quinta-feira, 24 de novembro de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ!■– Jerusalém será pisada pelos infiéis, até que o tempo dos pagãos se complete. – (Lc 21,20-28)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 N O V E M B R O – PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO -

NOVEMBRO AZUL – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA E DIABETES

NOVEMBRO DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER INFANTO-JUVENIL

NOVEMBRO LARANJA – MÊS DE ALERTA AO ZUMBIDO

NOVEMBRO ROXO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREMATURIDADE -

 GARÇA/SP, 24 DE NOVEMBRO de 2022 (quinta-feira) 328º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

UMA PESSOA INTELIGENTE RESOLVE UM PROBLEMA, UM SÁBIO O PREVINE.”

(Albert Einstein)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA NACIONAL DE AÇÃO DE GRAÇAS

DIA MUNDIAL DO VOVÔ

DIA INTERNACIONAL DE PROTESTO CONTRA OS BRINQUEDOS DE GUERRA

DIA DO QUADRO AUXILIAR DE OFICIAIS DO EXÉRCITO

DIA DA CIÊNCIA

DIA DA CULTURA CIENTÍFICA

DIA DOS RIOS

DIA DO CRIADOR DE CAVALOS

DIA DA CULTURA CIENTÍFICA

DIA DO SEU TALENTO ÚNICO

DIA DA FUNDAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO AMAPÁ

DIA • DA FUNDAÇÃO DO CLUBE DOS ARTISTAS MODERNOS (CAM) EM SÃO PAULO-SP

SEMANA NACIONAL DO DOADOR VOLUNTÁRIO DE SANGUE

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Almino Afonso - Marcelino Vieira - Serra Caiada (Rio Grande do Norte) Carira (Sergipe) Mirangaba (Bahia) Áurea (Rio Grande do Sul) Sete Lagoas (Minas Gerais) Santa Luzia (Paraíba)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MANUELA ALENCAR DE CARVALHO  (filha Bia/Gilson-neta da Nena-Brasília /DF)PIETRA MARANGÃO DA SILVA (Garça /SP) FÁTIMA RABAH ABIDO (FATEC-Garça /SP) NILSON BRAGUIN (Garça /SP) FERNANDO DE CAMARGO ZACCARELLI (Empresário – Garça /SP) LEANDRA DA SILVA FRASSON (São Paulo /SP) CESAR ALONSO (São Paulo /SP) LAURA LOBO (Leo Clube de Junqueiropolis /SP) MÁRCIA CAVALCANTE (Lions Clube de Palmas /TO) MÁRLI ARAMAKI (Lions Clube de Prudente-Presidente Prudente /SP) MÁRCIA LEAL DE OLIVEIRA (São Paulo /SP) LIDIANE SEMENSSATO (Garça /SP) Pe. JOSÉ ROBERTO SILVA SOUZA, CSS (Vigário Paroquial da Paroquia Santo Antônio de Marília /SP) FREI JOÃO PAULO GABRIEL MENDES DE MORAES, OFM. (SCE, da Equipe 03 N.Sra das Graças/Setor de Garça-Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus-Garça /SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTO ANDRÉ DUNG LAC e COMPANHEIROS

Dos séculos 17 a 19, excetuados breves períodos de paz, os governantes das regiões do atual vietnã incutiram no povo o ódio aos seguidores de Jesus. Nesse período, André e mais de cem companheiros foram martirizados por introduzirem e viverem a religião cristã.  

SANTo Alberto de Lovaina

SANta Maria de Córdova

SANta Flora

SANta Firmina

SANta Eanfleda

SÃO CRISÓGONO

SÃO Colmano de Cloyne

SÃo Pedro Vo Dang Khoa

SÃo Pedro Dumoulin-Borie

SÃO Porciano

SÃo Protásio de Milão

SÃo Romão de Blaye

SÃo Vicente Hguyen The Diem

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

O Evangelho de hoje nos conforta e nos dá esperança, mesmo que em nosso mundo haja situações surpreendentes e difíceis:- Lc 21,12-19 - Jesus nos garante palavras de sabedoria

 

A cruz de nosso Senhor Jesus Cristo deve ser a nossa glória: nele está nossa vida e ressurreição; para os salvos, como nós, ela é poder de Deus (Gl 6,14; 1Cor 1,18).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Esta memória litúrgica envolve 117 cristãos martirizados no Vietnã durante os séculos 18 e 19, entre os quais se destaca o padre André Dung-Lac. Sustentaram, com audácia e zelo, a proclamação da verdade da fé e os valores cristãos em meio às perseguições. Por intercessão desses mártires, o Senhor nos fortaleça no testemunho de fidelidade a Cristo até a morte.

 

– Oração 

 

“PAI, FAZE-SE ADEQUAR MEU EXISTIR À NOVIDADE QUE ME É OFERECIDA POR JESUS, COMO DOM TEU À HUMANIDADE, DE MODO QUE EU POSSA USUFRUIR DOS BENEFÍCIOS DE TUA SALVAÇÃO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, fonte e origem de toda paternidade, que destes aos santos mártires André e seus companheiros serem fiéis à cruz do vosso Filho até a efusão do sangue, concedei, por sua intercessão, que, propagando o vosso amor entre os irmãos, possamos ser chamados vossos filhos e filhas e realmente o sejamos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 24 de novembro de 2022  quinta-feira  da 34ª semana do Tempo Comum Santo André Dung-Lac, presbítero e companheiros mártires, Memória

Lembretes: 1) Ontem se iniciou o 3º Ano Vocacional da Igreja no Brasil (até a solenidade de Cristo Rei de 2023), com o tema “Vocação: graça e missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,32-33). 2) Também teve início, neste domingo, a Campanha para a Evangelização.

 

– Liturgia da Palavra 

     “Felizes são os convidados para o banquete das núpcias do Cordeiro.” Estes, que buscam perseverar na fidelidade a Deus, devem estar sempre de cabeça erguida, à espera da libertação prometida pelo Senhor.

 

 

1ª Leitura (Ap 18,1-2.21-23.19,1-3.9a) – Caiu Babilônia, a grande! Leitura do Livro do Apocalipse de São João:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Eu, João, 18,1vi outro anjo descendo do céu. Tinha grande poder, e a terra ficou toda iluminada com a sua glória. 2Ele gritou com voz poderosa: “Caiu! Caiu Babilônia, a grande! Tornou-se morada de demônios, abrigo de todos os espíritos maus, abrigo de aves impuras e nojentas. 21Nessa hora, um anjo poderoso levantou uma pedra do tamanho de uma grande pedra de moinho e atirou-a ao mar, dizendo: “Com esta força será lançada Babilônia, a Grande Cidade, e nunca mais será encontrada. 22E o canto de harpistas e músicos, de flautistas e tocadores de trombeta, em ti nunca mais se ouvirá; e nenhum artista de arte alguma em ti jamais se encontrará; e o canto do moinho em ti nunca mais se ouvirá; 23e a luz da lâmpada em ti nunca mais brilhará; e a voz do esposo e da esposa em ti nunca mais se ouvirá, porque os teus comerciantes eram os grandes da terra, e com magia tu enfeitiçaste todas as nações. 19,1Depois disso, ouvi um forte rumor, de uma grande multidão no céu, que clamava: “Aleluia! A salvação, a glória e o poder pertencem a nosso Deus, 2porque seus julgamentos são verdadeiros e justos. Sim, Deus julgou a grande prostituta que corrompeu a terra com sua prostituição, e vingou nela o sangue dos seus servos”. 3E repetiram: “Aleluia! A fumaça dela fica subindo para toda a eternidade!” 9aE um anjo me disse: “Escreve: Felizes são os convidados para o banquete das núpcias do Cordeiro”.  

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 99(100)

 

São bem-aventurados os que foram convidados

    para a Ceia Nupcial das bodas do Cordeiro!

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          

 

 

– 24 de novembro de 2022  quinta-feira  da 34ª semana do Tempo Comum Santo André Dung-Lac, presbítero e companheiros mártires, Memória  

 

 – Evangelho do dia 

 

Jerusalém será pisada pelos infiéis, até que o tempo dos pagãos se complete.   (Lc 21,20-28)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Levantai vossa cabeça e olhai, / pois a vossa redenção se aproxima! (Lc 21,28)

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 20“Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima. 21Então, os que estiverem na Judeia, devem fugir para as montanhas; os que estiverem no meio da cidade, devem afastar-se; os que estiverem no campo, não entrem na cidade. 22Pois esses dias são de vingança, para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras.

23Infelizes das mulheres grávidas e daquelas que estiverem amamentando naqueles dias, pois haverá uma grande calamidade na terra e ira contra este povo. 24Serão mortos pela espada e levados presos para todas as nações, e Jerusalém será pisada pelos infiéis, até que o tempo dos pagãos se complete. 25Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. 26Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas. 27Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória. 28Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova..

Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/ 

 

24/11/22 – 34ª QUINTA-FEIRA TC – C:

Santo André Dung-Lac e 117 Comps., mártires (séc. 19, Vietnam)

 

Lucas 21,20.25-28: Disse Jesus a seus discípulos: “Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima... Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo... Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória. Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”.

 

Jesus, quando o senhor previu a destruição de Jerusalém, seu olhar se estendeu para mais longe.

Profetizou o fim não somente do império romano, mas a ruína de muitas outras nações.

Sem dúvida, essa descrição deveria causar temor e desânimo entre seus discípulos e entre todas as comunidades que eles deveriam fundar.

No entanto, o senhor pediu que, quando isso acontecesse, que se levantassem, erguessem a cabeça, porque seria o sinal de que sua libertação estava próxima.

 Era importante que não desistissem de evangelizar e confiassem que, apesar de todos os sofrimentos, tudo resultaria em liberdade para praticarem sua fé.

De fato, as tragédias violentas de guerras e destruições acabaram com as perseguições contra os cristãos, e revelaram que somente o senhor era o verdadeiro senhor da história humana.

Em nossos dias, ainda há perseguições contra os cristãos, mas a maior delas acontece de modo disfarçado, porque vivemos num mundo secularizado, que rejeita ou combate os valores ligados à fé cristã, a começar da sacralidade da vida humana e da família.

Hoje, colhemos os frutos amargos dessas ideologias, assimiladas por muitos cristãos, cujas consequências são tantas famílias fragilizadas e desfeitas, e tantas vidas humanas sacrificadas desde a concepção até a velhice.

Injustiças sociais e mentalidades egoístas e condicionadas pela ganância e pelo próprio prazer causam destruições dolorosas, quase tão trágicas como os acontecimentos dos primeiros séculos do cristianismo.

 

Senhor, ajude-nos a ficar em pé, e a erguer a cabeça, para fazermos valer a nossa fé, que liberta do mal, que cuida da vida e que luta pela fraternidade, construída sobre a justiça e a paz.

 

Maria santíssima, proteja-nos do desânimo e da desistência diante de mundo atual, renove a nossa confiança na presença de seu Filho como senhor da nossa história e reanime o nosso empenho de viver e crescer em comunidade, como Igreja sinodal. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Pistas para a reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O anúncio escatológico do fim dos tempos, marcado por sinais cósmicos, não deve ser motivo de medo para os seguidores de Jesus, mas convite à perseverança e alegria pela consumação da vitória da vida sobre a morte; da justiça sobre a injustiça. Levantar-se e erguer a cabeça são gestos próprios de quem faz a experiência da ressureição.  Uma comunidade ressuscitada não cede ao desânimo nem ao medo. Permanece firme, mesmo nas adversidades.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 21,20-28 - Esperança e perseverança

 

Oração Inicial

 

A Palavra de Deus para o nosso dia nos fala da libertação trazida pelo Senhor. Pede que nos levantemos e ergamos a cabeça, pois nele encontraremos a alegria e a consolação.

Para bem acolhermos os seus ensinamentos, peçamos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

A Palavra que vamos ouvir nos conforta e nos dá esperança, mesmo que em nosso mundo haja situações surpreendentes e difíceis.

 

‘A crise de Jerusalém é uma imagem de todas as crises pelas quais nós, a Igreja e o mundo, passamos. Os profetas explicaram as calamidades sofridas por Israel como consequências de sua infidelidade. As crises soam, então, como uma grande convocação à conversão. Jerusalém já tinha passado por uma grande destruição e pelo exílio do seu povo. Tudo isso se repetiria quarenta anos depois da morte de Jesus. Nessas situações de crise, descritas com imagens bíblicas de catástrofe cósmica, os discípulos devem cultivar a conversão e a certeza de que a libertação está próxima, com a manifestação gloriosa do Senhor. Precisamos atravessar as crises na perspectiva do encontro com o Senhor que vem”.

 

2. Meditação (Caminho)

Retome o Evangelho, leia-o mais uma vez e deixe-se tocar por ele. Faça a sua meditação com as palavras que mais o/a tocaram e procure escutar o que o Senhor lhe diz por meio do Evangelho. Crer na presença de Deus em nossa conturbada história.

A fé bem vivida nos liberta desses medos e da insegurança.

 

3.Oração (Vida)

Pai, faze de mim um discípulo/a fiel de Jesus a quem deverei prestar contas do bom uso dos dons que me concedeu. Que eu seja prudente no meu agir e generoso/a no serviço ao Reino de Deus. Que eu permaneça vigilante em cada momento de minha vida para fazer o bem, e assim, não temer o dia do Senhor. Que eu possa ir ao seu encontro com confiança e a alegria do servo/a fiel.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Confie ao Senhor o apelo que surgiu em seu coração na escuta e meditação da Palavra e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Faça sua prece de agradecimento ou súplica.. Estar vigilante, levantar a cabeça e confiar no amor e poder de Deus é uma sugestão de prática para este dia.

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.