quarta-feira, 19 de abril de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–“Reconheceram-no ao partir o pão.” - (Lc 24,13-35)


ONU 2017
ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO
A    B R I L MÊS DA LITERATURA INFANTIL
GARÇA/SP, 19 DE ABRIL DE 2017 (QUARTA-FEIRA) 109º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
SÓ DEPOIS DA ÚLTIMA ÁRVORE DERRUBADA, DO ÚLTIMO PEIXE MORTO, O HOMEM IRÁ PERCEBER QUE DINHEIRO NÃO SE COME.
(Provérbio Indígena)


Datas Comemorativas
DIA DO INDIO
DIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO
DIA NACIONAL DO POETA
DIA da Bicicleta
DIA Mundial dos Fundos Mútuos de Investimento

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Bilac - Santo Expedito (São Paulo) Maracás (Bahia) Camaquã (Rio Grande do Sul) Vitória do Mearim (Maranhão) Assis Brasil (Pará) Escada (Pernambuco)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: MILENE DE FÁTIMA SERAFIM CONESSA (Macrocontábil Conessa–Lions Clube de Garça/SP) BRENO SASSO (neto Zuleide e Abilio-Garça /SP)GISLENE GALVÃO BOSQUÊ (EQ 11 ENS AUXILIADORA do Setor de Garça-Lions Clube de Garça /SP) CAIQUE TOZATO (Leo Clube de Garça/SP) SILVIO ZILLIO (Orthometric Marilia/SP) PDG HAIRTON SANTIAGO (Lions Clube de José Bonifácio /SP) VALDIR ALBURGUETE (Lions Clube de Junqueirópolis /SP) PE. JOSÉ MANOEL BELO DE OLIVEIRA (Alfonsianum Missionário Redentorista-São Paulo/SP) JOSÉ ALFREDO MARTINO (J A Imobiliária Garça/SP) ANTONIO CARLOS MACEDO (Garça/SPMARIO INAGUIRE (Garça/SP)IRIS SILVA SANTIAGO (RCG Garça/SP)
.  Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE MARILIA TERCEÍRO MILÊNIOó2001ó16 ANOS(Distrito LC 8)


Santo do Dia
SANTA EMA DA SAXÔNIA
SÃO EXPEDITO
SÃO LEÃO IX


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
A convivência, a solidariedade e a partilha são caminhos para reconhecer o Ressuscitado. Ele se fez caminhante com a humanidade desorientada e se identifica com o necessitado.
 Oração
PAI, NÃO PERMITAS QUE EU CAIA NA TENTAÇÃO DE VIVER DISTANTE DE MEUS IRMÃOS E IRMÃS DE FÉ, POIS O SENHOR RESSUSCITADO NOS QUER TODOS REUNIDOS EM SEU NOME.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, que nos alegrais todos os anos com a solenidade da Ressurreição do Senhor, concedei-nos, pelas festas que celebramos nesta vida, chegar às eternas alegrias. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 303

Leituras
Quarta-feira - Oitava da Páscoa - 19/04/2017
Jesus ressucitado continua falando à comunidade. Ele age por meio dela, fazendo-se presente sempre que se partilha o pão e a vida e se estende a mão aos que sofrem.

1ª Leitura (At 3,1-10) – “O que tenho eu te dou: em nome de Jesus levanta-te e anda! Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Naqueles dias, 1Pedro e João subiram ao Templo para a oração das três horas da tarde. 2Então trouxeram um homem, coxo de nascença, que costumavam colocar todos os dias na porta do Templo, chamada Formosa, a fim de que pedisse esmolas aos que entravam.
3Quando viu Pedro e João entrando no Templo, o homem pediu uma esmola. 4Os dois olharam bem para ele e Pedro disse: “Olha para nós!” 5O homem fitou neles o olhar, esperando receber alguma coisa. 6Pedro então lhe disse: “Não tenho ouro nem prata, mas o que tenho eu te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda!”
7E pegando-lhe a mão direita, Pedro o levantou. Na mesma hora, os pés e os tornozelos do homem ficaram firmes. 8Então ele deu um pulo, ficou de pé e começou a andar. E entrou no Templo junto com Pedro e João, andando, pulando e louvando a Deus. 9O povo todo viu o homem andando e louvando a Deus. 10E reconheceram que era ele o mesmo que pedia esmolas, sentado na porta Formosa do Templo. E ficaram admirados e espantados com o que havia acontecido com ele.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 104(105)
Exulte o coração dos que buscam o Senhor.

Evangelho do dia
Quarta-feira - Oitava da Páscoa - 19/04/2017
Reconheceram-no ao partir o pão. - (Lc 24,13-35)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos! (Sl 117,24)
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
13Naquele mesmo dia, o primeiro da semana, dois dos discípulos de Jesus iam para um povoado chamado Emaús, distante onze quilômetros de Jerusalém. 14Conversavam sobre todas as coisas que tinham acontecido.
15Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles. 16Os discípulos, porém, estavam como que cegos, e não o reconheceram. 17Então Jesus perguntou: “Que ides conversando pelo caminho?” Eles pararam, com o rosto triste, 18e um deles, chamado Cléofas, lhe disse: “Tu és o único peregrino em Jerusalém que não sabe o que lá aconteceu nestes últimos dias?
19Ele perguntou: “Que foi?” Os discípulos responderam: “O que aconteceu com Jesus, o Naza­reno, que foi um profeta poderoso em obras e palavras, diante de Deus e diante de todo o povo. 20Nossos sumos sacerdotes e nossos chefes o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. 21Nós esperávamos que ele fosse libertar Israel, mas, apesar de tudo isso, já faz três dias que todas essas coisas aconteceram! 22É verdade que algumas mulheres do nosso grupo nos deram um susto. Elas foram de madrugada ao túmulo 23e não encontraram o corpo dele. Então voltaram, dizendo que tinham visto anjos e que estes afirmaram que Jesus está vivo. 24Alguns dos nossos foram ao túmulo e encontraram as coisas como as mulheres tinham dito. A ele, porém, ninguém o viu”.
25Então Jesus lhes disse: “Como sois sem inteligência e lentos para crer em tudo o que os profetas falaram! 26Será que o Cristo não devia sofrer tudo isso para entrar na sua glória?” 27E, começando por Moisés e passando pelos Profetas, explicava aos discípulos todas as passagens da Escritura que falavam a respeito dele.
28Quando chegaram perto do povoado para onde iam, Jesus fez de conta que ia mais adiante. 29Eles, porém, insistiram com Jesus, dizendo: “Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem che­gando!” Jesus entrou para ficar com eles. 30Quando se sentou à mesa com eles, tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e lhes distribuía.
31Nisso os olhos dos discípulos se abriram e eles reconheceram Jesus. Jesus, porém, desapareceu da frente deles. 32Então um disse ao outro: “Não estava ardendo o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho, e nos explicava as Escrituras?” 33Naquela mesma hora, eles se levantaram e voltaram para Jerusalém onde encontraram os Onze reunidos com os outros. 34E estes confirmaram: “Realmente, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!” 35Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Deixemos nosso coração arder pela Palavra de Deus
Reconheceremos o Ressuscitado quando deixarmos nosso coração arder pela Palavra de Deus!
Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles. Os discípulos, porém, estavam como que cegos, e não o reconheceram  (Lucas 24, 15-16).
Veja, o assunto mais falado naqueles dias, por todas as redondezas, era da morte de Jesus, o profeta de Nazaré, aquele que fez tão bem a todos.

Alguns haviam se encontrado com o Senhor e sabiam que Ele estava vivo. Madalena, por exemplo, já tinha dito aos discípulos o que ela mesmo havia visto. Mas estes dois discípulos caminhavam e estavam ainda atônitos, cegos e não compreendiam as Escrituras. Não era apenas seus olhos que estavam cegos, a cabeça não tinha compreendido que Jesus deveria ressuscitar dos mortos.
Sabe, às vezes, encontramo-nos na mesma situação. A Palavra de Deus já nos falou da vida, da ressurreição, o que acontece com os discípulos de Jesus, que passamos por tristezas, tribulações, mas que o Senhor que vem em nosso socorro. Contou-nos o acontecerá depois da morte, a ressurreição que Ele nos trouxe. Mas caminhamos, muitas vezes, na dúvida, na incerteza, na desconfiança, na insegurança, na tristeza da caminhada da estrada. Então, é como se os nossos olhos estivessem vedados, cegos. Este, talvez, seja o grande obstáculo do discípulo de Cristo para viver como o Mestre.
Nossos olhos precisam ser iluminados pela presença de Cristo!
Jesus começa a caminhar no meio deles, a conversar, mas não O reconhecem. Jesus caminha conosco, está no meio de nós, fala conosco nos acontecimentos da vida, em nossas orações, ao partir do pão, nas Sagradas Escrituras, pela natureza que contemplamos, onde podemos ver a Sua presença entre nós. Em tantas situações nos reunimos em nome do Senhor, e Ele está entre nós e não conseguimos perceber a Sua presença.
Quando o Senhor estava à mesa e partiu o pão, eles [discípulos] O reconheceram, e depois refletiram: “Não estava ardendo nosso coração quando Ele nos falava e nos explicava as Escrituras”.
Quando nos abrimos para ouvir e meditar a Palavra de Deus, ela age em nosso coração. Quando deixamos o Senhor falar pela Palavra, quando extraímos dela o que Deus fala ao nosso coração, quando nos aproximamos da Eucaristia, alimentados pela Palavra de Deus, porque às vezes as pessoas querem apenas comungar mas não se alimentam dela, não deixam o coração arder por ela.
Corremos o risco de comungar o pão sem nos encontrarmos com o Senhor Vivo e Ressuscitado. Não que o Senhor não esteja, porque Ele estará sempre presente no pão e no vinho consagrado (que serão sempre o Corpo do Senhor). Para que nos encontremos com o Senhor é preciso que nosso coração esteja transubstanciado por essa presença. E quem transubstancia o nosso coração, a nossa mente, para reconhecer Jesus vivo na Eucaristia é a Palavra de Deus!
Nunca deixe de se alimentar da Palavra ao participar da Eucaristia. A primeira mesa que precisamos estar é a da Palavra de Deus! Não deixe que a distração ou outros elementos roubem a presença maravilhosa de Cristo entre nós.
Reconheceremos o Ressuscitado e Ele abrirá nossa mente e nosso coração quando deixarmos o coração arder pela Palavra de Deus! Iremos também reconhecê-Lo ao partir do Pão.
Deus abençoe você!
Reflexão - Lc 24, 13-35
 Direitos reservados: Fray Josep Mª MASSANA i Mola OFM 
(Barcelona, Espanha)
 
Este trecho nos mostra todas as etapas do trabalho evangelizador.
Inicialmente, as pessoas estão caminhando em comunidade. Ninguém caminha verdadeiramente quando está sozinho.
Jesus é o verdadeiro evangelizador, que entra na caminhada das pessoas, caminha com elas. Durante a caminhada, faz seus corações arderem, porque desperta neles o amor, permanece com eles, formando uma nova comunidade, e se dá verdadeiramente a conhecer quando as pessoas dão respostas concretas aos apelos do amor, fazendo com que elas sejam novas testemunhas da ressurreição.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Em meio às tempestades da vida você busca fortalecer a fé em Cristo ressuscitado?
- Quando sente que em sua vida tudo parece escuro, qual a primeira atitude que toma?
 - Você busca sempre partilhar alegrias e esperanças, angústias e dores?
- Como você acolhe os que o procuram buscando uma amizade sincera?
- Faça um ato de fé na Ressurreição de Cristo.

Leitura Orante
Conteúdo publicado em http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
O Evangelho de hoje nos mostra Jesus Ressuscitado, que se revela aos seus discípulos ao partir o pão.
Peçamos ao Senhor que abra os nossos olhos para reconhecermos a sua presença em nossa vida, por meio da oração com sua Palavra.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto bíblico? “Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando!” Foi o que disseram os discípulos a Jesus, antes de perceberem que era o Senhor, o que aconteceu no partir do pão. O que mais o Evangelho de hoje nos traz? Quem são os personagens que aparecem durante a narrativa? Como Jesus se apresenta para eles? Faça a leitura do Evangelho quantas vezes julgar necessário e identifique seu tema central.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz a você? Que mensagem a Palavra lhe transmite? Se você sentir a necessidade de reler o Evangelho, faça-o, destacando tudo o que lhe chamar atenção. Em seguida, deixe o texto de lado por um instante e repasse em sua mente tudo o que você acabou de ler. Escute o que o Senhor quer lhe dizer por meio da Palavra e faça a sua meditação.
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Agora que você já escutou o Senhor, reflita sobre o tipo de oração que essa Palavra o(a) convida a fazer. Aproxime-se do Senhor sem medo e faça a sua oração, agradecendo a Deus a vida que não morre, que, Ele mesmo nos garante, é eterna. Sinta-se amado(a) por Deus, que amou você até o fim.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? O que a Palavra o(a) convida a contemplar? Com a ressurreição de Jesus, você é convidado(a) a saborear a viva nova em Cristo.
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.