sábado, 18 de setembro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–E o que caiu em terra boa são aqueles que, conservam a Palavra, e dão fruto na perseverança. – (Lc 8,4-15)


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 S E T E M B R OM Ê S   D A   B I B L I A -

 S E T E M B R O – AMARELO – MÊS DA PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

 S E T E M B R O – VERDE - MÊS DA VISIBILIDADE À INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

 S E T E M B R O – VERDE - MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 S E T E M B R O – VERDE - MÊS DE INCENTIVO À DOAÇÃO DE ORGÃOS -

 GARÇA/SP, 18 DE SETEMBRO de 2021 (sábado) 261 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

ENQUANTO VOCÊ SONHA, VOCÊ ESTÁ FAZENDO O RASCUNHO DO SEU FUTURO.

(Charles Chaplin)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DOS SÍMBOLOS NACIONAIS

DIA MUNDIAL DA MONITORAÇÃO DA ÁGUA

DIA DE LIMPEZA DAS PRAIAS E RIOS

DIA MUNDIAL DO BAMBU

DIA NACIONAL DA TELEVISÃO

DIA DO DOADOR DE MEDULA ÓSSEA

DIA NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO E INCENTIVO AO DIAGNÓSTICO PRECOCE DO RETINOBLASTOMA

DIA DE LER UM E-BOOK

DIA DO QUIROPRAXISTA

DIA DO DESBRAVADOR

DIA DO SOFTWARE LIVRE

DIA DA FUNDAÇÃO DO AMÉRICA FOOTBALL CLUB DO RIO DE JANEIRO-RJ

DIA DA FUNDAÇÃO DO PORTAL G1

DIA DO INICIO DA SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO (de 18 a 25 de setembro)

DIA DO INICIO DA SEMANA DA COMUNIDADE (até 23/09)

SEMANA MUNDIAL DO ALZHEIMER

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Aimorés (Minas Gerais) Boa Ventura de São Roque (Paraná) Ipaporanga (Ceará)Bom Jesus da Lapa - Feira de Santana (Bahia)Diamantino (Mato Grosso) Carnaubais (Rio Grande do Norte)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ANDRÉ TAYLOR SADER (São José dos Campos /SP) LUCAS FERREIRA MANCUSO (GARÇA /SP)  CARLOS RENATO PEREIRA (Motoppar/PPA-Garça /SP) FREI  EDSON PEREIRA LOPES, OFM (CE-ENS-Pároco da Paróquia Santuário Nossa Senhora de Lourdes-Garça /SP) RUIS CAMARGO TOKIMATSU (Ilha Solteira /SP) JOÃO SIMIÃO (Garça /SP) LUCIANO CASTRO (São José do Rio Preto /SP) CAMILO FAZZANE DE CASTRO  (Bauru/SP) ADELMO LUIZ ROCHA(Advogado-Garça /SP) WAGNER QUINTINO MOREIRA (PM Bombeiro-Garça /SP)

. Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE OSVALDO CRUZó1964ó57 ANOS (Distrito LC 8)

 

 

 SANTO DO DIA 

■ Nossa Senhora da Defesa

SANTA Ricarda da Suábia

SANTA Sofia

São JOSÉ DE COPERTINO

São  João Macias

São Metódio de Olimpos

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: - O semeador saiu a semear – Lc 8,4-15

 

 

- Ouvi, Senhor, as preces do vosso servo e do vosso povo eleito: dai a paz àqueles que esperam em vós, para que os vossos profetas sejam verdadeiros (Eclo 36,18).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Somos servidores do bendito e único soberano, Jesus Cristo, Rei dos reis e Senhor dos senhores, e a nós foi dado conhecer e celebrar os mistérios do seu Reino. É uma honra, mas também, certamente, grande responsabilidade.

 

– Oração 

 

PAI, RECONHECENDO O QUANTO ME CUSTA SER FIEL AO PROJETO DO REINO, PEÇO-LHE A GRAÇA DE SER FIEL ATÉ O FIM, PERSEVERANDO NO COMPROMISSO ASSUMIDO CONTIGO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, criador de todas as coisas, volvei para nós o vosso olhar e, para sentirmos em nós a ação do vosso amor, fazei que vos sirvamos de todo o coração. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 18 de setembro de 2021sábado da 24ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Esforcemo-nos para ser contados entre os que, “ouvindo com um coração bom e generoso, conservam a Palavra e dão fruto na perseverença. 

 

1ª Leitura (1Tm 6,13-16) – Guarda o teu mandato íntegro e sem mancha até à manifestação gloriosa de nosso Senhor Jesus Cristo.  Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo:

 

Caríssimo, 13diante de Deus, que dá a vida a todas as coisas, e de Cristo Jesus, que deu o bom testemunho da verdade perante Pôncio Pilatos, eu te ordeno: 14guarda o teu mandato íntegro e sem mancha até a manifestação gloriosa de nosso Senhor Jesus Cristo.

15Esta manifestação será feita no tempo oportuno pelo bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, 16o único que possui a imortalidade e que habita numa luz inacessível, que nenhum homem viu, nem pode ver. A ele, honra e poder eterno. Amém.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 100(99)

 

Com canto apresentai-vos diante do Senhor!

 

 

– 18 de setembro de 2021sábado da 24ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

E o que caiu em terra boa são aqueles que, conservam a Palavra, e dão fruto na perseverança.   (Lc 8,4-15)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Felizes os que observam a palavra do Senhor de reto coração e que produzem muitos frutos, até o fim perseverantes!

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, 4reuniu-se uma grande multidão, e de todas as cidades iam ter com Jesus. Então ele contou esta parábola: 5“O semeador saiu para semear a sua semente. Enquanto semeava, uma parte caiu a beira do caminho; foi pisada e os pássaros do céu a comeram.

6Outra parte caiu sobre pedras; brotou e secou, porque não havia umidade. 7Outra parte caiu no meio de espinhos; os espinhos cresceram juntos, e a sufocaram. 8Outra parte caiu em terra boa; brotou e deu fruto, cem por um”.

9Os discípulos lhe perguntaram o significado dessa parábola. Jesus respondeu: 10“A vós foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus. Mas aos outros, só por meio de parábolas, para que olhando não vejam, e ouvindo não compreendam”. parábola quer dizer o seguinte: A semente é a Palavra de Deus. 12Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouviram, mas, depois, vem o diabo e tira a Palavra do coração deles, para que não acreditem e não se salvem.

13Os que estão sobre a pedra são aqueles que, ouvindo, acolhem a Palavra com alegria. Mas eles não têm raiz: por um momento acreditam; mas na hora da tentação voltam atrás. 14Aquilo que caiu entre os espinhos são os que ouvem, mas, com o passar do tempo são sufocados pelas preocupações, pela riqueza e pelos prazeres da vida, e não chegam a amadurecer. 15E o que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo com um coração bom e generoso, conservam a Palavra, e dão fruto na perseverança.

 Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“O demônio quer tirar a Palavra de Deus do nosso coração”

 

E o que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo com um coração bom e generoso, conservam a Palavra, e dão fruto na perseverança”

(Lucas 8,15).

A missão de Jesus é andar; Ele não andava pouco, Jesus andava muito; e onde andava, pregava e anunciava o Reino de Deus.

 

Que bênção estarmos vivendo o mês da Bíblia, mas a verdade é que todos os dias têm que ser para nós dias da Palavra de Deus, porque ela é semeada todos os dias em nosso coração.

 

Jesus, o grande semeador do Pai, semeia no meio de nós Sua Palavra e Sua Palavra é vida, é transformação e renovação. É a Sua Palavra que realiza o homem novo e a mulher nova. Se nós não estamos transformados ou estamos nos transformando a cada dia é porque nos falta ter esse coração bom e generoso, que conserve a Palavra de Deus com perseverança.

 

Se o coração é bom, ele acolhe; se ele é generoso, acolhe com intensidade, e digo mais, se ele conserva a Palavra, se ele guarda a Palavra, se ele luta para permanecer na Palavra, ele dá fruto de perseverança na Palavra de Deus.

 

Não posso negar que o que dá sentido ao meu ministério, à minha vocação sacerdotal, à minha própria vocação cristã é a Palavra de Deus, é nela que encontro sentido, sabor. E olha que não produzo os frutos que ainda preciso produzir, olha que preciso ser mais intenso, mais dedicado, mas não posso negar os frutos que colho na minha própria vida pessoal, por causa da Palavra de Deus. Sei que muitos até escutam a Palavra, como estou escutando agora, até meditam, mas infelizmente deixam que a palavra se disperse.

 

“Quando chega a provação e a tentação, o coração pega outros rumos”

 

Como Jesus está nos mostrando na parábola de hoje, que não é simplesmente a parábola do semeador mas a palavra da semente da Palavra de Deus, essa semente é lançada, mas deixamos, muitas vezes, o demônio roubar. Porque o que o demônio quer é tirar a Palavra de Deus do nosso coração, ele vem pela distração, ele vem porque somos pessoas desatentas, distraídas, não somos pessoas que, muitas vezes, dão o valor que a Palavra tem, outras vezes até recebemos a palavra com muita alegria, mas não temos uma raiz profunda. Somos, muitas vezes, superficiais e acolhemos a Palavra de Deus com superficialidade, acreditamos, vibramos com a Palavra quando ela é proclamada: “Olha, que beleza! Essa Palavra é para mim”, mas quando chega a provação e a tentação, o coração pega outros rumos, cede à tentação, à provocação, em vez de dar ouvido à Palavra de Deus que caiu no seu coração. Então, aquela palavra morre quando deixo de ouvi-la para ouvir a tentação, porque não tenho raiz profunda no meu coração.

 

Outras sementes, ou a Palavra, caem no coração que é espinhoso. Ouve, acolhe a Palavra de Deus, mas é tão sufocado com as preocupações da vida, com as paixões, os prazeres e as riquezas da vida que o coração se foca nessas coisas e a Palavra é sufocada pelas preocupações e tensões da vida.

 

Peçamos realmente para termos um coração bom e generoso, que conserve fielmente a Palavra de Deus, para n’Ele produzirmos os melhores frutos.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Para a grande multidão, Jesus conta a parábola do semeador e depois a explica a seus discípulos. Trata-se da disposição (diversos tipos de terreno) com que as pessoas acolhem a Palavra. Sabemos, pelos Evangelhos, que Jesus estava sempre disposto e não perdia nenhuma ocasião para anunciar o Reino de Deus. Entretanto, entre os ouvintes, uns eram impenetráveis (terreno pedregoso); outros, entusiastas superficiais; havia quem, após ouvir a Palavra, se deixasse seduzir pelos bens materiais; por fim, muitos ouviam a Palavra e lhe davam pleno consentimento, abrindo-se para a fé e o fiel seguimento de Jesus. Em nossos dias, a Palavra de Deus continua sendo semeada de múltiplos modos, inclusive os meios digitais. Resta saber como os cristãos estão “administrando” o grande tesouro dessa Palavra!

 

ORAÇÃO

Senhor Jesus, não medes esforços para anunciar generosamente a Palavra de Deus. Entretanto, muitas pessoas estão de tal modo envolvidas com os bens terrenos, que não lhes sobram tempo nem disposição para acolher e frutificar a Palavra. Desperta-nos, Senhor, para o grande valor dos teus ensinamentos. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 8,4-15 - Boas sementes, bom terreno, bons frutos

 

Oração Inicial
A parábola do semeador, contada por Jesus no Evangelho de hoje, nos ajuda a refletir sobre a acolhida da Palavra de Deus em nossa vida. Para compreendermos bem a Palavra que vamos meditar, peçamos:

 

“Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Temos necessidade de Vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra e que, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber a vossa presença. Iluminai a nossa mente, movei o nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto? O que Jesus comunica ao povo e aos seus discípulos? Quais são as imagens presentes no texto? Quais palavras mais chamaram a sua atenção durante a leitura?

 

“ Pregador dos caminhos, Jesus usava a vida diária para ilustrar sua Palavra. O semeador é o profeta da esperança. Não se preocupa muito com a terra, tanto mais que no país de Jesus o terreno é muito acidentado. O semeador acredita na semente e sabe que parte dela vai apresentar uma colheita inacreditável. É uma lição de esperança, que é certeza, e, ao mesmo tempo, um olhar sobre a liberdade humana. Nem todos vão acolher, da mesma maneira, a Boa-Nova. Compete ao discípulo lançar a semente; não pertence a ele a tarefa de julgar os tipos de terreno. Porque tem poderes inimagináveis, a semente pode brotar em qualquer lugar e a qualquer tempo. E o bom agricultor sabe preparar o terreno para a semeadura.”

 

2. Meditação (Caminho)

Papa Francisco, na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, ainda nos lembra: “A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. Quantos se deixam salvar por Ele são libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento. Com Jesus Cristo, renasce sem cessar a alegria”.

 

Você cultiva em sua vida o desejo de conhecer e aprofundar a Palavra de Deus pelo estudo e pela oração? A Palavra que medita permanece em sua vida e orienta as suas ações? Neste Mês da Bíblia, qual é o tempo que tem dedicado ao encontro com a Palavra?

3.Oração (Vida)

“Ó Jesus, divino Mestre, Vós tendes palavras de vida eterna. Eu creio, ó Senhor e Verdade, mas aumentai a minha fé. Eu vos amo, ó Senhor e Caminho, com todas as minhas forças, pois Vós quereis que cumpramos fielmente os vossos mandamentos. Eu vos peço, ó Senhor e Vida, vos adoro, vos louvo, vos suplico e vos agradeço pelo dom da Sagrada Escritura. Com Maria, lembrarei as vossas palavras, as conservarei na minha mente e as meditarei no meu coração. Ó Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, tende piedade de nós.”

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? De que forma você deseja colocar em prática os apelos que a Palavra de Deus lhe revelou neste dia? Senhor, dai-me a alegria de semear a boa semente!

 

Bênção 

 

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.