domingo, 19 de janeiro de 2025

■ COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ ano novo! 😃 FELIZ 2 0 2 5! 😃 ■ Jesus realizou este início dos sinais em Caná da Galileia. – (Jo 2,1-11)

 

  


ONU # UNESCO

 2025: ANO INTERNACIONAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA QUÂNTICAS 

J A N E I R O - B R A N C O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL  

 J A N E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

 GARÇA/SP, 19 DE JANEIRO de 2025 (DOMINGO) 19º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ ano novo! 😃 FELIZ 2 0 2 5! 😃

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

A PRIMEIRA LEI DO HOMEM DEVE SER O RESPEITO DE SI MESMO.

(Pitágoras)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DO TERAPEUTA OCUPACIONAL

DIA DA OVINOCULTURA

DIA DA OVELHA

DIA DO PASSISTA

DIA DO FETICHE  

DIA DA CUNHADA

DIA DA RELIGIÃO

DIA DA FESTA DO BONFIM E DE OXALÁ

DIA DA FUNDAÇÃO DA FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA-SP (FAMEMA)

DIA DA FUNDAÇÃO FEDERAÇÃO VENEZUELANA DE FUTEBOL (FVF) EM CARACAS

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Campos Lindos (Tocantins) Praia Grande (São Paulo) Cambuí Raposos Tiradentes (Minas Gerais) Caiçara do Rio do Vento (Rio Grande do Norte) Jundiá (Alagoas)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: JOÃO VICTOR PLATERO SILVA (filho do m/sobrinho-São Paulo /SP)CLAUDIO CROCIOLLI (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP) SEBASTIÃO GERALDO CANATTO (Lions Clube de Mirandópolis /SP)EDENI ERVOLINO MONTANHEZ (Lions Clube de Valparaíso /SP)ELENICE PICCININI ALBURGUETTI (Lions Clube de Junqueirópolis /SP)IZABEL CRISTINA F. BIGNARDE (Lions Clube de Tupã /SP)MARIA APARECIDA (CIDINHA PELLIZZON) PATRIANI DESTITO PELLIZZON (PDG-Lions Clube de Orlândia /SP)VALDEIR EDUARDO (Vilage Marcas e Patentes – Marilia /SP)BENEDICTA SEMENSSATO (Garça /SP) LARA ANTONELLI ARTIOLI TOZETE (Garça /SP) GISELE AdriANA DA LUZ BARBOSA (Garça/SP) MANOEL FREDERICO TEIXEIRA PINTO FILHO (Taêsa – Garça /SP)MARIO HENRIQUE BARBOSA (Empresário - Garça /SP)KARINA GELAMOS (Garça /SP) Maria Helena Alvez Pereira (Garça /SP) GUILHERME EGEA (Marilia /SP) MAnIba Hanzé Tavelin (Bauru /SP)gustavO cEsaR teleS (Garça /SP)JOSÉ ANTONIO VIEIRA SIQUEIRA (Lins /SP)Larissa Michelan BRUNELLI (Garça /SP)CLaRICE BONFIM tRAVeNSOLO (Garça /SP)Lucas Chekerdemian tRAmbaioli (Garça /SP)

. Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARIA CÉLIA RIBEIRO LEME DA SILVA E MARCELO OTÁVIO LEME DA SILVA💘1964💘61 ANOS💘(amigos Garça /SP) ANDRÉA C. AGOSTINHO CASTRO E SILVIO AUGUSTO PORTELLINHA CASTRO💘1996💘29 ANOS💘(Equipe 11 ENS IMACULADA CONCEIÇÃO Setor de Garça /SP) IOLANDA RODRIGUERO CLAVISO VASCONCELOS E MARCOS CUNHA VASCONCELOS💘(Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

Beato Marcelo Spínola

SÃO Mário

SANTO ÁBACO

SANTO ARSÊNIO

SANTO AUDIFAZ

SANTO Henrique de Upsália

SANTO Odilo

SÃO Bassiano de Lodi

SÃO Canuto IV

SÃO Germânico

SÃO João Bispo de Ravena

SÃO Marcos de Éfeso

SÃO LOMAR

SÃO PONCIANO DE SPOLETO

SÃO REMÍGIO DE RUÃO

SÃO Sulpício

SÃO MACÁRIO ALEXANDRINO

SÃO MACÁRIO MAGNO

SÃO Volusiano de Tours

SANTA Prisca

SANTA Margarida da Hungria

SANTA MARTA DE VIA CORNÉLIA

SANTA FAUSTINA

SANTA LIBERATA ANN

 

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Jesus no casamento em Caná da Galileia - Jo 2,1-11 - No primeiro milagre de Jesus a Mãe estava lá

Permita que Deus transforme a sua vida com a alegria de um novo começo.

 

Toda a terra vos adore com respeito e proclame o louvor do vosso nome, ó Altíssimo (Sl 65,4).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Reunidos pelo Espírito, que age em nós em vista do bem comum, somos convidados a tomar parte no banquete da Eucaristia, celebrando o primeiro sinal realizado por Jesus. Sempre atenta e servidora, Maria, nas bodas de Caná, nos indica fazer tudo o que seu Filho disser. Com toda a humanidade, cantemos louvores ao Senhor Deus.

 

 

– Oração 

 

“SENHOR JESUS, QUE MARIA ME CONDUZA SEMPRE A TI E ME LEVE A DESCOBRIR EM TI O CAMINHO DA SALVAÇÃO QUE O PAI NOS OFERECEU.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Deus eterno e todo-poderoso, que governais o céu e a terra, escutai clemente as súplicas do vosso povo e dai ao nosso tempo a nossa paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 19 de janeiro de 2025DOMINGO da 2ª Semana do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

 

 

 

1ª Leitura (Is 62,1-5) A noiva é a alegria do noivo. Leitura do Livro do Profeta Isaías:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

1Por amor de Sião não me calarei, por amor de Jerusalém não descansarei, enquanto não surgir nela, como um luzeiro, a justiça e não se acender nela, como uma tocha, a salvação.  2As nações verão a tua justiça, todos os reis verão a tua glória; serás chamada com um nome novo, que a boca do Senhor há de designar. 3E serás uma coroa de glória na mão do Senhor, um diadema real nas mãos de teu Deus. 4Não mais te chamarão Abandonada, e tua terra não mais será chamada Deserta; teu nome será Minha Predileta e tua terra será a Bem-Casada, pois o Senhor agradou-se de ti e tua terra será desposada. 5Assim como o jovem desposa a donzela, assim teus filhos te desposam; e como a noiva é a alegria do noivo, assim também tu és a alegria de teu Deus.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 95(96)

 

Cantai ao Senhor Deus um canto novo, / manifestai os seus prodígios entre os povos!

1. Cantai ao Senhor Deus um canto novo, † cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! / Cantai e bendizei seu santo nome! – R.

Cantai ao Senhor Deus um canto novo, / manifestai os seus prodígios entre os povos!

2. Dia após dia, anunciai sua salvação, † manifestai a sua glória entre as nações / e, entre os povos do universo, seus prodígios! – R.

Cantai ao Senhor Deus um canto novo, / manifestai os seus prodígios entre os povos!

3. Ó família das nações, dai ao Senhor, / ó nações, dai ao Senhor poder e glória, / dai-lhe a glória que é devida ao seu nome! / Oferecei um sacrifício nos seus átrios. – R.

Cantai ao Senhor Deus um canto novo, / manifestai os seus prodígios entre os povos!

4. Adorai-o no esplendor da santidade, / terra inteira, estremecei diante dele! / Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!”, / pois os povos ele julga com justiça. – R.

Cantai ao Senhor Deus um canto novo, / manifestai os seus prodígios entre os povos!

 

 

2ª Leitura (1Cor 12,4-11) Estas coisas as realiza um e o mesmo Espírito, que distribui a cada um conforme seu querer. Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Irmãos: 4Há diversidade de dons, mas um mesmo é o Espírito. 5Há diversidade de ministérios, mas um mesmo é o Senhor. 6Há diferentes atividades, mas um mesmo Deus que realiza todas as coisas em todos. 7A cada um é dada a manifestação do Espírito em vista do bem comum. 8A um é dada pelo Espírito a palavra da sabedoria. A outro, a palavra da ciência segundo o mesmo Espírito. 9A outro, a fé no mesmo Espírito. A outro, o dom de curas no mesmo Espírito. 10A outro, o poder de fazer milagres. A outro, profecia. A outro, discernimento de espíritos. A outro, falar línguas estranhas. A outro, interpretação de línguas. 11Todas estas coisas as realiza um e o mesmo Espírito, que distribui a cada um conforme quer.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

 

– 19 de janeiro de 2025DOMINGO da 2ª Semana do Tempo Comum

 – Evangelho do dia 

 

Jesus realizou este início dos sinais em Caná da Galileia.  (Jo 2,1-11)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

O Senhor Deus nos chamou, por meio do Evangelho, / a fim de alcançarmos a glória de Cristo (2Ts 2,14). – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João

 

Naquele tempo, 1houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente2Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. 3Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”. 4Jesus respondeu-lhe: “Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou”. 5Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei o que ele vos disser”. 6Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros.7Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água”. Encheram-nas até a boca. 8Jesus disse: “Agora tirai e levai ao mestre-sala”. E eles levaram. 9O mestre-sala experimentou a água, que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água. 10O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: “Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho bom até agora!” 11Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

19/01/25   

2º Domingo do Tempo Comum – C

 

João 2,1-5.11: “Houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente. Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: - Eles não têm mais vinho. Jesus respondeu-lhe: - Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou. Sua mãe disse aos que estavam servindo: - Fazei o que ele vos disser... Este foi o início dos sinais de Jesus... e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele”.

 

Senhor, a narrativa das bodas de Caná tem uma significação muito além do que contar o milagre da transformação da água em vinho saboroso.

Foi um sinal que nos revelou simbolicamente a finalidade da sua Encarnação, como se a festa de um casamento se projetasse no céu como um casamento entre Deus e a humanidade. Pela sua presença, e pelo seu milagre aconteceu uma revelação da sua verdadeira missão entre nós.

O vinho, fruto da videira, era o símbolo da alegria e do amor entre o divino e o humano. 

Os noivos daquelas bodas, sem nomes, representavam todo o Antigo Testamento, incapaz de continuar oferecendo o vinho da antiga aliança, quebrada por tantas infidelidades.

É o momento em que sua Mãe, que já vivia essa união esponsal com a Trindade santa, pede-lhe que comece a sua missão, ou seja, inicie a festa da nova e eterna aliança entre Deus e a humanidade.

Ela tinha consciência de que uma nova aliança havia começado desde o momento em que concebera o senhor, por obra do Espírito Santo.

 Ela era conhecedora do seu segredo, porque sabia de onde viera, e que o Pai o enviara para ser o verdadeiro noivo de toda a humanidade.

Por isso, foi sussurrar-lhe ao ouvido que estava faltando o vinho da vida, do amor e da aliança entre Deus e a humanidade.

O senhor reagiu, porque a hora desta união seria no alto da cruz, como sinal redentor da nova e eterna aliança.

Mas, sua Mãe cheia de confiança pediu aos serventes: “Façam tudo o que Ele lhes disser”.

E assim, a água destinada à higiene, que estava em 6 grandes jarras, transformou-se em vinho saboroso.

Foi assim que o senhor começou o anúncio da Boa nova, que traria alegria, cura, perdão e vida nova para todos. e quando chegou a sua ‘hora’, no alto da cruz, o senhor nos deu a 7ª talha de vinho, que era o seu sangue derramado por nós.

 Estava consumada a abundante Redenção, como nova e eterna aliança de amor, entre a divindade e a humanidade, para sempre.

É dessa 7ª talha que nós continuamos a beber, por todas as gerações, em cada Eucaristia em que o vinho é transformado em seu sangue redentor e a hóstia consagrada proclama a sua Ressurreição.

Senhor, que eu possa participar dessas ‘Bodas de Caná’, aqui na terra como no céu, vivendo desde já em profunda união com o senhor.

Já no meu batismo, eu recebi o convite para a participar dessa festa. Faça com que eu valorize esse convite e esteja sempre presente.

 

Mãe santíssima, Maria de Caná, eu quero ser um daqueles serventes que obedeceram a sua ordem, e neste Ano Jubilar, ajude-me a encher muitas talhas de água, que se transforme também em vinho de esperança, de união e de amor para muitos irmãos e irmãs. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O relato do Evangelho de hoje traz a cena de um casamento em Caná da Galileia. Nessa festa, entre os convidados, estavam Jesus, sua Mãe e os discípulos. Quando o vinho termina, Maria é a primeira a perceber e provoca Jesus, dizendo: “Não há mais vinho”. Jesus se desculpa, dizendo que ainda não chegou sua hora. Mas acaba atendendo ao pedido da Mãe, proporcionando o primeiro dos sete sinais descritos pelo evangelista João. O sinal é a manifestação da glória de Deus em Jesus e revela sua missão. A carência do vinho é preenchida pela ação de Jesus, e assim acontece a abundância do vinho, símbolo do amor, de alegria, de festa e de vida nova. O papel da Mãe de Jesus é importante: com ela acontece a transformação. É ela que percebe a falta de vinho e intercede em favor dos convidados. A mulher é sempre mais sensível e perspicaz. Normalmente, é a mulher que percebe a falta das necessidades básicas na família. Maria exerce papel importante ao nos alertar: “Façam tudo o que o Mestre pedir”.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 2,1-11 - No primeiro milagre de Jesus a Mãe estava lá

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Ao iniciar este dia, dedicamos um momento de silêncio e encontro com Deus por meio da oração e da escuta da Palavra, entregando a Ele nossas vidas e pedindo sabedoria e força para a jornada. Que o Espírito Santo preencha nosso silêncio com a plenitude do amor divino, renovando nossa fé e nos aproximando de Deus.

Oração inicial:
“Espírito Santo, vínculo do amor eterno, liga-me a Ti, ao Pai e ao Filho, e preenche meu coração com a Tua presença.”

 

1. Leitura (Verdade)

O Evangelho de João 2,1-11 narra as Bodas de Caná, onde Jesus realiza seu primeiro milagre, transformando água em vinho, a pedido de Maria. Este sinal revela a glória de Jesus e inspira fé nos discípulos. A festa de casamento, símbolo de alegria e aliança, destaca o papel de Maria como intercessora sensível às necessidades do próximo. Sua confiança em Jesus nos ensina a depositar nossas preocupações nas mãos de Deus.

 

2. Meditação (Caminho)

Maria e Jesus tornam visível o amor de Deus em suas ações. Quando confiamos em Deus e nos deixamos conduzir por Sua vontade, experimentamos graças e milagres em nossa vida. Maria, com sua intercessão, nos guia na fé e nos encoraja a seguir Jesus, vivendo em comunhão com Ele. Como você tem confiado na presença e intercessão de Maria em seus desafios? Quais frutos sua fé tem gerado na vida das pessoas ao seu redor?

 

3.Oração (Vida)

“Maria, Mãe de Deus e nossa intercessora, apresento a ti minhas necessidades e desafios. Assim como nas Bodas de Caná, confio na tua mediação junto a Jesus. Acolhe minha oração e guia-me com teu carinho materno. Que tua intercessão renove minha esperança e me aproxime do coração de Cristo. Amém.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

No silêncio, reflita sobre as palavras de Maria: “Fazei tudo o que ele vos disser.” Deixe que essa orientação ecoe em seu coração e inspire suas ações no dia de hoje.

 

Bênção

 

Que o amor e a misericórdia de Deus nos fortaleçam em cada passo, renovando nossa alegria e nossa confiança.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP