domingo, 5 de janeiro de 2025

■ COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ ano novo! 😃FELIZ 2 0 2 5! 😃 Viemos do Oriente adorar o Rei. – (Mt 2,1-12)

 

  


ONU # UNESCO

 2025: ANO INTERNACIONAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA QUÂNTICAS 

J A N E I R O - B R A N C O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL  

 J A N E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

 GARÇA/SP, 05 DE JANEIRO de 2025 (domingo) 5º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃  FELIZ ano novo! 😃FELIZ 2 0 2 5! 😃

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

A MAIS ALTA DAS VITÓRIAS É O PERDÃO.

(Friedrich Schiller)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DA TIPOGRAFIA

DIA da Fundação da Igreja Metodista Wesleyana no Brasil

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Grão Mogol (Minas Gerais) Morro Agudo de Goiás - Sanclerlândia (Goiás) Paragominas (Pará)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: JULIANA MANCHINI BARROS ARANHA (Sobrinha Garça /SP)LAIDE TORRES PARO (Lions Clube de Penápolis /SP)SALVADOR ALCARO NETO (PDG AL 2007-2008 -DLC2-Lions Clube de Cotia /SP)GILSA MARIA VELINI (Lions Clube de Tupã /SP) MARIA APARECIDA PEREIRA PILLI (Garça /SP)DENIZE ARAUJO ROSA (Garça /SP)FELIPE CARDOSO SPOSITO (Rio de Janeiro /RJ) SERGIO DOS SANTOS (Garça /SP)CRIS ROBERTA ULIAN GARCIA (Garça /SP)VIVIANE ALMEIDa BATISTA (Garça /SP) ROSA MARIA MONTEIRO PEREIRA (Despachante Flash Garça /SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃO JOÃO NOPOMUCENO NEUMANN

SÃO CARLOS DE SANTO ANDRÉ HOUBEN

SÃO CONVOIÃO

SÃO DEOGRÁCIAS

SÃO GERLAC

SANTO EDUARDO, O CONFESSOR

SANTA GENOVEVA TORRES MORALES

SANTO SIMÃO ESTILITA

SANTA EMILIANA

SANTA AMÉLIA

SANTA SINCLÉTICA

 

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Epifania do Senhor: A Revelação de Jesus como Salvador  - Mt 2,1-12 - Uma estrela conduz a Jesus

Reflexão sobre a Epifania do Senhor no Natal, destacando a revelação de Jesus como Salvador universal

 

Eis que vem o Senhor dos senhores; em suas mãos, o reino, o poder e o império. (Mt 3,1; 1Cr 19,12)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Assim como os magos, guiados pela estrela, viemos adorar e acolher o Salvador da humanidade. Luz dos povos, Jesus se manifesta aos homens e mulheres, de todas as nações, que se abrem aos planos de Deus e se põem a caminho, em busca de unidade, justiça e paz. Deixemo-nos guiar pela estrela de Belém neste ano jubilar.

 

 

– Oração 

 

“PAI, COM DISCERNIMENTO E HUMILDADE, OS MAGOS DEIXARAM-SE GUIAR ATÉ JESUS. CONCEDE-ME AS MESMAS VIRTUDES, PARA QUE EU SIGA O CAMINHO QUE ME LEVA A TEU FILHO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Ó Deus, que hoje revelastes o vosso Filho unigênito às nações, guiando-as pela estrela, concedei aos benigno a nós, que já vos conhecemos pela fé, sermos conduzidos à contemplação da vossa face no céu. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 05 de janeiro de 2025domingo da Solenidade da Epifania do Senhor, Solenidade  

– Liturgia da Palavra 

Acolhamos o anúncio da glória do Senhor e deixemo-nos envolver pela luz do Salvador recém-nascido, a qual ilumina e reúne toda a humanidade.

 

 

1ª Leitura (Is 60,1-6) Apareceu sobre ti a gloria do Senhor.   Leitura do livro do profeta Isaías:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

1Levanta-te, acende as luzes, Jerusalém, porque chegou a tua luz, apareceu sobre ti a glória do Senhor. 2Eis que está a terra envolvida em trevas, e nuvens escuras cobrem os povos; mas sobre ti apareceu o Senhor, e sua glória já se manifesta sobre ti. 3Os povos caminham à tua luz e os reis ao clarão de tua aurora. 4Levanta os olhos ao redor e vê: todos se reuniram e vieram a ti; teus filhos vêm chegando de longe com tuas filhas, carregadas nos braços. 5Ao vê-los, ficarás radiante, com o coração vibrando e batendo forte, pois com eles virão as riquezas de além-mar e mostrarão o poderio de suas nações; 6será uma inundação de camelos e dromedários de Madiã e Efa a te cobrir; virão todos os de Sabá, trazendo ouro e incenso e proclamando a glória do Senhor.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 71(72)

 

As nações de toda a terra, hão de adorar-vos, ó Senhor!

1. Dai ao rei vossos poderes, Senhor Deus, / vossa justiça ao descendente da realeza! / Com justiça ele governe o vosso povo, / com equidade ele julgue os vossos pobres. – R.

As nações de toda a terra, hão de adorar-vos, ó Senhor!

2. Nos seus dias, a justiça florirá / e grande paz, até que a lua perca o brilho! / De mar a mar estenderá o seu domínio, / e desde o rio até os confins de toda a terra!  – R.

As nações de toda a terra, hão de adorar-vos, ó Senhor!

3. Os reis de Társis e das ilhas hão de vir / e oferecer-lhe seus presentes e seus dons; / e também os reis de Seba e de Sabá / hão de trazer-lhe oferendas e tributos. / Os reis de toda a terra hão de adorá-lo, / e todas as nações hão de servi-lo. – R.

As nações de toda a terra, hão de adorar-vos, ó Senhor!

4. Libertará o indigente que suplica / e o pobre ao qual ninguém quer ajudar. / Terá pena do indigente e do infeliz, / e a vida dos humildes salvará. – R.

As nações de toda a terra, hão de adorar-vos, ó Senhor!

 

 

2ª Leitura (Ef 3, 2-3a.5-6) Agora foi-nos revelado que os pagãos são co-herdeiros das promessas.   Leitura da carta de São Paulo aos Efésios:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

2Se ao menos soubésseis da graça que Deus me concedeu para realizar o seu plano a vosso respeito, 3e como, por revelação, tive conhecimento do mistério. 5Este mistério, Deus não o fez conhecer aos homens das gerações passadas, mas acaba de o revelar agora, pelo Espírito, aos seus santos apóstolos e profetas: 6os pagãos são admitidos à mesma herança, são membros do corpo, são associados à mesma promessa em Jesus Cristo, por meio do Evangelho.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

 

– 05 de janeiro de 2025domingo da Solenidade da Epifania do Senhor, Solenidade

 – Evangelho do dia 

 

Viemos do Oriente adorar o Rei.   (Mt 2,1-12)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Vimos sua estrela no Oriente / e viemos adorar o Senhor (Mt 2,2). – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus

[A forma breve está entre colchetes.]

1Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém,
2perguntando: 'Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrelano Oriente e viemos adorá-lo.' 3Ao saber disso, o rei Herodes ficou perturbado assim como toda a cidade de Jerusalém. 4Reunindo todos os sumos sacerdotes e os mestres da Lei, perguntava-lhes onde o Messias deveria nascer. 5Eles responderam: 'Em Belém, na Judéia, pois assim foi escrito pelo profeta: 6E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo.' 7Então Herodes chamou em segredo os magos
e procurou saber deles cuidadosamente quando a estrela tinha aparecido.
8Depois os enviou a Belém, dizendo: 'Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E, quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo.' 9Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino. 10Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande. 11Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. 12Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para a sua terra, seguindo outro caminho.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

05/01/25

        Domingo:

Epifania do Senhor

 

Mateus 2,9-11: “E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino. Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande. Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram.”

 

Senhor, a visita dos Magos ao presépio nos ensina uma verdade fundamental para a nossa Igreja: a salvação que o senhor nos trouxe é oferecida a todos os homens e mulheres, de todos os povos e de todas as gerações, sem acepção de classe ou de religião.

Ela não pode ser tida como exclusiva de nenhuma crença, de nenhuma raça, de nenhuma igreja ou movimento.

Os anjos anunciaram aos pastores que o senhor nascera para dar glória a Deus nas alturas e trazer paz na terra a todas as pessoas de boa vontade.

Os Magos surgem no presépio como representantes de todas as pessoas, do passado, do presente e do futuro, que, mesmo não pertencendo ao povo eleito de Israel, não somente esperavam, mas buscavam aquele que lhes traria o Reino de justiça e de paz, cujo lugar de nascimento lhes fora indicado por uma estrela especial.

Haviam feito uma caminhada longa e cansativa, e tiveram a graça de encontra o recém-nascido, reconhecer nele o senhor como o salvador indicado pela estrela, e o adoraram de joelhos. Mesmo vindos de longe, eles encontraram o Salvador, enquanto Herodes e tanta gente do povo eleito o recusaram, porque o mistério da sua Encarnação não preenchia suas velhas crenças e expectativas sobre o salvador.

Senhor, juntos com os Magos, eu quero reconhecê-lo como meu Salvador, e como o Salvador de toda a humanidade.

Não temos outro nome no qual possamos ser salvos.

Que a nossa Igreja continue sendo a estrela, cuja luz indica e ilumina para a nossa geração onde encontrar o senhor.

Mas, não permita que, como Igreja, alimentemos a presunção de que somente nós somos os donos da salvação, e que os outros serão condenados.

Que não haja entre nós atitudes de preconceito e de intolerância religiosa.

Senhor, eu lhe peço que a minha fé na sua Encarnação, me torne uma testemunha do amor imenso de Deus pelo ser humano, como fizeram os pastores e os magos.

 

Maria Santíssima, que a minha devoção à senhora, de cujo ventre nasceu Jesus, nosso Salvador, me dê a segurança de que, é junto à senhora que eu posso encontrar o verdadeiro Jesus, como encontraram os magos. Rogue por todos nós, pecadores e pecadoras, e seja a nossa estrela brilhante que nos conduz e reconduz ao encontro de seu Filho Jesus. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A notícia dos magos abala o poderoso Herodes e as autoridades de Jerusalém. Os magos são guiados pela estrela que brilha sobre Belém. Chegando lá, adoram o menino e lhe oferecem presentes: ouro (realeza), incenso (divindade) e mirra (humanidade). Jesus é a estrela que guia todos os povos. Este é justamente o significado da solenidade da Epifania: Jesus se revela a todos, inclusive aos pagãos, simbolizados pelos magos. Assim como os magos se colocaram a caminho, guiados pela “estrela”, somos convidados a buscar aquele que deve iluminar nossa caminhada ao longo de todos os dias deste novo ano. Pelo relato do Evangelho, percebemos que Jesus, desde o seu nascimento, provoca diferentes reações entre quem o aceita e quem o rejeita. O Messias veio para todas as pessoas e todas as nações, mas nem todos o aceitam e o acolhem.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 2,1-12 - Uma estrela conduz a Jesus –

Domingo da Solenidade da Epifania do Senhor - 5 de janeiro

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

A Epifania do Senhor representa a manifestação divina a todas as nações através dos magos. Esses sábios, provenientes de povos pagãos e estudiosos das estrelas, viajaram do Oriente em busca de Jesus, motivados pela fé e pela esperança de encontrar uma presença divina – o “Rei dos Judeus” – que prometia um reinado baseado na verdade, justiça e paz.

Espírito Santo Divino, recorremos a Ti para que nos guies no caminho que devemos trilhar. Precisamos de Tua presença para que nossos corações, consolados por Ti, se abram e, além das palavras e conceitos, possamos sentir Tua presença. Ilumina nossas mentes e move nossos corações, para que esta meditação produza frutos de vida em nós. Amém.

 

1. Leitura (Verdade)

Dedique-se a uma leitura atenta do Evangelho. Observe os personagens, os sinais que os conduzem, suas buscas, as diferenças nas atitudes de Herodes e dos reis pagãos, e os sentimentos dos sábios do Oriente ao encontrarem o Menino Jesus.

A história popularmente conhecida como dos “reis magos” é amplamente celebrada na arte e na devoção natalina. Esses três viajantes do Oriente podem ter sido estudiosos que, nas noites silenciosas do deserto, observavam as estrelas em busca de mistérios maiores. Essa busca por Deus os levou até o recém-nascido de Belém, a quem adoraram como o Messias procurado. Essa narrativa mostra como todas as linguagens da terra, do espaço e das criaturas nos conduzem ao mistério da vida. Aqueles que desrespeitam a natureza seguem um caminho oposto ao dos sábios, perdendo a oportunidade de encontrar-se com Deus.

 

2. Meditação (Caminho)

Reconheça a importância de encontrar-se com o Senhor diariamente. Esforce-se para agir iluminado por Sua presença e Palavra em todas as áreas da sua vida. Ele é a luz que dissipa toda escuridão.

Quem são seus guias na caminhada espiritual? O que você tem para oferecer ao Menino/Filho de Deus hoje?

 

Jesus é minha Luz?

Ele é minha paz, uma paz inquieta que vem de Deus?

Os magos não eram necessariamente pobres, mas demonstravam humildade, o que agrada a Deus. Não é a pobreza que atrai o olhar do Senhor, mas a virtude de um coração manso, humilde, misericordioso e agradecido.

Quais são suas disposições para aprofundar sua intimidade com o Senhor?

 

3.Oração (Vida)

Se você entrou na morada de Deus, o que deseja conversar com Ele agora? Faça Suas perguntas, ouça Seu convite e siga as Suas inspirações.

“Ó Espírito Santo, Neste momento de oração, aproxime-se do Senhor, silencie seu coração e apresente a Jesus suas intenções e as necessidades do povo de Deus. Ame, cuide e ore pelos mais necessitados.

Pai misericordioso, rogamos por nosso Brasil! Ajuda-nos a construir um país justo e fraterno. Que estejamos atentos às necessidades dos mais vulneráveis e indefesos! Que o diálogo e o respeito prevaleçam sobre o ódio e os conflitos! Que as barreiras sejam superadas através do encontro e da reconciliação! Teu filho Jesus está entre nós, trazendo esperança e força para nosso caminho. Que Tua Palavra seja fonte de comunhão fraterna e de paz em nossas comunidades, famílias e ruas. Amém.

 

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Como a Palavra de Deus estará presente em seu dia hoje?

O que você deseja colocar em prática segundo os ensinamentos de Jesus?

 

 

Bênção

 

Que o Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar, dentro de mim para me encorajar, diante de mim para me orientar, atrás de mim para me proteger e acima de mim para me abençoar. Que Ele, que vive e reina eternamente, esteja comigo. Amém.

Que a bênção de Deus Pai, cheia de amor e bondade, desça sobre mim, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP