sexta-feira, 17 de maio de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. - (Jo 14,1-6)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 M A I O MÊS DAS MÃES 
 GARÇA/SP, 17 DE MAIO DE 2019 (sexta-feira) 137º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
O MAIOR PRAZER QUE ALGUÉM PODE SENTIR É O DE CAUSAR PRAZER AOS SEUS AMIGOS.
 (Voltaire)

 Datas Comemorativas 
DIA NACIONAL CONTRA A HOMOFOBIA
DIA MUNDIAL DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
DIA INTERNACIONAL DA RECICLAGEM
DIA INTERNACIONAL DE LUTA CONTRA A HOMOFOBIA E TRANSFOBIA
DIA MUNDIAL DA EDUCAÇÃO CATÓLICA
SEMANA NACIONAL DE DOAÇÃO DE LEITE HUMANO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Inhuma (Piauí) Dona Emma - Biguaçu (Santa Catarina) Mucugê (Bahia) Santa Maria (Rio Grande do Sul) Carvalhópolis (Minas Gerais) Virmond (Paraná)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: CLEIDE M. EGEA CARBALLAL (Empresária-Garça/SP) EDMARA DE CASTRO (Garça/SP)VIVIANE FERNANDES ARTIOLI BOSQUE (Dentista-Garça/SP) HELDER EL HAGE (Garça/SP) MARIA FERNANDA DE SOUZA RAPHAEL (Garça/SP) ADRIEL CARDOSO (Garça/SP) RAFAEL TRAMONTINA (Garça/SP) LEONILDE GARDINAL VIEGAS (prima Cambé/PR) CARINA MAIA CAPARROZ (Garça/SP)CLEUSA MUNGO RANIEL  (Araçatuba /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: NEUZA TRAMONTINI PORTELINHA e REINALDO ALVES PORTELINHAó1975ó44 ANOS (Eq 03 ENS das GRAÇAS Setor de Garça/SP)EDELMA ALENCAR LIMA JACOB e VANDERLEI  WAGNER  JACOB ó1975ó33 ANOS (Lions Clube de Osvaldo Cruz/SP)  

 Santo do Dia 
■ SÃO PACHOAL BAYLON
JULIA SALZANO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Vós nos resgatastes, Senhor, pelo vosso sangue, de todas as raças, línguas, povos e nações e fizestes de nós um reino e sacerdotes para o nosso Deus, aleluia! (Ap 5,9s)
“VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Morto pela maldade humana e ressuscitado pelo amor de Deus, Jesus se apresenta a nós como o caminho a ser seguido, a verdade a ser crida e anunciada e a vida a ser esperada e imitada.
– Oração 
PAI, MEU CORAÇÃO ANSEIA POR ESTAR EM COMUNHÃO CONTIGO, EM TUA CASA, LUGAR QUE JESUS PREPAROU PARA MIM. QUE EU PERSEVERE SEMPRE NO CAMINHO QUE ME LEVA A TI.
Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Deus, a quem devemos a liberdade e a salvação, fazei que possamos viver por vossa graça e encontrar em vós a felicidade eterna, pois nos remistes com o sangue do vosso Filho. Que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo..
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– 6ª-feira da 4ª Semana da Páscoa17 de maio de 2019
A Palavra de Deus nos convoca à fé e ao anúncio do evangelho, a fim de vivermos, em companhia de Jesus, na constante presença do Pai. 


1ª Leitura (At 13,26-33) – A promessa que Deus fez ele a cumpriu quando ressuscitou Jesus.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:
Naqueles dias, tendo chegado a Antioquia da Pisídia, Paulo disse na sinagoga: 26“Irmãos, descendentes de Abraão, e todos vós que temeis a Deus, a nós foi enviada esta mensagem de salvação. 27Os habitantes de Jerusalém e seus chefes não reconheceram a Jesus e, ao condená-lo, cumpriram as profecias que se leem todos os sábados. 28Embora não encontrassem nenhum motivo para a sua condenação, pediram a Pila­tos que fosse morto. 29Depois de realizarem tudo o que a Escritura diz a respeito de Jesus, eles o tiraram da cruz e o puseram num túmulo. 30Mas Deus o ressuscitou dos mortos 31e, durante muitos dias, ele foi visto por aqueles que o acompanharam desde a Galileia até Jerusalém. Agora eles são testemunhas de Jesus diante do povo.
32Por isso, nós vos anunciamos este Evangelho: a promessa que Deus fez aos antepassados, 33ele a cumpriu para nós, seus filhos, quando ressuscitou Jesus, como está escrito no salmo segundo: “Tu és o meu filho, eu hoje te gerei”. 
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.


– Salmos 
Salmo responsorial 2
Tu és meu Filho, eu hoje te gerei!


Evangelho do dia
– 6ª-feira da 4ª Semana da Páscoa17 de maio de 2019
Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. - (Jo 14,1-6)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim (Jo 14,6)
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. 2Na casa de meu Pai, há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós, 3e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. 4E para onde eu vou, vós conheceis o caminho”.
5Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” 6Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”. 
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“Alimentemos a nossa fé em Deus”
 “Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. Na casa de meu Pai, há muitas moradas”
(João 14,1-2).
Jesus está nos dizendo que para a perturbação não tomar conta do nosso coração é preciso colocarmos a nossa fé em Deus, porque a fé traz estabilidade emocional, espiritual e psicológica. A fé nos equilibra, porque nós nos desequilibramos facilmente na corda bamba da vida.
As dificuldades, as aflições, os problemas, as situações complexas e complicadas da vida deixam o nosso coração inquieto, perturbado, acelerado mais do que devia; e ficamos, muitas vezes, tristes, angustiados, tensos e nervosos para lidarmos com as situações da vida.
Não se agite, não se perturbe, não se atemorize. Eu digo mais ainda: não deixe a ansiedade corroer o seu coração, tomar conta das suas vísceras mais profundas, porque, quando a ansiedade vai tomando conta de nós, ela vai nos deixando profundamente inquietos, nervosos e, assim, damos más respostas, não estamos inteiros naquilo que fazemos, estamos sempre em busca de uma satisfação, porque uma profunda inquietação toma conta de nós.
Alimentemos a nossa fé, alimentemos a nossa relação de confiança e entrega a Deus, porque de outro modo não nos relacionamos com Ele, a não ser colocando n’Ele a nossa fé e a nossa confiança. Se colocamos n’Ele a nossa confiança, precisamos deixar que Ele tome conta do nosso coração e dos sentimentos que carregamos em nós.
Não perturbe o vosso coração, deixe que a fé conduza e ilumine os seus passos, sua alma e o seu viver.
Eu sei que temos receios, medos, temores, mas precisamos entregar, pela fé, tudo isso aos cuidados do Senhor. Uma vez que os entregamos, precisamos confiar. Eu posso entregar algo para você cuidar para mim, mas eu fico desconfiando, fico ligando, perturbando e perguntando: “Você está cuidando? Está tudo bem?”. Quando nos colocamos nas mãos de Deus, temos a plena confiança de que Ele cuida de nós.
Esses dias, uma situação me inquietou demais, eu queria uma resposta imediata, e Jesus me disse: “Não vos inquieteis, deixa que eu cuide. Você já fez a sua parte, agora é só esperar e confiar”. Eu digo o mesmo a você: viva bem e cumpra as suas obrigações. Se há algo que o inquieta, deixa que a graça de Deus vá cuidando, mas entregue isso nas mãos do Senhor. Não perturbe mesmo o vosso coração, deixe que a fé conduza e ilumine os seus passos, sua alma e o seu viver.
Deus abençoe você!
– Reflexão - Filiação divina
Direitos reservados: Fray Josep Mª MASSANA i Mola OFM
(Barcelona, Espanha)
Hoje, Jesus despede-se dos seus, antes de voltar ao Pai. É o início de seus discursos de despedida no evangelho de João. Jesus quer infundir consolo nos discípulos, lhes dizendo que vai para lhe preparar uma moradia e lhes dá ânimos para que continuem crendo no Pai e Nele.

Ao voltar “a casa” Jesus coloca-se no mesmo plano que o Pai, pois é Deus como Ele. O Pai é sua casa, como o Filho é a casa do Pai: Desabitam mutuamente no Espírito Santo. Nós, filhos no Filho, temos todos cabida na casa do céu, onde Jesus nos preparou um lugar.

—Obrigado, Senhor Jesus porque nos prepara um lugar junto ao Pai; obrigado porque queres levar-nos contigo a tua “Casa”, e fazemos compartilhar a glória que tu tens desde sempre com o Pai, no Espírito de Ambos.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Os discípulos de Jesus, com a notícia de que ele vai deixá-los, perdem a serenidade.
Perdemos a serenidade quando nos falta um ponto de apoio, quando não sabemos aonde vamos.
Mas Jesus os tranquiliza: que ponham total confiança nele, assim como confiam em Deus.
Jesus pessoalmente vai arrumar um lugar para eles na casa do Pai, e no momento oportuno virá buscá-los. Eles, que se mantêm fiéis no seguimento a Jesus, viverão para sempre com ele na glória do Pai.
Quanto ao caminho para chegar a Deus, eles o conhecem: é o próprio Jesus.
Com sua vida, morte e ressurreição, Jesus nos precede no caminho.
“Eu sou o Caminho… Ninguém chega ao Pai a não ser por mim”.
Cabe aos discípulos não perderem a direção, nem dispensarem o inseparável companheiro de viagem, o próprio Jesus.
 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

– Leitura Orante 
Autor Paulinas
Conteúdo publicado em  http://liturgia.catequisar.com.br   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Jo 14,1-6 - Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida
Preparamo-nos para este momento de oração,
 com todos os que se colocam em comunhão
para o encontro com a Palavra,
 rezando:
Espírito de verdade,
a ti consagramos a mente 

e nossos pensamentos: ilumina-nos.
Que  conheçamos Jesus Mestre
e compreendamos o seu Evangelho.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, 

tem piedade de nós.

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra:
O que diz o texto do dia? Lemos atentamente,  o texto: Jo 14,1-6, e observamos Jesus que volta a exortar à fé. E responde a uma pergunta de Tomé.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1 “Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. 2 Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós 3 e, quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que, onde eu estiver, estejais também vós. 4 E para onde eu vou, vós conheceis o caminho”. 5 Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” 6 Jesus respondeu: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”.

Refletindo
À pergunta de Tomé, Jesus responde fazendo uma completa definição de si: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim". Comentando este texto, o Bem-aventurado Tiago Alberione diz: "Estabelecer-se totalmente em Jesus Mestre Verdade (mente), Caminho (vontade) e Vida (sentimento); até chegar à suprema altura da nossa personalidade: é Jesus Cristo que pensa, ama e quer em mim".
Alberione fundamenta a espiritualidade da Família Paulina em Jesus Mestre Verdade, Caminho e Vida.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje? Onde fundamentamos a nossa espiritualidade? Qual é nosso método? Há tantos métodos bons, baseados na Palavra de Deus. Importante é que tenhamos um que nos leve a viver em Jesus Cristo, ou melhor, que deixemos Jesus Cristo viver em nós. 

Meditando

Os bispos, em Aparecida, disseram: "Jesus Cristo é o Filho de Deus verdadeiro, o único Salvador da humanidade. A importância única e insubstituível de Cristo para nós, para a humanidade, consiste em que Cristo é o caminho, a Verdade e a Vida. "Se não conhecemos a Deus em Cristo e com Cristo, toda a realidade se torna um enigma indecifrável; não há caminho e, ao não haver caminho, não há vida nem verdade". No clima cultural relativista que nos circunda, onde é aceita só uma religião natural, faz-se sempre mais importante e urgente estabelecer e fazer amadurecer em todo o corpo eclesial a certeza de que Cristo, o Deus de rosto humano, é nosso verdadeiro e único salvador." (DAp 22).
.
. 3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?
O que o texto me leva a dizer a Deus? 
Rezo a oração:
Senhor Jesus, Tu és o Caminho!
Em meio a sombras e luzes,
alegrias e esperanças, tristezas e angústias,
Tu nos levas ao Pai.
Não nos deixes caminhar sozinhos.
Fica conosco, Senhor!


Tu és a Verdade!
Desperta nossas mentes
e faze arder nossos corações com a tua Palavra.
Que ela ilumine e aqueça os corações sedentos de justiça e santidade.
Ajuda-nos a sentir a beleza de crer em Ti!
Fica conosco, Senhor!


Tu és a Vida!
Abre nossos olhos para te reconhecermos
no "partir o Pão", sublime Sacramento da Eucaristia!
Alimenta-nos com o Pão da Unidade.
Sustenta-nos em nossa fragilidade.
Consola-nos em nossos sofrimentos,
Faze-nos solidários com os pobres, os oprimidos e excluídos.
Fica conosco, Senhor!


Jesus Cristo: Caminho, Verdade e Vida,
No vigor do Espírito Santo,
Faze-nos teus discípulos missionários!
Com a humilde serva do Senhor, nossa Mãe Aparecida, queremos ser:
Alegres no Caminho para a Terra Prometida!
corajosas testemunhas da Verdade libertadora!
promotores da Vida em plenitude!
Fica conosco, Senhor! Amém!


Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tende piedade de nós!

4.Contemplação (Vida e Missão)  O que levamos na mente e no coração para a vida?
Qual meu novo olhar a partir da Palavra? 
Meu novo olhar é em busca do seguimento de Jesus Cristo, com este esquema: 
1) caminhando sobre as pegadas (adesão da vontade), 
2) escutando a sua doutrina (adesão da inteligência), 
3) vivendo no seu amor e na sua graça (adesão do coração e do espírito)

BÊNÇÃO

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.