quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

■ COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! ■ O cego ficou curado, e enxergava todas as coisas com nitidez. – (Mc 8,22-26)

 

  


ONU # UNESCO

 2025: ANO INTERNACIONAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA QUÂNTICAS 

 ANO SANTO - 2025: ANO JUBILAR -  PEREGRINOS DE ESPERANÇA

F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SOBRE A LEUCEMIA

 F E V E R E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O LÚPUS, FIBROMIALGIA E MAL DE ALZHEIMER

 GARÇA/SP, 19 DE FEVEREIRO de 2025 (quarta-feira) 50º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

SOMOS ARQUITETOS DO NOSSO PRÓPRIO DESTINO.”

(Albert Einstein)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA MUNDIAL DO ESPORTISTA

DIA INTERNACIONAL CONTRA A HOMOFOBIA NO FUTEBOL

DIA DO FONÓGRAFO

 DIA DA LEI DA RADIODIFUSÃO COMUNITÁRIA

 DIA DA LEI DO SOFTWARE

 DIA DA LEI DOS DIREITOS AUTORAIS

DIA DA FUNDAÇÃO DO JORNAL FOLHA DE S. PAULO

SEMANA NACIONAL CONTRA O ALCOOLISMO

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Osasco – Severínia - Taboão da Serra- Tapiraí - Turiúba (São Paulo) Rio Grande (Rio Grande do Sul) Tangará (Santa Catarina) Nossa Senhora do Socorro (Sergipe)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:  GUSTAVO DOMONT (Paranaíba /MS)RONEY PAULO DOS SANTOS LIMA (Lions Clube de Iacri /SP) TADEU SOUZA (LD-3 DMLD- Lions Clube Passo D'AREIA-Osório /RS) LAURA SANTIAGO DOS SANTOS (Marilia /SP)CHRIS PITARELO CAVALCANTE (Clinica Gerar Sorriso - Adamantina /SP)MÁRCIA APARECIDA ALMEIDA VENDRAMIN (Casas Pernambucanas-Araçatuba /SP)SILVANA VITORINO (Garça /SP)ROMILDO PERAO (Garça /SP)VALTER MOREIRA (Dracena /SP)RICARDO DOS SANTOS DE FRANÇA (Garça /SP)LUCAS DOS SANTOS DE FRANÇA (Garça /SP)  

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃo Barbato

 SÃO Bonifácio de Lausanne

SÃO CONRADO DE PLACÊNCIA

SÃO GABINo

SÃo Jorge de Vabres

SÃo Mansueto

SÃo Proclo
SÃo Quodvultdeus

Santo Álvaro de Córdova

Santos Monges e Outros Mártires

Santa Lúcia Yi Zhenmei

Beato de Liébana

José Antônio de Maria Ibiapina

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A Cura do Cego em BetsaidaMc 8,22-26 - Que Jesus nos tome pela mão!

A cura da cegueira é um processo de fé que nos conduz a um encontro íntimo e transformador com Cristo.

 

Antífona 

Sede para mim um Deus protetor e um lugar de refúgio, para me salvar. Porque sois minha força e meu refúgio e, por causa do vosso nome, me guiais e sustentais (Sl 30,3s).

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Passado o dilúvio, a vida volta a florescer e ocupar a face da terra. Deus continua a confiar ao ser humano a missão de cuidar da Casa Comum. Peçamos ao Senhor olhos para ver sempre melhor o que é preciso fazer para estarmos à altura desse encargo que ele nos deixou.

 

– Oração 

 

“PAI, ABRE MEUS OLHOS PARA QUE, PELA FÉ, EU RECONHEÇA TEU FILHO JESUS, E POSSA BENEFICIAR-ME DA FORÇA LIBERTADORA QUE DELE PROVÉM.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Ó Deus, que prometeis permanecer nos corações retos e sinceros, concedei-nos, por vossa graça, viver de tal maneira, que possais habitar em nós. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 19 de fevereiro de 2025 quarta-feira da 6ª Semana do Tempo Comum  

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (Gn 8,6-13.20-22) Noé olhou e viu que toda a superfície da terra estava seca. Leitura do Livro do Gênesis:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

6Passados quarenta dias, Noé abriu a janela, que tinha feito na arca, e soltou um corvo, 7que ficou revoando, até que secassem as águas sobre a terra. 8Soltou, também, uma pomba para ver se as águas tinham baixado sobre a face da terra. 9Mas a pomba, não achando onde pousar, voltou para junto dele na arca; porque as águas ainda cobriam a superfície de toda a terra. Noé estendeu a mão para fora, apanhou a pomba e recolheu-a na arca. 10Esperou, então, mais sete dias e soltou de novo a pomba. 11Pela tardinha, ela voltou, e eis que trazia no bico um ramo de oliveira com as folhas verdes. Assim, Noé compreendeu que as águas tinham cessado de cobrir a terra. 12Esperou ainda sete dias, e soltou a pomba, que não voltou mais. 13Foi no ano seiscentos e um da vida de Noé, no primeiro dia do primeiro mês, que as águas se retiraram da terra. Noé abriu o teto da arca, olhou e viu que toda a superfície da terra estava seca. 20Então Noé construiu um altar ao Senhor e, tomando animais e aves de todas as espécies puras, ofereceu holocaustos sobre o altar. 21O Senhor aspirou o agradável odor e disse consigo mesmo: “Nunca mais tornarei a amaldiçoar a terra por causa do homem, pois as inclinações do seu coração são más desde a juventude. Não tornarei, também, a ferir todos os seres vivos, como fiz. 22Enquanto a terra durar, plantio e colheita, frio e calor, verão e inverno, dia e noite, jamais hão de acabar”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 115(116B)

 

– Oferto ao Senhor um sacrifício de louvor.
R: Oferto ao Senhor um sacrifício de louvor.

– Que poderei retribuir ao Senhor Deus por tudo aquilo que ele fez em meu favor? Elevo o cálice da minha salvação, invocando o nome santo do Senhor.

R: Oferto ao Senhor um sacrifício de louvor.

– Vou cumprir minhas promessas ao Senhor na presença de seu povo reunido. É sentida por demais pelo Senhor a morte de seus santos, seus amigos.

R: Oferto ao Senhor um sacrifício de louvor.

– Vou cumprir minhas promessas ao Senhor na presença de seu povo reunido; nos átrios da casa do Senhor, em teu meio, ó cidade de Sião!

R: Oferto ao Senhor um sacrifício de louvor.

 

 

 

– 19 de fevereiro de 2025 quarta-feira da 6ª Semana do Tempo Comum   

 – Evangelho do dia 

 

O cego ficou curado, e enxergava todas as coisas com nitidez.  (Mc 8,22-26)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Que o Pai do Senhor Jesus Cristo / vos dê do saber o espírito, / para que conheçais a esperança, / reservada para vós como herança! (Ef 1,17s) – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos

 

Naquele tempo, 22Jesus e seus discípulos chegaram a Betsaida. Algumas pessoas trouxeram-lhe um cego e pediram a Jesus que tocasse nele.23Jesus pegou o cego pela mão, levou-o para fora do povoado, cuspiu nos olhos dele, pôs as mãos sobre ele, e perguntou: “Estás vendo alguma coisa?”24O homem levantou os olhos e disse: “Estou vendo os homens. Eles parecem árvores que andam”. 25Então Jesus voltou a pôr as mãos sobre os olhos dele e ele passou a enxergar claramente. Ficou curado, e enxergava todas as coisas com nitidez. 26Jesus mandou o homem ir para casa, e lhe disse: “Não entres no povoado!”

 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

19/02/25         

6ª QUARTA-FEIRA TC – C

 

Marcos 8,22-25: “Jesus e seus discípulos chegaram a Betsaida. Algumas pessoas trouxeram-lhe um cego e pediram a Jesus que tocasse nele. Jesus pegou o cego pela mão, levou-o para fora do povoado, cuspiu nos olhos dele, pôs as mãos sobre ele, e perguntou: - Estás vendo alguma coisa? O homem levantou os olhos e disse: - Estou vendo os homens. Eles parecem árvores que andam. Então Jesus voltou a por as mãos sobre os olhos dele e ele passou a enxergar claramente”.

 

Jesus, o Evangelho de hoje nos mostra pessoas caridosas, que lhe trouxeram um cego e intercederam para que tocasse nele.

Mais uma vez, o senhor não queria que houvesse um espetáculo público.

Por isso, retirou-se a parte com aquele homem, usou sua saliva como um símbolo da força curativa que saía do senhor, impôs-lhe as mãos e começou a curá-lo. Num primeiro momento, quando a luz entrou em seus olhos, ele ainda não conseguia distinguir os objetos.

Quando o senhor lhe tocou diretamente nos olhos, sua visão tornou-se clara e ele viu tudo com nitidez.

Ao curar esse cego, o senhor nos ofereceu um simbolismo da luz da nossa fé, que nos é dada como uma graça de Deus.

Ela ilumina a nossa vida para além da morte, e jamais nos deixa na escuridão da existência.

Ao mesmo tempo, o senhor nos ensinou que a fé é uma luz interior, que, pela força da sua Palavra e dos seus sinais, vai iluminando o nosso olhar, até que possamos reconhecê-lo claramente como nosso Deus e Salvador.

A fé cristã é um processo gradativo, que começou com o nosso batismo, quando foi acesa uma vela para simbolizar esse dom tão precioso da luz da nossa fé pessoal.

 Ela vai iluminando a nossa existência, nos momentos bons e nos momentos de provação, e somente a fé nos faz reconhecer a presença de Deus desde a criação do mundo até a redenção pascal, que o senhor veio realizar pela nossa salvação.

Por ser um processo gradativo, nós nunca podemos nos envaidecer da nossa fé, e também nunca devemos desistir dela, mesmo quando não vejamos claramente, ou fiquemos perplexos diante de certos fatos difíceis de aceitar.

Afinal, São Paulo já dizia que aqui na terra, vemos tudo “como por um espelho, confusamente, mas então veremos face a face”, na comunhão dos santos e na plenitude do amor.

Senhor, quando eu participo na Igreja, quando ouço atentamente sua Palavra, e quando me alimento dos sacramentos, faça com que eu sinta suas mãos tocando em meus olhos, para iluminar cada dia mais fortemente a minha fé.

 

Virgem Maria, santa Mãe de Deus, continue sendo a estrela da nossa fé, e ajude-nos a caminhar juntos como Peregrinos de Esperança, em direção à visão plena da Trindade santa. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Com a cura do cego em Betsaida, completa-se a profecia de Isaías 35,5-6: “Os olhos do cego vão se abrir, e se abrirão também os ouvidos dos surdos; os aleijados saltarão como cervo e a língua do mudo cantará”. O evangelista Marcos revela, assim, Jesus como verdadeiro Deus, que faz os coxos andarem, os mudos falarem, os surdos ouvirem e os cegos verem. Jesus é o Messias esperado, mas reconhecê-lo é privilégio dos que têm fé para ler seus sinais. A revelação definitiva ocorrerá apenas na cruz e na ressurreição. Na cura apresentada pelo Evangelho de hoje, única a acontecer em duas etapas, vemos uma alusão ao caminho progressivo de fé (iluminação) dos próprios apóstolos e de todos os cristãos: somos inicialmente cegos, depois passamos a ver (compreender) parcialmente e, um dia, veremos claramente a graça de Deus.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 8,22-26 - Que Jesus nos tome pela mão!

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Silencie seu coração e repita com fé:
“Espírito Santo, necessitamos de vossa ajuda para que a fé cure nossa cegueira e possamos perceber o poder de tua graça.”

Oração de Abertura

Rezemos juntos:
“Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza dos ensinamentos escondidos em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Leia o texto com calma. Ao ler novamente, preste atenção nos personagens da história. Jesus estava sozinho? Quais gestos Ele faz com o cego? Onde Ele o conduz para entrar mais profundamente na intimidade com Deus? Quais palavras de Jesus são ditas?

O receio de que as pessoas espalhassem uma fama distorcida sobre Ele faz com que Jesus peça silêncio sobre a cura. O cego, talvez ansioso por rever as pessoas queridas, especialmente os que o levaram até Jesus, é mandado a voltar sozinho, sem contar nada. Ele, possivelmente, seguiu o conselho do Mestre, tocado profundamente pelo encontro com Cristo. A experiência única de estar com Jesus, longe da multidão, exigia silêncio e reflexão.

 

2. Meditação (Caminho)

A cura do cego foi um processo gradual, refletindo também a jornada de fé dos discípulos. Com isso, Jesus nos ensina que a fé acontece de forma progressiva e permanente. A cura do cego, realizada em dois momentos, mostra que o caminho da fé não é instantâneo; ele exige tempo e paciência.

Reflexões:

  • Você permite que Jesus te conduza pela mão, especialmente quando pede algo de você?
  • Você se retira com Ele para ouvir e fazer o que Ele te pede?
  • Você se contenta com a iniciação da fé ou se deixa conduzir até entender plenamente os sinais da presença de Deus em sua vida?

Jesus é a luz verdadeira que nunca nos abandona.
Entre em diálogo orante com Ele.

 

 

3.Oração (Vida)

Apresente ao Senhor suas intenções e também todas as pessoas necessitadas: homens, mulheres, crianças, jovens e idosos, que buscam fé, saúde, consolo, sentido para a vida, dignidade, respeito…

Agradeça por aqueles que, com generosidade, vão ao encontro dos necessitados, aliviando seus sofrimentos e revelando o rosto misericordioso de Deus.

4.Contemplação (Vida e Missão)

Jesus veio para dar vida e vida em abundância. Você percebe alguma cegueira que te impede de continuar sua caminhada de fé? O que a Palavra do Evangelho lhe pede, hoje?

 

Bênção

 

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Parte superior do formulário

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP