segunda-feira, 28 de setembro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior. - (Lc 9,46-50)

 

 


– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 S E T E M B R O  MÊS  DA => BÍBLIA <=> PRÓ-JUVENTUDE <=> PREVENÇÃO AO SUICÍDIO  

 GARÇA/SP, 28 DE SETEMBRO de 2020 (segunda-feira) 272º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

CREIA EM SI, MAS NÃO DUVIDE SEMPRE DOS OUTROS.

(Machado de Assis)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org/

DIA DA MÃE PRETA

DIA NACIONAL DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO

DIA NACIONAL DA LEI DO VENTRE LIVRE

DIA MUNDIAL DA RAIVA

DIA INTERNACIONAL DA DIREITO A SABER

DIA DO SEXAGENÁRIO

DIA DO HIDRÓGRAFO

DIA DA DOMADORA

DIA MARÍTIMO MUNDIAL

DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS DA LÍNGUA JESTUAL

SEMANA NACIONAL DO JOVEM

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Acopiara (Ceará) Além Paraíba - Mulungu - Campo Belo - Visconde do Rio Branco (Minas Gerais) Amambaí - Aparecida do Taboado (Mato Grosso do Sul) Atalaia  -  Novo Itacolomi - Prado Ferreira (Paraná) Camaçari (Bahia) Cruzeiro do Sul (Acre) Jaqueira - Jatobá - Taquaritinga do Norte (Pernambuco) Paes Landim (Piauí) Santa Cruz do Sul (Rio Grande do Sul)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  DORIVAL  CHICARELLI NETO (m/sobrinho Neto-Garça/SP) JEFFERSON FERNANDO SANT’ANNA GALVÃO (Supermercado Galvão - Garça/SP) MARIA BENEDITA FERREIRA ROSÁRIO (DEUSA Alimentos-Garça/SP) Roseli   Ferreira da Silva (Lions Clube de Cafelândia Renascer /SP) WANDERLEY CAGNI MARTIM (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) JUVENTINO FIGUEIRA BORGES (DG-LC5Pip Augustin Soliva-Lions Clube de São Caetano do Sul/SP) TATIANE PLaCIDIO (TUPÃ /SP) WILLIAM RODRIGUES  (Garça/SP) MAURO RICARDO ALVES (Ribeirão Preto /SP) SAMUEL GOMES (Garça/SP) Marcella Albero Carvalho  (Garça /SP)Edinho Gimenes  (Garça /SP)PEIA PAULO RIBeIRO (Barra Do Garças /MT)  ANTONIO CoNessa (Marilia /SP) Pe. CARLOS ROBERTO DOS SANTOS (Pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo de Tupã /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

■ SÃO VENCESLAU

Venceslau (Boêmia, 907-935), amigo dos pobres, conservou íntegra sua vida apesar do ambiente corrupto da corte e, em seu governo, mostrou-se solícito pelo progresso social e religioso do povo. É considerado protetor da Boêmia.

SÃO LOURENÇO RUIZ

Lourenço (Felipinas, séc. XVII), pai de família e mais 15 companheiros derramaram sangue por causa de /cristo em Nagasaki, no Japão. Todos pertenciam à Ordem de São Domingos ou a ela estavam ligados.

 

É triste a tendência da dominação e do exercício do poder. Jesus coloca nomeio dos discípulos uma criança, modelo de simplicidade e acolhimento

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- Senhor, tudo o que fizestes conosco com razão o fizestes, pois pecamos contra vós e não obedecemos aos vossos mandamentos. Mas honrai o vosso nome, tratando-nos segundo vossa misericórdia (Dn 3,31.29s.43.42).

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Mesmo provada duramente, a pessoa íntegra e temente a Deus não se revolta. Ela não põe sua segurança nos bens materiais, mas em Deus, a quem bendiz. Que esta celebração nos enriqueça de bens espirituais. 

– Oração 

 

PAI, QUE EU BUSQUE SEMPRE DESTACAR-ME NO SERVIÇO AO MEU SEMELHANTE, DE MODO ESPECIAL, OS MAIS NECESSITADOS, POIS NISTO CONSISTE MINHA VERDADEIRA GRANDEZA DE DISCÍPULO.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que mostrais vosso poder sobretudo no perdão e na misericórdia, derramai sempre em nós a vossa graça, para que, caminhando ao encontro das vossas promessas, alcancemos os bens que reservais. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 28  de setembro de 2020 2ª-feira da 26ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Outrora grande, agora totalmente prostrado, Jó permanece fiel a Deus. Uma criança transtorna o círculo fechado dos apóstolos, seguros do próprio valor. Na comunidade de jesus, “o menor é o maior”. 

 

1ª Leitura (1,6-22) – O Senhor deu, o Senhor tirou. Bendito seja o nome do Senhor!  Leitura do Livro de Jó:

 

6Um dia, foram os filhos de Deus apresentar-se ao Senhor; entre eles também Satanás. 7O Senhor, então, disse a Satanás: “Donde vens?” “Venho de dar umas voltas pela terra”, respondeu ele. 8O Senhor disse-lhe: “Reparaste no meu servo Jó? Na terra não há outro igual: é um homem íntegro e correto, teme a Deus e afasta-se do mal”.
9Satanás respondeu ao Senhor: “Mas será por nada que Jó teme a Deus? 10Porventura não levantaste um muro de proteção ao redor dele, de sua casa e de todos os seus bens? Tu abençoaste tudo o que ele fez, e seus rebanhos cobrem toda a região. 11Mas, estende a mão e toca em todos os seus bens; e eu garanto que ele te lançará maldições no rosto!”
12Então o Senhor disse a Satanás: “Pois bem, de tudo o que ele possui, podes dispor, mas não estendas a mão contra ele”. E Satanás saiu da presença do Senhor. 13Ora, num dia em que os filhos e filhas de Jó comiam e bebiam vinho na casa do irmão mais velho, 14um mensageiro veio dizer a Jó: “Estavam os bois lavrando e as mulas pastando a seu lado, 15quando, de repente, apareceram os sabeus e roubaram tudo, passando os criados ao fio de espada.

Só eu consegui escapar para trazer-te a notícia”.

16Estava ainda falando, quando chegou outro e disse: “Caiu do céu o fogo de Deus e matou ovelhas e pastores, reduzindo-os a cinza. Só eu consegui escapar para trazer-te a notícia”. 17Este ainda falava, quando chegou outro e disse: “Os caldeus, divididos em três bandos, lançaram-se sobre os camelos e levaram-nos consigo, depois de passarem os criados ao fio da espada. Só eu consegui escapar para trazer-te a notícia”.

18Este ainda falava, quando chegou outro e disse: “Teus filhos e tuas filhas estavam comendo e bebendo vinho na casa do irmão mais velho, 19quando um furacão se levantou das bandas do deserto e se lançou contra os quatro cantos da casa, que desabou sobre os jovens e os matou. Só eu consegui escapar para trazer-te a notícia”.

20Então, Jó levantou-se, rasgou o manto, rapou a cabeça, caiu por terra e, prostrado, disse: 21“Nu eu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei para lá. O Senhor deu, o Senhor tirou: como foi do agrado do Senhor, assim foi feito. Bendito seja o nome do Senhor!” 22Apesar de tudo isso, Jó não cometeu pecado nem se revoltou contra Deus

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 17(16)

Inclinai o vosso ouvido e escutai-me!

 

 

– 28  de setembro de 2020 2ª-feira da 26ª Semana Do Tempo Comum

Aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior. - (Lc 9,46-50)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Veio o filho do homem, a fim de servir dar sua vida em resgate por muitos (Mc 10,45).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 46houve entre os discípulos uma discussão, para saber qual deles seria o maior.47Jesus sabia o que estavam pensando, pegou então uma criança, colocou-a junto de si 48e disse-lhes: “Quem receber esta criança em meu nome, estará recebendo a mim. E quem me receber, estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior”.

49João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem que expulsa demônios em teu nome. Mas nós lho proibimos, porque não anda conosco”. 50Jesus disse-lhe: “Não o proibais, pois quem não está contra vós, está a vosso favor”

 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Ganhemos o Reino de Deus pela grandeza da humildade”

Houve entre os discípulos uma discussão para saber qual deles seria o maior”

(Lucas 9,46)

Veja que discussão não é novidade, até entre os discípulos de Jesus havia discussões acaloradas e, muitas vezes, chegavam a ser discussões agressivas e, por vezes, por coisas tão insignificantes, mas quem está no olho do furacão, no olho da discussão quer achar sempre que tem razão, o que tem que prevalecer sempre é a sua opinião.

 

Na verdade, a discussão deles é a mesma nossa de cada dia. Se a discussão deles era sempre para saber quem é o maior, a nossa é para saber quem tem razão, quem manda mais, quem pode mais, quem sabe mais, quem é que prevalece. Então, estamos vendo as discussões entre marido e mulher, a discussão entre pais e filhos, entre amigos e inimigos, as discussões ideológicas, políticas, as discussões nas redes sociais, as discussões religiosas, que são frutos da soberba humana para prevalecer a razão e quem sabe mais.

 

E muitas das discussões são engraçadas, porque as pessoas pegam autoridades para se sentirem autoridades, dizem: “O Papa tal disse…” “O Papa Pio XII escreveu…” “O padre tal disse isso…” “O bispo disse aquilo…” “O cientista tal…”. Ou seja, quanto mais pessoas você cita, você acha que tem mais autoridade, que sabe mais, que é conhecedor e dono da razão. 

 

“Não perca o Reino de Deus por tamanha arrogância, mas ganhe-o pela grandeza da humildade”

 

Vendo toda aquela discussão, a sabedoria do Mestre Jesus, que não discute e não perde tempo com esses entraves humanos, Ele simplesmente pegou uma criança, a levantou e disse: “Quem recebe essa criança em meu nome, é a mim que está recebendo”. Para receber o Reino dos Céus precisa não só receber a criança, mas receber quer dizer: assumir ter um coração de criança.

 

Aqui, chamo a atenção, primeiro, para cuidar das crianças com todo respeito e amor, mas, sobretudo, captar delas a pureza. Porque, se nós discutimos e brigamos, é porque não somos mais tão puros, mas, muitas vezes, queremos fazer prevalecer as nossas soberbas e vaidades. É preciso, primeiro, acolher a criança e o coração dela, porque aquele que entre vós for o menor, esse que é o maior para Deus.

 

Veja, o critério de Deus não é o critério do mundo. O critério do mundo é quem sabe mais, estudou mais, conheceu mais, quem tem mais. Já o Reino de Deus não, é quem é menor, mais humilde, mais simples, até o ignorante para Deus tem muito mais valor, tem muito mais prestígio (se o que nós gostamos é prestígio).

 

Não é a arrogância e nem o achar saber que nos fazem prevalecer no coração de Deus, mas aquela humildade destoante que nos faz abaixar a cabeça para ouvir de verdade o Mestre Jesus e não perdermos tempo em discussões tolas, ignorantes e arrogantes.

 

Não perca o Reino de Deus por tamanha arrogância, mas ganhe-o pela grandeza da humildade. As crianças têm muito a nos ensinar!

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A conversão é processo lento e fatigoso. Várias vezes, Jesus explica aos discípulos qual é a característica do seu messianismo. Ele veio para dar a própria vida por todos. Está entre nós para servir ao Pai e ao povo; não para explorar e ser servido. Surdos às palavras e cegos às atitudes de Jesus, os apóstolos disputam o primeiro lugar. A presença da criança oferece a Jesus imagem forte de simplicidade, pureza, abertura à partilha e à fraternidade. Esses são os valores do Reino que Jesus está implantando e que seus discípulos precisam assimilar. Outro aspecto importante é a tolerância com os de fora do grupo. Não se deve rejeitá-los, mas estabelecer comunhão com eles. Os apóstolos não têm exclusividade sobre a prática do bem.

 

ORAÇÃO

Ó Mestre, a grandeza do Reino de Deus não está em conquistar lugares de honra. Quem acolhe o pequenino em teu nome está acolhendo a ti e ao Pai celeste. Esclareces também que o teu Reino não é um grupo fechado, uma seita; está presente em toda parte onde se pratica o bem. Amém.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Lc 9,46-50 - Jesus acolhe os pequenos

 

Oração Inicial

Nesta semana que se inicia, desejamos, no encontro com o Senhor por meio da leitura orante, entregar a Ele tudo o que iremos viver e pedir-lhe as luzes e as graças necessárias para nossa caminhada.
Prepare-se para a leitura orante com este refrão meditativo.

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto bíblico? Quais são as palavras ou gestos de Jesus? Qual tema perpassa a discussão dos personagens? Por que a necessidade de se fazer pequeno como uma criança para ser o maior no Reino dos Céus?

 

“O aprendizado dos discípulos é muito lento; eles não conseguem superar a ótica humana. As palavras de Jesus eram percebidas através de um filtro que legitimava sua miopia. Jesus fala dos sofrimentos futuros que o iriam atingir. Alheios a isto, eles disputam o primeiro lugar.

 

Qual deles seria o maior? Jesus responde indicando uma criança, pouco valorizada entre eles e mesmo na família. Elas são as mestras que devem ser imitadas, derrubando a pirâmide social existente.

 

João, como porta-voz do grupo, aponta um perigo: alguns que não eram do grupo estavam expulsando espíritos. Jesus não fecha as fronteiras do Reino e acolhe o bem onde ele estiver. O bem não é propriedade de ninguém e sempre vem de Deus.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

Estar atento contra a inveja e o ciúme. É triste a tendência da dominação e do exercício do poder. Jesus coloca nomeio dos discípulos uma criança, modelo de simplicidade e acolhimento, trazendo a descoberto o desejo deles de poder e distinção.

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Ó Jesus, passastes entre nós fazendo o bem, mostrando teu poder, sobretudo, no perdão e na misericórdia, na simplicidade e no serviço gratuito, dá-me um coração de criança, que se deixe guiar por tua Palavra e teu exemplo. Faça-me dócil instrumento da tua paz, da tua verdade e da tua alegria. Ore com esta canção:

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Permaneça por alguns instantes em silêncio e procure sintetizar em poucas palavras o apelo que a Palavra de Deus lhe faz.

 

Bênção

 

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.