sábado, 24 de dezembro de 2022

😃COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 ■–O sol que nasce do alto nos visitará. – (Lc 1,67-79)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

  DEZEMBRO VERMELHO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O HIV/AIDS

 DEZEMBRO LARANJA – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PELE 

 GARÇA/SP, 24 DE DEZEMBRO de 2022 (sábado) 358º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

A MAIS ALTA DAS VITÓRIAS É O PERDÃO.”

(Friedrich Schiller)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DA CELEBRAÇÃO DA NOITE DE NATAL

DIA DO ORFÃO

DIA UNIVERSAL DO PERDÃO

DIA DO TSB – TÉCNICO DA SAÚDE BUCAL 

DIA DO ASB – AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL

DIA da Independência da Líbia

DIA da Fundação da Pinacoteca do Estado de São Paulo

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Alfredo Marcondes - Cabrália Paulista - Rifaina (São PauloNossa Senhora Aparecida (SergipeNova Olinda (ParaíbaPiúma (Espírito SantoSão José da Tapera (AlagoasLajedo - Sanharó (Pernambuco)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MARIA LUIZA FURTADO DE OLIVEIRA (Eq. 04 Nossa Sra de LOURDES Setor de Garça-Lions Clube de Vera Cruz /SP)JAQUELINE DE ALENCAR ALVES (filha dos primos Nely e Dimas Jr–Arquiteta-Garça /SP) ■ELAINE EVARISTO SEMENSSATO (Equipe 11 Nossa Sra. IMACULADA CONCEIÇÃO Setor de Garça/SPFERNANDO MARINHEIRO DE OLIVEIRA (PDG Distrito LC5 – Lions Clube de São Bernardo Riacho Grande /SP) ■ODAIR FLORENTINO DE ANDRADE (Macatuba / SP) NATALIA BARBOSA INACIO (MedicaMarilia /SPMARCOS LOPES MIRANDA (MédicoGarça /SP) ■ANAH CLARA DE LIMA (Garça /SPNATALICIO VIEIRA DOS SANTOS (Garça /SPEMILINHA DE JESUS RIBEIRO DE ALMEIDA (Garça /SP) DELFINA GRAVATIM (Garça /SP) ALEX BIMBATTI (Deusa  Alimentos-contador-Garça /SP) THIAGO CARLOS DOS SANTOS (Paroquias de São Judas Tadeu de Tupã e Senhor Bom Jesus de Arco-Íris /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: LAURINDA YOSHIE TADA KAWATA TADAME KAWATA 💘 1975 💘 47 ANOS (Lions Clube de Araçatuba /SP

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTA Tarsila

SANTA Irmina

SANTA PAULA Elisabete CERIOLI.

SANTA PAULA IZABEL 

SANTA ADÉLIA 

SANTos Antepassados de Jesus Cristo

São Delfim

São João de Câncio

SÃO CHARBEL MAKHLLOUF INIA

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Neste Natal, peçamos ao Senhor a graça de experimentar em nosso interior uma nova luz, que nos leve a reconhecer com mais clareza a nossa missão neste mundo. Aí, sim, o Natal seria o símbolo de uma vida nova...

 

 

Eis que já veio a plenitude dos tempos, em que Deus mandou à terra o seu Filho (Gl 4,4).

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Só Cristo é o verdadeiro Filho de Deus; só ele pode garantir a eternidade do Reino prometido por Deus desde os tempos do rei Davi. Acolhamos com fé o Senhor, fiel cumpridor de suas promessas.

———

 

Antífona “Ó”: Ó Emanuel, Deus conosco, nosso rei legislador, esperança das nações e dos povos salvador: vinde enfim para salvar-nos, ó Senhor e nosso Deus.

 

A antífona Ó EMANUEL mostra Deus conosco em sua natureza e em sua graça; conosco em nossa fraqueza, conosco em sua benignidade; conosco em nossa miséria, conosco em sua misericórdia; conosco por amor, conosco por piedade; conosco por ternura, conosco por compaixão.

 

– Oração 

 

“PAI, COLOCA-ME, COMO JOÃO BATISTA, A SERVIÇO DE TEU MESSIAS, JESUS CRISTO, TORNANDO-ME TEU PROFETA, ANUNCIADOR DA LIBERTAÇÃO A SER REALIZADA EM FAVOR DA HUMANIDADE. AMÉM.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Apressai-vos e não tardeis, Senhor Jesus, para que a vossa chegada renove as forças dos que confiam em vosso amor. Vós, que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

–        24 de dezembro de 2022 sábado da 4ª Semana do Advento

 

– Liturgia da Palavra 

Unamos nosso coração ao louvor de Zacarias: “Bendito seja o Senhor, o Deus de Israel, porque a seu povo visitou e libertou”.

 

Missa da manhã

1ª Leitura (2Sm 7,1-5.8b-12.14a.16) – O reino de Davi será estável para sempre diante do Senhor. Leitura do Segundo Livro de Samuel:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

1Tendo-se o rei Davi instalado já em sua casa e tendo-lhe o Senhor dado a paz, livrando-o de todos os seus inimigos, 2ele disse ao profeta Natã: “Vê: eu resido num palácio de cedro, e a arca de Deus está alojada numa tenda!”

3Natã respondeu ao rei: “Vai e faze tudo o que diz o teu coração, pois o Senhor está contigo”. 4Mas, naquela mesma noite, a palavra do Senhor foi dirigida a Natã nestes termos: 5“Vai dizer ao meu servo Davi: Assim fala o Senhor: Porventura és tu que me construirás uma casa para eu habitar? 8bFui eu que te tirei do pastoreio, do meio das ovelhas, para que fosses o chefe do meu povo, Israel. 9Estive contigo em toda a parte por onde andaste, e exterminei diante de ti todos os teus inimigos, fazendo o teu nome tão célebre quanto o dos homens mais famosos da terra.

10Vou preparar um lugar para o meu povo, Israel: eu o implantarei, de modo que possa morar lá sem jamais ser inquietado. Os homens violentos não tornarão a oprimi-lo como outrora, 11no tempo em que eu estabelecia juízes sobre o meu povo, Israel. Concedo-te uma vida tranquila, livrando-te de todos os teus inimigos.

E o Senhor te anuncia que te fará uma casa. 12Quando chegar o fim dos teus dias e repousares com teus pais, então, suscitarei, depois de ti, um filho teu, e confirmarei a sua realeza. 14aEu serei para ele um pai e ele será para mim um filho. 16Tua casa e teu reino serão estáveis para sempre diante de mim, e teu trono será firme para sempre”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 88(89)

 

Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor!

 

 

 

–        24 de dezembro de 2022 sábado da 4ª Semana do Advento

 

 – Evangelho do dia 

 

O sol que nasce do alto nos visitará.  (Lc 1,67-79)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Ó Rei e Senhor das nações e pedra angular da Igreja, / vinde salvar a mulher e o homem, que, um dia, formastes do barro.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, 67Zacarias, o pai de João, repleto do Espírito Santo, profetizou, dizendo: 68“Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo. 69Fez aparecer para nós uma força de salvação na casa de seu servo Davi, 70como tinha prometido desde outrora, pela boca de seus santos profetas, 71para nos salvar dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam.

 

72Ele usou de misericórdia para com nossos pais, recordando-se de sua santa aliança 73e do juramento que fez a nosso pai Abraão, para conceder-nos, 74que, sem temor e libertos das mãos dos inimigos, nós o sirvamos, 75com santidade e justiça, em sua presença, todos os nossos dias.

 

76E tu, Menino, serás chamado profeta do Altíssimo, pois irás adiante do Senhor para preparar-lhe os caminhos, 77anunciando ao seu povo a salvação, pelo perdão dos seus pecados. 78Graças à misericordiosa compaixão do nosso Deus, o sol que nasce do alto nos visitará, 79para iluminar os que jazem nas trevas e nas sombras da morte, e dirigir nossos passos no caminho da paz”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

Missa da Vigília

(para as missas vespertinas do dia 24, antes ou depois das I Vésperas do Natal do Senhor)

Hoje sabereis que o Senhor vem e nos salva; amanhã vereis a sua glória (Ex 16,6s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Celebramos, nesta vigília, o cumprimento das promessas de Deus, que nos envia o Salvador. Anunciado pelos profetas, Jesus é o Emanuel, o Deus sempre conosco. Nele o Pai firmou sua aliança indissolúvel; dele João não se considerou digno nem sequer de desamarrar as sandálias. Cheios de alegria, cantemos o amor que o Senhor tem por nós.

– Oração 

 

“PAI, QUE A CONTEMPLAÇÃO DO PRESÉPIO NOS DESPERTE PARA BUSCARMOS O NOSSO FELIZ NATAL, DESPOJADOS DE TANTAS COISAS MATERIAIS, PARA ENCONTRAR O ESSENCIAL: NASCER DE NOVO, COMO SEU FILHO NASCEU, PARA ENCONTRAR FINALMENTE A VIDA, A LUZ, A ALEGRIA, E A PAZ DE UM AMOR DIVINO E HUMANO QUE JAMAIS TERÁ FIM. AMÉM!

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Apressai-vos e não tardeis, Senhor Jesus, para que a vossa chegada renove as forças dos que confiam em vosso amor. Vós, que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

Da descendência de Davi, Jesus é o Salvador esperado desde os tempos passados. Graças à fé e à disponibilidade de Maria e José, o divino assume a natureza humana.

1ª Leitura (Is 62,1-5) – O Senhor agradou-se de ti. Leitura do Livro do profeta Isaías.:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

1Por amor de Sião não me calarei, por amor de Jerusalém não descansarei, enquanto não surgir nela, como um luzeiro, a justiça e não se acender nela, como uma tocha, a salvação. 2As nações verão a tua justiça, todos os reis verão a tua glória; serás chamada com um nome novo, que a boca do Senhor há de designar. 3E serás uma coroa de glória na mão do Senhor, um diadema real nas mãos de teu Deus. 4Não mais te chamarão Abandonada, e tua terra não mais será chamada Deserta; teu nome será Minha Predileta e tua terra será a Bem Casada, pois o Senhor agradou-se de ti e tua terra será desposada. 5Assim como o jovem desposa a donzela, assim teus filhos te desposam; e como a noiva é a alegria do noivo, assim também tu és a alegria de teu Deus.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 88(89)

 

Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor!

 

 

2ª Leitura (At 13,16-17.22-25) – Testemunho de Paulo sobre Cristo, filho de Davi. Leitura dos Atos dos Apóstolos:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Tendo chegado a Antioquia da Pisídia, 16Paulo levantou-se na sinagoga, fez um sinal com a mão e disse: “Israelitas e vós que temeis a Deus, escutai! 17O Deus deste povo de Israel escolheu os nossos antepassados e fez deles um grande povo quando moravam como estrangeiros no Egito; e de lá os tirou com braço poderoso. 22Em seguida, Deus fez surgir Davi como rei e assim testemunhou a seu respeito: ‘Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que vai fazer em tudo a minha vontade’. 23Conforme prometera, da descendência de Davi Deus fez surgir para Israel um salvador, que é Jesus. 24Antes que ele chegasse, João pregou um batismo de conversão para todo o povo de Israel. 25Estando para terminar sua missão, João declarou: ‘Eu não sou aquele que pensais que eu seja! Mas vede, depois de mim vem aquele do qual nem mereço desamarrar as sandálias’”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

–        24 de dezembro de 2022 sábado da 4ª Semana do Advento

 

 – Evangelho do dia 

 

Origem de Jesus Cristo, filho de Davi.  (Mt 1,1-25 ou 18-25) [A forma breve está entre colchetes.]

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Amanhã será varrida da terra a iniquidade / e sobre nós há de reinar o Salvador do mundo.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

1Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. 3Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; 4Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; 5Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou Jobed, cuja mãe era Rute. Jobed gerou Jessé. 6Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, daquela que tinha sido a mulher de Urias. 7Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; 8Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão; Jorão gerou Ozias; 9Ozias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; 10Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. 11Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia. 12Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; 13Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; 14Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; 15Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó. 16Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 17Assim, as gerações desde Abraão até Davi são quatorze; de Davi até o exílio na Babilônia, quatorze; e do exílio na Babilônia até Cristo, quatorze. [18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe em sonho e lhe disse: “José, filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. 22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”. 24Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado e aceitou sua esposa. 25E sem ter relações com ela, Maria deu à luz um filho. E José deu ao menino o nome de Jesus.]

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova..

Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/ 

 

24/12/22 NATAL DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO – A

 

Lucas 2,6-7.9-11.13-14: “Enquanto estavam em Belém, completaram-se os dias para o parto, e Maria deu à luz o seu filho primogênito. Ela o enfaixou e o colocou na manjedoura, pois não havia lugar para eles na hospedaria... Um anjo do Senhor apareceu aos pastores, a glória do Senhor os envolveu em luz, e eles ficaram com muito medo. O anjo, porém, disse aos pastores: - Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor. E, de repente, juntou-se ao anjo uma multidão da corte celeste. Cantavam louvores a Deus, dizendo:  - Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados”.

 

Jesus, estamos celebrando o aniversário do seu nascimento como homem e nosso Salvador.

Crianças e adultos, famílias e comunidades se unem ao redor da sua pequena imagem, na alegria do encontro e da celebração, dos cumprimentos e dos abraços, dos presentes e das comidas e bebidas. 

A cena do presépio é assim bucólica, cheia de cores e de luzes, com animais, pastores, coros angélicos, mas na verdade, esconde a realidade do constrangimento de sua Mãe e seu Pai, que não encontraram lugar numa hospedaria e refugiaram-se dentro de um curral, onde descansavam os animais.

No entanto, o que parecia quase um desrespeito, revelava a sua opção de se encarnar nas situações mais pobres e vulneráveis que um ser humano poderia nascer e viver.

Os pastores representavam muito bem um tipo de grupo humano descartado, sem dignidade social e religiosa.

Foram eles os primeiros escolhidos para um encontro com o senhor e para serem os anunciadores do nascimento do Messias, nosso Salvador.

Senhor, faça com que, ao contemplarmos o presépio, procuremos entender melhor o que significou o mistério da sua Encarnação.

São Leão Magno nos diz que o Natal deveria celebrar o nascimento do senhor, como nossa cabeça, e também de todos nós, como membros do seu corpo.

Como nossa cabeça, o senhor já nasceu, cresceu, cumpriu sua missão, morreu e ressuscitou.

Nós, pelo batismo, fomos incorporados no senhor, mas ainda estamos em processo de nascimento, ou seja, precisamos do Natal como graça que faça a humanidade nascer, de uma vez por todas, como seu corpo.

Foi essa a razão da sua Encarnação, é esse o seu sonho: ver-nos renascer tão unidos ao senhor, como nossa cabeça, para vivermos como filhos e filhas de Deus.

Se o senhor veio até nós, encarnando a sua natureza divina em nossa natureza humana, em certo sentido, nós temos que ‘encarnar’ a nossa natureza humana em sua natureza divina.

Somente assim, cada Natal será não somente uma festa de recordação do passado, mas um sacramento de “dar à luz” todos nós, como membros do seu corpo.

Eis, senhor, o nosso desejo, eis o presente de Natal que esperamos do senhor e da sua Mãe.   

 

Mãe de Jesus, o seu parto ainda não terminou. Continue dando à luz, para que todos possamos nascer com e para Jesus, seu Filho. Que a contemplação do presépio nos desperte para buscarmos o nosso Feliz Natal, despojados de tantas coisas materiais, para encontrar o essencial: nascer de novo, como seu Filho nasceu, para encontrar finalmente a vida, a luz, a alegria, e a paz de um amor divino e humano que jamais terá fim. Amém!

FELIZ NATAL PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA! TODAS AS BÊNÇÃOS DO MENINO JESUS, DE NOSSA SENHORA E DE SÃO JOSÉ SE DERRAMEM SOBRE VOCÊS NO DIA DE NATAL E AO LONGO DE TODO O ANO DE 2023!

 

 

 

– Recadinho – Pistas para a reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Estamos vivendo a hora do Espírito Santo. Conforme anúncio do anjo do Senhor, João “estará cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe”. Maria concebe por obra do Espírito: “O Espírito Santo virá sobre você e o poder do Altíssimo a cobrirá com sua sombra. Por isso o Santo que nascer será chamado Filho de Deus”. Isabel, ao ouvir a saudação de Maria, “ficou plena do Espírito Santo”. No texto de hoje, também Zacarias, “repleto do Espírito Santo”, profere um cântico em que exalta a fidelidade de Deus que cumpre as promessas feitas aos “santos profetas”. Menciona diretamente o precursor João, denominando-o “profeta do Altíssimo”, que vem preparar os caminhos de Jesus, o “Sol que nasce do alto… para guiar nossos passos por um caminho de paz”.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 1,67-79 - O cântico de Zacarias

 

Oração Inicial

 

Em seu Cântico, Zacarias proclama o amor e a misericórdia de Deus, que “envia o sol nascente do alto para nos visitar, para iluminar os que estão nas trevas, na sombra da morte, e dirigir nossos passos no caminho da paz”. Em nossa leitura orante, peçamos: “Pai, coloca-me, como João Batista, a serviço de teu Messias, Jesus Cristo, tornando-me teu profeta, anunciador(a) da libertação a ser realizada em favor da humanidade. Amém.”

 

Rezemos: Vem, ó Deus da vida, vem nos ajudar! Vem, não demores mais, vem nos libertar! Tua Palavra é Luz, fala ao coração! Vamos acolher Jesus, nossa salvação!

 

 1. Leitura (Verdade)

O que motiva o Cântico de Zacarias? Quais elementos estão presentes no Cântico?

 

“O Evangelho de Lucas guarda esta bela oração de Zacarias, pai de João Batista, proclamada no dia da circuncisão do seu filho. É uma oração inspirada por Deus, que recolhe palavras de outras partes da Escritura. Zacarias louvou a Deus pelas promessas feitas ao povo eleito e que estavam sendo realizadas pelo envio do Salvador. E, falando do seu filho, proclamou sua missão de preparar os caminhos do enviado de Deus. Também falou do Messias que viria como sol para iluminar os que estão na escuridão. O canto de Zacarias, que continua a ser rezado diariamente na Oração de Laudes, alimenta a compreensão de que Deus age na história e que nela, também nós, temos uma missão a realizar.”

 

2. Meditação (Caminho)

Em que sentido as palavras de Zacarias fortalecem a sua caminhada de fé?

Como o testemunho de João Batista, visto nos evangelhos neste período do Advento, tem ajudado você a preparar-se para o Natal de Jesus?

No silêncio e na prece, acolher o desejo das nações e agradecer a Deus pela fidelidade em sua promessa.

 

Senhor, nesta Noite Santa, depositamos diante de Tua manjedoura todos os sonhos, todas as lágrimas e esperanças contidos em nossos corações.

Pedimos por aqueles que choram sem ter quem lhes enxugue uma lágrima. Por aqueles que gemem sem ter quem escute seu clamor.

Suplicamos por aqueles que Te buscam sem saber ao certo onde Te encontrar. Para tantos que gritam paz, quando nada mais podem gritar.

Abençoa, Jesus-Menino, cada pessoa do planeta Terra, colocando em seu coração um pouco da luz eterna que vieste acender na noite escura de nossa fé.

Fica conosco, Senhor!

Assim seja!

3.Oração (Vida)

Agradecido/a ao Pai pelo mistério da Encarnação de seu Filho Jesus Cristo, a Ele elevemos nossa prece:

Rezar com esta prece-canção: “A salvação de nosso Deus”, inspirada no Salmo 97.

 

A salvação de nosso Deus já se aproxima,

de sua glória a nossa terra habitará,

verdade e amor na encruzilhada se encontram,

paz e justiça um grande abraço vão se dar.

 

Misericórdia o nosso Deus vai, vai nos mostrar.

A salvação de nosso Deus vai, vai, vai chegar.

 

De nossa terra brotará toda a verdade,

quando do Céu sua justiça se inclinar,

pois o Senhor irá nos dar seus benefícios,

e a terra então seu fruto nos dará.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Reler esta passagem do Evangelho de hoje e preparar o seu coração para a solenidade do Natal: “Graças à misericordiosa compaixão de nosso Deus, o Sol que nasce do alto nos visitará, para iluminar os que jazem nas trevas e nas sombras da morte, e dirigir nosso passos no caminho da paz”.

 

Comprometa-se a viver com a família ou comunidade um momento de oração preparando-se para o Natal.

 

Bênção

 

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor.