quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

–■COMECE O DIA FELIZ!■–"Herodes mandou matar todos os meninos de Belém.” - (Mt 2,13-18)


INTERNATIONAL YEAR OF THE PULSE
ONU 2016 ANO INTERNACIONAL DAS LEGUMINOSAS
DEZEMBRO - MÊS DA  F A M Í L I A
GARÇA/SP, 28 DE DEZEMBRO DE 2016 (quarta-feira) 363º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
De que me adianta saber dividir um cordeiro em partes, se não sei dividi-lo com meu irmão?
(Sêneca)


Datas Comemorativas
Dia DE MAUÁ
Dia da Marinha Mercante
Dia DO PETROQUÍMICO
Dia DO SALVA-VIDAS
Dia NACIONAL DO COOPERATIVISMO DE CRÉDITO
Dia DO Aniversário do Cinema

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Fernão - Gavião Peixoto (São Paulo) Amaralina - Bonópolis - São Patrício (Goiás) Major Gercino - Nova Erechim (Santa Catarina) Rio Branco (Acre) Conquista D'Oeste - Cristal do Sul - David Canabarro - Dilermando de Aguiar - Dom Pedro de Alcântara - Doutor Ricardo - Nova Nazaré - Santa Cruz do Xingu - Santa Rita do Trivelato - Vale de São Domingos (Mato Grosso) Presidente Jânio Quadros - Cordeiros - Itapé (Bahia) Limoeiro do Norte - Ocara - Pindoretama - Tejuçuoca (Ceará) Araricá - Arroio dos Ratos - Balneário Pinhal - Barra do Quaraí - Benjamin Constant do Sul -  Cacequi - Canela - Capivari do Sul - Caraá - Cerrito - Chuí - Chuvisca - Ciríaco - Estrela Velha - Fazenda Vilanova - Floriano Peixoto - Itaara - Jarí - Maçambara - Mampituba - Marcelino Ramos - Marques de Souza - Monte Alegre dos Campos - Muitos Capões - Nova Bréscia - Nova Ramada - Novo Cabrais - Passa Sete - Tabaí - Toropi - Três Passos - Turuçu - Ubiretama - Unistalda - Vale Verde - Vespasiano Correa (Rio Grande do Sul) Major Gercino - Nova Erechim (Santa Catarina) Alagoa - Coronel Fabriciano - Monsenhor Paulo - Virgolândia (Minas Gerais) Anapu - Cachoeira do Piriá (Pará) Piracuruca - União (Piauí) Itapororoca - Riacho dos Cavalos (Paraíba) Porto do Mangue - Viçosa (Rio Grande do Norte) São José de Ubá - Tanguá (Rio de Janeiro)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  EDSON BIATO (Professor - Lions Clube de Garça/SP) JOSÉ CARLOS MARTINS GALVÃO (MERCADO GALVÃO - PIRAJUI /SP) ZELINDA PAVANI MARQUES (Garça/SP) MICHEL ANGELO BARROSO PEREZ (HidrodexGarça /SP) WALTER NUNES (Rio de Janeiro /RJ) LUIZ CARLOS DA SILVA (Magazine Econômico-Garça /SP)

. Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DE: Padre EVANDRO CESAR BATISTA RIBEIROó2007ó08 ANOS (Pároco Paroquia São Pedro Apostolo Garça / SCE ENS - Setor de Garça e Regional/SP)

Santo do Dia
OS SANTOS INOCENTES
Os Santos Inocentes (Séc. I), deram testemunho de Cristo não com palavras, mas com o sangue. As vítimas da ferocidade de Herodes nos fazem pensar, na dignidade das crianças e na situação de miséria e exploração em que muitas delas se encontram na sociedade de hoje.
SANTA CATARINA VOLPICELLI


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
Oração
PAI, SÊ O GUIA DE MINHA CAMINHADA, LIVRANDO-ME DE TODAS AS CILADAS DO MAL, E CONSERVANDO-ME INCÓLUME PARA O TEU SANTO SERVIÇO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, hoje os santos inocentes proclamaram vossa glória não por palavras, mas pela própria morte; dai-nos também testemunhar com a nossa vida o que os nossos lábios professam. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 299

Leituras
Quarta-feira 28/12/2016 – Dia Litúrgico - Santos Inocentes, Mártires . Festa
A palavra de Deus é luz que nos guia no caminho da liberdade e da verdade. Abraçar o projeto de Jesus não significa livrar-se da perseguição e do pecado, mas ser capaz de superá-los.


1ª Leitura (1Jo 1,5–2,2) "O sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo pecado. Leitura da Primeira Carta de São João:

5Caríssimos, a mensagem que ouvimos de Jesus Cristo e vos anunciamos é esta: Deus é luz e nele não há trevas. 6Se dissermos que estamos em comunhão com ele, mas andamos nas trevas, estamos mentindo e não nos guiamos pela verdade. 7Mas, se andamos na luz, como ele está na luz, então estamos em comunhão uns com os outros, e o sangue de seu Filho Jesus nos purifica de todo pecado.
8Se dissermos que não temos pecado estamo-nos enganando a nós mesmos, e a verdade não está dentro de nós. 9Se reconhecermos nossos pecados, então Deus se mostra fiel e justo, para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda culpa. 10Se dissermos que nunca pecamos, fazemos dele um mentiroso e sua palavra não está dentro de nós. 2,1Meus filhinhos, escrevo isto para que não pequeis. No entanto, se alguém pecar, temos junto do Pai um Defensor: Jesus Cristo, o Justo. 2Ele é a vítima de expiação pelos nossos pecados, e não só pelos nossos, mas também pelos pecados do mundo inteiro.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 123 (124)
Nossa alma como um pássaro escapou do laço que lhe armara o caçador.

Evangelho do dia
Quarta-feira 28/12/2016 – Dia Litúrgico - Santos Inocentes, Mártires . Festa
"Herodes mandou matar todos os meninos de Belém. - (Mt 2,13-18)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
A vós, ó Deus, louvamos, a vós, Senhor, cantamos; vos louva o exército dos vossos santos mártires!
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Matheus.
Glória a vós, Senhor.
13Depois que os magos partiram, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: “Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise! Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo”. 14José levantou-se de noite, pegou o menino e sua mãe, e partiu para o Egito. 15Ali ficou até a morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Do Egito chamei o meu Filho”. 16Quando Herodes percebeu que os magos o haviam enganado, ficou muito furioso. Mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o território vizinho, de dois anos para baixo, exatamente conforme o tempo indicado pelos magos. 17Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias: 18“Ouviu-se um grito em Ramá, choro e grande lamento: é Raquel que chora seus filhos, e não quer ser consolada, porque eles não existem mais”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/  
Precisamos lutar a favor da vida
Precisamos lutar pela nossa vida e pela vida de todos! Não podemos expor nossa vida à morte!
“Herodes mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o território vizinho, de dois anos para baixo” (Mateus 2, 16).
Herodes, o maldoso, o perverso, queria matar Jesus. Na verdade, queria eliminar a criança que havia nascido de Maria e José. Seus planos perversos não se cumpriram, ele não conseguiu chegar a tempo para pegar Jesus e eliminá-Lo já no Seu nascimento.
Ele foi mais perverso ainda, porque mandou matar todas as crianças do sexo masculino, de dois anos para baixo, que viviam em Belém e nos territórios vizinhos.
Crianças que foram martirizadas, que derramaram seu sangue por causa de Jesus. Não que o Senhor quisesse ou quer que alguma criança morra, mas a perversidade humana chega a esse ponto.
Hoje, celebramos essas crianças como santas – como todas são –, e todas as crianças que, muitas vezes, já nascem mortas ou estão no ventre da mãe, mas não conseguem se desenvolver, ou até aquelas que são abortadas, porque o pai, a mãe e a sociedade a rejeitaram, pois causariam algum incômodo. Seja porque não esperavam que aquela criança nascesse ou porque ela tem alguma deficiência. Infelizmente, chamamos o ato de Herodes de perversidade, mas também devemos chamar de perversidade todos os atentados contra a vida.
Celebrar o Natal é celebrar a vida no sentido mais pleno que ela tem. Nós refletimos sobre a vida na homilia de ontem; hoje, estamos aqui para manifestar a Palavra de Deus e denunciar profeticamente tudo aquilo que é um atentando contra a vida, desde o momento que ela é concebida até seu instante final.
Estamos deixando que a sociedade faça o que quer com a vida humana, desde o aborto, à eutanásia e outras implicações que encurtam e tiram a vida humana de forma tão desproporcional e desumana.
Precisamos realmente dizer que Jesus veio para que todos tenham vida em abundância! Primeiro, porque a vida que Deus trouxe é para todos, e temos que nos preocupar não só com nossa saúde, pois saúde é direito de todos, é uma necessidade para toda humanidade, para todos os filhos e filhas de Deus.
Deus não está contente com as filas nos hospitais que não cuidam de nossos doentes. Não está satisfeito quando uma criança morre de forma indesejada, quando morre por falta de cuidado. Deus não é nem um pouco feliz com os desastres que acontecem na própria natureza, com os acidentes que acontecem nas estradas da vida e assim por diante.
Meus irmãos e irmãs, não podemos ter uma atitude passiva e dizer: “Era a vontade de Deus! Chegou o dia da pessoa!”. Isso é conformismo barato, é simplesmente deixar que a morte esteja agindo no meio de nós, provocando desastres. É óbvio que chega o dia de uma pessoa morrer, é óbvio que a luta não é suficiente para salvar uma vida ou já valeu aquela luta até aquele instante. Já valeu a luta da mãe que rezou, do pai que brigou e que foi atrás, que fez tudo o que era possível.
Não podemos ter uma atitude passiva, deixar a “deus-dará” e simplesmente não lutarmos pela vida. O nosso Deus lutou para viver, os anjos agiram para que Ele não morresse ainda criança, porque Ele tinha muito o que fazer na vida.
Precisamos lutar pela nossa vida e pela vida de todos! Não podemos expor nossa vida à morte, não podemos dispô-la às tragédias deste mundo, mas a vida deve ser vivida com equilíbrio e sobriedade. Temos de lutar, para que nossa vida seja mais plena e bem vivida!
Deus abençoe você!
REFLEXÃO "Os Santos Inocentes, mártires
Autor: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, sobre a manjedoura de Belém se cerne já a sombra da cruz. A anunciam a pobreza do estábulo, a profecia de Simeon sobre o signo de contradição e a espada destinada a traspassar a alma da Virgem e, a persecução de Herodes, que causará a morte das crianças Inocentes Mártires e fará necessária a fugida da Sagrada Família a Egito.
O Filho de Deus —a palavra eterna— se fez tão pequeno como para estar numa manjedoura. Fez-se criança para que Deus esteja ao nosso alcance. Ele nos ensina assim a amar aos pequenos; amar aos débeis; respeitar às crianças. O Menino de Belém nos faz pôr os olhos em todas as crianças que sofrem e são exploradas no mundo, tanto os nascidos como os não nascidos.
—Em todos eles, é o Menino de Belém quem nos interpela. Nestes dias natalinos, oremos para que o resplendor do amor de Deus acaricie a todos estas crianças.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- O aborto ainda é realidade em nossa sociedade?
- Por que o aborto existe?
- E as crianças que são abandonadas?
- Como está a educação de nossas crianças na família?
- E na escola?

Leitura Orante
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
O Evangelho nos apresenta a narrativa da perseguição do rei Herodes ao Menino Jesus.
Por não encontrar o Menino, Herodes ordenou aos seus soldados que matassem todas as crianças que encontrassem, por isso, rezamos hoje pelos Santos Inocentes, que testemunharam Jesus Cristo não com palavras, mas com a própria vida.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto bíblico? “Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo.” No relato da Palavra de hoje, vemos Jesus, ainda criança, sendo ameaçado por Herodes, que, não o encontrando, mata muitos inocentes. O anjo do Senhor, em sonho, alerta a José sobre o plano de Herodes e lhe diz o que fazer. Leia o texto, grife os verbos e versículos que mais lhe chamaram atenção e repita a leitura quantas vezes julgar necessário, até identificar e compreender a mensagem central do Evangelho.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz a você? Qual mensagem você sente que Deus direciona a você? Qual caminho o Senhor o(a) convida a trilhar por meio de sua Palavra?
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Como você deseja rezar neste momento? Sua oração pode ser de louvor, gratidão, perdão ou súplica. Aproxime-se do Senhor sem medo e, lembrando que hoje é dia dos Santos Inocentes, reze também pelas crianças e suas necessidades.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver?) Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que compromisso você assume com o Senhor por meio de sua Palavra?
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.