sábado, 19 de março de 2022

REFLETINDO A PALAVRA <=>“Produzir frutos” - Padre Luiz Carlos de Oliveira CSSR

 

Padre Luiz Carlos de Oliveira
Missionário Redentorista


“Produzir frutos”

 

Se não vos converterdes


           A meta da Quaresma é conduzir para a celebração da Ressurreição do Senhor. Como sacramento memorial, a Páscoa acontece para nós e em nós.  A Páscoa é eterna. Quando celebramos, é para mais profundamente acolher esse mistério em nossa vida. A liturgia de hoje quer nos mostrar a ação de Deus por nós, manifestando-se a Moisés como primeiro passo do caminho da Páscoa. Jesus acena para algo importante que é necessidade da conversão que acontece quando nos convertemos. Converter-se não é algo puramente interior, mas é “produzir frutos”. A parábola oferece também a misericórdia de Deus que espera contando com nossa fragilidade: “Senhor, deixa a figueira ainda esse ano. Pode ser que venha a dar fruto. Se não der então tu a cortarás” (Lc 13,8-9). Paulo chama a atenção dos coríntios dizendo que não tem direitos adquiridos e podem fazer o que quiserem. Os judeus receberam tantas maravilhas e milagres em sua libertação, na passagem do Mar Vermelho, o maná, a água da rocha e tantas belezas mais. No entanto, quase todos morreram no deserto. Insiste: “Não murmureis como muitos deles murmuraram e por isso foram mortos pelo anjo exterminador” (1Cor 10,1ss). Paulo chama a viver intensamente e não descuidar nunca da conversão permanente: “Portanto, quem julga estar de pé tome cuidado para não cair” (Id 12). A Páscoa não se reduz a uma celebração, mas é um colocar em prática a vida cristã. Converter-se é produzir frutos.

                                                      Caminho de libertação                     

           A maravilhosa história do Êxodo, não é só uma narrativa heróica das maravilhas feitas por Deus. É o caminho da Páscoa. Deus começa sempre longe para conduzir a uma realização maior. Vemos como Deus conduziu José ao Egito e o levou ao fundo do calabouço. Dali o tira com os dons que lhe deu. José salva sua família. E reconhece a ação de Deus. Depois de 400 anos, novamente, um menino jogado no rio Nilo e que se torna um refugiado, é escolhido por Deus para ser o grande presente Dele para o povo: A libertação. Moisés, um simples pastor, trabalhando para o sogro, tem o maravilhoso encontro com Deus e recebe dele a missão de libertar. Que garantia? O nome de Deus é a garantia. Ele é a garantia de toda a libertação: “E Sou Aquele que Sou”. Eu existo e existir é ser para os outros. Deus envia Moisés para libertar. Não sabia nem falar... Moisés era a palavra e Aarão seu profeta. Conhecer o nome de Deus é conhecer os caminhos de libertação. O processo quaresmal se encerra com a libertação no Mistério Pascal de Cristo que chega a nós através das águas do Batismo. A vida do batizado é produzir frutos.

Assumir pessoalmente

           Jesus é um empresário que quer produção, quer resultados na vida. Vivemos um cristianismo amorfo e morto. Não tem forma nem vida. Jesus foi à figueira. De onde vem o fruto? Da árvore viva. O arbusto onde Deus se manifestou poderia não ter muita vida num lugar deserto, mas a vida de Deus se manifestou. Moisés assumiu a missão e enfrentou a grandeza do faraó e tirou o povo do Egito. Não é preciso preocupar-se de como foi na verdade, mas que foi a verdade: Deus salvou o seu povo. Essa salvação nos chegou através de Jesus que veio em nome do Pai. E praticou uma libertação muito maior. Unidos na força do Batismo em nós podemos levar adiante essa libertação.

Leituras: Êxodo 3,1-8ª.13-15;Salmo 102; 1 Coríntios 10,1-6.10.12; Lucas 13,1-9.

 

 

 

Ficha nº 2158 - Homilia do 3º Domingo da Quaresma (20.03.22)

 

1. Quando celebramos, é para mais profundamente acolher esse mistério em nossa vida.

2. Conhecer o nome de Deus é conhecer os caminhos de libertação.

3. Jesus é um empresário que quer produção, quer resultados na vida.

 

 

Bananeira sem cacho

 

           Fui buscar fruta e não encontrei. Árvore sem fruto é corpo sem vida. Que delícia quando encontramos as plantas carregadas de fruto. Quanta riqueza aos olhos e quanto apetite. Como Deus é bom na sua criação. Que abundância. 

           Por isso os evangelhos sempre trazem essas comparações. Tudo que toca o estômago interessa. Deus, quando vem ao nosso jardim, espera sentir esses prazeres. Mas deve ser entristecedor, quando nos vê esturricados. É tempo de produzir frutos.

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado. – (Mt 1,16.18-21.24a)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 M A R Ç O M Ê S  D A  F R A T E R N I D A D E

 M A R Ç O AZUL MARINHO  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 M A R Ç O VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE RIM

 M A R Ç O R O X O  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE EPILEPSIA

 M A R Ç O MÊS COMEMORATIVO À SÃO JOSÉ e À MULHER

 GARÇA/SP, 19 DE MARÇO de 2022 (sábado) 078º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  B O M   D I A!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

NUNCA EXISTIU UMA GRANDE INTELIGÊNCIA SEM UMA VEIA DE LOUCURA.”

(Aristóteles)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA do CARPINTEIRO

DIA do MARCENEIRO

DIA DO FUNCIONÁRIO PUBLICO MUNICIPAL

DIA MUNDIAL DO ARTESÃO

DIA do Consertador

DIA do Moribundo

DIA das Aves Domésticas

DIA do Cuscuz

DIA da Fundação do Partido Cidadania

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Arandu – Aspásia - Barra Bonita - Caiuá - Corumbataí - Cravinhos - Flora Rica - João Ramalho - Meridiano - Ribeirão Pires - São José do Rio Pardo - São José do Rio Preto - Vitória Brasil (São Paulo) Guia Lopes da Laguna - Ribas do Rio Pardo (Mato Grosso do Sul) Cedro de São João (Sergipe) São José (Santa Catarina) Gavião (Bahia) Niquelândia - Planaltina (Goiás) Bragança (Pará) Itajubá - Nova Era - Passabém - Vargem Alegre (Minas Gerais) Rio Bonito do Iguaçu - Rio Branco do Ivaí - Saudade do Iguaçu (Paraná) Vila Bela da Santíssima Trindade (Mato Grosso)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: MARIA DOS SANTOS SERAFIM (màe da Milene/Fatima Garça /SP)  ELIS ÂNGELA VERGÍLIO BONASSA (Lions Clube de Garça/SP)GUSTAVO CEZAR HENRIQUE DA SILVA (Rede Postão de Garça /SP) JOSÉ LUIZ MARQUES (Garça /SP)PAULO ANDRÉ BERTONE FANECO (Garça/SP)MATEUS SOLER MARTINS (Goiânia/GO)SILVIA HELENA ABIDO DE MELO (Garça Construções -Garça /SP)ILDA TAKAKO KIKUTI KOYOMA (SK Consultoria -Garça /SP) BRUNO SASSO (Garça/SP) DOUGLAS RODRIGUES (São Paulo /SP) ROSE CARLA BORGES MARINI (Garça/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: VILMA RAID FERNANDES E JARBAS FERNANDES SOARES ó1965ó57 ANOSó(Distrito LC 8)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE AGUDOSó1964ó58 ANOSó(Distrito LC 8)

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

 SANTO DO DIA 

SÃO JOSÉ

José (Palestina, séc.1º) assumiu a missão de acompanhar e proteger sua esposa, Maria, e o seu filho adotivo Jesus. Foi o homem justo e fiel que Deus pôs como guarda de sua casa. É o padroeiro da Igreja e protetor de todas as famílias.

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: São José, pai da Sagrada Família, honesto e criativo trabalhador: um modelo e um intercessor do povo cristão: José fez conforme o anjo do Senhor tinha mandado – Mt 1,16.18-21.24a

 

 

Eis o servo fiel e prudente a quem o Senhor confiou a sua casa (Lc 12,42).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Homem justo e carpinteiro em Nazaré, José foi escolhido por Deus para ser esposo de Maria e pai de Jesus segundo a Lei. De profunda vida interior e pai amoroso, ele agiu com prudência e determinação nos momentos graves da vida da Sagrada Família. Em comunhão com toda a Igreja, celebremos nosso padroeiro universal e peçamos sua proteção para as famílias do mundo inteiro.

 

– Oração 

 

PAI, TEU FILHO ENCARNOU-SE PARA SALVAR A HUMANIDADE E RECONDUZI-LA À COMUNHÃO CONTIGO. TORNA-ME SOLÍCITO PARA ACOLHER O CAMINHO DA SALVAÇÃO ABERTO POR ELE.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Deus todo-poderoso, pelas preces de São José, a quem confiastes as primícias da Igreja, concedei que ela possa levar à plenitude os mistérios da salvação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 19 de março de 2022 - sábado da 2ª Semana da Quaresma – São José, Esposo da Bem-Aventurada Virgem Maria

– Liturgia da Palavra 

 

1ª Leitura (2Sm 7,4-5a.12-14a.16) – O Senhor lhe dará o trono de Davi, seu pai. (Lc 1,32)  Leitura do Segundo Livro de Samuel:

 

 Naqueles dias, 4a palavra do Senhor foi dirigida a Natã nestes termos: 5“Vai dizer ao meu servo Davi: ‘Assim fala o Senhor: 12Quando chegar o fim dos teus dias e repousares com teus pais, então suscitarei, depois de ti, um filho teu e confirmarei a sua realeza. 13Será ele que construirá uma casa para o meu nome, e eu firmarei para sempre o seu trono real. 14Eu serei para ele um pai, e ele será para mim um filho. 16Tua casa e teu reino serão estáveis para sempre diante de mim, e teu trono será firme para sempre'”.  

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 89(88)

 

Eis que a sua descendência durará eternamente.

 

 

2ª Leitura (Rm 4,13.16-18.22) – Contra toda a humana esperança, ele firmou-se na fé.  Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

 

Irmãos, 13não foi por causa da Lei, mas por causa da justiça que vem da fé, que Deus prometeu o mundo como herança a Abraão ou à sua descendência. 16É em virtude da fé que alguém se torna herdeiro. Logo, a condição de herdeiro é uma graça, um dom gratuito, e a promessa de Deus continua valendo para toda a descendência de Abraão, tanto para a descendência que se apega à Lei quanto para a que se apoia somente na fé de Abraão, que é o pai de todos nós. 17Pois está escrito: “Eu fiz de ti pai de muitos povos”. Ele é pai diante de Deus porque creu em Deus, que vivifica os mortos e faz existir o que antes não existia. 18Contra toda a humana esperança, ele firmou-se na esperança e na fé. Assim, tornou-se pai de muitos povos, conforme lhe fora dito: “Assim será a tua posteridade”. 22Esta sua atitude de fé lhe foi creditada como justiça.  

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 19 de março de 2022 - sábado da 2ª Semana da Quaresma São José, Esposo da Bem-Aventurada Virgem Maria

– Evangelho do dia 

 

José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado.  (Mt 1,16.18-21.24a)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Salve, ó Cristo, imagem do Pai, / a plena verdade nos comunicai!

 

Felizes os que habitam vossa casa, / para sempre eles hão de vos louvar! (Sl 83,5).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

16Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe em sonho e lhe disse: “José, filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. 24Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado.   

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

Festa de São José, esposo de Maria, pai de Jesus – C:

Fraternidade e Educação: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26).

 

“A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria em segredo. Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: - José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo”.

(Mateus 1,18-20).

 

Jesus, a figura de seu pai adotivo José é cheia de humanidade e cheia de fé.

Noivo prometido à sua mãe, quando ele soube que ela ficara grávida, percebeu que estava diante de um mistério especial de Deus.

Decidiu afastar-se de Maria, porque não se sentia convocado por Deus para participar daquele mistério e, ao mesmo tempo, não queria denunciá-la, porque a amava demais.

Mas, seu Pai o convocou e ele assumiu o seu noivado e a paternidade adotiva do senhor com a maior dedicação possível. 

Em tudo isso, a sua fé e a sua obediência foram mais importantes do que qualquer outra decisão pessoal.

Assim, seu pai José tornou-se o pai da providência para toda a Igreja, assim como José do Egito tinha sido o provedor daquele povo no período da fome.

Quem foi capaz de cuidar do senhor e de sua mãe,  protegeu sua vida da crueldade de Herodes, trabalhou para que sua família tivesse o que comer e vivesse com dignidade, saberá compreender nossas necessidades e interceder por nós.

Quando o povo pedia comida ao faraó, ele simplesmente dizia: “Vá a José!”

Nas situações de dificuldades das famílias, quando há fome de pão, de justiça e de amor, que ameaçam a sua união, o senhor continua nos dizendo: “Vão a José, meu pai!”.

No mistério da sua Encarnação e da sua vida conosco, sempre houve pessoas envolvidas na sua missão.

As mais importantes dentre elas, certamente são sua mãe Maria e seu pai José.

 

Que São José seja o pai da nossa Igreja, para que ela tenha como modelo a Família de Nazaré, e olhe pela humanidade, para protegê-la da violência cruel dos ‘Herodes’ de nossos dias.

 

Maria santíssima, que o dia de hoje seja de festa aqui na terra e de festa no céu. Nós amamos seu esposo, e lhe pedimos que, junto com seu marido, nos ajude a refazer a dignidade humana e divina de cada família, porque tem sido a maior carência do nosso mundo atual.

E proteja as famílias ucranianas de tanta violência e de tanta dor. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

São José, esposo de Maria, pai adotivo de Jesus e padroeiro universal da Igreja, estabelece a ligação de Jesus à descendência de Davi. Os Evangelhos pouco falam de José. As poucas menções revelam que ele era carpinteiro, descendente da tribo de Davi, homem justo. Foi uma figura silenciosa, mas muito presente na infância e adolescência de Jesus. O episódio do encontro de Jesus no templo é o Evangelho proposto para esta solenidade. O relato apresenta a família de Nazaré se dirigindo a Jerusalém. O menino se afasta da família e se detém no templo enquanto seus pais voltam para casa. No templo, sentiu-se à vontade junto aos doutores, dialogando com eles. Desde pequeno, Jesus mostra sua relação filial com seu Pai. Interrogado pela mãe, ele responde que deve se preocupar com as coisas de seu Pai. Com isso, revela que sua vida está em sintonia com Deus. É o início de sua independência em relação à família, seguindo seu próprio caminho na vida, como acontece com muitos adolescentes e jovens. Vivendo plenamente sua humanidade, revela sua condição de Filho e se ocupa das coisas de Deus. Seguir a vontade de Deus pode significar ir além dos limitados horizontes da família. Jesus volta com sua família e convive com ela até o dia em que assumirá sua missão profética e missionária.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 1,16.18-21.24a - O “homem que fazia sempre o que era direito”

 

Oração Inicial


Celebramos hoje a solenidade de São José, esposo da Virgem Maria. José é apresentado nos Evangelhos como homem de fé, do silêncio, justo, pai adotivo de Jesus; o carpinteiro de Nazaré, descendente de Davi (de quem devia nascer o Messias). No Evangelho desta liturgia vemos Maria e José preocupados e cuidadosos com Jesus.

“Peçamos a graça de acolher Jesus em nossa vida com a mesma disponibilidade de José e Maria. São José, alegres louvamos teu exemplo de doação paternal ao nosso amado Jesus. Homem da obediência e do silêncio, ensinai-nos por teu exemplo a colocarmos nossa confiança nas mãos do Pai Celestial.”

 

1. Leitura (Verdade)

A liturgia de hoje nos apresenta duas opções de texto para a meditação. Escolhemos a primeira opção: (Mt 1,16.18-21.24a). José, esposo de Maria e pai adotivo de Jesus, é o homem da justiça e do silêncio contemplativo. Com José aprendemos a andar no caminho da justiça e acolher a vontade divina.

 

“Hoje é dia de São José. Ao lado da Virgem Maria, ele é uma referência para a grande família de Deus, a santa Igreja. Foi ele quem, acolhendo Jesus como filho, deu-lhe o nome na circuncisão, aos oito dias do seu nascimento. Como pai e educador, acompanhou de perto o crescimento do Filho de Deus. Ele o iniciou na fé do povo de Israel e no ofício de carpinteiro. Foi companheiro e amigo da Virgem Mãe, protegendo-a das críticas dos maldosos e dividindo com ela a educação do seu filho. Por meio dele, o Filho de Deus se fez filho de Davi, herdeiro da realeza do rei pastor. Homem de fé, servo obediente, pai da Sagrada Família, honesto e criativo trabalhador: um modelo e um intercessor do povo cristão.”

 

2. Meditação (Caminho)

José acolheu plenamente a vontade de Deus em sua vida. Com Maria foi fiel ao plano divino de salvação.

José é considerado o justo, o fiel por que acompanhou Jesus e Maria na alegria e nas dificuldades, que não foram poucas desde a gestação de Maria até a adolescência. Como compreendo a missão de José? Como está minha fidelidade no caminho de Jesus?

 

 

3.Oração (Vida)

Com as palavras que estão em seu coração, apresente ao Senhor as famílias que passam por dificuldades na educação de seus filhos. Pais que procuram seus filhos, às vezes adolescentes, perdidos na droga, no vício. Pais desempregados que sofrem a angústia de não ter como providenciar uma vida digna pera seus filhos… Rezemos também pelos pais que a exemplo de José, amam e unem a família na alegria da fé e da vida.

Conclua: São Jose, junto com Maria provastes a aflição de ver teu filho tantas vezes correndo perigo de vida. Sê o protetor de todos os pais: no momento em que os filhos procuram um sentido para viver, no momento em que se perdem arriscando a própria vida. Sê o protetor de todos os pais que buscam construir um lar segundo a vontade de Deus. Amém.

 

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Após esta meditação o que você se propõe viver neste dia?

Peça aos pais de Jesus que intercedam junto ao seu Filho para o seu crescimento numa busca da vontade de Deus. Procure o silêncio e a justiça como opções seguras de estar no caminho de Jesus.

 

Bênção

 

Benção especial da Quaresma


– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.

– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.

– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.