segunda-feira, 13 de abril de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ! FELIZ PÁSCOA! ■–de anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galiléia. Lá eles me verão. - (Mt 28,8-15)



– ONU # UNESCO
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 A B R I L – MÊS DA LITERATURA INFANTIL  – P Á S C O A  
 GARÇA/SP, 13 DE ABRIL de 2020 (segunda-feira) 104º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA
COMECE O DIA FELIZ! FELIZ PÁSCOA!

 PENSAMENTO DO DIA 
JESUS CRISTO, MORRENDO, APAGOU NOSSA CONDENAÇÃO COM SEU SANGUE PARA QUE ASSIM RECUPERÁSSEMOS A ESPERANÇA DO PERDÃO E DA SALVAÇÃO ETERNA.
(Santo Afonso Maria de Ligório)


 DATAS COMEMORATIVAS 
 DIA MUNDIAL DO BEIJO
DIA Nacional da Alegria
DIA DOs JOVENS
DIA do Parque de Diversão
DIA DO OFFICE BOY
DIA DO HINO NACIONAL BRASILEIRO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Fortaleza (Ceará) Cerro Grande - Campos Borges - Entre-Ijuís – Harmonia - Nova Esperança do SulPaverama - Terra de Areia (Rio Grande do Sul) Itambacuri (Minas Gerais) Tabocas do Brejo Velho (Bahia)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: PEDRO PEREIRA LEME (5 anos do afilhado/filho de Josiane/Sergio-Garça /SP) MARCELO DA SILVA (Lions Clube Universitário de Garça-Macrocontábil Conessa-Garça /SP) ELAINE MAZARIN (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP) JOÃO  MARCIO  VELLO (Lions Clube de TUPI PAULISTA/SP) IVANIR BELTRAME ROCHA (1ª VDG-DLC12-Lions Clube de Governador Valadares Figueira do Rio Doce /MG) ANGELICA CANTU TEIXEIRA (DOM TURISMO Garça /SP) KATIA ELIZABETH ZARATE ROLON MANCUSO (São Paulo /SP) JOSE MOACIR RIBEIRO (Garça/SP) LUIZ CARLOS DE SOUZA (Garça/SP) LUIZ AUGUSTO R DA SILVA (Garça/SP)  Pe. José Gilmar Moreira (SV - Pároco da Paróquia Santa Isabel de Marília/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: TANIA TEIXEIRA e CLAUDIO PÁDUA GODOI ó2007ó13 ANOS (Lions Clube de Marilia/SP)

 SANTO DO DIA 
SÃO MARTINHO I
SANTO HERMENEGILDO
SANTA IDA

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
O Senhor vos introduziu na terra onde correm leite e mel; que sua lei esteja sempre em vossos lábios! (Ex 13,5.9).
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!
■ A história da salvação atinge seu auge. O Messias cumpre as promessas antigas a seu respeito e, pelo poder de Deus, ressuscita dos mortos. Nesta Eucaristia nos abramos aos testemunhos da ressurreição.
– Oração 
“PAI, FAZE-ME COMPREENDER QUE A RESSURREIÇÃO DE JESUS É OBRA DO TEU AMOR POR ELE E POR TODA A HUMANIDADE.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
 Ó Deus, que fazeis crescer a vossa Igreja, dando-lhe sempre novos filhos e filhas, concedei que, por toda a sua vida, estes vossos servos e servas sejam fiéis ao sacramento do batismo que receberam, professando a fé. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

13 de março de 2020 2ª-feira na Oitava da Páscoa
Liturgia da Palavra
Expressões de alegria se manifestam por toda parte. Os textos bíblicos do tempo pascal nos envolvem em clima de exultação e louvor pela presença do Cristo ressuscitado em nosso meio. 

1ª Leitura (At 2,14.22-23) Não era possível que a morte o dominasse.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

No dia de Pentecostes, 14Pedro de pé, junto com os onze apóstolos, levantou a voz e falou à multidão: 22”Homens de Israel, escutai estas palavras: Jesus de Nazaré foi um homem aprovado por Deus, junto de vós, pelos milagres, prodígios e sinais que Deus realizou, por meio dele, entre vós. Tudo isto vós bem o sabeis. 23Deus, em seu desígnio e previsão, determinou que Jesus fosse entregue pelas mãos dos ímpios, e vós o matastes, pregando-o numa cruz. 24Mas Deus ressuscitou a Jesus, libertando-o das angústias da morte, porque não era possível que ela o dominasse.
25Pois Davi dele diz: ‘Eu via sempre o Senhor diante de mim, pois está à minha direita para eu não vacilar. 26Alegrou-se por isso meu coração e exultou minha língua e até minha carne repousará na esperança. 27Porque não deixarás minha alma na região dos mortos nem permitirás que teu Santo experimente corrupção. 28Deste-me a conhecer os caminhos da vida e a tua presença me encherá de alegria’.
29Irmãos, seja-me permitido dizer com franqueza que o patriarca Davi morreu e foi sepultado e seu sepulcro está entre nós até hoje. 30Mas, sendo profeta, sabia que Deus lhe jurara solenemente que um de seus descendentes ocuparia o trono. 31É, portanto, a ressurreição de Cristo que previu e anunciou com as palavras: ‘Ele não foi abandonado na região dos mortos e sua carne não conheceu a corrupção’. 32Com efeito, Deus ressuscitou este mesmo Jesus e disto todos nós somos testemunhas”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 16(15)
Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!

 Evangelho do dia
13 de março de 2020 2ª-feira na Oitava da Páscoa
Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galiléia. Lá eles me verão.  - (Mt 28,8-15)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos.
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 8as mulheres partiram depressa do sepulcro. Estavam com medo, mas correram com grande alegria, para dar a notícia aos discípulos. 9De repente, Jesus foi ao encontro delas, e disse: “Alegrai-vos!” As mulheres aproximaram-se, e prostraram-se diante de Jesus, abraçando seus pés.
10Então Jesus disse a elas: “Não tenhais medo. Ide anunciar a meus irmãos que se dirijam para a Galiléia. Lá eles me verão”. 11Quando as mulheres partiram, alguns guardas do túmulo foram à cidade, e comunicaram aos sumos sacerdotes tudo o que havia acontecido. 12Os sumos sacerdotes reuniram-se com os anciãos, e deram uma grande soma de dinheiro aos soldados, 13dizendo-lhes: “Dizei que os discípulos dele foram durante a noite e roubaram o corpo, enquanto vós dormíeis. 14Se o governador ficar sabendo disso, nós o convenceremos. Não vos preocupeis”.
15Os soldados pegaram o dinheiro, e agiram de acordo com as instruções recebidas. E assim, o boato espalhou-se entre os judeus, até o dia de hoje.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


COMENTÁRIO DO EVANGELHO
Texto de: Antônio Carlos Santini
da Comunidade Católica Nova Aliança..
contato: santini@novaalianca.com.br       
Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  
O medo rouba a nossa verdadeira alegria de viver”
As mulheres partiram depressa do sepulcro. Estavam com medo, mas correram com grande alegria para dar a notícia aos discípulos”
(Mateus 28,8)
As mulheres estavam temerosas e medrosas mesmo depois de terem encontrado Jesus, o Ressuscitado. Foi uma mistura de medo e de alegria. Alegria porque se encontraram com o Ressuscitado, mas medo dos homens e das circunstâncias, medo de como poderiam ser recebidas e aceitas.

Também é assim a nossa vida, temos a alegria de sermos discípulos de Jesus, a alegria de saber que Ele está vivo, a alegria de pertencermos a Jesus, o Ressuscitado, mas, muitas vezes, o medo fala mais alto do que a alegria da Ressurreição.

Temos medo das circunstâncias, medo do amanhã, medo do que não conseguimos e medo de todas as incertezas que o tempo provoca em nós. É preciso dizer que a fé precisa vencer a todo o medo da nossa alma e do nosso coração. Precisamos, sim, nos ocupar, cuidar da vida, das situações e das coisas, mas mais do que isso, é preciso vencer a todo e a qualquer medo.

Tudo o que nos faz sermos movidos pelo medo, vai nos corroendo, nos abatendo, nos enfraquecendo e roubando a nossa alegria de viver. Quantas vezes nos encontramos deprimidos, sem gosto pela vida; quantas vezes nos encontramos para baixo porque razões humanas nos foram tiradas e não nos alegramos, não sorrimos.

Olhemos todos para Jesus e encontremos n’Ele a alegria de viver”

É preciso ressuscitar a alegria e a vida. Onde está o seu sentido e a sua razão de viver? O que, de fato, dá alegria para a sua vida? Alguns, para se alegrarem, precisam da bebida; outros, das drogas; outros, precisam de outros meios para poderem se alegrar. São alegrias humanas e passageiras que, muitas vezes, deixam um profundo vazio na alma, uma angústia que vai nos corroendo e nos matando aos poucos.

Estou falando da verdadeira alegria que somente Deus pode nos dar. É uma alegria serena e mansa, que nos leva a nos alegrarmos com o verdadeiro sentido da vida. Não precisamos ficar sorrindo para tudo quanto é lado, dando gargalhadas, mas é a certeza de que a nossa vida tem sentido; é a certeza de que encontramos uma razão para viver.

Meu encontro com Jesus Ressuscitado foi a transformação da minha vida, tenho todas as penúrias da vida, todas as situações difíceis e complicadas que todo o ser humano passa e vive. Tenho os desalentos que encontro em cada caminho desta vida, mas não tiro o meu olhar de Jesus vivo e ressuscitado. Cada vez que olho para Jesus e paro de olhar para mim, para os meus problemas e para as situações tenebrosas da vida, encontro a alegria e a razão de viver.

Encontre-se hoje com Jesus, olhe para Ele, para de olhar para si, para os seus problemas e para a vida dos outros. Olhemos todos para Jesus e encontremos n’Ele a alegria de viver.

 Deus abençoe você!


 Reflexão - Adorar é reconhecer desde a humildade a grandeza infinita de Deus
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos do Papa Francisco)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— mas que nunca, se faz necessário a adoração. Adorar é prostrar-se, é reconhecer desde a humildade, a grandeza infinita de Deus. Só más que nunca, se Só a verdadeira humildade pode reconhecer a verdadeira grandeza, e reconhecer também o pequeno que pretende apresentar-se como grande.

Uma das maiores perversões de nosso tempo é que nos propõem adorar o humano deixando de lado o divino. “Só ao senhor adorarás” é o grande desafio ante tantas propostas de nada e de vazio. Não adorar os ídolos contemporâneos com seus cantos de sereias, é o grande desafio de nosso presente. Ídolos que causam morte não merecem adoração alguma, só o Deus da vida merece adoração e gloria.

Adorar é dizer “Deus” e dizer “vida”. Adorar é ser testemunha alegres de sua vitória, é não deixarmos vencer pela a grande tribulação e gostar antecipadamente da festa do encontro com o cordeiro, o único digno de adoração e em quem celebramos o triunfo da vida e do amor sobre a morte e o desamparo.

Recadinho Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Dois modos de admitir que Jesus ressuscitou: o testemunho das mulheres e a tramoia das autoridades religiosas para abafar o fato. As mulheres deparam-se com o sepulcro vazio e a aparição do Ressuscitado, que fala com elas; quanto aos sumos sacerdotes, pretendem dar uma explicação ao fenômeno, negando a ressurreição de Jesus. Não admitem que foram derrotados; inventam uma história paralela. Recorrem à mentira e, para sustentá-la, dão “bastante dinheiro aos soldados”. Caem no ridículo ao lutar contra as evidências. Vencedor da morte, Jesus dá aos discípulos o título de irmãos e, por meio das mulheres, recomenda que se dirijam à Galileia. Foi aí, longe de Jerusalém, centro do poder, que Jesus começou seu ministério, escolhendo seus discípulos, continuadores de sua obra.

ORAÇÃO
Ó Cristo ressuscitado, terminados os dias escuros de tua Paixão e Morte, eis que a tua resplendente luz volta a iluminar o mundo, e tua presença gloriosa inunda de entusiasmo e esperança nossos corações. Torna-nos, Senhor, anunciadores de tua ressurreição para os povos de todos os tempos. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autor Paulinas
Conteúdo publicado em  https://leituraorantedapalavra.blogspot.com//    
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 28,8-15 - Quem busca, encontra o Cristo Ressuscitado!

Saudação
Preparamo-nos para a Leitura Orante, rezando:

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Vinde Espírito Santo, enchei os corações de vossos fieis
e acendei neles o fogo do vosso amor.
Enviai, Senhor o vosso Espírito
e tudo será criado;
E renovareis a face da terra.
Ave Maria....
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - - O que a Palavra diz?
Lemos atentamente, o texto do Evangelho do Dia: Mt 28,8-15.

Elas foram embora depressa do túmulo, pois estavam com medo, mas muito alegres. E correram para contar tudo aos discípulos. De repente, Jesus se encontrou com elas e disse:
- Que a paz esteja com vocês!
Elas chegaram perto dele, abraçaram os seus pés e o adoraram.
Então Jesus disse:
- Não tenham medo! Vão dizer aos meus irmãos para irem à Galileia, e eles me verão ali.
Enquanto as mulheres ainda estavam no caminho, alguns dos soldados que estavam vigiando o túmulo voltaram para a cidade e contaram aos chefes dos sacerdotes tudo o que havia acontecido. Os chefes se reuniram com os líderes judeus e fizeram os seus planos.

 Então deram uma grande quantia de dinheiro aos soldados e ordenaram o seguinte:
- Digam que os discípulos dele vieram de noite, quando vocês estavam dormindo, e roubaram o corpo. Se o Governador souber disso, nós vamos convencê-lo de que foi isso mesmo o que aconteceu, e vocês não terão nenhum problema.

Os soldados pegaram o dinheiro e fizeram o que os chefes dos sacerdotes tinham mandado. E esse boato se espalhou entre os judeus até o dia de hoje.

Refletindo
Jesus ressuscitado aparece primeiro, às mulheres. Por quê? Por que não apareceu primeiro aos discípulos? Não é fácil entender. Mas, pouco antes, quem estava junto à cruz de Jesus eram as mulheres. Provaram ter um grande e verdadeiro amor. Amor que não terminou com a morte. Isto se deduz pelo fato de serem elas as que por primeiro vão ao túmulo para ungir o corpo do Senhor. Há um provérbio popular que diz: “Quem procura, acha!” Poderíamos completar: quem procura o bem, o encontra. Quem procura Deus, o encontra! Aconteceu com as mulheres que ficaram “muito alegres” por ver o Senhor vivo. Tornaram-se assim as primeiras anunciadoras da Ressurreição!
 2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) - - O que a Palavra diz para mim?
Pergunto-me: para onde caminho?
Busco o quê? O bem? O amor? A Verdade? A justiça?

Meditando
Veja o que os bispos nos sugeriram em Aparecida: “No rosto de Jesus Cristo, morto e ressuscitado, maltratado por nossos pecados e glorificado pelo Pai, nesse rosto doente e glorioso, com o olhar da fé podemos ver o rosto humilhado de tantos homens e mulheres de nossos povos e, ao mesmo tempo, sua vocação à liberdade dos filhos de Deus, à plena realização de sua dignidade pessoal e à fraternidade entre todos. A Igreja está a serviço de todos os seres humanos, filhos e filhas de Deus.” (DAp 32).
 3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - - O que a Palavra nos leva a dizer a Deus? Rezamos com Maria, a Mãe de Jesus, as alegrias da Ressurreição de seu Filho Jesus.

- Rainha do céu, alegrai-vos, aleluia!
- Porque quem merecestes trazer em vosso puríssimo seio, aleluia!
- Ressuscitou como disse, aleluia!
- Rogai a Deus por nós, aleluia!
- Exultai e alegrai-vos, ó Virgem Maria, aleluia!
- Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, aleluia!
Ave, Maria...
- Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
- Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos
Ó Deus, que alegrastes o mundo com a ressurreição de vosso Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso, concedei-nos, vos suplicamos, que por sua Mãe, a Virgem Maria, alcancemos as alegrias da vida eterna. Pelo mesmo Cristo, nosso Senhor. Amém.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - - Qual o nosso novo olhar a partir da Palavra?
Vamos cultivar um olhar que BUSCA Deus em tudo e em todos ver o rosto de Cristo ressuscitado.
BÊNÇÃO

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
FELIZ PÁSCOA! FELIZ PÁSCOA!