇA/SP, 29 de março de 2023 (quarta-feira) 087º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

PARA TODOS OS MALES, HÁ DOIS REMÉDIOS: O TEMPO E O SILÊNCIO.”

(Alexandre Dumas)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA do Balão Dirigível

DIA do Espelho

DIA da Fumaça

DIA da Fundação da Casa França-Brasil no Rio de Janeiro-RJ

DIA da Fundação da Estação Central do Brasil no Rio de Janeiro-RJ

semana Internacional de Solidariedade com os Povos em Luta contra o Racismo e a Discriminação Racial

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Pirajuí (São Paulo) Curitiba (Paraná) Araioses – Barreirinhas – Chapadinha – Loreto – Mirador – Monção - Nova Iorque - Porto Franco - Santa Quitéria do Maranhão - São Bernardo - São Vicente Ferrer – Tutóia - Vargem Grande (Maranhão) Salvador (Bahia) Barras – Bertolínia – Corrente – Gilbués – Parnaguá - Santa Filomena - São Miguel do Tapuio (Piauí) Caldazinha (Goiás) Monte Sião (Minas Gerais) Queimados (Rio de Janeiro) São João do Itaperiú (Santa Catarina) Soledade (Rio Grande do Sul) 

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: KARLA TRAMONTINA ARAUJO (prima Brasília/DF) OTAVIO PEREIRA CHOHFFI (primo Indaiatuba /SP) MARIA EDUARDA ‘Duda’ CAPARROZ (filha da Priscila e Eduardo-Garça / SP) ANTONIO PEREIRA DE CARVALHO (Eq 05 ENS de FÁTIMA Setor de Garça /SP) ELIANA RODRIGUES VIEIRA GONZALES (Eq 03 ENS das GRAÇAS Setor de Garça /SP) AILTON RODRIGO DA SILVA (Lions Clube De Bauru Norte /SP)DENISE MENDES (Lions Clube São João de Meriti /RJ) MARCELO VAZ MENIN (Eletro Center-Garça /SP) PAOLO DI MASCIO (Garça /SP)ELIZA YUMIKI MITIUYE (Garça /SP)BRUNO HENRIQUE SEVERINO (Secretário Industria e Comercio Município de Garça /SP)SELMA MORAES MIDORI (Nutricionista-Garça /SP)CAIQUE ARANTES (São Paulo /SP)MARCIA BOSQUÊ SALUTTI (Garça /SP)VANDERLEI GRANADO (Macatuba /SP)LOURIVAL SANTO (Juiz de Fora /MG)RONALD (TUTI) FELTRIN (Tutisom Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO De FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE IACRIó1987ó36 ANOSó (Distrito LC 8)  

 

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃO EUSTÁSIO

SÃO SEGUNDO DE ASTI

SÃO JONAS Mártir

SÃO BARACHISO

SÃO GUILHERME TEMPIER

SÃO LUDOLFO

SÃO MARCOS DE ARETUSA

SÃO SATURNINO

SÃO BERTOLDO DO MONTE CARMELO

SANTO ARMOGASTO

SANTO ARQUINIMO

SANTO EUSTÁSIO

Beato Raimundo Lúlio

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“Liturgia Diária A palavra de Deus em nossa vida”

 

SE O FILHO VOS LIBERTAR, SEREIS REALMENTE LIVRES –- Identidade de Jesus: "Eu sou" - Jo 8,51-59

 

Vós me livrais, Senhor, de meus inimigos; vós me fazeis suplantar o agressor e do homem violento me salvais! (Sl 17,48s)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Quem é fiel a Deus não se dobra aos poderes deste mundo que exigem a adoração de outros deuses. Sujeita-se a perder a vida, mas não trai o verdadeiro e único Senhor. Peçamos a Deus a fortaleza dos mártires de todos os tempos.

 

– Oração 

 

“PAI, LIBERTA-ME POR TUA PALAVRA DE VERDADE QUE AFASTA O EGOÍSMO DO CORAÇÃO, E CAPACITA-ME A AMAR MEU SEMELHANTE, COMO AMOR TOTAL, A EXEMPLO DE JESUS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus de misericórdia, iluminai nossos corações purificados pela penitência. E ouvi com paternal bondade aqueles a quem dais o afeto. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 29 de março de 2023 – Quarta-feira da 5ª Semana da Quaresma

Jesus afirma: “Se permanecerdes na minha palavra, serei verdadeiramente meus discípulos”. Seus adversários, porém, estão fechados à sua mensagem de salvação, a única Verdade capaz de libertar.

 

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (Dn 3,14-20.24.49a.91-92.95) – Enviou seu anjo e libertou seus servos. Leitura da Profecia de Daniel:

[A forma breve está entre colchetes.]

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 14o rei Nabucodonosor tomou a palavra e disse: “É verdade, Sidrac, Misac e Abdênago, que não prestais culto a meus deuses e não adorais a estátua de ouro que mandei erguer? 15E agora, quando ouvirdes tocar trombeta, flauta, cítara, harpa, saltério e gaitas, e toda espécie de instrumentos, estais prontos a prostrar-vos e adorar a estátua que mandei fazer? Mas, se não fizerdes adoração, no mesmo instante sereis atirados na fornalha de fogo ardente; e qual é o deus que poderá libertar-vos de minhas mãos?” 16Sidrac, Misac e Abdênago responderam ao rei Nabucodonosor: “Não há necessidade de te respondermos sobre isso; 17se o nosso Deus, a quem rendemos culto, pode livrar-nos da fornalha de fogo ardente, ele também poderá libertar-nos de tuas mãos, ó rei. 18Mas, se ele não quiser libertar-nos, fica sabendo, ó rei, que nós não prestaremos culto a teus deuses, tampouco adoraremos a estátua de ouro que mandaste fazer”. 19A essas palavras, Nabucodonosor encheu-se de cólera contra Sidrac, Misac e Abdênago, a ponto de se alterar a expressão do rosto; deu ordem para acender a fornalha com sete vezes mais fogo que de costume 20e encarregou os soldados mais fortes do exército para amarrarem Sidrac, Misac e Abdênago e os lançarem na fornalha de fogo ardente. 24Os três jovens andavam de cá para lá no meio das chamas, entoando hinos a Deus e bendizendo ao Senhor. 49Mas o anjo do Senhor tinha descido simultaneamente na fornalha para junto de Azarias e seus companheiros. 91O rei Nabucodonosor, tomado de pasmo, levantou-se apressadamente e perguntou a seus ministros: “Porventura, não lançamos três homens bem amarrados no meio do fogo?” Responderam ao rei: “É verdade, ó rei”. 92Disse este: “Mas eu estou vendo quatro homens andando livremente no meio do fogo, sem sofrerem nenhum mal, e o aspecto do quarto homem é semelhante ao de um filho de Deus”. 95Exclamou Nabucodonosor: “Bendito seja o Deus de Sidrac, Misac e Abdênago, que enviou seu anjo e libertou seus servos, que puseram nele sua confiança e transgrediram o decreto do rei, preferindo entregar suas vidas a servir e adorar qualquer outro deus que não fosse o seu Deus”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial Dn 3,52-57

 

A vós louvor, honra e glória eternamente!

 

 

 

– 29 de março de 2023 – Quarta-feira da 5ª Semana da Quaresma 

 

 – Evangelho do dia 


 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Honra, glória, poder e louvor / a Jesus, nosso Deus e Senhor!

 

Felizes os que observam / a Palavra do Senhor de reto coração / e que produzem muitos frutos, / até o fim perseverantes! (Lc 8,15)   

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

 

Naquele tempo, 31Jesus disse aos judeus que nele tinham acreditado: “Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, 32e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. 33Responderam eles: “Somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém. Como podes dizer: ‘Vós vos tornareis livres’?” 34Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. 35O escravo não permanece para sempre numa família, mas o filho permanece nela para sempre. 36Se, pois, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres. 37Bem sei que sois descendentes de Abraão; no entanto, procurais matar-me, porque a minha palavra não é acolhida por vós. 38Eu falo o que vi junto do Pai; e vós fazeis o que ouvistes do vosso pai”. 39Eles responderam então: “O nosso pai é Abraão”. Disse-lhes Jesus: “Se sois filhos de Abraão, praticai as obras de Abraão! 40Mas agora vós procurais matar-me, a mim, que vos falei a verdade que ouvi de Deus. Isso, Abraão não o fez. 41Vós fazeis as obras do vosso pai”. Disseram-lhe, então: “Nós não nascemos do adultério, temos um só pai: Deus”. 42Respondeu-lhes Jesus: “Se Deus fosse vosso Pai, vós certamente me amaríeis, porque de Deus é que eu saí e vim. Não vim por mim mesmo, mas foi ele que me enviou”.  

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote da Comunidade Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho – Grupo WhatsApp 

 

29/03    5ª Quarta-feira da Quaresma - A:

Campanha da Fraternidade 2023. Tema: Fraternidade e Fome. Lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16)    

 

João 8,31-32.34.42: “Jesus disse aos judeus que nele tinham acreditado: - Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará...Em verdade, em verdade vos digo, todo aquele que comete pecado é escravo do pecado... Respondeu-lhes Jesus: - Se Deus fosse vosso Pai, certamente me amaríeis, porque de Deus é que eu saí, e vim. Não vim por mim mesmo, mas foi ele que me enviou”.

 

Jesus, tantas vezes encaramos a sua palavra como limitadora da nossa liberdade de viver e de agir, como se nos impusesse obrigações difíceis de cumprir.

No entanto, o senhor nos garante que nada nos torna mais livres do que a verdade da sua palavra.

Nós vivemos numa sociedade, que quanto mais fala de liberdade e de direitos, mais nos condiciona a seguir seus princípios de competição, de consumo e de aparência, que alimentam nossas insatisfações e ansiedades.

Mas, quando seguimos a sua palavra, ficamos livres de tantas necessidades supérfluas e daqueles influenciadores que querem comandar nossas escolhas e controlar nossas vidas.

Só então, encontramos a liberdade e a paz que o mundo não nos pode dar.

Senhor, ajude-nos a tomar consciência de que todo pecado é uma auto escravização.

Mas, toda atitude de sinceridade e de amor, que brota da sua palavra, é uma libertação.

Eu quero crer e permanecer na sua palavra, ainda que não consiga praticá-la perfeitamente.

 Prefiro pedir perdão das minhas incoerências, do que permanecer no pecado, porque quero ser livre em meu coração e em minha consciência.

 

Mãe santíssima, a senhora foi perfeita em acolher e cumprir a palavra de Deus. Cuide da libertação do nosso povo, para que não se deixe escravizar por pessoas e por instituições negativas, e que a palavra do seu Filho nos Evangelhos seja o caminho da verdadeira libertação para todos nós. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Pistas para a reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A liberdade de que fala Jesus não consiste em livrar-se de toda obrigação, de toda responsabilidade, não é poder fazer o que bem entendemos e não ter que prestar contas a ninguém. A liberdade é fruto da missão. Trata-se de libertar-nos do pecado, para levarmos vida nova, deixando Deus reinar em nossa vida. Jesus diz que seus adversários são escravos do pecado, por buscarem matar o libertador. Os adversários afirmam que são filhos de Abraão. Jesus contesta: Se fossem filhos de Abraão, fariam as obras de Abraão e não perseguiriam a ele, Jesus, que é o fiel descendente de Abraão. Por fim, os adversários argumentam que o pai deles é Deus. Jesus mostra que são contraditórios: como podem ser filhos de Deus, se rejeitam aquele que o Pai enviou ao mundo?

 

 (autor: Dia a Dia com o Evangelho 2023 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

AUTORIZA-SE A SUA PUBLICAÇÃO DESDE QUE SE CITE A FONTE.

Jo 8,51-59 - Identidade de Jesus: "Eu sou"

 

Oração Inicial

 

A liturgia de hoje convida-nos a contemplar esse Deus que, por amor, desceu ao nosso encontro, partilhou a nossa humanidade, fez-se nosso irmão e nos mostrou o caminho para o Pai. Fez-se verdade que liberta e nos deixou a promessa de vida eterna.

 

Oração: “Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em Tua Palavra. Envia Teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a Tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em Ti. Amém.”

 

 1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto? A quem Jesus está instruindo? Quais são as orientações de Jesus para quem deseja se colocar no seu seguimento?

 

“A liberdade advém da verdade. Jesus é a própria verdade, mas os seus não compreenderam sua missão. Em um tempo de diferentes conceitos em relação à verdade, que sejamos capazes de abraçar a proposta de Jesus para experimentar aquela verdade reservada aos seus seguidores. Viver livre é ser capaz de permanecer fiel à proposta exigente, mas sempre atual, do Filho de Deus. É tempo de fazer um pacto com a verdade e colocar um fim nas mentiras que vamos aceitando no cotidiano. Uma fé autêntica supõe ser capaz de carregar a cruz de cada dia e de encontrar, no rosto dos sofredores, o semblante do Filho de Deus. Somos, pelo batismo, encarregados de anunciar a verdade de todos os tempos: Jesus de Nazaré.”

 

2. Meditação (Caminho)

Jesus insiste: “Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos.” Permanecer nele. Fincar nossas raízes existenciais em seu amor. Deixar-se nutrir deste amor, esconder nossa vida no coração do Pai, é o projeto de Jesus.

Como é minha relação com a Verdade? O Mestre é meu espelho?

E como me comporto com as “inverdades”, narrativas enganosas que poluem, sobretudo, minhas relações sociais?

 

3.Oração (Vida)

Deixe seu coração falar com Deus…

Traga na sua presença as necessidades pessoais, familiares e sociais…

Peça a graça da fidelidade a Palavra que você acaba de contemplar e orar:

Jesus Mestre, santificai a minha mente e aumentai a minha fé.

Jesus, Mestre na Igreja, atraí todos à vossa escola.

Jesus Mestre, libertai-me do erro, dos pensamentos inúteis e das trevas eternas.

Ó Jesus, caminho entre o Pai e nós, tudo vos ofereço e de vós tudo espero.

Ó Jesus, caminho da santidade, fazei que eu seja vosso fiel seguidor.

Ó Jesus caminho, tornai-me perfeito como o Pai que está no céu.

Ó Jesus vida, vivei em mim, para que eu viva em vós.

Ó Jesus vida, não permitais que eu me separe de vós.

Ó Jesus vida, fazei-me viver eternamente na alegria de vosso amor.

Ó Jesus verdade, que eu seja luz do mundo. Ó Jesus caminho, que eu seja exemplo e modelo para as pessoas.

Ó Jesus vida, que minha presença leve em toda parte graça e consolação.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

O que é pedido à sua vida, aqui e agora? O que você pretende fazer para atender esse pedido? O que mais a Palavra de Deus o/a convida a viver?

 

BÊNÇÃO

Benção especial da Quaresma

– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.

– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.

– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.