domingo, 17 de maio de 2020

Refletindo a Palavra - Padre Luiz Carlos


Pe. Luiz Carlos de Oliveira
Redentorista
“Darei outro Defensor”

Não vos deixarei órfãos
           Jesus sintetiza durante a santa Ceia, no dizer de João, todo seu ensinamento. Os discípulos podem Compreender que o Mestre lhes passa, não somente um ensinamento, mas entrega-se a eles, como fez na Eucaristia. Faz uma grande revelação de Si mesmo. O evangelho de João concentra o núcleo do ensinamento de Jesus. Dizemos que Jesus dá o Espírito Santo. Aqui temos a revelação de quem é o Espírito Santo: “Se me amais, guardareis meus mandamentos, e eu rogarei ao Pai e Ele vos dará outro Defensor, para que permaneça sempre convoco: o Espírito da Verdade” (Jo 14,15-17). Por isso não ficaremos órfãos (Jo 14,18). É o Dom de Jesus, prometido cinco vezes durante a Ceia: Espírito da Verdade (Jo 14,16-17). É o mesmo que estava em Jesus. Está unido a Ele que diz: “Eu sou a Verdade”. Dará testemunho de Jesus, que não é uma verdade inacessível. Ele ensinará tudo. Nada ficará oculto. Mais ainda: Ele será a memória permanente. Nada se perdera de tudo o que foi dito e precisamos saber. Não precisamos de novas doutrinas. Vemos pela história como a verdade passa pelos tempos, sempre a mesma, explanada com clareza pela sabedoria da Igreja e de seus filhos. Jesus, o intercessor junto do Pai, dá-nos um defensor, o Espírito Santo. O mesmo testemunho que o Espírito dá, os fiéis darão, com sua garantia. Sempre será um questionador do mundo a respeito do pecado, da justiça e do julgamento (Id 7-11). Conduz à plena verdade, pois nos ensina o que recebeu do Filho (id 11-17). Nós cristãos, não temos consciência da ação do Espírito Santo como realizador da Igreja.
Frutificar o sacramento pascal
           A oração da Pós-Comunhão faz um pedido que quer levar à prática os frutos da Ressurreição de Cristo: “Oh Deus, que pela Ressurreição de Cristo nos renovais para a vida eterna, fazei frutificar em nós o sacramento pascal e, infundi em nossos corações a força desse alimento salutar”. A Eucaristia nos faz participar no mistério da Ressurreição de Cristo, num momento espiritual, entramos em comunhão e somos conduzidos por este defensor à prática. Celebrar é viver. Em sua entrega ao Pai, Jesus levou-nos com Ele e se faz presente em nós quando O levamos em nossas ações. Assim ressuscitamos o mundo para que seja sempre de acordo com os sentimentos de Jesus. Jesus passou entre nós fazendo o bem. É sua garantia de Ressurreição.  Sempre está seguro do que faz, porque faz o que o Pai quer, como vemos no Horto das Oliveiras: “Meu Pai, se é possível, que passe de mim este cálice, contudo, não seja como eu quero, mas como tu queres” (Mt 26,39). Frutificamos quando buscamos viver o Evangelho . Seus mandamentos não são pesados (1Jo 5,3). Não podemos olhar a Ressurreição de Jesus só como algo espiritual. Ela é vida.
Vida que corresponda ao mistério
           Rezamos na oração da coleta: “Ó Deus, dai-nos celebrar com fervor estes dias de júbilo em honra de Cristo ressuscitado, para que nossa vida corresponda sempre aos mistérios que recordamos”. O que vemos nessa oração? A celebração é louvor, mas vai também à vida. Como viver um mistério? “A vida corresponda ao mistério”.  A primeira correspondência são os sacramentos. Eles penetram a vida com sua dinâmica redentora e mestra de vida. Vivemos a salvação e a levamos à vida, seguindo as significações do sacramento. Cristo fez o caminho da morte para a vida. Nós o realizamos em nossas ações tirando de nós o que é morte para plantar a vida. Como? Vivendo como Ele viveu no amor de permanente entrega aos irmãos. Para se entregar é preciso desprender-se de todo mal.
Leituras: Atos 8,5-8.14-17; Salmo 65; 1 Pedro 3,15-18; João 14,15-21.
Ficha nº 1962 - Homilia do 6º Domingo da Páscoa (17.05.20)

1. Não temos consciência da ação do Espírito Santo como realizador e defensor da Igreja.
2. A Eucaristia nos faz participar no mistério da Ressurreição de Cristo. Por ela somos   conduzidos à prática.
3. Os sacramentos penetram nossa vida com sua dinâmica redentora e mestra de vida.

Vôo do Espírito

           Temos o costume de representar o Espírito Santo como uma pombinha. Na verdade o que representa o Espírito é o vôo da pomba. Esse belo movimento lembra o movimento do Espírito. Não depende de nós. Ele é fascinante e tudo penetra. Assim é a ação do Espírito Santo que paira sobre nós e nos envolve.
           Ele sempre esteve presente na Igreja, pois não depende dela. Ela nasce Dele e por Ele é sustentada, mesmo que não tenha consciência. É hora de nos abrirmos mais para conhecê-Lo e acolhê-Lo sempre mais.

■COMECE O DIA FELIZ!■–Eu rogarei ao Pai e ele vos dará outro Defensor. - (Jo 14,15-21)




– ONU # UNESCO 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 M A I O – MÊS DAS  M Ã E S – 
– P Á S C O A  
 GARÇA/SP, 17 DE MAIO de 2020 (domingo) 137º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 
COMECE O DIA FELIZ!



 PENSAMENTO DO DIA 
Fonte: https://kdfrases.com/ 
O MAIOR PRAZER QUE ALGUÉM PODE SENTIR É O DE CAUSAR PRAZER AOS SEUS AMIGOS.
(Voltaire)


 DATAS COMEMORATIVAS 
 DIA NACIONAL CONTRA A HOMOFOBIA
DIA MUNDIAL DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
DIA INTERNACIONAL DA RECICLAGEM
DIA INTERNACIONAL DE LUTA CONTRA A HOMOFOBIA E TRANSFOBIA
DIA MUNDIAL DA EDUCAÇÃO CATÓLICA
SEMANA NACIONAL DE DOAÇÃO DE LEITE HUMANO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Inhuma (Piauí) Dona Emma - Biguaçu (Santa Catarina) Mucugê (Bahia) Santa Maria (Rio Grande do Sul) Carvalhópolis (Minas Gerais) Virmond (Paraná)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: CELIA MARIA AGUDO PEREIRA (Lions Clube de Dracena /SP) CLEIDE M. EGEA CARBALLAL (Empresária-Garça/SP) EDMARA DE CASTRO (Garça/SP)VIVIANE FERNANDES ARTIOLI BOSQUE (Dentista-Garça/SP) HELDER EL HAGE (Garça/SP) MARIA FERNANDA DE SOUZA RAPHAEL (Garça/SP) ADRIEL CARDOSO (Garça/SP) RAFAEL TRAMONTINA (Garça/SP) LEONILDE GARDINAL VIEGAS (prima Cambé/PR) CARINA MAIA CAPARROZ (Garça/SP)CLEUSA MUNGO RANIEL  (Araçatuba /SP) GABRIEL BORTOLOTI (Campina do Monte Alegre /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: NEUZA TRAMONTINI PORTELINHA e REINALDO ALVES PORTELINHAó1975ó45 ANOS (Eq 03 ENS das GRAÇAS Setor de Garça/SP)EDELMA ALENCAR LIMA JACOB e VANDERLEI  WAGNER  JACOB ó1975ó35 ANOS (Lions Clube de Osvaldo Cruz/SP) 

 SANTO DO DIA 
■ SÃO PACHOAL BAYLON
JULIA SALZANO


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
-Anunciai com gritos de alegria, proclamai até os extremos da terra: o Senhor libertou o seu povo, aleluia! (Is 48,20)
 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!
■ Jesus não nos deixa órfãos, mas nos garante sua presença por meio do Espírito Santo, nosso defensor e revelador da verdade do Pai. Somos a assembleia que testemunha a atuação permanente do Espírito na vida do mundo. Celebremos a páscoa de Jesus, a qual se manifesta nas comunidades que vivem o amor, guardando os mandamentos. 
– Oração 
SENHOR JESUS, AGRADECIDO(A) POR TER SIDO ESCOLHIDO(A) E ENVIADO(A) POR TI, PROMETO ENTREGAR-ME TOTALMENTE À MISSÃO QUE ME CONFIASTE.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Deus todo-poderoso, dai-nos celebrar com fervor estes dias de júbilo em honra de Cristo ressuscitado, para que nossa vida corresponda sempre aos mistérios que recordamos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323


– 17 de maio de 2020  6º Domingo da Páscoa –
– Liturgia da Palavra 
A Palavra de Deus produz alegria, pois confirma a presença do Espírito na vida da comunidade. Fonte da verdade e do amor, ele sustenta nosso testemunho da esperança cristã. 

1ª Leitura (At 8,5-8.14-17) – Impuseram-lhes as mãos, e eles receberam o Espírito Santo.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Naqueles dias, 5Filipe desceu a uma cidade da Samaria e anunciou-lhes o Cristo. 6As multidões seguiam com atenção as coisas que Filipe dizia. E todos unânimes o escutavam, pois viam os milagres que ele fazia. 7De muitos possessos saíam os espíritos maus, dando grandes gritos. Numerosos paralíticos e aleijados também foram curados. 8Era grande a alegria naquela cidade.
14Os apóstolos, que estavam em Jerusalém, souberam que a Samaria acolhera a Palavra de Deus, e enviaram lá Pedro e João. 15Chegando ali, oraram pelos habitantes da Samaria, para que recebessem o Espírito Santo. 16Porque o Espírito ainda não viera sobre nenhum deles; apenas tinham recebido o batismo em nome do Senhor Jesus.
17Pedro e João impuseram-lhes as mãos, e eles receberam o Espírito Santo.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

– Salmos 
Salmo responsorial 66(65)
Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, cantai salmos a seu nome glorioso!


2ª Leitura (1Pd 3,15-18) – Sofreu a morte na sua existência humana, mas recebeu nova vida pelo Espírito.  Leitura da Primeira Carta de São Pedro:

Caríssimos: 15Santificai em vossos corações o Senhor Jesus Cristo, e estai sempre prontos a dar razão da vossa esperança a todo aquele que vo-la pedir.
16Fazei-o, porém, com mansidão e respeito e com boa consciência. Então, se em alguma coisa fordes difamados, ficarão com vergonha aqueles que ultrajam o vosso bom procedimento em Cristo. 17Pois será melhor sofrer praticando o bem, se esta for a vontade de Deus, do que praticando o mal.
18Com efeito, também Cristo morreu, uma vez por todas, por causa dos pecados, o justo, pelos injustos, a fim de nos conduzir a Deus. Sofreu a morte, na sua existência humana, mas recebeu nova vida pelo Espírito.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.


– 17 de maio de 2020  6º Domingo da Páscoa 
Eu rogarei ao Pai e ele vos dará outro Defensor. - (Jo 14,15-21)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Quem me ama realmente guardará minha palavra, / e meu Pai o amará, e a ele nós viremos (Jo 14,23).
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 15Se me amais, guardareis os meus mandamentos, 16e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor, para que permaneça sempre convosco: 17o Espírito da Verdade, que o mundo não é capaz de receber, porque não o vê nem o conhece. Vós o conheceis, porque ele permanece junto de vós e estará dentro de vós. 18Não vos deixarei órfãos. Eu virei a vós. 19Pouco tempo ainda, e o mundo não mais me verá, mas vós me vereis, porque eu vivo e vós vivereis. 20Naquele dia sabereis que eu estou no meu Pai e vós em mim e eu em vós. 21Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –
Texto de: Antônio Carlos Santini
da Comunidade Católica Nova Aliança..
contato: santini@novaalianca.com.br       
Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  
“Observemos e guardemos os mandamentos do Senhor”
Se me amais, guardareis os meus mandamentos, e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor, para que permaneça sempre convosco
(João 14,15)
Que beleza é a Palavra e a graça de Deus para a nossa vida! Aquele que ama a Deus guarda os mandamentos do Senhor. Sabemos que guardar é o contrário de ignorar. Porque podemos falar que amamos a Deus, mas ignoramos a Palavra d’Ele, os mandamentos e ensinamentos do Senhor, e a graça d’Ele não permanece em nós, o amor d’Ele não fica em nós, porque nós O ignoramos.

Por favor, não se lembre de Deus somente quando você necessita e está aflito. Sim, nessas horas se lembre, mas permaneça sempre n’Ele, porque, quando permanecemos em Deus, Ele nos dá a maior das dádivas: o Espírito da Verdade. O mundo não recebe esse Espírito e nem é capaz de conhecê-lo, mas ele é dado para aquele que ama a Deus. É o presente mais sublime, o dom maior do Alto, é a graça que nos tira da orfandade.

Não permanecemos órfãos, Deus não nos deixa órfãos, pelo contrário, Ele se manifesta e vem a nós, fica conosco pelo Seu Espírito porque quem acolhe os Seus mandamentos e os observa, esse sim ama a Jesus de verdade.

Dizer que ama a Jesus, qualquer pessoa pode dizer, expressar, gritar, cantar, e não é dessa forma. Talvez, aqueles que silenciosamente vivem uma vida cristã, escondida, serena, não chamem tanta atenção, mas vivem uma particularidade, uma vida laboriosa no espírito, na alma e no coração, mergulhando a sua alma em Deus, deixando ser trabalhado, direcionado, guiado e conduzido por Deus para observar os Seus mandamentos.

“Quem acolhe os Seus mandamentos e os observa, esse sim ama a Jesus de verdade”

No silêncio da alma e do coração, procure meditar com profundidade, serenidade e verdade se a Palavra de Deus permanece em nós. A Palavra permanece em nós quando nos dedicamos e voltamo-nos a ela, quando a buscamos, quando não vivemos à mercê dos nossos pensamentos e devaneios, das nossas inquietações, perturbações, mas quando nos deixamos guiar pelo Espírito que acalma, que tira aquela revolta que carregamos dentro de nós e nos conduz à verdade.

Permanecer em Deus é deixá-Lo nos revirar por dentro e por fora para que, assim, pareçamos cada vez mais com Ele e não tenhamos a forma, o jeito e o pensar do mundo. Sejamos sempre mais moldados pelo amor divino, pelo amor de Deus que está em nós.

Deus abençoe você!


 Reflexão - A luta do cristão
 Direitos reservados Rev. D. Antoni CAROL i Hostench
(Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)
Hoje— o Evangelho é quase tão atual como nos anos do evangelista São João. Ser cristão naquele tempo não estava de moda, como tampouco está agora: é viver a contracorrente. Tem sido sempre! (inclusive em épocas em que “todo o mundo” era cristão).

O cristão é, se vive segundo Jesus Cristo, um testemunho do que Deus tem previsto para todos os homens. Isto não agradará a muitos, como Jesus mesmo não agradou a alguns e foi levado à morte. Os motivos da rejeição serão variados, mas devemos ter presente que em ocasiões nosso testemunho será tomado como una acusação. São João não esconde a realidade das coisas nem a substância da vida cristã: a luta. Uma luta que é para todos.

—Deus-Espírito Santo, Tu "lutas" conosco. Tu és quem nos dás as forças. Tu és o Protetor, quem nos livra dos perigos. Contigo ao lado nada devemos temer!

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Continua o discurso de despedida de Jesus. Como sempre, o Mestre procura animar a esperança dos seus seguidores, prometendo que não os abandonaria e lhes garantindo o dom do Espírito da verdade, o Advogado que estaria ao lado deles, defendendo-os. São convidados a observar e a viver os mandamentos – a forma concreta de amar Jesus e seu Pai e ser por eles amados. Mais um pouco e Jesus já não será visto no mundo, mas seus seguidores o verão, porque ele viverá neles se guardarem suas palavras. Mediante essas palavras, o evangelista nos traz nova imagem de Deus: já não alguém longe da humanidade e acessível apenas por mediações, mas um Deus próximo, vivendo em nós e conosco. A comunidade cristã e cada um de seus membros se tornam habitação da divindade; o ser humano é o santuário vivo do Espírito de Deus. O Pai não é um Deus distante, mas alguém que se aproxima da humanidade e estabelece morada com ela. Buscar a Deus é deixar-se encontrar por ele.

ORAÇÃO
Senhor Jesus Cristo, prometeste que não nos deixarás órfãos. Tal afirmação nos enche de conforto e gratidão. Enviarás o Espírito Santo, para estar sempre conosco. E tu mesmo estarás conosco para sempre. O que nos pedes é que te amemos, assim seremos amados pelo Pai. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autora Ir. Carmen Maria Pulga
Conteúdo publicado em  https://liturgia.catequisar.com.br/    
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Jo 17,1-11- A oração de Jesus
Celebramos o 6º Domingo da Páscoa. Jesus nos promete um Defensor que ficará sempre conosco. Vivamos na fé este dia e peçamos para nós e para a Igreja os dons de abertura ao Santo Espírito.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?O que diz o texto? Faça uma leitura atenta e procure perceber os elementos presentes na narrativa. Leia também em sua Bíblia os textos de At 8,5-8.14-17 e 1Pd 3,15-18. Encontramos elementos comuns nos textos?

“Jesus fala do Espírito que os discípulos vão receber. Ele o chama de Outro Defensor, o Espírito da Verdade. Se ele fala de outro, é porque Jesus também é defensor. Nisso manifesta-se a unidade da missão do Filho e do Espírito. Este, contudo, permanecerá com os discípulos para sempre, diferentemente do Filho, que retorna ao Pai. Os discípulos não ficarão na orfandade. Pelo contrário, o Espírito ajudará a entender fatos e palavras ditas por Jesus, quando estava com eles. O segredo da comunidade é observar os mandamentos de Jesus. Será o Espírito da Verdade que assumirá o comando da Igreja a partir de agora. Ele dará segurança mesmo nas maiores tempestades. Somos seus templos e ele age em nós. (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).
 2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) Qual é a mensagem do Evangelho para a minha vida? De que forma ressoa em mim as palavras de Jesus: “Se me amais, observareis os meus mandamentos…”?
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) Espírito Santo de Luz,
concedei-me o dom da sabedoria.
Que eu tenha o discernimento necessário
para distinguir o mal do bem,
a mentira da verdade,
a guerra da paz.
Que Tua santa sabedoria ilumine
os espaços confusos de minha alma.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual é o apelo que a Palavra de Deus despertou para o meu dia? Pense em uma ação concreta e procure torná-la realidade.

BÊNÇÃO
Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

FELIZ PÁSCOA! FELIZ PÁSCOA!