terça-feira, 24 de novembro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Não ficará pedra sobre pedra.- (Lc 21,5-11)

 


– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 N O V E M B R O – PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO

 NOVEMBRO AZUL – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA E DIABETES 

 NOVEMBRO DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER INFANTO-JUVENIL

 NOVEMBRO LARANJA – MÊS DE ALERTA AO ZUMBIDO

 NOVEMBRO ROXO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREMATURIDADE

 GARÇA/SP, 24 DE NOVEMBRO de 2020 (terça-feira) 328º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte:  https://kdfrases.com/frases

O ÊXITO DA VIDA NÃO SE MEDE PELO CAMINHO QUE VOCÊ CONQUISTOU, MAS SIM PELAS DIFICULDADES QUE SUPEROU NO CAMINHO.

(Abraham Lincoln)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org  e https://www.instagram.com/jrmunews/

DIA MUNDIAL DO VOVÔ

DIA INTERNACIONAL DE PROTESTO CONTRA OS BRINQUEDOS DE GUERRA

DIA DO QUADRO AUXILIAR DE OFICIAIS

DIA DA CIÊNCIA

DIA DA CULTURA CIENTÍFICA

DIA DOS RIOS

SEMANA NACIONAL DO DOADOR VOLUNTÁRIO DE SANGUE

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Almino Afonso - Marcelino Vieira - Serra Caiada (Rio Grande do Norte) Carira (Sergipe) Mirangaba (Bahia) Áurea (Rio Grande do Sul) Sete Lagoas (Minas Gerais) Santa Luzia (Paraíba)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MANUELA ALENCAR DE CARVALHO  (filha Bia/Gilson-neta da Nena-Brasília /DF)FÁTIMA RABAH ABIDO (FATEC-Garça /SP) NILSON BRAGUIN (Garça /SP) FERNANDO DE CAMARGO ZACCARELLI (Empresário - Garça/SP) LEANDRA DA SILVA FRASSON (São Paulo/SP) CESAR ALONSO (São Paulo/SP) LAURA LOBO (Leo Clube de Junqueiropolis /SP) MÁRCIA CAVALCANTE (Lions Clube de Palmas /TO) MÁRLI ARAMAKI (Lions Clube de Prudente-Presidente Prudente /SP) MÁRCIA LEAL DE OLIVEIRA (São Paulo /SP) Pe. JOSÉ ROBERTO SILVA SOUZA, CSS (Vigário Paroquial da Paroquia Santo Antônio de Marília /SP)

 

 

 SANTO DO DIA  

 

SANTO ANDRÉ DUNG LAC e COMPANHEIROS

Dos séculos 17 a 19, excetuados breves períodos de paz, os governantes das regiões do atual vietnã incutiram no povo o ódio aos seguidores de Jesus. Nesse período, André e mais de cem companheiros foram martirizados por introduzirem e viverem a religião cristã.  

SÃO CRISÓGONO

Santa Eanfleda

SÃO Colmano

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 21,5-11

Não se deixe enganar pelos com anúncios de que Jesus está voltando. Haverá um fim dos tempos e um juízo final. Quando será, não sabemos, e nem como será.

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- A cruz de nosso Senhor Jesus Cristo deve ser a nossa glória: nele está nossa vida e ressurreição; para os salvos, como nós, ela é poder de Deus (Gl 6,14; 1Cor 1,18).

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Esta memória litúrgica engloba 117 cristãos, liderados pelo padre André Dung-Lac, martirizados no Vietnã entre os anos 1830 e 1870. Padre André foi pároco e missionário em diversas partes do país. Preso e libertado várias vezes, acabou morrendo decapitado por ordem do governo local. Possa o sangue dos mártires gerar, por toda parte, novos e fervorosos seguidores de Cristo.

– Oração 

 

PAI, TEU FILHO JESUS É SINAL DE TUA PRESENÇA NO MEIO DA HUMANIDADE. QUE EU SAIBA ACOLHÊ-LO COMO MANIFESTAÇÃO DE TUA MISERICÓRDIA, E SÓ NELE COLOCAR TODA A MINHA SEGURANÇA.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, fonte e origem de toda paternidade, que destes aos santos mártires André e seus companheiros serem fiéis à cruz do vosso filho até a efusão do sangue, concedei, por sua intercessão, que, propagando o vosso amor entre os irmãos, possamos ser chamados vossos filhos e filhas e realmente o sejamos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 24 de novembro de 2020 3ª feira da 34ª Semana do Tempo Comum SANTO ANDRÉ DUNG-LAG PRESBÍTERO E MÁRTIR

– Liturgia da Palavra 

Com sabedoria, o Senhor criou o mundo; com justiça, ele julgará os povos. Dispostos a seguir unicamente a Cristo, acolhamos a Palavra de Deus 

 

1ª Leitura (Ap 14,14-19) – Chegou a hora da colheita. A seara da terra está madura!  Leitura do Livro do Apocalipse de São João:

 

Eu, João, 14na minha visão, vi uma nuvem branca e sentado na nuvem alguém que parecia um “filho de homem”. Tinha na cabeça uma coroa de ouro e, nas mãos, uma foice afiada. 15Saiu do Templo outro anjo, gritando em alta voz para aquele que estava sentado na nuvem: “Lança tua foice, e ceifa. Chegou a hora da colheita. A seara da terra está madura!” 

16E aquele que estava sentado na nuvem lançou a foice, e a terra foi ceifada. 17Então saiu do templo que está no céu mais um anjo. Também ele tinha nas mãos uma foice afiada. 18E saiu, de junto do altar, outro anjo ainda, aquele que tem o poder sobre o fogo. Ele gritou em alta voz para aquele que segurava a foice afiada: “Lança a foice e colhe os cachos da videira da terra, porque as uvas já estão maduras”. 19E o anjo lançou a foice afiada na terra, e colheu as uvas da videira da terra. Depois, despejou as uvas no grande lagar do furor de Deus.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 96(95)

O Senhor vem julgar nossa terra.

 

 

– 24 de novembro de 2020 3ª feira da 34ª Semana do Tempo Comum SANTO ANDRÉ DUNG-LAG PRESBÍTERO E MÁRTIR

– Evangelho do dia 

 

Não ficará pedra sobre pedra.- (Lc 21,5-11)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Permanece fiel até a morte, e a coroa da vida eu te darei! (ap 2,10).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 5algumas pessoas comentavam a respeito do Templo que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas. Jesus disse: 6“Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído”. 7Mas eles perguntaram: “Mestre, quando acontecerá isto? E qual vai ser o sinal de que estas coisas estão para acontecer?”

8Jesus respondeu: “Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ E ainda: ‘O tempo está próximo’. Não sigais essa gente! 9Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim”.

10E Jesus continuou: “Um povo se levantará contra outro povo, um país atacará outro país. 11Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em muitos lugares; acontecerão coisas pavorosas e grandes sinais serão vistos no céu”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Exorcizemos o medo de nossa vida”

“Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ E ainda: ‘O tempo está próximo’. Não sigais essa gente! Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados” 

 (Lucas 21,8-9)

Tudo que o Mestre Jesus quer é que não sejamos enganados e iludidos. Porque as propagandas iludem, enganam, seduzem, inclusive as propagandas religiosas. Aliás, tantas coisas que recebemos na porta da nossa casa, que recebemos agora por meio das redes sociais. Quando não é um apelo para a vida fácil, para as acomodações, para as vantagens da vida, é um apelo para o medo, ou seja, conquistar as pessoas pelo medo; medo de guerras, de calamidades, medo do castigo.

 

O Reino de Deus não se conquista ou não somos conquistados pelo medo, somos conquistados pelo amor que Deus tem por cada um de nós, por isso, temos que ter cuidado para não sermos enganados, mas também para não enganarmos os outros, para não colocarmos pavor, terror e medo no coração das pessoas.

 

“Não sejamos refém de qualquer espécie de medo, inclusive do medo religioso”

 

Quando ouvimos falar de guerras, de revoluções e – não há novidade nenhuma – desde que sou gente, ouço falar de guerras para todos os lados. Sim, elas estão acontecendo; guerras em nós, guerras maiores, revoluções, mudanças e transformações no mundo.

 

Não podemos ficar apavorados. O pavor é para quem não conhece o Senhor, o terror é para o coração que não se voltou para Deus. Não é por causa das coisas trágicas que estão acontecendo no mundo que me volto para Deus. Volto-me para Deus porque seu amor me conquistou, volto-me para Deus porque tenho sede d’Ele, tenho necessidade de ser salvo, de ser resgatado e liberto pelo Seu amor e Sua misericórdia.

 

Não façamos a religião do drama, do pavor e do pânico. Há aqueles que querem pregar, inclusive no meio de nós, o terror a todo custo, o medo a qualquer preço porque corações apavorados e medrosos são mais fáceis de manter refém.

 

Não sejamos refém de qualquer espécie de medo, inclusive do medo religioso. É preciso exorcizá-lo, o que nós precisamos ter com Deus é uma relação de fé, de confiança e esperança. Em meio a um mundo onde não fechamos os olhos para os desastres, para os acontecimentos trágicos, enquanto aqueles semeiam o desespero, o medo e o pavor, nós semeamos a fé, a esperança e a confiança em Deus.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus prediz a destruição de Jerusalém e do Templo: “Não ficará pedra sobre pedra”. Quando Lucas escreve o evangelho, por volta do ano 80, a “cidade santa” e o Templo já tinham sido destruídos. Uma curiosidade que atravessa os séculos é: quando será o fim, isto é, a vinda do Filho do Homem? Jesus não define data. Apenas procura mostrar que a história segue seu curso com guerras e revoluções, terremotos, fome, peste. São flagelos, infelizmente constantes, que marcam a vida da humanidade. Vão aparecer charlatães assustando o povo, com suas enganadoras previsões. Jesus avisa: “Cuidado para não serem enganados”. No meio desse turbilhão de tragédias naturais e notícias falsas, o evangelho nos propõe Jesus como o verdadeiro libertador, o único Mestre a quem devemos seguir e servir.

ORAÇÃO

Ó Jesus, divino Mestre, contigo aprendemos que nada neste mundo é para sempre. Mesmo o Templo, que parecia indestrutível, acabará em ruínas. Ajuda-nos, Senhor, a concentrar nossos interesses e energias sobre valores perenes, como a prática da justiça, do amor e da solidariedade. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Lc 21,5-11 - "...grandes sinais serão vistos no céu..."

LEITURA ORANTE

 

Oração Inicial

Com a confiança e a esperança de que o Senhor nos ilumina para vivermos bem este dia com a sua Palavra, iniciemos a nossa oração. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

Jesus Divino Mestre, dai-nos a graça de escutar e amar a vossa palavra, para que produza fruto em nossos corações. Falai, Senhor, que vosso (a) discípulo (a) vos escuta.

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto bíblico? “Mestre, quando será, e qual o sinal de que isso está para acontecer?” Essa é a pergunta que os discípulos fazem a Jesus no Evangelho de hoje. Faça a leitura do texto quantas vezes julgar necessário, destacando as palavras que mais se destacam. Quais são as palavras de Jesus? Qual é a preocupação dos discípulos? Qual é a mensagem central do Evangelho?

“Pela terceira vez Jesus prediz a destruição do faustoso Templo de Jerusalém, que aconteceria no ano 70. Na resposta à pergunta, Jesus distingue o fim de Jerusalém do fim do mundo. De resto, Jesus não teve muito apreço ao famoso Templo, que se havia desvirtuado e transformado em covil de ladrões.

E nos alerta sobre os impostores de ontem e de hoje. O medo, adverte Jesus, não é uma virtude e não deve marcar a vida dos discípulos. O templo mais bonito, onde Deus faz questão de habitar, é a pessoa humana. Somos templos vivos. Com pedras vivas que sua Igreja é formada. E esta não passará. Mais que o medo do futuro, o cristão preocupa-se com o presente e vive a esperança, que é certeza.”  

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz para mim? Leia novamente o Evangelho e identifique o caminho que Jesus lhe indica. Qual ensinamento Ele lhe transmite por meio da Palavra?

Peça ao senhor que lhe ajude a discernir, entre as tantas opiniões e informações de nosso tempo, os caminhos de seu Espírito.

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Momento de oração. Agradeça a riqueza da Palavra de Deus e os ensinamentos escondidos em cada palavra. Agradeça os convites, apelos, desafios que o Senhor o(a) convida a viver neste dia.

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Neste momento de oração, coloque-se diante de Deus e reze com todo o seu ser. Ele está com você e deseja escutar a sua voz. Apresente-lhe sua vida e a vida de seus irmãos e irmãs que sofrem e conclua sua oração com o Pai-Nosso.

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Meditar a frase: “Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ ”. O que a Palavra o(a) convida a viver neste dia?

 

Bênção

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor. Que essa benção desça sobre você, sua família, seus trabalhos e suas decisões.

 

O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.

Ele está no meio nós.

 

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

 

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.

 

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.