terça-feira, 5 de abril de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que eu sou.– (Jo 8,21-30)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 A B R I L – MÊS DA LITERATURA INFANTIL

 A B R I L – AZUL - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

 A B R I L VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRABALHO

 GARÇA/SP, 05 DE abril de 2022 (terça-feira) 095º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  B O M   D I A!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

AS DIFICULDADES, COMO AS MONTANHAS, APLAINAM-SE QUANDO AVANÇAMOS POR ELAS.”

(Émile Zola)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

Dia da Criança Palestina

DIA do PROPAGANDISTA FARMACEUTICO

DIA do FABRICANTE DE MATERIAIS DE coNSTRUÇÃO

DIA das Telecomunicações

DIA da Luta Contra a Criminalização dos Movimentos Sociais

DIA do Caramelo

DIA de Fortuna - Deusa Romana da Sorte e da Prosperid

Dia da Fundação do Londrina Esporte Clube do Paraná

Dia da Fundação do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO) no Rio de Janeiro-RJ

Dia da Fundação do Complexo Esportivo Cultural Octávio Mangabeira (Arena Fonte Nova) em Salvador-BA

Semana de Orientação sobre o mal de Parkinson

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Mococa (São Paulo) Araquari - Camboriú (Santa Catarina) Godoy Moreira (Paraná) Marabá - Mocajuba (Pará) Caetité – Anagé - Dom Basílio - Erico Cardoso - Planalto (Bahia) Glorinha - Novo Hamburgo (Rio Grande do Sul)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: ROZELI PADILHA DA SILVA  (Lions Clube de GarçaEQ 04 ENS de LOURDES Setor de Garça /SP) ANA PAULA FURTADO DE OLIVEIRA SADER (filha da Maria Luiza e Diogo e Mãe da LuizaSão José dos Campos /SP) CLAUDIONOR DOS SANTOS (Garça /SP) INÊS DE LIMA GOMES (Garça /SP) FABIANO TOFOLLI MOREIRA (Garça /SP) ANTONIO “Toninho” FERREIRA DA SILVA (Sabor & Tom Garça /SP)GENEROSO RIBEIRO XAVIER DA CUNHA (Empresário Rede FARMAIS Garça /SP)LUIZ EDUARDO DIAZ TOLEDO MARTINS (Life Telefonia-Garça /SP)MURILO VANDERLEI DOMINGUES MARTINS (Garça /SP)GIAN BOSQUETO (Garça /SP)PATRICIA PERON (Garça /SP)ELOY BARBOSA (Garça /SP) ARTHUR FELIPE DA SILVA VIEIRA (Garça /SP)OLIMARA  GONÇALVES  MARINHO  (Cassilândia /MS)AMANDA  ASSIS DE  QUEIRÓZ  (Cassilândia /MS) NORBERTO  AFONSO BEZERRA (Bauru /SP) ARTHUR SILVA GOMES  (LEO Clube Votuporanga/Nhandeara /SP)JOÃO CLAUDINO BARBOSA FILHO (1VDG-Lions Clube de São Bento do Sapucaí /SP)  

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: SILVIA REGINA DE AGUIAR TREVISE e VANDERLEI  ESMERALDO  TREVISEó (Lions Clube de Pederneiras/SP)ELISETE LIMA DOS SANTOS ALONSO e CLEBER PINHA ALONSOó (Marilia)

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

 SANTO DO DIA 

SANTA Etelburga de Kent

SANTA Irene

SÃO Derfel

SÃO Vicente Ferrer

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Muita gente ainda não conhece Jesus. Alguns até o conhecem, mas não o seguem: Para onde eu vou, vós não podeis ir – Jo 8,21-30

 

 

Espera no Senhor e sê corajoso! Fortifique-se teu coração; espera no Senhor! (Sl 26,14)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Em nossa vida, a libertação de qualquer escravidão supõe um processo doloroso. Firmemos, nesta Eucaristia, o propósito de nunca afastar nossos olhos do Senhor, a fim de alcançarmos a “Terra Prometida” que ele nos prepara.

 

– Oração 

 

ESPÍRITO DE LUZ, NÃO ME DEIXES CAMINHAR NAS TREVAS, E SIM, NA LUZ QUE DÁ VIDA – JESUS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Concedei-nos, ó Deus, perseverar no vosso serviço para que, em nossos dias, cresça em número e santidade o povo que vos serve. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 05 de abril de 2022 - 3ª-feira da 5ª Semana da Quaresma

– Liturgia da Palavra 

  Servo obediente ao pai, Jesus faz   “o que é de seu agrado” e espera que acreditemos nele. Deixemo-nos restaurar pela Palavra da vida.

 

 

1ª Leitura (Nm 21,4-9) – Aquele que for mordido e olhar para a serpente de bronze viverá.  Leitura do Livro dos Números:

 

Naqueles dias, 4os filhos de Israel partiram do monte Hor, pelo caminho que leva ao mar Vermelho, para contornarem o país de Edom. Durante a viagem, o povo começou a impacientar-se 5e se pôs a falar contra Deus e contra Moisés, dizendo: “Por que nos fizestes sair do Egito para morrermos no deserto? Não há pão, falta água e já estamos com nojo desse alimento miserável”. 6Então o Senhor mandou contra o povo serpentes venenosas, que os mordiam; e morreu muita gente em Israel. 7O povo foi ter com Moisés e disse: “Pecamos, falando contra o Senhor e contra ti. Roga ao Senhor que afaste de nós as serpentes”. Moisés intercedeu pelo povo, 8e o Senhor respondeu: “Faze uma serpente abrasadora e coloca-a como sinal sobre uma haste; aquele que for mordido e olhar para ela viverá”. 9Moisés fez, pois, uma serpente de bronze e colocou-a como sinal sobre uma haste. Quando alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, ficava curado.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 102(101)

 

Ouvi, Senhor, e escutai minha oração e chegue até vós o meu clamor.

 

 

– 05 de abril de 2022 - 3ª-feira da 5ª Semana da Quaresma

– Evangelho do dia 

 

Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que eu sou. (Jo 8,21-30)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Salve, ó Cristo, imagem do Pai, / a plena verdade nos comunicai!

 

Semente é de Deus a Palavra, / o Cristo é o semeador; / todo aquele que o encontra, / vida eterna encontrou.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: 21“Eu parto e vós me procurareis, mas morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir”. 22Os judeus comentavam: “Por acaso, vai-se matar? Pois ele diz: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’?” 23Jesus continuou: “Vós sois daqui de baixo, eu sou do alto. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. 24Disse-vos que morrereis nos vossos pecados, porque, se não acreditais que eu sou, morrereis nos vossos pecados”. 25Perguntaram-lhe, pois: “Quem és tu então?” Jesus respondeu: “O que vos digo desde o começo. 26Tenho muitas coisas a dizer a vosso respeito e a julgar também. Mas aquele que me enviou é fidedigno, e o que ouvi da parte dele é o que falo para o mundo”. 27Eles não compreenderam que lhes estava falando do Pai. 28Por isso, Jesus continuou: “Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que eu sou e que nada faço por mim mesmo, mas apenas falo aquilo que o Pai me ensinou. 29Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque sempre faço o que é de seu agrado”. 30Enquanto Jesus assim falava, muitos acreditaram nele. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

5ª Terça-feira da Quaresma – C

Fraternidade e Educação: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26).

 

“Jesus continuou: - Vós sois daqui debaixo, eu sou do alto. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. Disse-vos que morrereis nos vossos pecados, porque, se não acreditais que eu sou, morrereis nos vossos pecados... Por isso, Jesus continuou: - Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que eu sou, e que nada faço por mim mesmo, mas apenas falo aquilo que o Pai me ensinou. Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque sempre faço o que é de seu agrado”.

(João 8,23-25.28-29).

 

Jesus, em toda essa discussão com os fariseus sobre a sua origem, o senhor declarou a sua divindade quando usou a expressão bíblica: “Eu Sou!”, assim, como havia se manifestado a Moisés na sarça ardente.

É um “Eu Sou”, como afirmação de uma pessoa sem nenhum atributo que delimite o seu ser divino.

O senhor faz parte do Ser infinito, ilimitado, eterno, que veio do alto, enquanto nós somos daqui debaixo, deste pequeno mundo onde apenas ‘estamos’ por poucos anos, num pedacinho do tempo e do espaço do universo.

Eis a grande diferença: o senhor É, nós estamos.

Essa revelação maravilhosa se confirmou quando o levantaram no alto da cruz, massacraram o seu corpo humano até a morte, para fazê-lo desaparecer para sempre.

Nesse momento em que o ‘eu estou’ morreu, manifestou-se o ‘Eu Sou’ da sua pessoa divina, através do amor redentor por nós e da sua ressurreição gloriosa.

E foi assim que o senhor nos mereceu a graça de superarmos também a limitação do nosso ser e nos fez participar do seu divino e eterno ‘Eu Sou’, filho do divino Pai eterno.

 

Senhor, nós cremos na sua divindade, tanto quanto cremos na sua humanidade, nascida de Maria e ressuscitada na Páscoa.

Essa é a nossa alegria e a nossa esperança de termos nascido e estarmos neste mundo: há uma promessa de ressurreição já conquistada pelo senhor, que nos libertará de todas as nossas limitações, para não somente ‘estar’, mas ‘ser’ com o senhor e como o senhor.

Que esta Páscoa nos faça contemplar e mergulhar na beleza desse mistério, e que o canto do Aleluia seja de gratidão imensa por tão grande dom do seu amor.

 

Maria santíssima, una o seu Magnificat ao nosso Aleluia, pelas maravilhas sem conta que a Trindade santa tem feito por nós e nos renova a cada ano na festa da Páscoa, porque também sobre a nossa geração se estende a sua misericórdia. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Em muitos momentos, o Evangelho parece dar voltas ao redor de si e, com isso, a sua compreensão nos exige mais atenção. Nesses dias, os textos propostos pelo evangelista João, com suas idas e vindas, provocam judeus, escribas e fariseus para que vejam quem é Jesus e acreditem nele. Contudo, essa disputa é dura, pois, como já vimos, os olhos de muitos judeus, escribas e fariseus estão fechados. Reconhecer quem é Jesus nos dá a possibilidade de aderir ao seu projeto, que é exigente e comprometedor. Podemos também não seguir a proposta do Mestre, mas, igualmente, tal escolha tem consequências que, em geral, estão pautadas em interesses que não se afinam com as luzes do Reino.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 8,21-30 - "Eu sou quem sou"

 

Oração Inicial


“Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim as alegrias da ressurreição. Amém.”

 

Espera no Senhor e se corajoso! Fortifique seu coração na sua presença e na sua Palavra. Espera no Senhor!

1. Leitura (Verdade)

Jesus continuou: Vós sois daqui debaixo, eu sou do alto…”. Procure mergulhar nessas palavras de Jesus. Por que Ele faz tais afirmações? O que suas palavras significam diante da proximidade da morte?

 

“Muita gente ainda não conhece Jesus. Alguns até o conhecem, mas não o seguem. Nós o temos como pastor e guia, como nosso Deus e salvador. A maioria das pessoas do tempo de Jesus também não o reconheceu nem entendeu suas palavras. Mas ele explicou que na cruz saberiam quem ele era. “Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que eu sou.” A cruz é a maior revelação de Jesus. Na cruz, ele realiza plenamente sua missão: reconcilia-nos com Deus, oferecendo-se em sacrifício pelos pecadores. Nessa entrega total por nós, reconhecemos o amor misericordioso do Pai que enviou seu Filho para dar vida ao mundo. Na cruz, ele é o Filho que o Pai deu ao mundo para salvá-lo”.

 

2. Meditação (Caminho)

A Palavra de Jesus não é uma palavra qualquer. É Palavra de salvação. Por isso quem a ouve não pode ficar inerte, parado. Ela nos desacomoda e incomoda.

“Se não acreditais que ‘Eu Sou Aquele que É’ não existe salvação para vós.” Também nós temos que fazer nossa escolha diante de Jesus.

Qual é minha escolha? .

Quem é Jesus para mim? Detenha-se nas palavras que mais lhe chamaram atenção e escute o que o Senhor quer dizer a você por meio do Evangelho.

 

 

3.Oração (Vida)

Em Cristo está a nova vida. Ele é nossa luz e salvação.

Aproxime–se do Senhor, silencie o seu coração e faça a sua oração.

Oremos: Ó Deus, que pela vossa graça inefável nos enriqueceis de todos os bens, concedei-nos passar da antiga à nova vida, preparando-nos assim para o reino da glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espirito Santo.

 

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

“Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo.” Com que atitudes quero entrar na lógica do Reino, que não é deste mundo?

Verbalize alguma prática que seu coração entende ser de acordo com a proposta de Jesus.

 

Bênção

 

Benção especial da Quaresma


– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.

– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.

– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.