quarta-feira, 1 de agosto de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Vende todos os seus bens e compra aquele campo. - (Mt 13,44-46)



– ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 A G O S T O  MÊS VOCACIONAL 
 GARÇA/SP, 01 DE AGOSTO DE 2018 (quarta-feira) 213º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
NÃO HÁ LUGAR PARA A SABEDORIA ONDE NÃO HÁ PACIÊNCIA.”
(Santo Agostinho)

 Datas Comemorativas 
 DIA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO
 DIA NACIONAL DOS PORTADORES DE VITILIGO
 DIA NACIONAL DO SELO
 DIA MUNDIAL DO AMANHECER DO ESCOTISMO
 DIA DOS CONFESSORES E DOS TEÓLOGOS
 DIA DO PRESBÍTERO (Igreja Presbiteriana Independente do Brasil)  
 DIA DO INÍCIO DA SEMANA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO (de 01 a 07/08) –  
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): BAURU - Piracicaba (São Paulo) Formosa (Goiás) Aratuba - Uruburetama (Ceará) Arraias (Tocantins)
Dia do ANIVERSÁRIO DE:   MORGANA HARUMI TOYOTA DE BASTOS BENTO (Patrulha Juvenil Casa Abrigo de Garça-Fisk Garça/SP)JOÃO LOCH (Psicólogo Garça /SP)ANTONIO CESAR (Locutor e colecionador de datas comemorativas-SP)ALCENY BOSQUÊ (Ourinhos /SP) KLEBER CANTU OLIVEIRA (Jundiaí/SP)PEDRO AUGUSTO DA SILVA DOS SANTOS (Garça /SP) PEDRO APARECIDO CIRIELO (Garça /SP)GIULIANA SARTORI MARINO (Garça /SP) PAULO XAVIER DE AZEVEDO (Lions Clubes de Boa Vista Centro /RR)GEDALVA MARIA (São Paulo /SP) 

 Santo do Dia 
■ SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO
■ Afonso Maria (Itália, 1696-1787), após experimentar a fama e o fracasso como advogado no foro de Nápoles decidiu abraçar o sacerdócio. Em seu ideal de evangelização fundou a Congregação dos Redentoristas, tendo como devoções principais a eucaristia e Nossa Senhora. É patrono dos confessores e moralistas.  

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A ESCUTA DA PALAVRA
- Velarei sobre as minhas ovelhas, diz o Senhor; chamarei um pastor que as conduza e serei o seu Deus (Ez 34,11.23).
■ Hoje a Igreja celebra a memória de Afonso Maria de Ligório, que seu exemplo nos leve a comunicar a todos a copiosa redenção. 
– Oração 
PAI, QUE EU SEJA DECIDIDO E RÁPIDO EM DESFAZER-ME DO QUE ME IMPEDE DE ACOLHER PLENAMENTE O TEU REINO. QUE MEU CORAÇÃO NUNCA SE APEGUE A COISA ALGUMA DESTE MUNDO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/
– Oração do dia 
  Ó Deus, que suscitais continuamente em vossa Igreja novos exemplos de virtude, dai-nos seguir de tal modo os passos do bispo santo Afonso Maria, no zelo pela salvação de todos, que alcancemos com ele a recompensa celeste. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 

– Leituras 
– 01 de agosto de 2018 – Quarta-feira da 17ª Semana do Tempo Comum Sto. Afonso Maria de Ligório, BDr., memória 
■ A Palavra do Reino é alimento delicioso ao paladar e alegria ao coração. É o grande tesouro descoberto por aquele que se deixa cativar por Deus e seu projeto. 

1ª Leitura - (Jr 15,10.16-21) - Por que se tornou eterna minha dor? - Se te converteres, converterei teu coração, para te sustentares em minha presença. – Leitura do Livro do Profeta Jeremias:

10Ai de mim, minha mãe, que me geraste um homem de controvérsia, um homem em discórdia com toda a gente! Não emprestei com usura nem ninguém me emprestou, e contudo todos me amaldiçoam. 16Quando encontrei tuas palavras, alimentei-me, elas se tornaram para mim uma delícia e a alegria do coração, o modo como invocar teu nome sobre mim, Senhor Deus dos exércitos. 17Não costumo frequentar a roda dos folgazões e gabo-me disso; fiquei a sós, sob o influxo de tua presença e cheio de indignação. 18Por que se tornou eterna minha dor, por que não sara minha chaga maligna? Para mim te tornaste como miragem de um regato, como visão d’águas ilusórias. 19Ainda assim, isto diz-me o Senhor: “Se te converteres, converterei teu coração, para te sustentares em minha presença; se souberes separar o precioso do vil, falarás por minha boca; os outros voltarão para ti, e tu não voltarás para eles. 20Em favor deste povo, farei de ti uma muralha de bronze fortificada; combaterão contra ti, mas não  prevalecerão, porque eu estou contigo para te salvar e te defender diz o Senhor. 21Eu te libertarei das mãos dos perversos e te salvarei dos prepotentes”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

– Salmos 
Salmo responsorial 58 (59)
Sois meu refúgio no dia da aflição.

 – Evangelho do dia 
– 01 de agosto de 2018 – Quarta-feira da 17ª Semana do Tempo Comum Sto. Afonso Maria de Ligório, BDr., memória 
Vende todos os seus bens e compra aquele campo. - (Mt 13,44-46)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Eu vos chamo meus amigos, pois vos dei a conhecer o que o Pai me revelou (Jo 15,15)..
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“O Reino do Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. 45O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

MEDITAÇÃO DA PALAVRA
– Comentário do Evangelho 
Autor: Texto de Antônio Carlos Santini
Comunidade Católica Nova Aliança.
Conteúdo publicado em  santini@novaalianca.com.br        
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
         Liturgia comentada

Um tesouro escondido... (Mt 13,44-46)
Se eu pergunto a uma criança do catecismo como seria esse tal tesouro encontrado acidentalmente no campo, por certo ouviria alguma destas respostas: um baú cheio de moedas de ouro... um diamante de todo tamanho... os malotes enterrados pelos assaltantes do banco... o caixote enterrado pelos piratas em fuga...

Pois bem, nós somos exatamente essas crianças. Também nós nos tornamos incapazes de ir além da tosca imagem material e penetrar no sentido espiritual da parábola. Petrificados por uma sociedade de produção e consumo, imaginamos “tesouros” bem palpáveis, bem concretos, bem contabilizáveis. Que pena!

Deixo a palavra com Máximo, o Confessor [+662 d.C.]:

“Se Cristo permanece em nossos corações pela fé, segundo o apóstolo divino (cf. Ef 3,17), e se todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão nele escondidos (cf. Cl 2,3), então todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos em nosso coração. Mas eles se revelam na medida da purificação de cada um, essa purificação suscitada pelos mandamentos.

Tal é o tesouro escondido no campo de teu coração e que ainda não encontraste por causa de tua preguiça. Se tu o tiveste encontrado, terias vendido tudo e adquirido esse campo. Agora, porém, deixaste o campo e procuras em volta dele, lá onde não é possível encontrar nada mais que espinhos e touceiras de capim.

É por isso que o Salvador diz: ‘Bem-aventurados os corações puros, porque eles verão a Deus’. (Mt 5,8) Eles o verão, e verão os tesouros que estão nele quando, pelo amor e pela temperança, forem bem purificados.

É por isso que ele diz ainda: ‘Vendei o que possuís, dai-o em esmola e eis que para vós tudo será puro’. (Lc 11,41) Estes deixam de se ocupar com as coisas do corpo, mas se aplicam a purificar do ódio e da desordem aquilo que o Senhor chama ‘o coração’. “Pois são estas coisas que, sujando a inteligência, não permitem ver o Cristo que mora nela pela graça do santo batismo.”

Então, era isto? O campo está dentro de nós mesmos... O campo somos nós... É ali que Deus já depositou todos os tesouros de sua graça. É dentro de mim que devo garimpar as riquezas insondáveis do amor que se fez carne? Estou disposto a escavar?

Orai sem cessar: “Onde está o teu tesouro, aí o teu coração...” (Mt 6,21)

– Reflexão – Parábolas do “tesouro” e da “pérola” (o Reino de Deus) 
AUTOR REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Direitos reservados http://evangeli.net/evangelho-master   
Hoje, ouvimos Jesus dizer — pela milionésima vez — que o Reino dos Céus “é semelhante a...”. Na verdade, Deus e o seu Reino são realidades muito ricas, muito grandes e, para nos aproximarmos delas com palavras humanas, Jesus serve-se de um amplo leque de comparações. Só aceitando todo o conjunto de comparações podemos aproximar-nos da mensagem de Cristo.

A “soberania de Deus” é uma realidade “misteriosa”. Apresenta-se perante a história discretamente (como o fermento), mas é determinante e de grande valor: vale a pena deixar tudo por este Reino. É o tesouro enterrado no campo: quem o encontra volta a enterrá-lo e vende tudo o que tem para poder comprar o campo e ficar, assim, com o tesouro. Uma parábola paralela é a da pérola preciosa: quem a encontra também vende tudo para possuir esse bem, que vale mais do que todos os outros.

—Senhor, meu Rei, ajuda-me a desprender-me de “coisas” para dar espaço à tua soberania.

– Recadinho 
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- O Evangelho é para mim um verdadeiro tesouro?
- Desde quando?
- Há alguma riqueza que me impede de dar ao Evangelho o destaque que ele merece?
- A que tipo de coisas e pessoas me apego? Trata-se de um apego merecedor?
- Olhando ao meu redor, do ponto de vista material, qual é meu maior tesouro?

– Leitura Orante 
Autor: Côn. Celso Pedro da Silva
 ‘A Bíblia dia a dia 2018’, Paulinas
 Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br    
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
ORAÇÃO INICIAL
Com a Palavra de Deus, que é força para a nossa vida e orientação para o nosso caminho, acolhamos neste dia a mensagem de Jesus. Em seu ensinamento está a alegria do tesouro e da pérola encontrados.
Rezemos: “Ó Divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Tira de mim o coração de pedra para substituí-lo por um coração sensível. Amém.”
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) É o momento de compreender o texto. O que diz o Evangelho de hoje? Leia o texto com calma e silenciosamente. Depois, repita a leitura, desta vez em voz alta, pausadamente. Quais parábolas são utilizadas para falar do Reino dos Céus? Destaque as palavras que mais chamaram sua atenção e procure compreender o seu significado no contexto da narrativa.
“Falar de tesouro e de pérolas preciosas é falar de valores, ou melhor, do valor do Reino dos Céus. Três verbos caracterizam as duas parábolas: ‘encontrar’ (v. 44), ‘procurar’ (v. 45) e ‘encontrar’ (v. 46). As duas parábolas têm em comum esta expressão: ‘Vende tudo o que possui e compra […]’. A diferença entre as duas é a seguinte: na primeira parábola o homem encontra o tesouro, sem buscá-lo; na segunda, ele procura a pérola preciosa. Estas duas parábolas são inseparáveis e complementares. Por isso, há de se supor que o comerciante que compra a pérola experimenta a mesma ‘alegria’ que o homem que compra o campo por causa do tesouro. A conclusão que se pode tirar destas parábolas é relativamente simples: o Reino dos Céus é comparável a bens que ultrapassam em valor o que se pode imaginar. A quem o encontra é exigido o engajamento de toda a vida para adquiri-lo. Possuí-lo é uma grande alegria” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz a você? Qual palavra encontrou sintonia com a realidade que você está vivendo? Você reconhece que o ensinamento de Jesus é o grande tesouro e a pérola valiosa que você tem procurado? Que outros questionamentos o texto desperta em seu coração? Permaneça em silêncio por alguns instantes e contemple a Palavra.
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto -)  Permaneça em silêncio por alguns instantes e reflita sobre sua vida à luz da Palavra de Deus que foi meditada. Em sua oração, apresente ao Senhor o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) O que você se propõe a viver concretamente neste dia? O que está sendo pedido à sua vida, neste momento?
 BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém