sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Não ouvem nem a João nem ao Filho do Homem. – (Mt 11,16-19)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 D E Z E M B R O – MÊS DA  F A M Í L I A

 DEZEMBRO VERMELHO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O HIV/AIDS

 DEZEMBRO LARANJA – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PELE 

 GARÇA/SP, 10 DE DEZEMBRO de 2021 (sexta-feira) 344 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

NÃO ESPERE POR UMA CRISE PARA DESCOBRIR O QUE É IMPORTANTE EM SUA VIDA."

(Platão)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS

DIA INTERNACIONAL dos Direitos Humanos

DIA Dos Direitos Humanos do Concebido

DIA INTERNACIONAL DOS POVOS INDÍGENAS

DIA INTERNACIONAL dos Direitos Animais

DIA do Fim do Apartheid na África do Sul

DIA do Prêmio Nobel

DIA DA INCLUSÃO SOCIAL

DIA MUNDIAL DO PALHAÇO

DIA NACIONAL DO SOCIÓLOGO

DIA NACIONAL DA UNIVERSIDADE PÚBLICA

DIA NACIONAL DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEL

DIA da Fundação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Cuiabá

 

DIA DO ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Alcântaras - Granjeiro - Paramoti (Ceará) Amaturá - Anori - Iranduba Itamarati - Presidente Figueiredo - Rio Preto da Eva - São Paulo de Olivença - São Sebastião do Uatumã - Tabatinga - Uarini (Amazonas) Alto Garças - Rondonópolis - Tesouro - Torixoréu (Mato Grosso) Areial - Pocinhos - São Bentinho (Paraíba) Bossoroca (Rio Grande do Sul) Itagi (Bahia) Colorado - Fernandes Pinheiro - Londrina (Paraná) Itaporã (Mato Grosso do Sul) Porto de Moz (Pará)

 

DIA DO ANIVERSÁRIO DE:  LUCIANA CARRASCOSSI SASSO (Professora APAE-Garça / SP) Gilberto luiz Barbosa DE SOUZA (Equipe 06 Nossa Sra. SAGRADO CORAÇÃO Setor de Garça /SP)SiLVIO MACHaDO (Primo-Paranaíba /MS) José Julio Alves (Lions Clube de Tupã Curumin /SP) Sabrina Barbosa (Lions Clube de Tupã Curumin /SP) Kethy Daiane Muniz  (Leo Clube de Agudos Açucena da Serra /SP) Paulo Almeida (PDG-DLD3 AL 2017/2018-Lions Clube de Capão da Canoa /RS) IRACEMA DA SILVA CALDAMONE (Garça/ SP) ROBERTO MANCUSO (Bauru / SP) PAULO DE OLIVEIRA (Marilia /SP)

DIA DO ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: IVANI DE SOuzA GREGORIO VEIGA E ADELSON VEIGA ó1993ó28 ANOSó(Equipe 03 Nossa Sra. das GRAÇAS Setor de Garça /SP)ELIANA RODRIGUES VIEIRA GONÇALVES E MARCOS GONÇALVESó1988ó33 ANOSó(Equipe 09 Nossa Sra. AUXILIADORA Setor de Garça /SP) SILEIDE DE AMORIM LADISLAU E LUIZ ANTÔNIO LADISLAUó1994ó27 ANOSó(Equipe 12 Nossa Sra. da SABEDORIA Setor de Garça /SP)DAIANA RIBEIRO F. MARIUSSO e MARCELO DUARTE MARIUSSOó2011ó10 ANOSó(Equipe 13 Nossa Senhora de SHOENSTATT - Setor de Garça /SP)MARIA JOSÉ CUZATO MANCUSO e MARCOS ANTONIO MANCUSOó1983ó38 ANOS ó(Garça /SP)ANGELICA CANTU TEIXEIRA e MILTON TEIXEIRA JUNIORó2011ó10 ANOSó (Dom Turismo-Garça /SP)

DIA DO ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE ARAÇATUBAó1959ó62 ANOS (Distrito LC 8) 

 

 

 SANTO DO DIA 

Nossa Senhora do Loreto

Santa Eulália de Mérida

SÃO Gregório III

SÃO Mauro Mártir

■ São Melquíades

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: A sabedoria foi reconhecida por suas obras – Mt 11,16-19

 

 

O Senhor descerá com esplendor, para visitar o seu povo na paz e fazê-lo viver a vida eterna.

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Muitos dramas de nossa vida são evitados quando nos dispomos a dar ouvidos aos apelos de Deus. Felizes e sábios são os que trilham os caminhos do Senhor.

 

– Oração 

 

PAI, QUE EU NÃO ME DEIXE BLOQUEAR PELAS CRÍTICAS, QUANDO MINHA VIDA FOR UM TESTEMUNHO DE SERVIÇO AO REINO, EXPRESSÃO DE MINHA ADESÃO A TEU FILHO JESUS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus onipotente, dai-nos ao vosso povo esperar vigilante a chegada do vosso Filho, para que, instruídos pelo próprio Salvador, corramos ao seu encontro com nossas lâmpadas acesas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

                                        10 de dezembro de 2021 6ª feira da 2ª Semana do Advento

– Liturgia da Palavra 

O seguimento de Jesus requer mudança de vida.Nem todos, porém, estão dispostos a assumir esse caminho e, por isso, repelem a mensagem e o mensageiro. 

 

1ª Leitura (Is 48,17-19) – Ah! se tivesses observado os meus mandamentos!  Leitura do Livro do Profeta Isaías:

 

17Isto diz o Senhor, o teu libertador, o santo de Israel: “Eu, o Senhor teu Deus, te ensino coisas úteis, te conduzo pelo caminho em que andas. 18Ah, se tivesses observado os meus mandamentos! Tua paz teria sido como um rio e tua justiça como as ondas do mar; 19tua descendência seria como a areia do mar e os filhos do teu ventre como os grãos de areia; este nome não teria desaparecido nem teria sido cancelado de minha presença”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 145(144)

 

Senhor, quem vos seguir, terá a luz da vida.

 

 

– 10 de dezembro de 2021 6ª feira da 2ª Semana do Advento

– Evangelho do dia 

 

Não ouvem nem a João nem ao Filho do Homem.  (Mt 11,16-19)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

O Senhor há de vir, acorrei-lhe ao encontro; / é o príncipe da paz.

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, disse Jesus às multidões: 16“Com quem vou comparar esta geração? São como crianças sentadas nas praças, que gritam para os colegas, dizendo: 17‘Tocamos flauta e vós não dançastes. Entoamos lamentações e vós não batestes no peito!’ 18Veio João, que não come nem bebe, e dizem: ‘Ele está com um demônio’. 19Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: ‘É um comilão e beberrão, amigo de cobradores de impostos e de pecadores’. Mas a sabedoria foi reconhecida com base em suas obras”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“As desculpas esfarrapadas nos afastam de Deus”

 

“Veio João, que nem come e nem bebe, e dizem: ‘Ele está com um demônio’. Veio o Filho do Homem, que come e bebe e dizem: ‘É um comilão e beberrão, amigo de cobradores de impostos e de pecadores’”

(Mateus 11,18-19).

Começo a nossa reflexão de hoje perguntando: “Qual é a desculpa ou a culpa que você joga nos outros pelas acomodações que você vive na vida?”. Vivemos numa época onde arrumamos desculpas para tudo — quando não, jogamos a culpa nisso, naquilo ou no outro—, mas nunca voltamos para o nosso interior para reconhecermos: “Eu errei”, “Eu pequei”, “Eu não dou conta”, “Eu não me esforço”. Não! Estou sempre arrumando desculpas.

 

As pessoas que não vão à igreja, as que vão de vez em quando ou vão quando querem, quando dá, você pode saber, elas têm sempre um “catálogo de desculpas” para dar. As coisas que vivemos na nossa vida, que não melhoramos, que não mudamos, que não estão bem, nós já temos uma lista de culpas e de desculpas para também darmos.

 

Foi assim que fizeram também na época de Jesus, porque chegou João, o Batista, o batizador, anunciando a Palavra de Deus com todo o clamor que vinha da sua alma, mas João era um homem de uma vida de ascese, era uma vida disciplinada. João comia mel silvestre, gafanhotos, não bebia vinho e diziam: “Está endemoniado”. A desculpa é que João era duro demais. Então, não podiam seguir um cara que tinha uma vida assim, mas aí vem Jesus que come na casa dos outros, come o que oferecem para Ele, bebe com os outros —“Esse Jesus também não dá não. Ele é um comilão, um beberrão. Imagina, Ele anda com cobradores de impostos, ele anda com pecadores”.

 

“As coisas que vivemos na nossa vida, que não melhoramos, já temos uma lista de culpas e de desculpas para também darmos”

 

Vivemos de desculpas para tudo. “Não vou na igreja porque o padre de lá é isso, o padre é aquilo”, “Não vou porque as pessoas da igreja são arrogantes”. Geralmente, as pessoas arrogantes que falam assim estão sempre dizendo que o problema são os outros, estão sempre arrumando desculpas — “Eu era de igreja. Frequentei muito tempo, mas fiquei decepcionado com isso e com aquilo”, e aí você está arrumando desculpas para a sua falta de compromisso, para a sua falta de perseverança, para a sua falta de crescimento interior, você está se colocando no “poste da arrogância” onde você é o suprassumo.

 

E, geralmente, você pergunta: “Mas, e os seus defeitos?”. Não, geralmente, estou desculpando os nossos erros, as nossas falhas, e estamos sempre culpando os outros pelas situações que não me esforço, pelas situações onde não assumo o compromisso de ser melhor. Por isso, pode ser que, para essa vida, para esse mundo, para essa sociedade que aceita tudo, que vale tudo, nossas desculpas, muitas vezes esfarrapadas, sirvam para alguma coisa, mas, na presença de Deus, não. Não vai adiantar no dia do julgamento dizer:  “Senhor, não me converti porque não gostava do padre da minha igreja”, “Não me converti porque a minha mãe, porque o meu pai… porque isso, porque aquilo”.

 

A imaturidade nos faz sofrer nessa vida, mas cuidado! Porque a imaturidade nos tira da eternidade, porque é birra de almas imaturas, de corações que não amadurecem para tomar consciência e responsabilidade diante das próprias situações da vida e estão sempre se desculpando e culpando os outros.

 

Que Deus nos ajude a amadurecer a cada dia!

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Parece que Jesus encontrou uma geração difícil no seu tempo: uma geração que não aceitou João Batista, porque este viveu uma vida muito austera e era considerado por alguns deles como um possuído por um demônio; outros não aceitaram Jesus, porque este gostava de participar de refeições com pecadores e tinha fama de comilão e beberrão. Uma geração semelhante a meninos rebeldes que não aceitam festejar com os colegas nem fazer lamentações. Nada lhes agrada. Estão insatisfeitos com todos e com tudo. Que geração é essa? Com certeza, são os adversários do projeto de Jesus, porque os pequeninos e os pobres o acolheram com muito carinho. A geração criticada pelo Mestre é a geração que não quer mudanças, nem perda de privilégios, nem a melhoria dos pobres. As coisas hoje não mudaram muito: o projeto de Jesus continua sendo rechaçado, e quem segue este projeto à risca é perseguido.

 

ORAÇÃO

Divino pregador, Jesus Cristo, teus conterrâneos, sobretudo os dirigentes do povo, recusaram a pregação do rigoroso João Batista e te desprezaram por seres amigo dos pecadores. Os planos de Deus, porém, comprovam que João estava certo e tu também estavas com a verdade. Errados estavam eles. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 11,11-15 - O precursor do Senhor

Oração Inicial
O Advento é o tempo que nos faz desejar e acolher o Senhor. É um tempo de relações, e de encontro. Um tempo que nos coloca sempre na perspectiva de Deus que vem até nós. Ele veio, vem e virá até o dia do encontro definitivo. Por isso, esse tempo litúrgico é marcado por chamadas à conversão e a esperança.

 

Que o Espírito Santo venha em nosso auxílio e nos mostre o que a Palavra deseja realizar na vida de cada um de nós.

Rezemos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos a salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”

1. Leitura (Verdade)

A quem Jesus está instruindo? Quais são as suas exortações? Qual é o caminho apontado por Jesus?

 

“Dois grupos, em geral, cercam Jesus. O primeiro deles tem a postura de encantamento e aceitação da Boa-Nova. Este grupo acolhe as propostas vigorosas de João Batista e a alegre Boa-Nova de Jesus. O segundo grupo resiste à novidade e tenta desqualificar Jesus e suas propostas. No Reino só é possível entrar pela porta da liberdade. A liberdade permite escolhas. Ao escolhermos mal, é possível refazer nossas escolhas. É significativo que os que tinham menos conhecimento, as pessoas simples, aceitaram com alegria a proposta do Reino. Eles não se escondem atrás de sofismas e desculpas, mas são atraídos pela autoridade de Jesus. Sempre encontraremos razões para não crer naquilo que não queremos que seja verdadeiro.”

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim hoje? Como acolho os ensinamentos de Jesus em minha vida? Comporto-me com o Senhor como uma criança caprichosa que não aceita nem uma nem outra proposta? O Advento é tempo propício para reavaliarmos nossas atitudes e a aceitação da verdade de Cristo

3.Oração (Vida)

Senhor na expectativa de ser nova criatura “dá-me um coração grande para amar, dá-me um coração forte para lutar.”

Senhor, dai-me um coração para amar a todas as pessoas, de todas as culturas e raças, de todas as crenças e religiões, pois nesta rica diversidade, Tu estás no meio de nós!

 

Senhor concede-me a graça do conhecimento interno de Jesus, para mais amá-lo, seguí-lo e adorá-lo em toda minha vida!

Senhor, que minhas intenções e ações, enfim, todo o meu ser, seja orientado sempre mais para o serviço e louvor de Deus e de meus irmãos e irmãs.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Como você pretende viver concretamente, durante o dia, os apelos que o Senhor lhe revelou? Não dispensar o exame de consciência diário.

 

Bênção

Que o Deus onipotente e misericordioso me ilumine com o advento de seu Filho, em cuja vinda eu creio, e derrame sobre mim as suas bênçãos.

Que durante esta vida ele me fortaleça na fé; me alegre na esperança e me torne solícito(a) na caridade.

Abençoe-me Deus todo-poderoso, Pai e Filho † e Espírito Santo.

A alegria do Senhor seja minha força e minha paz.

Que o Senhor me acompanhe com sua presença protetora. Amém.