sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

ERA UMA VEZ... A ARANHA

Padre Valdo Bartolomeu de Santana
Pároco da Paroquia 
Santo Antonio de Junqueirópolis 

A ARANHA

“Confia no Senhor com todo o teu coração... em todos os teus caminhos, reconhece-o, e ele endireitará as tuas veredas”. Pro 3,5-6

Era uma vez... um certo homem que foi perseguido por vários malfeitores que queriam roubá-lo e matá-lo. Na sua fuga, o homem entrou numa gruta. Os malfeitores começaram a procurá-lo pelas imediações.

O homem desesperado elevou a voz numa súplica a Deus, dizendo:
 - Deus Todo-Poderoso, faça com que seus anjos desçam e encubram a entrada com um muro para que não entrem para me matar.

No momento que escutou os homens aproximando-se, viu que apareceu uma aranha pequenina a qual começou a tecer uma fina teia de aranha na entrada da gruta. O homem voltou a suplicar, mais angustiado:
 - Por favor, meu Deus, perdoa meus pecados e o atrevimento de implorar com tanta força. Por favor, envia seus anjos ou com sua mão poderosa coloca um muro forte na entrada para que os homens não possam entrar e me matar.

Sem esperança e quase irritado ao não receber o muro protetor, observou a aranha com desprezo enquanto esta seguia tecendo a teia e balbuciou:
- Sai daqui.

Os malfeitores estavam na frente da gruta e o homem ficou esperando sua morte... quando, de imediato, um disse:
- Vamos embora. A entrada tem até teia de aranha... ele não pode ter entrado neste lugar.

Reflexão. Nunca exijamos que Deus nos ajude à nossa maneira. Se confiarmos em DEUS, sua ajuda não falhará. Portanto, nunca rejeitemos o tempo ou a maneira de DEUS responder nossas orações. Abandona-te em Deus e serás feliz.
           
                                        Pense nisso.
                                                                                      
                                                                                      Padre Valdo

–■COMECE O DIA FELIZ!■–E, imediatamente, a lepra o deixou. - (Lc 5,12-16)



Celebração na Basílica de Aparecida (SP)
– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 JANEIRO  MÊS DA  F A M Í L I A  
 GARÇA/SP, 11 DE JANEIRO DE 2019 (sexta-feira) 011º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA E UM FELIZ ANO NOVO!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
Fonte:  pressclipping@fenacon.org.br     
NÃO PODEMOS APRENDER NADA DE NOVO ATÉ QUE POSSAMOS ADMITIR QUE AINDA NÃO SABEMOS DE TUDO.
(Erwin G. Hall)

 Datas Comemorativas 
Dia DO CONTROLE DA POLUIÇÃO POR AGROTÓXICOS
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Barrolândia (Tocantins) Maraial (Pernambuco) Várzea (Paraíba)

-Dia do ANIVERSÁRIO DE: Dr. RAUL ROSSI (Clinica Alameda – São Paulo/SP) PAULA RENATA BONACIO MANFRIM (empresária-Garça /SP) PAULO RENATO BONACIO (Pitangueiras /SP) LUIS ALBERTO ZEINE (Lions Clube de Vera Cruz /SP) CARMEM LIGIA DIAS VALIM (Lions Clube de Bauru Falcão /SP) ROSANA M G BERTOLIN (Lions Clube de Birigui /SP) FERNANDO PEREIRA RAMOS (Garça /SP) SILVIA CRISTINA O. VASCONCELLOS CARDOSO (Lins/SP) THIAGO ARAÚJO (Campinas /SP)

 Santo do Dia 
SANTO VITAL
SÃO TEODÓSIO
SÃO HIGINO
SÃO TOMÁS DE CORI

- Para os retos de coração surgiu nas trevas uma luz: o Senhor cheio de compaixão, justo e misericordioso (Sl 111,4).
■ Temos garantia da vida eterna ao dar nossa adesão pessoal ao Filho de Deus. Permitamos ao Senhor acercar-se de nossas deficiências e fraquezas para nos libertar e salvar..
– Oração 
SENHOR JESUS, MOVE MEU CORAÇÃO PARA FAZER O BEM A QUEM PRECISA DE MISERICÓRDIA. QUE EU SEJA TUA PRESENÇA AMOROSA JUNTO DELES.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus todo-poderoso, que o Natal do salvador do mundo, manifestado pela luz da estrela, sempre refulja e cresça em nossas vidas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

Leituras
Sexta-feira depois da Epifania   do NatalSEMANA DA EPIFANIA - 11 de janeiro de 2019
Ao dizer que amamos a Deus, comprometemo-nos também com os irmãos e irmãs. Jesus possui a plenitude do Espírito de Deus e por ele é ungido para a missão.  

1ª Leitura (1Jo 5,5-13) O Espírito, a água e o sangue.  Leitura da Primeira Carta de São João:

Caríssimos, 5quem é o vencedor do mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? 6Este é o que veio pela água e pelo sangue: Jesus Cristo. (Não veio somente com a água, mas com a água e o sangue.) E o Espírito é que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. 7Assim, são três que dão testemunho: 8o Espírito, a água e o sangue; e os três são unânimes. 9Se aceitamos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior. Este é o testemunho de Deus, pois ele deu testemunho a respeito de seu Filho. 10Aquele que crê no Filho de Deus tem esse testemunho dentro de si. Aquele que não crê em Deus faz dele um mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus deu a respeito de seu Filho. 11E o testemunho é este: Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho. 12Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho não tem a vida. 13Eu vos escrevo estas coisas, a vós que acreditastes no nome do Filho de Deus, para que saibais que possuís a vida eterna.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 147 (147B)
Glorifica o Senhor, Jerusalém!

Evangelho do dia
Sexta-feira depois da Epifania   do NatalSEMANA DA EPIFANIA - 11 de janeiro de 2019
E, imediatamente, a lepra o deixou.  - (Lc 5,12-16)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Jesus pregava a boa-nova, o reino anunciando, / e curava toda espécie de doenças entre o povo (Mt 4,23).
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
Glória a vós, Senhor.
12Aconteceu que Jesus estava numa cidade e havia aí um homem leproso. Vendo Jesus, o homem caiu a seus pés e pediu: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. 13Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero, fica purificado”. E, imediatamente, a lepra o deixou. 14E Jesus recomendou-lhe: “Não digas nada a ninguém. Vai mostrar-te ao sacerdote e oferece pela purificação o prescrito por Moisés como prova de tua cura”. 15Não obstante, sua fama ia crescendo, e numerosas multidões acorriam para ouvi-lo e serem curadas de suas enfermidades. 16Ele, porém, se retirava para lugares solitários e se entregava à oração.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/  
    
“Experimentemos a vitória de Deus em nossa vida”
A grande vitória da nossa vida é perseverarmos na graça de Deus e vencermos o pecado a cada dia!
Quem é o vencedor do mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? Este é o que veio pela água e pelo sangue: Jesus Cristo” 
(1João 5,5-6).
Hoje, a Palavra de Deus nos dá uma certeza: Deus nos quer vencedores neste mundo. Ele venceu a morte e o pecado; Ele venceu, na cruz, as artimanhas do maligno e as ações do demônio, e quer que nós também as vençamos.

Precisamos entender que essa vitória não é como a vitória no campo de futebol ou nos campos de batalhas. A vitória é sermos um com Deus, a grande vitória da nossa vida é perseverarmos na graça de Deus, vencermos o pecado a cada dia.

Na vida, enfrentamos fracassos, dificuldades, passamos por situações de frustrações, podemos até perder essa ou aquela batalha, mas não podemos perder a guerra final, a guerra do combate contra o maligno. Ele não pode vencer em nossa vida, não pode ter a palavra final, não pode mandar em nossa casa, em nossa família, não pode mandar na nossa vontade e no nosso coração.

Quando vencemos o mal em nós, as más inclinações, os maus desejos, aquela vontade de ficarmos uns contra os outros, aquilo que está dentro de nós, que reconhecemos como uma força maligna, quando conseguimos dizer ‘não’ ao mal, experimentamos a vitória de Deus em nossa vida. Precisamos, em cada batalha, estar preparados para a guerra final, que é a perseverança final para estarmos com Jesus Cristo, triunfando com Ele na glória.

Jesus veio pela água e pelo sangue. A água e o sangue de Jesus Cristo são os sinais da vitória de Deus em nossa vida, primeiro a água do batismo, a água que nos lava, purifica-nos, renova e restaura, faz de nós novas criaturas.

Precisamos desse banho de regeneração a cada dia, confessando os nossos pecados, reconhecendo os nossos erros e buscando a água do Espírito. Ele veio pela água e pelo sangue, o sangue da Eucaristia. A força do sangue de Cristo nos dá força para o combate.

Estejamos em Cristo, porque n’Ele a vitória é sempre certa.
Deus abençoe você!

– Reflexão - Jesus fez-se "leproso" a fim de que nós fôssemos purificados
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— Jesus não evita o contacto com aquele homem, mas, ao contrário, impelido pela participação íntima na sua condição, estendeu a mão e tocou-o e disse-lhe: "Sim, quero. Sê purificado!".

Naquele gesto e nessas palavras de Cristo está toda a história da salvação, está encarnada a vontade de Deus de nos curar, de nos purificar do mal que nos desfigura e arruína os nossos relacionamentos. Naquele contacto entre a mão de Jesus e o leproso é abatida toda a barreira entre Deus e a impureza humana, entre o Sacro e o seu oposto, certamente não para negar o mal e a sua força negativa, mas para demonstrar que o amor de Deus é mais forte do que todo o mal, até do mais contagioso e horrível. Jesus assumiu sobre Si as nossas enfermidades, fez-se "leproso" a fim de que nós fôssemos purificados.

—Através da sua Mãe, é sempre Jesus que vem ao nosso encontro, para nos libertar de toda à enfermidade do corpo e da alma. Deixemo-nos tocar e purificar por Ele!

Recadinho Reflexão:
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
Ao curar o leproso, Jesus lhe restitui a possibilidade de voltar ao convívio social, pois um doente de lepra era evitado por todos. A cura se dá em dois movimentos: primeiro, o homem reconhece o poder de Jesus, prostra-se a seus pés e, respeitosamente, lhe pede para ser purificado. Em seguida, Jesus lhe dá a devida atenção e, com a simples palavra “quero” e um toque, deixa-o livre da enfermidade. Apresentar-se ao sacerdote, após a cura, era exigência para ser oficialmente reintegrado na sociedade. Ao saber do fato, multidões vão se reunindo ao redor de Jesus para o ouvirem e serem curadas de suas doenças. Jesus, no entanto, mostra o seu perfeito equilíbrio. Por isso, afasta-se para rezar em lugar silencioso.
 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

– Leitura Orante 
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
patricia.silva@paulinas.com.br
Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com/      
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Lc 5,12-16 - Jesus reintegra a pessoa consigo e com os demais
Oração Inicial
- A nós, a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparo-me para a Leitura, rezando e colocando-me na presença de Deus:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Oferecimento do dia
Adoro-vos, meu Deus, amo-vos de todo o meu coração.
Agradeço-vos porque me criastes, me fizestes cristão, me conservastes a vida e a saúde.
Ofereço-vos o meu dia: que todas as minhas ações correspondam à vossa vontade.
E que faça tudo para a vossa glória e a paz das pessoas.
Livrai-me do pecado, do perigo e de todo o mal.
Que a vossa graça, benção, luz e presença permaneçam sempre comigo
e com todos aqueles que eu amo. Amém.
(Orações da Família Paulina)
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) O que diz o texto do dia? Leio na Bíblia, atentamente, o texto: Lc 5,12-16.
Certa vez Jesus estava numa cidade onde havia um homem que tinha o corpo todo coberto de lepra. Quando viu Jesus, o leproso se ajoelhou diante dele, encostou o rosto no chão e pediu:
- Senhor, eu sei que o senhor pode me curar se quiser!
Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse:
- Sim! Eu quero. Você está curado.
No mesmo instante a lepra desapareceu. Então Jesus lhe deu esta ordem:
- Escute! Não conte isso para ninguém, mas vá pedir ao sacerdote que examine você. Depois, a fim de provar para todos que você está curado, vá oferecer o sacrifício que Moisés ordenou.
Mas as notícias a respeito de Jesus se espalhavam ainda mais, e muita gente vinha para ouvi-lo e para ser curada das suas doenças. Porém Jesus ia para lugares desertos e orava.
Refletindo
O leproso era marginalizado, excluído da vida social.
Na cultura hebraica, considerava-se como lepra diversas afecções da pele, bem como o bolor que se manifestasse em roupas ou paredes. A prescrição era a exclusão do “considerado” leproso do convívio social. Ele devia usar vestes rasgadas e ter os cabelos desalinhados, viver fora da cidade e prevenir quem se aproximasse com gritos: "Impuro! Impuro!". Mais do que a própria doença, o leproso sofria a exclusão social. Era considerado religiosamente impuro e pecador. Quem o tocasse se tornaria também impuro. A reintegração do leproso, após sua cura, era feita diante do sacerdote, por meio de ofertas. Jesus, com sua prática libertadora e de vida, acolhe este homem que se prostra diante dele,até colocando o rosto no chão, tocando-o, livrando-o da doença e da exclusão. A acolhida e a cura do excluído restituiu-lhe a dignidade, integrando-o na sociedade.
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração?  O que o texto diz para mim, hoje? Qual palavra mais me toca o coração?
Entro em diálogo com o texto. Reflito e atualizo. O que o texto me diz no momento?
Meditando
Os bispos na Conferência de Aparecida, nos ajudaram a reavivar a nossa fé da presença de Deus que está presente e atuante também na nossa história.. Disseram: “Anunciamos a nossos povos que Deus nos ama, que sua existência não é uma ameaça para o homem, que Ele está perto com o poder salvador e libertador de seu Reino, que Ele nos acompanha na tribulação, que alenta incessantemente nossa esperança em meio a todas as provas. Os cristãos são portadores de boas novas para a humanidade, não profetas de desventuras”.(DAp 29).
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo com toda a Igreja: Salmo 147

Glorifica o Senhor, Jerusalém!
Glorifica o Senhor, Jerusalém! / Ó Sião, canta louvores ao teu Deus! / Pois reforçou com segurança as tuas portas, / e os teus filhos em teu seio abençoou. –
R. Glorifica o Senhor, Jerusalém!
A paz em teus limites garantiu / e te dá como alimento a flor do trigo. / Ele envia suas ordens para a terra, / e a palavra que ele diz corre veloz. –
R. Glorifica o Senhor, Jerusalém!
Anuncia a Jacó sua palavra, / seus preceitos, suas leis a Israel. / Nenhum povo recebeu tanto carinho, / a nenhum outro revelou os seus preceitos. –
R. Glorifica o Senhor, Jerusalém!
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Vou demonstrar pela vida que o amor de Deus está presente e atuante na nossa história.
BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.