quarta-feira, 5 de julho de 2023

COMECE O DIA FELIZ! ■ Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo? – (Mt 8,28-34)

 


ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 J U L H O – VERDE – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO  –

 J U L H O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS HEPATITES VIRAIS E CÂNCER ÓSSEO

 GARÇA/SP, 05 DE JULHO de 2023 (quarta-feira) 186º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

–■ COMECE O DIA FELIZ! ■–

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

NÃO HÁ NO MUNDO EXAGERO MAIS BELO QUE A GRATIDÃO.

(Jean de la Bruyere)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

  DIA MUNDIAL DA CAPOEIRA

 DIA DO ADMINISTRADOR PÚBLICO

 DIA DO BIQUÍNI

 DIA DA GASTRONOMIA MINEIRA

 DIA DA INDEPENDÊNCIA DA VENEZUELA

 DIA DA FUNDAÇÃO DA AMAZON NOS ESTADOS UNIDOS

 DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) EM PIONEIROS

 DIA DA FUNDAÇÃO DO EXÉRCITO DA SALVAÇÃO NA INGLATERRA

 SEMANA NACIONAL DA EDUCAÇÃO

 SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIOS

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Fernando Prestes (São Paulo) Itaguaí (Rio de Janeiro) Poranga - Sobral - Beberibe (Ceará) Luís Gomes (Rio Grande do Norte) São João do Piauí (Piauí) Angical - Antônio Gonçalves - Campo Alegre de Lourdes - Cândido Sales - Iraquara - Santa Cruz da Vitória - Souto Soares (Bahia)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  VINICIUS DE GRANDI SILVA (Sobrinho-São Paulo /SP)LETÍCIA MARCELO BUKVICH (filhota da Ana Paula e CL Eduardo-Lions Clube de Garça /SP)LILIANA HARUMI KUABARA (Cirurgiã Dentista-Marilia /SP) MAGDA CRISTINA MARTINS (Cirurgiã Dentista-Garça /SP) IRACY VIEIRA CATALANO (Lions Clube de Bauru Centro /SP)EDUARDO TADAIASSU TERAOKA (empresário Marilia/SP)ANA MARIA CAPUA (Lions Clube de Birigui /SP)LUIZ PASSAMAI JUNIOR (Garça /SP) MARIA DO CARMO PAULA (Bastos /SP) JULIO CESAR FILLETTI (Marilia /SP) SAMUEL MARTINS ALMEIDA (Lions Clube de Lagoa da Prata /MG) SEBASTIANA ALMEIDA (Garça /SP) APARECIDA ZANATA SANTOS (Garça /SP)YONE CALEGARO (Garça /SP) MOYSÉS  APARECIDO MARTINS LOPES  (Garça /SP) MARIA DO CARMO PAULA (Bastos /SP) Pe. JOSÉ ORANDI DA SILVA (Pároco e Reitor da Catedral São Bento-Marilia /SP) Pe. VALDEMAR CARDOSO (Vigário Episcopal da Região Pastoral III- Pároco de Nossa Senhora da Glória de Tupi Paulista /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DA PROFISSÃO SOLENE DO: FREI JOSÉ ANTONIO ALVES DE SOUZAó2018ó05 ANOS (Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus – GARÇA /SP)

 

                             

 SANTO DO DIA 

■ SANTO ANTÕNIO MARIA ZACCARIA

Antônio Maria (Itália, 1502-1539), formado em medicina, dedicou-se aos doentes pobres. Ordenado sacerdote, fundou a Sociedade dos Clérigos Regulares de São Paulo (Barnabitas). 

BEATO EDUARDO CHEEVERS

BEATO HUNFREDO PRITCHARD

BEATO JORGE NICHOLS

BEATO MATEUS LAMBERT

BEATO PATRÍCIO CAVANAGH

BEATO RICARDO YAXLEY

BEATO ROBERTO MEYLER

BEATO TOMÁS BELSON

SANTA CIPRILA

SANTA MARTA DA TURQUIA

SANTA ROSA CHEN AIXIE

SANTA TERESA CHEN JINXIE

SÃO ATANÁSIO DA GRÉCIA

SÃO ATANÁSIO DE JERUSALÉM

SÃO ESTEVÃO DE NILCEIA

SÃO DOMÉCIO MÉDICO

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando lemos, ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

 

O QUE TENS CONTRA NÓS, FILHO DE DEUS?  Mt 8,23-27 - Qual é o tamanho de minha fé?

 

Povos todos, aplaudi e aclamai a Deus com brados de alegria (Sl 46,2).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Deus nunca abandona seus filhos e filhas; ao contrário, torna as inconsequências humanas em caminhos para tecer projetos de vida para todos. Celebremos, pois, aquele que nos liberta de todo mal, convencidos de que “aos que buscam o Senhor não falta nada”.

 

– Oração 

 

“PAI, COLOCA-ME BEM JUNTO DE TEU FILHO JESUS, PARA QUE AS FORÇAS DO MAL NÃO PREVALEÇAM CONTRA MIM NEM ME MANTENHAM PRISIONEIRO DE SEU PODER OPRESSOR.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, pela vossa graça, nos fizestes filhos da luz. Concedei que não sejamos envolvidos pelas trevas do erro, mas brilhe em nossas vidas a luz da vossa verdade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 05 de julho de 2023 quarta-feira da 13ª Semana do Tempo Comum

 

– Liturgia da Palavra 

  Jesus enfrenta as forças do mal que oprimem dois homens e devolver a eles as condições para viverem livres e dignamente. Acolhamos a Palavra do Senhor, o qual ouve com especial atenção o grito dos mais vulneráveis e infelizes.

 

 

1ª Leitura (Gn 21,5.8-20) – O filho de uma escrava não pode ser herdeiro com o meu filho Isaac.   Leitura do Livro do Gênesis:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

5Abraão tinha cem anos quando lhe nasceu o filho Isaac. 8Entretanto, o menino cresceu e foi desmamado; e, no dia em que o menino foi desmamado, Abraão deu um grande banquete. 9Sara, porém, viu o filho que a egípcia Agar dera a Abraão brincando com Isaac. 10E disse a Abraão: “Manda embora essa escrava e seu filho, pois o filho de uma escrava não pode ser herdeiro com o meu filho Isaac”. 11Abraão ficou muito desgostoso com isso, por se tratar de um filho seu. 12Mas Deus lhe disse: “Não te aflijas por causa do menino e da tua escrava. Atende a tudo o que Sara te pedir, pois é por Isaac que uma descendência levará o teu nome. 13Mas do filho da escrava farei também um grande povo, por ele ser da tua raça”. 14Abraão levantou-se de manhã, tomou pão e um odre de água e os deu a Agar, colocando-os nos ombros dela; depois, entregou-lhe o menino e despediu-a. Ela foi-se embora e andou vagueando pelo deserto de Bersabeia. 15Tendo acabado a água do odre, largou o menino debaixo de um arbusto 16e foi sentar-se em frente dele, à distância de um tiro de arco. Pois dizia consigo: “Não quero ver o menino morrer”. Assim, ficou sentada defronte ao menino e pôs-se a gritar e a chorar. 17Deus ouviu o grito do menino e o anjo de Deus chamou do céu a Agar, dizendo: “Que tens, Agar? Não tenhas medo, pois Deus ouviu a voz do menino do lugar em que está. 18Levanta-te, toma o menino e segura-o bem pela mão, porque farei dele um grande povo”. 19Deus abriu-lhe os olhos e ela viu um poço de água. Foi então encher o odre e deu de beber ao menino. 20Deus estava com o menino, que cresceu e habitou no deserto, tornando-se um jovem arqueiro.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 34(33)

 

Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido.

 

 

– 05 de julho de 2023 quarta-feira da 13ª Semana do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?   (Mt 8,28-34)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Deus nos gerou pela Palavra da verdade / como as primícias de suas criaturas (Tg 1,18).

 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, 28quando Jesus chegou à outra margem do lago, na região dos gadarenos, vieram ao seu encontro dois homens possuídos pelo demônio, saindo dos túmulos. Eram tão violentos, que ninguém podia passar por aquele caminho. 29Eles então gritaram: “O que tens a ver conosco, Filho de Deus? Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?” 30Ora, a certa distância deles estava pastando uma grande manada de porcos. 31Os demônios suplicavam-lhe: “Se nos expulsas, manda-nos para a manada de porcos”. 32Jesus disse: “Ide”. Os demônios saíram e foram para os porcos. E logo toda a manada atirou-se monte abaixo para dentro do mar, afogando-se nas águas. 33Os homens que guardavam os porcos fugiram e, indo até a cidade, contaram tudo, inclusive o caso dos possuídos pelo demônio. 34Então a cidade toda saiu ao encontro de Jesus. Quando o viram, pediram-lhe que se retirasse da região deles.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

05/07/23 13ª   QUARTA-FEIRA TC – A

 

Mateus 8,28-29.32: “Jesus chegou à outra margem do lago, na região dos gadarenos, vieram ao seu encontro dois homens possuídos pelo demônio, saindo dos túmulos... Eles então gritaram: - Que tens a ver conosco, Filho de Deus?... Se nos expulsas, manda-nos para a manada de porcos. Jesus disse: - Ide. Os demônios saíram, e foram para os porcos. E logo toda a manada atirou-se monte abaixo para dentro do mar,.. Então a cidade toda saiu ao encontro de Jesus.  Quando o viram, pediram-lhe que se retirasse da região deles”.

 

Jesus, o senhor viera ao mundo, para que todos tivessem vida e vida em abundância.

Onde quer que a vida humana estivesse dominada pelos pecados, por doenças e pela maldade alheia, o senhor oferecia perdão, libertação e vida em abundância, aqui na terra e por toda a eternidade.

Para o senhor, nenhuma instituição social, nenhuma religião, nenhum poder político e econômico podiam jamais prevalecer sobre o direito a uma vida digna, porque era um dom sagrado, destinada a tornar-se eterna.

Por isso, a sua missão o levou ao encontro dos enfermos, dos pobres, dos excluídos, de todo tipo de pecadores e daqueles que eram dominados e explorados pelos mais poderosos.

Nesse evangelho, acontecido na região dos gadarenos, que não eram judeus. era preciso fazer uma escolha entre salvar a vida de duas pessoas ou a vida da manada de porcos, fonte de lucro dos gadarenos.

O senhor escolheu salvar a vida daqueles dois homens, mas, para os gadarenos, era mais importante salvar os porcos, mesmo à custa das vidas daqueles doentes. Por isso, pediram que o senhor fosse embora e rejeitaram o anúncio do seu Reino.

Senhor, esse Evangelho ainda levanta com força a questão: qual é o valor de uma pessoa e de uma vida humana em nossos dias?

As estruturas políticas e econômicas do mundo continuam favorecendo o lucro, à custa do direito de sobrevivência de tantas vidas humanas.

O bem estar e o enriquecimento ilimitado prevalecem sobre o direito à vida, desde a vida de um feto humano até a vida da multidão de empobrecidos do mundo.

Parece normal sacrificar a vida humana, a vida da natureza e de todo planeta, desde que o mercado de ações gere lucros sempre maiores.

Nosso Papa clama, em nome do senhor, mas são poucos os católicos que acolhem e se comprometem com as suas mensagens.

Parece que a experiência dolorosa da pandemia não foi suficiente para convencer o mundo de que uma vida humana é mais importante do que todos os objetos do mercado de consumo. Senhor, continue a cuidar do nosso povo, que vale muito mais do que todos os porcos do mundo, e faça com que seu Espirito nos convença de que somente o senhor é o Caminho para a Verdade e para a Vida, que vai durar por toda a eternidade.

 

Maria santíssima, geradora de vida, ajude-nos a vencer os demônios da ganância e da exploração da vida, para que haja vida digna para todos, principalmente para os seus filhos mais pequenos e mais frágeis. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Entrar em território pagão é sempre um desafio; não se sabe o que se vai enfrentar. Jesus encontra um mundo dominado por escravidão e violência. A presença de Jesus é séria ameaça contra essa deplorável situação: “Vieste aqui para nos atormentar?”. Entre o mal (demônio) e o bem (Jesus), não pode haver acordo. Ao dizer: “se nos expulsas”, os possessos sabem que Jesus tem poder sobre as forças malignas. De fato, Jesus reverte esse quadro, derrotando os poderes do mal que agem no meio dos pagãos. Ao perder seus rebanhos, os gadarenos ficam zangados com Jesus e o afastam como indesejável. É o engano de quem valoriza mais os bens materiais do que a vida humana. Outra aplicação: nosso interior é um espaço ainda desconhecido, povoado de “demônios” que precisam ser expulsos para sermos salvos plenamente.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 8,28-34 - Jesus liberta do mal

LEITURA ORANTE

 

Oração Inicial

 

Jesus é a Palavra de Salvação que vem romper as trevas, companheiras da morte. Vamos ouvir e orar com a Palavra do Evangelho que manifesta o poder libertador de nosso Senhor, Jesus Cristo.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

 

“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra.

Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

1. Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho pausadamente, quantas vezes julgar necessário, e destaque os verbos e os personagens que mais lhe chamaram atenção, repetindo-os em voz alta. Depois, atente-se à reação dos homens que presenciaram o acontecido e observe o comportamento dos habitantes da cidade.

 

Para um milagre acontecer é necessário que Jesus seja reconhecido como Filho de Deus e, por conseguinte, portador de poder. Os espíritos maus reconhecem que Jesus é o enviado do Pai. É interessante perceber como, diante de Jesus, até o mal experimenta desconforto. Em todos os tempos, inclusive nos tempos futuros, ninguém permanecerá indiferente diante de Jesus: ou a favor ou contra. Apesar de todos os avanços, o medo do mal ainda não está totalmente controlado. O caminho para o fortalecimento da fé passa pela adesão a Jesus. Quanto maior for a fé, menos espaço o mal terá. Sejamos perseverantes no seguimento a Jesus, e o mal, aos poucos, perderá sua força. Que a fé neutralize todo mal!

 

2. Meditação (Caminho)

Essa passagem do Evangelho é exigente, pois precisamos entender que aqueles homens estavam excluídos e atormentados. O Filho de Deus, Jesus de Nazaré é o Senhor da vida. A presença de Cristo liberta aqueles dois homens. Ele veio para libertar-nos de tudo aquilo que nos impede de viver com dignidade.

 

Quais são as forças externas que nos aprisionam hoje, a mim e a sociedade?

Eu dou a Deus a permissão de me libertar de toda e qualquer escravidão?

Busco o Senhor em minhas fragilidades e amarras que me escravizam? É Ele meu libertador?

De quais males desejo que o Senhor me liberte?

 

3.Oração (Vida)

Pai coloca-me bem junto de teu Filho Jesus, para que as forças do mal não prevaleçam contra mim nem me mantenham prisioneiro de seu poder opressor.

 

Conclua com a oração ao Espírito Santo, do papa Paulo VI: “Ó Espírito Santo! Dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora; fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido da Santa Igreja!

 

Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte, para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte, para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda ofensa, toda desilusão. Um coração grande e forte e constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir humilde e fielmente a vontade do Pai. Amém.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Contemplando o poder de Jesus e sua força libertadora como quero estar junto dele neste dia e deixar que Ele expulse de mim tudo o que me impede de amar com liberdade de coração?

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.