quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ O que torna impuro o homem é o que sai do seu interior. – (Mc 7,14-23)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 F E V E R E I R O ROXO  MÊS DE COMBATE DA CONSCIENTIZAÇÃO DA LUPUS/DO MAL DE ALZHEIMER E DA FIBROMIALGIA

 F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS PARA CONSCIENTIZAR SOBRE A LEUCEMIA

 GARÇA/SP, 09 DE FEVEREIRO de 2022 (quarta-feira) 040º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  D I A  F E L I Z !

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

A beleza e a feiura são miragem, porque os outros acabam vendo o nosso interior."

(Frida Khalo)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA NACIONAL DO SURF

DIA DO FREVO PERNAMBUCANO

DIA DA INTERNET SEGURA

DIA DO COPERNÍCIO

SEMANA MUNDIAL DA HARMONIA INTER-RELIGIOSA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Granjeiro  (Ceará)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: LUCIA HELENA CONESSA DA SILVA (minha Irmã 7.2 – São Paulo /SP)roberto PEREIRA (primo-São Paulo /SP)ALEXANDRE ALFREDO MORAES (PM -Garça /SP)JOÃO MIRANDA DO NASCIMENTO (Bauru /SP)JOSÉ Apolinar Alvarez Contramaestre (Club de Leones Santa Ana MonarcaTachira E1- San Cristobal-Tachira Venezuela)MARIA ISABEL BELLINE PARMIGIANI (Garça /SP) FLORISVALDO DE LuCa (Garça /SP)RAPHAEL CASTRO (Garça /SP) LAUREN KAWATA SUEMI (Ribeirão Preto /SP)EDUARDO OLIVEIRA (Garça /SP)  Frei nivaldo pasqualim (Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus-Olímpia /SP) Pe. MARCELO ANTONIO DOS SANTOS (Pároco da Paróquia São José Operário de Tupã /SP) MARCELO LEONEL  TOLEDO (Cassilândia /MS) ARIANE LIMA (Marilia /SP) ALEXANDRE Lorenzetti (Garça /SP) Fabiana Agostine  (Garça /SP)-

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: TEREZA PEREZ PRADO E LUIZ CARLOS PRADOó1974ó48 ANOS ó(casal PDG-DLC5-Lions Clube de Suzano/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE BRODOWSKIó1977ó45 ANOS(Distrito LC 6)

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

 SANTO DO DIA 

SANTA Apolônia

Santo Miguel Febres Cordero Munhoz

SÃO ROMUALDO

SÃO MARON

Eugênia Smet

BEATA ANNA CATARINA EMMERICH

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia : Escutai-me, vós todos, e compreendei! Nada que, de fora, entra na pessoa pode torná-la impura. O que sai da pessoa é que a torna impura=> Mc 7,14-23 - O que faz impura ou pura uma pessoa?

 

 

Entrai, inclinai-vos e prostrai-vos: adoremos o Senhor que nos criou, pois ele é o nosso Deus (Sl 94,6s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

A fama de Salomão, baseada em suas demonstrações de sabedoria, despertou admiração da rainha estrangeira, que se pôs a louvar a Deus. Aprendamos a fazer correto uso dos talentos que o Senhor nos concede.

 

– Oração 

 

PAI, QUE SAIBAMOS ESCUTAR A VOZ DO SEU ESPÍRITO, AGINDO EM NOSSAS CONSCIÊNCIAS, PARA QUE SEMPRE NOS FAÇA EVITAR O QUE É IMPURO E NOS FORTALEÇA PARA FAZER O QUE É PURO, SEGUNDO O SEU CORAÇÃO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Velai, ó Deus, sobre a vossa família com incansável amor; e, como só confiamos na vossa graça, guardai-nos sob a vossa proteção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

                              09 de fevereiro de 2022 - 4ª-feira da 5ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Deus se compraz com as atitudes que brotam de um coração puro, e não com ostentações e ritos meramente exteriores. 

 

1ª Leitura (1Rs 10,1-10) – A rainha de Sabá viu toda a sabedoria de Salomão.  Leitura do Primeiro Livro dos Reis:

 

1Naqueles dias, a rainha de Sabá, tendo ouvido falar – para a glória do Senhor – da fama de Salomão, veio prová-lo com enigmas. 2Chegou a Jerusalém com numerosa comitiva, com camelos carregados de aromas, e enorme quantidade de ouro e pedras preciosas. Apresentou-se ao rei Salomão e expôs-lhe tudo o que tinha em seu pensamento. 3Salomão soube responder a todas as suas perguntas: para ele nada houve tão obscuro que não pudesse esclarecer. 4Quando a rainha de Sabá viu toda a sabedoria de Salomão, a casa que tinha construído, 5os manjares da sua mesa, os cortesãos sentados em ordem à mesa, as diversas classes dos que o serviam e suas vestes, os copeiros, os holocaustos que ele oferecia no templo do Senhor, ficou pasmada e disse ao rei: 6“Realmente era verdade o que eu ouvi no meu país a respeito de tuas palavras e de tua sabedoria! 7Eu não queria acreditar no que diziam, até que vim e vi com os meus próprios olhos, e reconheci que não me tinham dito nem a metade. Tua sabedoria e tua riqueza são muito maiores do que a fama que chegara aos meus ouvidos. 8Feliz a tua gente, felizes os teus servos que gozam sempre da tua presença e que ouvem a tua sabedoria! 9Bendito seja o Senhor, teu Deus, a quem agradaste, que te colocou sobre o trono de Israel, porque o Senhor amou Israel para sempre, e te constituiu rei para governares com justiça e equidade”. 10Depois, ela deu ao rei cento e vinte talentos de ouro e grande quantidade de aromas e pedras preciosas. Nunca mais foi trazida tanta quantidade de aromas como a que a rainha de Sabá deu ao rei Salomão.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 36(37)

 

O justo tem nos lábios o que é sábio.

 

 

– 09 de fevereiro de 2022 - 4ª-feira da 5ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

O que torna impuro o homem é o que sai do seu interior.   (Mc 7,14-23)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Vossa Palavra é a verdade; / santificai-nos na verdade! (Jo 17,17) 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

Naquele tempo, 14Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: “Escutai todos e compreendei: 15o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. 16Quem tem ouvidos para ouvir ouça”.
17Quando Jesus entrou em casa, longe da multidão, os discípulos lhe perguntaram sobre essa parábola. 18Jesus lhes disse: “Será que nem vós compreendeis? Não entendeis que nada do que vem de fora e entra numa pessoa pode torná-la impura, 19porque não entra em seu coração, mas em seu estômago e vai para a fossa?” Assim Jesus declarava que todos os alimentos eram puros20Ele disse: “O que sai do homem, isso é que o torna impuro. 21Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, 22adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. 23Todas estas coisas más saem de dentro e são elas que tornam impuro o homem”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: - Escutai todos e compreendei: o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior...”

(Marcos 7,18.20-22).

 

Jesus, a religião do seu tempo determinava legalmente, e separava o que era puro do que era impuro, desde certos alimentos até os enfermos, os pobres, as mulheres, e os pagãos. Somente o que considerado puro exteriormente podia aproximar-se de Deus e participar do culto.

O senhor veio abolir essas proibições, porque tudo e todos foram criados por Deus e, por isso, toda a criação é pura. Principalmente, os alimentos dados por Deus para o sustento da vida dos seus filhos.

A verdadeira impureza não vem de fora para dentro, mas de dentro para fora do homem, a começar das suas más intenções.

É do coração humano, lugar da consciência e da vontade de cada pessoa, que irrompem a corrupção, a inveja, a ganância, os homicídios, adultérios, e tantas outros males. Assim, o senhor nos liberta de regras humanas inúteis diante de Deus, mas nos compromete com atitudes interiores de pureza e de honestidade moral em tudo o que pensamos e fazemos.

Por isso, a nossa consciência é o primeiro juiz das nossas verdadeiras intenções, que não permite que nos enganemos a nós próprios, independente se os outros nos julgam bons ou maus.

Eis a fidelidade que o senhor nos pede, ao mesmo tempo em que nos proíbe de julgar as intenções dos outros.

 

Senhor, que saibamos escutar a voz do seu Espírito, agindo em nossas consciências, para que sempre nos faça evitar o que é impuro e nos fortaleça para fazer  o que é puro, segundo o seu coração.

 

 

Mãe santíssima, coração imaculado, proteja-nos de todas as impurezas que nos tentam e conduza-nos pelos caminhos de uma constante coerência com o Evangelho do seu Filho. Amém! 

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Diante da multidão, Jesus esclarece a questão da lei do puro e impuro: o que torna a pessoa pura ou impura – boa ou má – diante de Deus não são as coisas que entram em contato com ela, mas a atitude do seu coração. É dele (do coração) que saem as traições, as injustiças, a maldade. A impureza não vem de fora, é pensada a partir do coração. Jesus sugere que cada pessoa procure dentro de si mesma a raiz do pecado e a raiz do amor. Isso para dizer que não há alimento puro ou impuro, quando muito há alimentos mais saudáveis e menos saudáveis. Nenhum alimento torna a pessoa impura ou má diante de Deus. O coração da pessoa é feito para amar, só que muitas vezes as pessoas o transformam em fonte de ódio, raiva, intolerância, discriminação, inveja etc., que afastam de Deus e da boa convivência com os irmãos e irmãs.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 7,14-23 - O que faz impura ou pura uma pessoa?

 

Oração Inicial


Preparamo-nos  para a Leitura Orante rezando,

com todos os que navegam pelas mídias sociais:

 

Senhor Jesus, Tu és o Caminho!

Em meio a sombras e luzes,

alegrias e esperanças, tristezas e angústias,

Tu nos levas ao Pai.

Não nos deixes caminhar sozinhos.

Fica conosco, Senhor!

 

1. Leitura (Verdade)

O que a Palavra diz?

Lemos o texto do dia: Mc 7,14-23

Jesus chamou outra vez a multidão e disse:

- Escutem todos o que eu vou dizer e entendam! Tudo o que vem de fora e entra numa pessoa não faz com que ela fique impura, mas o que sai de dentro, isto é, do coração da pessoa, é que faz com que ela fique impura. Se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam.

Quando Jesus se afastou da multidão e entrou em casa, os seus discípulos lhe perguntaram o que queria dizer essa comparação. Então ele disse:

- Vocês são como os outros; não entendem nada! Aquilo que entra pela boca da pessoa não pode fazê-la ficar impura, porque não vai para o coração, mas para o estômago, e depois sai do corpo.

Com isso Jesus quis dizer que todos os tipos de alimento podem ser comidos.

Ele continuou:

- O que sai da pessoa é o que a faz ficar impura. Porque é de dentro, do coração, que vêm os maus pensamentos, a imoralidade sexual, os roubos, os crimes de morte, os adultérios, a avareza, as maldades, as mentiras, as imoralidades, a inveja, a calúnia, o orgulho e o falar e agir sem pensar nas consequências. Tudo isso vem de dentro e faz com que as pessoas fiquem impuras.

Refletindo

O que diz? Jesus fala aqui de pureza e impureza segundo as tradições judaicas. Havia uma separação do sagrado e do profano.

Se a preocupação dos fariseus e escribas é essa separação, a preocupação de Jesus é outra. Ele se preocupa com a maldade que vem do coração pessoas: os maus pensamentos, a imoralidade sexual, os roubos, os crimes de morte, os adultérios, a avareza, as maldades, as mentiras, as imoralidades, a inveja, a calúnia, o orgulho e o falar e agir sem pensar nas consequências. Isto é que é impuro para ele.

 

Senhor, Tu és a Verdade!

Desperta nossas mentes

e faze arder nossos corações com a tua Palavra.

Que ela ilumine e aqueça os corações sedentos de justiça e santidade.

Ajuda-nos a sentir a beleza de crer em Ti!

Fica conosco, Senhor!

 

2. Meditação (Caminho)

- O que a Palavra diz para mim?

Como vivo é a minha pureza? Evito contato com pessoas doentes, sujas? Ou me preocupo com o meu interior, o meu coração? Por acaso tenho maus pensamentos, imoralidade sexual, roubo até em pequenas coisas, cometo adultério, pratico a avareza, as maldades, as mentiras, as imoralidades, a inveja, a calúnia, o orgulho? Se vivo alguma destas impurezas será urgente uma reconciliação com Deus e o irmão, se me considero amigo de Jesus. Os bispos reunidos em Aparecida, na V Conferência, disseram  sobre algumas contradições do mundo de hoje: "

Meditando

"As mudanças culturais modificaram os papéis tradicionais de homens e mulheres, que procuram desenvolver novas atitudes e estilos de suas respectivas identidades, potencializando todas suas dimensões humanas na convivência cotidiana, na família e na sociedade, às vezes por vias equivocadas.

A avidez do mercado descontrola o desejo de crianças, jovens e adultos. A publicidade conduz ilusoriamente a mundos distantes e maravilhosos, onde todo desejo pode ser satisfeito pelos produtos que têm um caráter eficaz, efêmero e até messiânico. Legitima-se que os desejos se tornem felicidade. Como só se necessita do imediato, a felicidade se pretende alcançar através do bem-estar econômico e da satisfação hedonista." (DAp 49-50).

 

 

3.Oração (Vida)

- O que a Palavra nos leva a dizer a Deus? Rezamos em silêncio e, depois, com todos que rezam na rede:

Senhor, Tu és a Vida!

Abre nossos olhos para te reconhecermos

no “partir o Pão”, sublime Sacramento da Eucaristia!

Alimenta-nos com o Pão da Unidade.

Sustenta-nos em nossa fragilidade.

Consola-nos em nossos sofrimentos,

Faze-nos solidários com os pobres, os oprimidos e excluídos.

Fica conosco, Senhor

 

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

- Qual o nosso novo olhar a partir da Palavra?

A partir da prática de Jesus, vamos viver hoje com o coração puro. Finalizando, rezamos:

Jesus Cristo: Caminho, Verdade e Vida,

No vigor do Espírito Santo,

Faze-nos teus discípulos missionários!

Com a humilde serva do Senhor,

nossa Mãe Aparecida, queremos ser:

Alegres no Caminho para a Terra Prometida!

corajosas testemunhas da Verdade libertadora!

promotores da Vida em plenitude!

Fica conosco, Senhor! Amém.

 

Bênção

 

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.