terça-feira, 10 de agosto de 2021

COMECE O DIA FELIZ! - Se alguém me serve, meu Pai o honrará. – (Jo 12,24-26)

 

 


– 
ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 A G O S T O – DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO

 A G O S T O – VERDE CLARO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE COMBATE AO LINFOMA

 A G O S T O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA

 GARÇA/SP, 10 DE AGOSTO de 2021 (terça-feira) 222 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

A MAIOR HERANÇA QUE OS PAIS PODEM DAR AOS SEUS FILHOS SÃO OS BONS EXEMPLOS.

(autor desconhecido)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA NACIONAL DE REFLEXÃO DO CANTANDO AS DIFERENÇAS

 DIA NACIONAL DA MARCA

 DIA INTERNACIONAL DO BIODIESEL

 DIA DOS DIÁCONOS

 DIA MUNDIAL DA SOLIDARIEDADE CRISTÃ

 DIA INTERAMERICANO DA QUALIDADE DO AR

 DIA DO LEÃO

SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA (10 a 16 de agosto)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Castilho (São Paulo) Santa Rosa (Rio Grande do Sul) Goioerê (Paraná) Penalva (Maranhão) Fernando de Noronha (Pernambuco) São Gonçalo do Amarante (Ceará)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ANA PAULA CASSOLA DE BARROS (Etoile-filha Lucia e Pedro-Garça/SP)CÔN. JOÃO CARLOS BATISTA (Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe de Marília /SP)BRUNO FERREIRA MATSUMOTO (Garça /SP) MARIA DE LOURDES MORENO (Garça /SP)SILMARA CRISTINA G. PEREIRA (Garça/SP)MARIA ISABEL PIGOZZI TEIXEIRA (Marilia /SP)LUCIANA BRAGA (Garça /SP)PDG MILTON SILVA DO CARMO (Lions Clube de Santos Oeste / SP)MARISA GOULART JASINEVICIUS  (Garça/SP)Le ANTUNES DAMASCENO CARDOSO RANTIN (advogada-Assis /SP)RAFAEL CARAPELLO GONÇALVES GONZAGA (Presidente Prudente/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DE: Frei WAGNER GLEYSON THEODOROó2012ó09 ANOSó (Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus -Ribeirão Preto /SP)PE. FRANCISCO JOSÉ DEL BARRIO TOSANTOS, SMó1969ó52 ANOSó  (Marianistas-Diocese de Marilia /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

■ SÃO LOURENÇO

Lourenço (Espanha, séc. III), diácono da Igreja primitiva, viveu profundamente a fé e dela deu testemunho com ousadia e bom humor. Por distribuir aos pobres as posses da Igreja que o imperador havia exigido para si e apresenta-los como os verdadeiros tesouros, foi levado ao martírio.  

SANTA FILOMENA

■ SÃO NICOLA SAGGIO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Se alguém me serve, meu Pai o honrará – Jo 12,24-26

A semente tem de enfrentar a escuridão, a noite, o frio. Mas, um dia, o milagre da vida vence e o grão de trigo retorna com muito fruto.

 

- Considerai, Senhor, vossa aliança e não abandoneis para sempre o vosso povo. Levantai-vos, Senhor, defendei vossa causa e não desprezeis o clamor de que vos busca (Sl 73,20.19.22s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Lourenço viveu no século 3º e foi diácono do papa Sisto 2º. Era encarregado do caixa comum da comunidade. Quando se agravaram as perseguições, distribuiu o dinheiro aos pobres. Foi torturado sobre um braseiro ardente. Durante o suplício, rezou por Roma, que lhe retribuiu o gesto, edificando grande número de igrejas em seu nome. O exemplo de fé e coragem do padroeiro dos diáconos nos fortaleça no serviço à Igreja.

 

– Oração 

 

SENHOR JESUS, A VIDA JORROU ABUNDANTE DE TUA FIDELIDADE ATÉ À MORTE DE CRUZ. POSSA EU BENEFICIAR-ME DESTA PLENITUDE DE VIDA.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, o vosso diácono Lourenço, inflamado de amor por vós, brilhou pela fidelidade no vosso serviço e pela glória do martírio; concedei-nos amar o que ele amou e praticar o que ensinou. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 10 de agosto de 20213ª-feira da 19ª Semana Do Tempo Comum São Lourenço, Diácono e Mártir . Festa

– Liturgia da Palavra 

Todos nascemos para a vida eterna. Cada um é chamado a doar segundo o seu coração, e muitos doam a própria vida, sabendo que a morte jamais será o fim. 

 

1ª Leitura (2Cor 9,6-10) – Deus ama quem dá com alegria.  Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios:

 

Irmãos, 6“quem semeia pouco colherá também pouco, e quem semeia com largueza colherá também com largueza”. 7Dê cada um conforme tiver decidido em seu coração, sem pesar nem constrangimento, pois Deus “ama quem dá com alegria”. 8Deus é poderoso para vos cumular de toda sorte de graças, para que, em tudo, tenhais sempre o necessário e ainda tenhais de sobra para toda obra boa, 9como está escrito: “Distribuiu generosamente, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre”. 10Aquele que dá a semente ao semeador e lhe dará o pão como alimento, ele mesmo multiplicará as vossas sementes e aumentará os frutos da vossa justiça.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 111(112)

 

Feliz o homem caridoso e prestativo.

 

 

– 10 de agosto de 20213ª-feira da 19ª Semana Do Tempo Comum São Lourenço, Diácono e Mártir . Festa

– Evangelho do dia 

 

Se alguém me serve, meu Pai o honrará.  (Jo 12,24-26)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Aquele que me segue não caminha entre as trevas, / mas terá a luz da vida (Jo 8,12).. 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

 

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 24“Em verdade, em verdade vos digo, se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas, se morre, então produz muito fruto. 25Quem se apega à sua vida perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna. 26Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Deus quer que nos tornemos um trigo frutuoso”

 

Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto

(João 12,24).

Aquilo que Jesus está hoje nos ensinando a respeito do grão de trigo — é uma parábola até muito simples, mas de uma profundidade imensa para nos ensinar o que é o cotidiano da vida —, porque, no campo é assim: não adianta semear a semente, não adianta pegar o grão de trigo e jogar, se aquele grão de trigo não morrer; se ele não morre, ele não fecunda; ele vai continuar apenas sendo um grão de trigo, e é muito frustrante, muito decepcionante o grão de trigo que não sai e deixa de ser grão de trigo para se tornar trigo.

 

É muito frustrante a vida que não sai do lugar, é muito frustrante a vida que não produz fruto, é muito frustrante a vida que não anda para frente. E sabe por que a vida não anda? Porque não queremos morrer para aquilo que somos apegados, não queremos morrer para nascer, porque o que acontece com o grão é que o grão morre para nascer fruto.

 

“Deus quer que nós realmente sejamos o verdadeiro trigo e que produzamos muitos frutos”

 

Temos que morrer, por exemplo, para a vida infantil; somos crianças numa etapa da vida, somos bebê e aquele bebê sai para fora. Veja que, a vida é sempre um morrer para nascer, desde aquela união maravilhosa do óvulo e do espermatozoide e que vingou, fecundou e nasceu a vida, e essa vida foi morrendo, ela veio para fora, ela brotou e nós fomos crescendo, nos tornamos pessoas adultas como estamos hoje.

 

Cada vez que olho para uma grávida, vejo que eu estava como uma sementinha ali no ventre da minha mãe, mas a beleza da vida me fez vir para fora. Mas não é só fisicamente, porque, graças a Deus, fisicamente nos desenvolvemos, mas tem que ser também espiritualmente, tem que ser também mentalmente.

 

Tem pessoas adultas que a mentalidade, infelizmente, é muito infantil, não morre para as coisas velhas, não morre para o raciocínio de criança, continua pensando pequeno e atrasado. Espiritualmente, a pessoa não morre para o ressentimento, não morre para a mágoa, não morre para o rancor. O que acontece? Ela vai morrendo por dentro, em vez de ter a vida, em vez de produzir o fruto da reconciliação, do perdão, do amor e da vida nova. Precisamos em todas as áreas da vida saber morrer.

 

Passa-se o tempo e você encontra uma pessoa, um amigo, um parente, uma pessoa conhecida; e a pessoa está com aquela mesma tristeza, aquele mesmo assunto. Ela não soube morrer para a mágoa, para o rancor e para o ressentimento. E você vê que a pessoa atrofiou, ela não foi para frente, mentalmente ela não cresceu, espiritualmente ela não progrediu.

 

Ficamos sempre atrelados ao velho, nós ficamos sempre atrelados a queremos ser apenas grão de trigo, e Deus não quer que nós sejamos grão, Deus quer que nós realmente sejamos o verdadeiro trigo e que produzamos muitos frutos.

 

Que beleza! Aquele grão de trigo que morreu, vai ser depois pão, bolo, ele vai ser tanta coisa boa e gostosa, ele vai saciar tanta gente. Nós iremos fazer tanto bem a nós e aos outros, se soubermos morrer a cada dia.

 

Morra para esse egoísmo, esse orgulho, essa soberba, essa vaidade. Morra para esses pensamentos e tormentos antigos; morra para essas disputas, para essas paixões políticas e ideológicas; morra para essas convicções religiosas fanáticas, cegas e errôneas. Morra para esse egoísmo, para essa soberba, para que esse grão de trigo se torne um trigo frutuoso.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O famoso diácono Lourenço, que é lembrado também no Cânon Romano, morreu em 258, e, um século mais tarde, sua memória a 10 de agosto é atestada por importante documento da Igreja (Deposítio mártyrum). Foi aprisionado juntamente com o papa Sixto II. Seus perseguidores esperavam arrancar-lhe os bens da Igreja, dos quais ele era encarregado. Ficaram furiosos quando Lourenço lhes revelou que os bens da Igreja eram os pobres e que ele havia distribuído entre eles a coleta dos cristãos de Roma. Foi torturado em fogo lento. Sua serena coragem contra a tortura motivou muitos pagãos a abraçarem a fé em Jesus Cristo. Foi sepultado no Campo Verano, Via Tiburtina, em Roma. Sua boa fama logo se espalhou por toda parte e seu nome aparece nos mais antigos sacramentários.

 

ORAÇÃO

Ó Jesus Mestre, com palavras claras e perturbadoras, preparaste teus seguidores para os embates da vida. Muitos cristãos e cristãs sofreram o martírio, assim como o teu servidor São Lourenço. Dá-nos fortaleza para perseverarmos no teu caminho, mesmo cercados de duras provas e perseguições. Amém.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 12,24-26: Como ganhar para sempre a vida

 

Oração Inicial
Ao Senhor entregamos nosso dia e pedimos que o Espírito Santo nos conceda a graça do discernimento para buscarmos a Verdade, que deve orientar a nossa vida, nosso agir e nossas decisões.

 

Peçamos: “Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais aqui presente, para indicar-nos o caminho que leva ao Pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Ao ler o Evangelho faça atenção ao que diz o texto? A quem Jesus está instruindo? Do que nos lembra a imagem do grão de trigo que morre para produzir frutos? Quais as advertências de Jesus para que nossa vida ganhe verdadeiro sentido?

 

“Aceitar morrer é a escolha do grão de trigo para voltar multiplicado. Aceitar morrer faz parte do projeto dos batizados. Ninguém gosta de perder em nenhuma situação, o discípulo, porém, assume essa atitude em favor dos outros. É a atitude do serviço, é atitude de fazer escolhas que vão contra o comodismo. Não devemos escolher o caminho mais fácil, mas o caminho certo. Jesus deu-nos o exemplo: ele aniquilou-se, diz o apóstolo Paulo. A semente tem de enfrentar a escuridão, a noite, o frio. Mas, um dia, o milagre da vida vence e o grão de trigo retorna com muito fruto. O sofrimento e o serviço são dois caminhos que iluminam a lógica do grão de trigo. É a sublime maneira de perder, que se transformará em vitória.”

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim hoje? Qual palavra mais chamou minha atenção? Porque Jesus usa a metáfora da semente que precisa ficar escondida na escuridão para dar frutos? O que Jesus me convida a viver?

 

“Nesta imagem encontramos outro aspecto da Cruz de Cristo: o da fecundidade. A cruz de Cristo é fecunda. Com efeito, a morte de Jesus é uma fonte inesgotável de vida nova, porque traz em si a força regeneradora do amor de Deus. Imergidos neste amor pelo Batismo, os cristãos podem tornar-se ‘grãos de trigo’ e dar muito fruto se, como Jesus, ‘perderem a própria vida’ por amor de Deus e dos irmãos” (Papa Francisco).

3.Oração (Vida)

Dentro do grão já estão as flores e os frutos. Orar é como cultivar a semente e fazê-la desabrochar.

Deixe seu coração falar com Deus sobre as sementes que estão escondidas em você ou florescendo ao seu redor. Peça a graça de ser como um grão que desaparece para frutificar.

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? Quais compromissos você deseja assumir em sua vida?

 

Bênção 

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.