segunda-feira, 5 de julho de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá. – (Mt 9,18-26)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J U L H O – VERDE – MÊS DE COMBATE /CONSCIENTIZAÇÃO AO CÂNCER GINECOLÓGICO  –

 J U L H O – VERDE/AMARELO - COMBATE ÀS HEPATITES VIRAIS E CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO

 J U L H O – LARANJA: CAMPANHA ABORDA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE SAÚDE BUCAL

 J U L H O – AMARELO: MÊS DE COMBATE ÀS HEPATITES VIRAIS

 GARÇA/SP, 05 DE JULHO de 2021 (segunda-feira) 186 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

O BAMBU QUE SE CURVA É MAIS FORTE QUE O CARVALHO QUE RESISTE.

((Proverbio Japonês)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA MUNDIAL DA CAPOEIRA

 DIA DO ADMINISTRADOR PÚBLICO

 DIA DO BIQUÍNI

 DIA DA GASTRONOMIA MINEIRA

 DIA DA INDEPENDÊNCIA DA VENEZUELA

 SEMANA NACIONAL DA EDUCAÇÃO

 SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIOS

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Fernando Prestes (São Paulo) Itaguaí (Rio de Janeiro) Poranga - Sobral - Beberibe (Ceará) Luís Gomes (Rio Grande do Norte) São João do Piauí (Piauí) Angical - Antônio Gonçalves - Campo Alegre de Lourdes - Cândido Sales - Iraquara - Santa Cruz da Vitória - Souto Soares (Bahia)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  VINICIUS DE GRANDI SILVA (São Paulo /SP)LETÍCIA MARCELO BUKVICH (filhota da Ana Paula e CL Eduardo-Lions Clube de Garça /SP)LILIANA HARUMI KUABARA FERREIRA (Cirurgiã Dentista-Marilia /SP)IRACY VIEIRA CATALANO (Lions Clube de Bauru Centro /SP)EDUARDO TADAIASSU TERAOKA (empresário Marilia/SP)ANA MARIA CAPUA (Lions Clube de Birigui /SP)LUIZ PASSAMAI JUNIOR (Garça /SP) MARIA DO CARMO PAULA (Bastos/SP) JULIO CESAR FILLETTI (Marilia/SP) SAMUEL MARTINS ALMEIDA (Lions Clube de Lagoa da Prata /MG) SEBASTIANA ALMEIDA (Garça /SP) APARECIDA ZANATA SANTOS (Garça /SP)YONE CALEGARO (Garça /SP) MAGDA CRISTINA MARTINS (Garça /SP) MOYSÉS  APARECIDO MARTINS LOPES  (Garça /SP) MARIA DO CARMO PAULA (Bastos /SP) Pe. JOSÉ ORANDI DA SILVA (Vigário Episcopal da Região Pastoral I- Administrador Paroquial da Catedral São Bento-Marilia /SP) Pe. VALDEMAR CARDOSO (Vigário Episcopal da Região Pastoral III- Pároco de Nossa Senhora da Glória de Tupi Paulista /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DA PROFISSÃO SOLENE DO: FREI JOSÉ ANTONIO ALVES DE SOUZAó2018ó03 ANOS (Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus – GARÇA /SP)

 

 Santo do Dia 

■ SANTO ANTÕNIO MARIA ZACCARIA

Antônio Maria (Itália, 1502-1539), formado em medicina, dedicou-se aos doentes pobres. Ordenado sacerdote, fundou a Sociedade dos Clérigos Regulares de São Paulo (Barnabitas).

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Se eu conseguir ao menos tocar no seu manto, ficarei curada – Mt 9,18-26

Deus sempre ouve nossos pedidos, mas nos dá apenas aquilo que é mais necessário.

 

- Recebemos, ó Deus, a vossa misericórdia no meio do vosso templo. Vosso louvor se estenda, com o vosso nome, até os confins da terra; toda justiça se encontra em vossas mãos. (Sl 47,10)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Para realizar seu plano de salvação, Deus continua a convidar colaboradores, aos quais se manifesta de variados modos. Celebremos com a mente e o coração abertos aos apelos do Senhor.

 

– Oração 

 

PAI, QUE MINHA RESPOSTA IMEDIATA AOS APELOS DE MEUS SEMELHANTES MANIFESTE A VERACIDADE DO QUE PROCLAMO POR MEIO DE PALAVRAS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que, pela humilhação do vosso Filho, reerguestes o mundo decaído, enchei os vossos filhos e filhas de santa alegria e dai aos que libertastes da escravidão do pecado o gozo das alegrias eternas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 354

 

– 05 de julho de 2021  2ª-feira da 14ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Mediante a cura de duas mulheres, Jesus reforça a resposta aos que lhe perguntavam se ele de fato era o Messias. Onde o Mestre encontra fé, aí brotam abundantes graças. 

 

1ª Leitura (Gn 28,10-22a)  – Jacó viu uma escada com a ponta tocando o céu e os anjos de Deus subindo e descendo por ela e Deus que lhe falava.   Leitura do Livro do Gênesis:

 

Naqueles dias, 10Jacó saiu de Bersabeia e dirigiu-se a Harã. 11Chegando a certo lugar, quis passar ali a noite, pois o sol já se havia posto. Tomou uma das pedras do lugar, fez dela travesseiro e ali mesmo adormeceu. 12E viu em sonho uma escada apoiada no chão, com a outra ponta tocando o céu e os anjos de Deus subindo e descendo por ela.

13No alto da escada estava o Senhor que lhe dizia: “Eu sou o Senhor, Deus de Abraão, teu pai, e Deus de Isaac; darei a ti e à tua descendência a terra em que dormes. 14A tua descendência será como o pó da terra, e te expandirás para o ocidente e o oriente, para o norte e para o sul. Em ti e em tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra. 15Estou contigo e te guardarei onde quer que vás, e te reconduzirei a esta terra. Nunca te abandonarei até cumprir o que te prometi”. 16Ao despertar, Jacó disse: “Sem dúvida, o Senhor está neste lugar e eu não sabia”. 17Cheio de pavor, disse: “Como é terrível este lugar! Isto aqui só pode ser a casa de Deus e a porta do céu”.

18Jacó levantou-se bem cedo, tomou a pedra de que tinha feito travesseiro e a pôs de pé para servir de coluna sagrada, derramando óleo sobre ela. 19E deu ao lugar o nome de “Betel”. Antes, porém, a cidade chamava-se Luza. 20Jacó fez um voto, dizendo: “Se Deus estiver comigo e me proteger nesta viagem, dando-me pão para comer e roupa para vestir, 21e se eu voltar são e salvo para a casa de meu pai, então o Senhor será o meu Deus. 22aE esta pedra que ergui como coluna sagrada, será uma ‘morada de Deus’”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 91(90)

 

Vós sois meu Deus, no qual confio inteiramente.

 

 

– 05 de julho de 2021  2ª-feira da 14ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá.  (Mt 9,18-26)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Jesus Cristo salvador destruiu o mal e a morte; / fez brilhar, pelo Evangelho, / a luz e a vida imperecíveis (2Tm 1,10). 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

18Enquanto Jesus estava falando, um chefe aproximou-se, inclinou-se profundamente diante dele, e disse: “Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá”.

19Jesus levantou-se e o seguiu, junto com os seus discípulos. 20Nisto, uma mulher que sofria de hemorragia há doze anos veio por trás dele e tocou a barra do seu manto. 21Ela pensava consigo: “Se eu conseguir ao menos tocar no manto dele, ficarei curada”. 22Jesus voltou-se e, ao vê-la, disse: “Coragem, filha! A tua fé te salvou”. E a mulher ficou curada a partir daquele instante.

23Chegando à casa do chefe, Jesus viu os tocadores de flauta e a multidão alvoroçada, 24e disse: “Retirai-vos, porque a menina não morreu, mas está dormindo”. E começaram a caçoar dele. 25Quando a multidão foi afastada, Jesus entrou, tomou a menina pela mão, e ela se levantou. 26Essa notícia espalhou-se por toda aquela região. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Sejamos ousados ao manifestarmos a nossa fé”

 

“Um chefe aproximou-se, inclinou-se profundamente diante dele, e disse: ‘Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá’”

(Mateus 9,18).

O chefe da sinagoga, que sabemos que é Jairo, viu a sua filha praticamente morta em seus braços, e ele, como chefe da sinagoga, não podia fazer nada por ela. Mas ele sabia que Jesus podia dar vida à sua filha. É por isso que ele vai atrás de Jesus, é por isso que ele corre atrás de Jesus e diz: “Vem, impõe tua mão sobre ela e ela voltará à vida, ela viverá”.

 

A fé de Jairo é a fé que eu desejo para todos os pais, porque nós, mais do que nunca, precisamos de fé para criar nossos filhos, para dar vida aos nossos filhos. Porque você pode dar tudo o que for de material para os seus, do bom e do melhor, mas o que os nossos precisam é da vida.

 

Aqui é vida em Deus, vida sublime, vida plena, porque a vida humana tem se tornado perecível; os nossos filhos têm morrido espiritualmente, antes mesmo da morte física; os nossos filhos têm morrido até para o sentido da vida, porque o mundo tem roubado a vida dos nossos. Precisamos implorar pela vida dos nossos filhos, invocar a cada dia a bênção de Deus sobre os nossos filhos, para que esse mundo não roube-os, para que esse mundo não tire a vida deles.

 

“Que a fé nos cure e nos tire os fardos pesados que carregamos sobre nós”

 

Ore papai, ore mamãe pela sua criança que está doente e enferma, mas ore pela sua criança em tudo e quanto estágio da sua vida, porque seu filho vai ser sempre uma criança para você, mesmo se tornando um adulto. Ore para a sua criança já no ventre da sua mãe, ore para que Jesus esteja com ela em todas as fases do seu crescimento, ore para que a fé seja o grande sustento e alimento na educação, na criação, na formação dos nossos. Para que a vida não seja roubada, para que a vida não lhe seja tirada. Supliquemos a Jesus pela vida dos nossos.

 

Na ousadia, manifestemos a nossa fé, porque foi ousadia que teve aquela mulher que sofria de uma hemorragia crônica há tantos anos, e ninguém podia fazer nada por ela, nem os médicos nem os profissionais todos que ela recorreu com o dinheiro que tinha. Ela precisava ser tocada pela graça.

 

Nós, muitas vezes, sofremos de paralisias, de doenças, enfermidades, inclusive, enfermidades mentais e emocionais há tantos anos da nossa vida e gastamos com remédios, com tratamentos… Enfim, temos que correr atrás, temos que cuidar da nossa saúde, mas nos falta, muitas vezes, uma atitude de fé.

 

Quando aquela mulher foi para Jesus, ela jogou em cima d’Ele aquele mal que a fazia sofrer tantos anos. Estamos carregando, às vezes, fardos pesados, estamos carregando ressentimentos, mágoas, rancores, traumas a vida inteira, e Deus não nos quer com fardos pesados porque o fardo de Jesus é leve.

 

Joguemos, como essa mulher jogou com toda a fé do seu coração, aquilo que mais lhe pesava. “Minha filha, a tua fé te curou”.

 

Meu filho, minha filha, que a fé nos cure e nos tire os fardos pesados que carregamos sobre nós.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O relato de um milagre se encaixa no relato de outro. O primeiro, a cura de uma doença grave; o outro, a restituição da vida a uma menina morta. Em ambos os casos, duas atitudes são decisivas: a fé que pede e espera e o toque físico de Jesus. Como em outras ocasiões, Jesus não se move com base em preconceitos: deixa-se tocar pela mulher considerada impura porque sofria de hemorragia; depois, toma a pequena defunta pela mão e a faz levantar-se. Tocar em defunto também era ação proibida pelas tradições antigas. Aquele que é a Vida e devolve a vida não pode contaminar-se tocando um cadáver. Onde Jesus está presente, podem-se dispensar os “flautistas e a multidão em alvoroço”, que celebram a morte: “Eu sou a ressurreição. Quem acredita em mim, ainda que morra, viverá” (Jo 11,25).

O R A Ç Ã O

Ó Jesus Libertador, encontras duas pessoas de profunda fé: um chefe, cuja filhinha acabara de morrer; e uma mulher, vítima de contínua hemorragia. Pelo toque em tuas vestes, a mulher sentiu-se curada; pelo teu toque no corpo da menina, ela voltou a viver. Senhor, aumenta nossa fé. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

LEITURA ORANTE

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mt 9,18-26 - Um toque de fé

 

LEITURA ORANTE

 

Confiar no Senhor e aproximar-se dele com humildade é ter a certeza da vida. Quem busca o Senhor com sinceridade, encontra-se com Ele. Silencie e busque este encontro.

 

“Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Temos necessidade de Vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra e que, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber a vossa presença. Iluminai a nossa mente, movei o nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Detenha-se na atitude das pessoas que se aproximam de Jesus para pedir VIDA. Como é a relação entre Jesus e o ser humano revelado no texto?

 

“A situação apresentada é pior que a do centurião, que pediu pelo seu servo doente. Agora a filha está morta e isso exige uma fé ainda maior. O chefe acredita que a própria morte está sujeita à autoridade de Jesus. Ele toma a menina pela mão e ela volta à vida. A simbologia do fato nos atinge a todos. O pecado nos leva à morte espiritual. Infinito em sua misericórdia, Jesus nos toma pela mão e nos devolve à comunidade. Tocar no manto de Jesus significa acolher a sua adorável pessoa. Ele tem o poder de curar nossas enfermidades. Tanto o chefe como a mulher adoentada conseguiram seus objetivos pelo caminho da fé. Deus sempre ouve nossos pedidos, mas nos dá apenas aquilo que é mais necessário.

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim hoje? A partir deste Evangelho que ensinamento de Jesus eu acolho para minha vida? De que modo esse relato evangélico fortalece a sua caminhada de fé?

 

3.Oração (Vida)

Feche os olhos e traga na presença do Senhor as pessoas que vieram à sua mente durante a Leitura orante. Reze por elas e por você. Reze por tantos irmãos que vivem situações extremas de doença, fome, miséria e exclusão.

Reze:

Ó Pai, alegria e esperança de vosso povo, viestes até nós para nos dar vida e vida em abundância. Enviai vosso Espírito de verdade e amor para que a sociedade se abra à aurora de um mundo justo e solidário, sinal do reino que há de vir. Por Cristo Senhor nosso. Amém.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Deixe que a Palavra lida e meditada ecoe no coração ao longo deste dia. Decida como você deseja viver, concretamente, os apelos que o Senhor lhe fez?

 

Bênção 

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.